[INFORMAÇÃO]: Como está a leitura do brasileiro?

Oi gente,
Tudo bom?

Ler é um hábito muito saudável e que traz benefícios imensuráveis! Como dizia Drummond: "A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede". 
Pensando nisso, decidi pesquisar sobre o nível de leitura do brasileiro, até porque o GeraçãoLeitura.com também é cultura! rs

Vejam a matéria retirada do site: Folhetim Online


Segundo os últimos dados levantados pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro ainda está longe de ser um leitor assíduo. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2011, 28% dos entrevistados afirmam que gostam de ler em seu tempo livre, enquanto que essa porcentagem, em 2007, era de 36%.
A situação fica ainda mais alarmante quando observamos a média de leitura anual. Para o ano de 2007, o brasileiro lia, em média, 4,7 livros por ano. No entanto, em 2011, essa média caiu para 4,1 livros por ano, dividida entre livros inteiros e livros lidos em partes. E essa pesquisa incluiu livros de literatura, livros didáticos, periódicos e revistas. Ou seja, se focarmos o estudo somente em livros de literatura, essa média será mais baixa do que o apresentado. Portanto, comparando a leitura do brasileiro entre os anos de 2007 e 2011, a média de leitura dos brasileiros vem diminuindo a cada ano, para a nossa total insatisfação.
“Assim como nas edições anteriores, a pesquisa confirma as principais correlações com a leitura: escolaridade, classe social e ambiente familiar. Quanto mais escolarizado ou mais rico é o entrevistado, maior é a penetração da leitura e a média de livros lidos nos últimos 3 meses.”
Desta forma, qual seria a conclusão mais óbvia para a decaída no índice de leitura do brasileiro?
Se levarmos em conta a pesquisa realizada pelo Instituto, provavelmente teríamos que admitir que o brasileiro esteja menos escolarizado, possui menor poder aquisitivo e seu ambiente familiar está decaindo. Porém, será que essa é a nossa realidade?
Não, essa não é a realidade do brasileiro. Entre os entrevistados, a grande maioria forneceu as seguintes justificativas por não ter lido mais livros, sendo elas:
  • falta de tempo (53%);
  • não gosta de ler – desinteresse (30%);
  • prefere outras atividades (21%);
  • não tem paciência para ler (19%);
Diante das justificativas, temos que concluir que o brasileiro não deixou de ler por falta de dinheiro ou por falta de incentivo. O seu problema está no interesse, no gostar de ler. Fatores que diminuíram em relação a 2007, quando a porcentagem dos que não gostavam de ler estava em 23%. Porém, hoje, vemos que 30% dos entrevistados não gostam de ler. Assim, a real pergunta que devemos fazer é: Qual é a causa desse baixo interesse na leitura?
As justificativas apresentadas acima, em nada têm a ver com falta de tempo, outras atividades, paciência ou desinteresse. Quando queremos ler alguma coisa, paramos até o trabalho para “fuçar” no facebook e saber as “novidades”, mesmo que isso leve mais do que 1 hora diária, tempo suficiente para ler, pelo menos, umas 20 páginas de um livro, por exemplo. Portanto, para que o brasileiro aumente a média de livros lidos, não há alternativa que não seja o incentivo próprio. Temos que desenvolver o gosto pela leitura e cativar novos leitores.
Uma imagem para corroborar o que foi exposto: 
Penso que nem todos leram o texto todo! No entanto, esse é um assunto muito importante e que merece atenção! 

Para evitar que o ato de não ler, seja justificado pelo alto preço dos livros, peço que assinem a Petição que solicita a redução dos preços de livros no país! É fácil, rápido e com isso você estará contribuindo para o aumento intelectual de nosso país! Conto com a assinatura de todos vocês! 
BASTA CLICAR NESTE LINK

Espero que tenham achado o post útil! 
Abraços, 
Adriano G.

17 comentários:

  1. Eu li o texto todo Adriano, curti demais!
    O brasileiro lê muito pouco mesmo. Vamos abaixar o preço do livro galera!
    Adriano, seu post foi riquissimo!

    Parabens

    ResponderExcluir
  2. Eu descobri que a leitura no Brasil está ruim no momento em que minha família se recusa a me dar livros. Eu vejo por eles, sabe? Eles não gostam de ler e querem que eu também não gosto. Meu tio uma vez perguntou para quê eu queria uma estante. Ele disse que era só colocar os livros no chão e está tudo resolvido. Só de escutar isso já senti uma dor terrível no coração. Como alguém pode querer tratar um livro assim?

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post! Já assinei essa pedição uma vez, mas nem sei bem porque os livros no Brasil são meio caros. Enfim, é uma pena que eu, você e a grande maioria da blogosfera literária leia mais que a média de muitos brasileiros. Conheço gente que nunca leu um livro todo, na vida toda. E isso é o que mais me entristece. Claro que ninguém é obrigado a gostar de ler, principalmente livros, mas ler jornais, revistas, quadrinhos, o que quer que for, já ajuda muito. Todo mundo conhece os beneficios da leitura certo?

    ResponderExcluir
  4. Partiu Uruguay, é uma vergonha. Por que se formos pensar eu leio em media 100 livros por ano, ou seja, pelo menos 100 pessoas não leem ao ano =S é uma triste realidade!!! Como já dizia Mario Quintana, analfabeto é aquele que sabe ler, e não lê.

