[RESENHA]: Máscara: a Vida não é um Jogo - Luiz Henrique Mazzaron

"Talvez você tenha de conhecer a escuridão, antes de poder apreciar a luz."
Olá Jogadores, 
Tudo bem? Espero que sim!! :)

Máscara foi o primeiro livro que li em 2014 e eu gostei demais. Estou enrolando para publicar a resenha, porque já escrevi umas 3 outras "tentativas de resenha", mas sempre que chego ao fim, <deleto> tudo. 
A explicação: não consigo por em palavras todas as emoções que senti lendo o livro. E como sou perfeccionista, estou na triste tarefa de escrever uma resenha que esteja ao nível do livro. Espero conseguir escrever uma resenha decente (essa é a quarta tentativa).

Preparados para jogar? Sim ou com certeza? 
Pois é, esse é o típico livro que você precisa de uma preparação inicial. Só os fortes conseguem ler/sobreviver a Máscara. Então, se não sabe jogar, não desce pro play! rs

O livro acompanha o garoto Liam. Um menino adotado, que ficou órfão pela segunda vez e passou a ser criado pelo tio ex-militar. Desde criança Liam aprendeu a conviver com a dor e está habituado a crueldade do mundo. Ele vive bastante tempo sofrendo os castigos excessivos do sádico tio, até que recebe uma visita daquela que veio lhe salvar. Essa moça do serviço social tenta libertá-lo dos cuidados do tio, porém não consegue. Após um acontecimento na narrativa, Liam se torna órfão novamente e vai para um orfanato. 

É interessante que a partir daquele momento, a vida de Liam, dos policiais que o ajudaram e dos familiares da moça assistente social se cruzam, formando uma teia de relações que contribuem para a criação do enredo. Além disso, todos que têm/tiveram contato com o menino são alvo de algo sobrenatural e maldosamente poderoso.

Na tentativa de proteger Liam dessa forma diabólica, um dos policiais, Craig, decide fugir em busca de um recomeço. (O que me lembrou um pouco The Walking Dead). Com ele, fogem também Sylvia, secretaria da delegacia e seu affair; Irmã Clarice, do orfanato onde estava Liam; Jéssica e sua mãe, ambas parentes da assistente social.

Isolados numa cidade pequena, eles tentam seguir com a vida, tentando deixar de lado o massacre e as cicatrizes do passado. 10 anos se passaram, até que um dia... 

... após uma festa a fantasia, eis que aquela força sobrenatural ressurge e tenta recuperar o tempo perdido. Liam se sente diferente, até que desaparece misteriosamente. 

O garoto foi sugado para o mundo de Domus, controlado e idealizado por Nero. Lá, Liam terá que enfrentar seus medos se quiser sobreviver e fazer com que as pessoas que ama sobrevivam. 


Você deve estar pensando... QUE FIXAÇÃO É ESSA POR LIAM? QUE "SER" É NERO? QUAIS OS PLANOS DE NERO PARA LIAM? 
E eu respondo: São spoilers, não posso dizer!! O Luiz afirmou que se eu soltasse spoilers, me mandaria para Domus e estou bem aqui! Mentira, não disse isso. Mas não é bom correr o risco.

O que posso dizer é que Liam é "especial". Essa especificidade faz com que ele tenha o poder de decidir algumas coisas e sofrer consequências em outras. 
Domus é um mundo destruído, pós-apocalíptico. Nesse universo paralelo, a dor, o sofrimento e a morte reinam soberanas.

Assim que chega Liam já tem uma tarefa. Dentre dez pessoas, ele deveria escolher cinco para jogarem e cinco para morrerem. 
" - Liam, por vários anos você perdeu contato com o mundo enquanto esteve com seu tio, mas conquistou sua liberdade com sangue e suor. Mas agora é você quem decide quem vai perder a ligação permanente com o mundo. É a sua chance de fazê-las entender a sua dor. Das dez pessoas à sua frente, cinco podem ser salvas. As outras, bem... falaremos disso mais tarde." p. 115
Liam poderia escolher CINCO, dentre:
- ESTUPRADOR, ASSASSINA, TRAIDORA, COVARDE, TRAPACEIRA, INDIFERENTE, CORRUPTO, INVEJOSO, LADRÃO E SÁDICA. 

Não falarei quais foram as pessoas que Liam salvou, porém e vocês? Quem salvariam? Deixem as respostas nos comentários! rs 

Esse fato é o início do jogo. Eles vão encontrando pessoas, monstros e devem aprender a sobreviver e conviver uns com os outros (lê-se, devem se suportarem). 

Uma característica que achei interessante é: o idealizador, Nero, vê o jogo como uma honra estar ali e ter sido escolhido jogar. Além disso, ele prega que jogar é uma redenção, uma vez que as pessoas que estão ali não são tão inocentes assim.
P.S.: Não estou defendendo-o, apenas expondo como funciona seu pensamento. 
"Nós não podemos aprender sem dor." (Aristóteles)

O livro é incrível!!!! Sim, muito incrível mesmo. O mundo criado é único e assustador. Os personagens bem cativantes. A escrita do Luiz é muito prazerosa. Quando parava de ler, sentia arrepios de medo e ficava pensando nos acontecimentos. É eletrizante. 
Um segredo: Após ler o livro, é impossível chamar alguém carinhosamente de BABY! >< Desculpa aí, mas só quem leu entende! rs

Recomendo a leitura? Obviamente! :)
Não perca tempo e vá ler, Máscara. Depois vem aqui me contar o que achou! Okay?

