[RESENHA]: Segunda Sombria - Nicci French


Olá, pessoal!
Tudo bem?!

Sabe quando eu disse que algumas resenhas que já fiz foram difíceis? Pois é, nada se compara com essa resenha! Resenhar Segunda Sombria, não é apenas difícil, tornou-se assustador! O motivo eu explico:
"Um quebra cabeça genial, com um final impactante". - The New York Times

O livro é um quebra cabeça absurdamente bem esquematizado. Cada detalhe, cada cena, cada fala não é posto por acaso; os fatos se relacionam constantemente criando assim uma teia de gata digna de aplausos. Dificulta minha vida saber até que ponto eu posso falar sem que solte detalhes bombásticos sobre o livro. 

Nicci French na verdade é o pseudônimo de uma dupla de jornalistas que são casados e escrevem juntos; isso posto, prova-se a hipótese de que duas cabeças pensam melhor que uma! Digo isso porque é incrível como numa narrativa tão milimetricamente calculada e rica em detalhes não se perde no decorrer do texto deixando os leitores sem respostas. Certamente, para compor esse livro os autores transpiraram bastante para colocar as inspirações no papel. E eu, já me tornei fã desse casal! #NicciFrench, eu shippo *-*

O livro tem início com o sequestro de Joana Vine, linda menina de cinco anos que desaparece misteriosamente, sem deixar rastros; sem deixar um vestígio sequer.  Londres "em choque" se debruça em busca de uma solução para o caso que após 22 anos (sim, eu disse 22 anos) ainda não tem uma solução. Deixando uma ferida aberta na vida da família que têm o desafio de seguir em frente sem saber o que houve com a doce e meiga Joana.

Passado esse tempo, Londres "o país das pessoas mais frias" recebe a chegada do inverno e a proximidade das festividades natalinas. Um momento bem propício para uma mentalidade psicopata entrar em ação, não acham? Frio, chuva, cinza dos céus, sombras e escuridão. Com a cidade em seus dias mais frios, nasce a segunda-feira: o pior dia da semana. O dia perfeito para impulsos sombrios. O dia perfeito para cometer um crime.

Nesse momento, Londres "entra em choque - novamente" quando estoura em todos os meios de comunicação o desaparecimento de Matthew Faraday; dessa vez, um menino ruivinho, também de cinco anos e que sumiu misteriosamente sem deixar nenhum rastro. Nesse momento, o leitor sente uma semelhança com o caso Joana, no entanto, o corpo militar e as autoridades competentes não veem ligação, já que tragédia com Joana ainda é uma página aberta e também porque crianças desaparecem o tempo todo. 

Vamos virar a página e conhecer outra vertente da história:
Em algum lugar de Londres, a psicanalista bem-sucedida Frieda Klein, vive sua vida de solidão e frieza atendendo seus clientes e colocando sua vida pessoal e família em segundo plano. Em determinado momento, ela passa a atender Alan Dekker. Um homem de seus 35 anos, ruivo com cabelos grisalhos que é atormentado por sonhos no qual ele vê um menino ruivo e passa a fantasiar como se esse menino fosse seu filho. Essa é a segunda vez que ele tem esses sonhos, já que há um bom tempo atrás sonhou com uma menininha. 

A cada consulta, Frieda se vê num abismo ao perceber que as narrações de Alan são compatíveis com o rosto de Matthew que estampa todos os jornais, isto é, não conta nada a polícia pelo juramento médico que fez e pelo sigilo com as revelações do paciente ou conta tudo à polícia transgredindo o que se exige para solucionar um crime?
Para nós leitores torna-se nítido que Alan teria sequestrado o menino e estaria vivendo um conto de fadas, no qual Matt era seu filho, já que haviam muitas semelhanças entre eles. Mas será, mesmo, que isso é a verdade? É bom pensarem bem antes de me darem essa resposta!! rs

Dra. Frieda Klein
A Dra. Frieda Klein decide contar tudo a polícia, apesar de que não é levada em consideração. Desde quando devaneios de um paciente com problemas psicológicos podiam ser tidos como importantes numa investigação como aquela? No entanto, engana-se quem pensa que a Frieda desistiu. Por conta própria ela passa a sondar mais as revelações de Alan e conta com a ajuda de alguns amigos pesquisadores e médicos para resolver esse mistério. Onde estaria Matthew? Vivo ou morto?