    Beijos
    http://slothreaders.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, os índices do Brasil são piores do que imaginei! Muito importante incentivar a leitura, já assinei a petição e vou divulgar.
    Parabéns pelo post, gostei bastante.

    wesaysomething.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu obviamente também li todo o texto hahahaha
    Eu sabia que os números que essas pesquisas indicavam eram baixos, mas não sabia que era tão ruim assim. Eu JAMAIS leria apenas 4 livros por ano HAUSHAUSHAUS mal acabo um e já compro outro para ler. E também já assinei a petição \o/

    ResponderExcluir
  7. Eu achava que o índice já estava maior viu... Uma pena... Eu também assinei a petição, mesmo que o preço não seja uma grande causa do não ler - o povo é que não gosta mesmo - penso que s os preços forem melhores alguns se incentivariam... :-)

    Beijos

    escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post! Principalmente o gráfico explicativo. Realmente, muitos fatores influenciam na leitura dentro de um país, e o Brasil é precário em vários deles...
    Assinei a petição.

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer

    ResponderExcluir
  9. Tinha visto umas pesquisas assim, e sabia que o Brasileiro lê pouco mesmo.
    Confesso, pensei que a maioria da porcentagem fosse por não gostar de ler, ao invés de falta de tempo.
    E, digo mais, não sei como uma pessoa pode não gostar de ler. Ler é uma das melhores coisas que existem.
    Como postou, muitos alunos, realmente, não se identificam com clássicos, apesar de serem livros maravilhosos, por isso que os professores devem incentivá-los a ler de um tudo -eu mesmo, empresto livros mais contemporâneos, e/ou adaptados, aí eles curtem bastante.
    Parabéns pelo post ;)

    http://incriativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post, é sempre bom a gente divulgar esse tipo de informações pra ver se o povo se interessa mais. Eu já tinha lido uma reportagem parecida e sempre fico espantada com o quanto o povo brasileiro é "sem cultura". Tudo bem que não são só os livros que trazem cultura, mas a maior parte vem deles sim. Acho que um dos grandes empecilhos pra leitura são os preços altos. Acho um absurdo um livro custar 40, 50 reais, assim fica difícil pra maioria da população ler. Outra coisa é a falta de incentivo a leitura. Em cidades pequenas como a minha, só tem uma livraria e nunca tem eventos literários. A biblioteca da cidade é horrível, então como querem incentivar a leitura assim? Os únicos eventos literários que tem são em grandes cidades e mesmo assim, são poucos. Falta um pouco de incentivo pra divulgar os benefícios da leitura pelo país.
    Fora que, a tecnologia hoje em dia atrapalha muito né, as pessoas só querem saber de computador e videogame e esquecem que os livros também são ótimos passatempos, além de trazerem um aprendizado incrível. Tecnologia é necessária, mas não é tudo.
    Também acho que nas escolas o incentivo é muito pouco. Eles querem introduzir crianças na leitura obrigando-os a ler clássicos que são muito complexos pra eles (linguagem) e são muito chatos também (não gosto muito dos clássicos, só uns poucos), ainda mais por serem crianças que preferem algo mais divertido, criativo e leve.
    Enfim, acho que o Brasil tá muito longe ainda de ser um país incentivador da leitura, o que é lamentável.
    Curti muito o seu post, parabéns (:

    ResponderExcluir
  11. Gostei do post. Infelizmente os brasileiros leem muito pouco. Acho que isso acontece, primeiramente por falta de incentivo a leitura no país e o custo elevado dos livros, isso é uma triste realidade que vivemos!

    Gostei muito do seu post!

    Beijinhos
    As Leituras da Mila


    ResponderExcluir
  12. Nossa Adriano, os índices são tão baixos que impressiona :(
    Realmente é triste saber isso!

    Ótimo post! Você como blogueiro, possui capacidade de incentivar e consientizar as pessoas! Parabens cara!

    Abraço :\

    ResponderExcluir
  13. Nossa, Adriano, é triste ver quantas poucas pessoas leem em nosso país.
    Se todas soubessem o quanto a leitura nos faz relaxar, ficarmos tranquilos, viajarmos em nossa imaginação... Eu acho algo incrível podermos sentir tantas coisas boas enquanto lemos um "simples" livro. Tem tantos gêneros e ainda tem pessoas que não procuram se quer sentir como é a leitura.
    Adorei seu post.

    Beijos

    meuinteriorinfinito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Adriano, menino é verdade.
    O brasileiro não gosta de ler mesmo, na minha escola não vejo ninguém pegando nem o livro didatico pra ler.
    Espero que esses numero mudem e com certeza assinei a petição.

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu sempre soube que o brasileiro lê pouco. É uma pena, existem milhares de livros ótimos para se ler!

    http://www.thecrazypotter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Tudo que eu li nesse post é a mais pura verdade o brasileiro tem preguiça de ler. e os preços dos livros ajudam a esse indice apenas crescer cada vez mais, minha sorte é que na minha sala de 34 alunos uns 6 ou 7 gostam de ler e nós formamos um rodinha da leitura quando algum de nós compramos um livro nós emprestamos para o outro ler assim cada vez mais a gente ler e incentiva outras pessoas a lerem também.

    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Tudo que eu li nesse post é a mais pura verdade o brasileiro tem preguiça de ler. e os preços dos livros ajudam a esse indice apenas crescer cada vez mais, minha sorte é que na minha sala de 34 alunos uns 6 ou 7 gostam de ler e nós formamos um rodinha da leitura quando algum de nós compramos um livro nós emprestamos para o outro ler assim cada vez mais a gente ler e incentiva outras pessoas a lerem também.

    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...