Por hoje é só! Espero que tenham gostado da resenha! Senti muita dificuldade para colocar em palavras, tudo que esse livro despertou em mim. 
Faltou muitos detalhes, mas é uma obra tão bem costurada que se eu puxar uma peça, tudo desmorona. Como um efeito dominó. 
O JOGO AINDA NÃO HAVIA ACABADO. 

15 comentários:

  1. Driiiiiii vim correndo conferir a resenha.... OMG!!!!! Você gostou tanto quanto eu??? Nusssaaaaa
    Esse livro é tudo... (acho que minha ressaca está de volta rs) O Lú é perfeito nessa escrita, ele não deixou nada a desejar e como vc mesmo disse está tudo bem costurado.... Tudo bem feito e nos deixou no ponto certo para continuação.... Preciso te dizer que eu o conheci pessoalmente nem acreditei.... sempre que dava eu conversava com ele... Ele é muito gente boa nem parece a mente maléfica que escreveu o livro kkkkkkkk. Parabéns amigo a sua resenha está maravilhosa como sempre!!! Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Nossa, vi que o livro é bom mesmo.
    Amei conhecer ele *sim, não conhecia ainda, acredite* mas ele já ta na minha lista!!
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, tem um tempinho que tô sem vir aqui, vou tentar corrigir isso ^^
    Adorei o novo layout do blog, apesar de eu não ser muiti fã da cor, tá bonito.

    Quanto ao livro, fiquei bastante interessada. Parece o tipo de filme que gosto, mas nunca li um livro no estilo, então fiquei bem afim, já coloquei na listinha. E não se preocupa, resenhou bem. Sei como é quando as vezes nenhuma palavra parece certa para descrever algo que nos foi tão grande (ou as vezes o contrário também).

    E, respondendo quem eu salvaria, seria bom ter mais contexto, mas... Se para escolher assim sem saber de suas histórias, eu salvaria:
    Trapaceira, Indiferente, Ladrão, Covarde, Assassino.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do seu blog, parabéns! Se não for incômodo, poderia dar uma olhadinha no meu? Está em fase de desenvolvimento, mas...

    Abraços,
    www.decaranasletras.blogspot.com *-*

    ResponderExcluir
  6. Parece ser o livro que todos estão querendo ler ultimamente, estou com muita vontade de conseguir ele, a história parece ser do tipo que eu iria adorar. Ótima resenha :)

    terradefagulhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Já o livro e gostei muito da ideia do Luiz. É o primeiro livro neste estilo que leio e estou curiosa pela continuação.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Dri, vc conseguiu fazer uma resenha incrível! Acabei de adicionar aos meus desejados no skoob.
    A leitura parece ser fascinante, fiquei cansada só de viajar um pouquinho na resenha rsrsrs, imagina no livro??
    Beijos,
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Tenho lido muitas resenhas interessantes sobre esse livro e minha vontade de adquiri-lo só tem aumentando. Depois dessa sua resenha, certamente ele já está na minha lista de leitura.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  10. Olá! :)
    É sempre muito difícil mesmo escrever uma resenha boa para um livro que gostamos tanto, sempre tenho a sensação de que me esqueci de colocar algo, mas a sua ficou ótima! Já tinha lido algumas resenhas deste livro e me interessou bastante, parece ser um mundo muito novo e diferente, fiquei muito curiosa para saber como será o desfecho dessa estória! :)
    beijos
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Adriano!
    Menino! Eu li esse livro ano passado e eu adoro! Eu fiquei tãooo obcecada com essa história, estou louca para ler a continuação e concordo com vc é brilhante mesmo!
    E fala sério, nada de Baby comigo! hahahaha
    Saudades do menino Daniel! s2
    E o jogo não terminou neh!
    haha
    Parabéns pela resenha!
    PS: Resenha:RICO E JOANA - em O PIRULITO ASSASSINO - MARIA IZABEL GOMES SILVA
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/02/resenharico-e-joana-em-o-pirulito.html
    Beijos - Blog Overdose Literária

    ResponderExcluir
  12. Olá Adriano, cara a resenha ficou ótima, parabéns!
    Já li uma resenha desse livro, mas não soltava tantos detalhes como a sua. Logo, se na que eu li anteriormente o livro não me despertou atenção, com a sua eu fiquei piradin para ler. Me lembrou um pouco Jogos Mortais, porém com um toque sobrenatural.
    Acho que eu salvaria o estuprador, o corrupto, o ladrão, o invejoso e a assassina e seja o que Deus quiser, Baby (?!?!?!?!?!?!) kkkkkkkkkk
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oiii..
    Ganhei este livro em uma promoção e estou louca para ler.
    Parece mesmo ser uma ótima histórias e todas resenhas que vejo, são positivas.
    A sua também foi..

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Adriano! Sou leitora nova do blog e gostei muito. Parabéns!
    Tenho lido tantas resenhas positivas sobre esse livro que fiquei bem curiosa! Espero conseguir lê-lo em breve!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Nossa não tenho ideia de quem salvaria rsrsr, que tenso. Parece ser um livro de tirar o fôlego hein. Gostei bastante, estava concorrendo esse livro em uma promo porém não ganhei :(
    Mas espero ler com certeza!

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...