A terapeuta e psicanalista é a pessoa mais qualificada para resolver esse caso, ao passo em que ela enxerga além do que se fala. Seu trabalho a treinou para ver a mente de seus pacientes e ela fazia isso com maestria! Ela nunca achou que Alan fosse o culpado; ele só queria ter um filho. Era um homem muito bom para sequestrar. Então, quem haveria de fazer isso? E por que ele sonhava com esse menino ruivo? Por que ele já havia sonhado com uma menina no mesmo período que a Joana sumiu? (A explicação para tudo isso é racional e incrível).

Certo dia, Alan é confundido com outra pessoa por uma mulher que o beija. Esse fato pequeno para nós torna-se combustível para as teses de Frieda e claro, ela vai a fundo descobrir o que aconteceu e porque houve essa confusão. E descobre! Já disse que amo a determinação da Frieda? <3

A partir daqui, devo deixá-los sem mais respostas, porque tudo que eu disser haverá spoilers! Eu queria muito contar todas as descobertas e respostas que tive, porém não posso. 
Deixo-lhes também a certeza de que é um livro excelente e que todos os mistérios quando resolvidos nos deixam de queixo caído!! A grandiosidade das descobertas nos inquietam! É fascinante como os autores nos prenderam nessa narrativa sobre sequestros e sequestradores. 

O livro tem um acabamento excelente! A fonte é confortável aos olhos. Além disso, possuem capítulos curtos e trocas de cenas constantes. Os autores soltam detalhes no ar em determinado capítulo (que você não valoriza) e mais a frente ele solta uma descoberta sobre isso e você conclui: "tudo sempre faz sentido". As descobertas chegam de modo lento e gradual; mas a cada vez que chegam nos deixam arrebatados! rs

Entender a mente humana é um desafio em Segunda Sombria. Leiam! Apenas leiam e descubram todos os mistérios que rondam essa estória! 

Recebi o livro de cortesia através da parceria com o Grupo Editorial Record. E, confesso, iniciei a parceria com o pé direito. 

Espero que tenham gostado!! Comentem, preciso saber o que acharam da narrativa e da resenha! =)
Até breve!! 
P.S.: Participem da promoção de aniversário de um ano
do GeraçãoLeitura.com clicando aqui.!!

17 comentários:

  1. É... parece ser um triller investigativo daqueles espetaculares. Acho legal quando pessoas de outras profissões encaram a literatura e dá certo. Estou lendo um livro no momento que foi escrito por uma física e ele está sendo bastante agradável. Vou ficar de olho em Segunda Sombria.
    Abraço!

    P.S.: Entendi sua empolgação domingo.

    www.1000-vidas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Dri, como te disse mais cedo, sua resenha está perfeita e instigante.
    Sou apaixonada por um belo suspense, e tenho certeza que quando tiver a oportunidade de ler o livro (pq vc não mora perto de mim, para poder me emprestar?) sei que vou amar a leitura, porque suas palavras tiveram o poder de me deixar curiosa e ansiando pela leitura. Agora não vou sossegar até ler esse livro, porque preciso ter esse mistério resolvido.

    Amei a resenha, e acho que sua empolgação com o livro passou pra mim, já não estou me aguentando de curiosidade ;)

    Beijo, beijo!
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Adri, tudo bem?

    Nossa, o livro parece ser bom mesmo. Adoro um bom suspense e, tenho que confessar que há um bom tempo não leio um livro de suspense policial que me prenda assim como esse te prendeu. Adorei e vou procurar o livro, com certeza *-*

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Dri,
    Sua resenha está ma-ra-vi-lho-sa!!!!!!!!

    Eu não gosto muito de romance policial. Prefiro meu bom e velho romance, mas você me deixou instigada e fisgada nesse livro.
    O modo como você diz que os fatos se relacionam deve ser muito incrivel e assustador quando descobrir isso tudo.
    E Matthew morreu ou não? Alan é o culpado?

    ai ai ai ai, a história de Dra. Freida Klein me deixando de cabelo em pé e roendo as unhas.

    Dri, você é, sempre foi e sempre será meu resenhista predileto. Não encontro resenhas que batam as suas. Você é 10.

    Adoro você.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Dri!!!!! Qdo vc falou um pouquinho sobre o livro há alguns dias atrás no grupo, já fiquei curiosa. E depois dessa resenha então? Estou louca!! hahaha
    Os autores seguem a mesma linha de Lars Kepler - pseudônimo do casal de escritores de O Hipnotista e O Pesadelo.
    Gostei muito, estou adicionando na minha lista neste momento.
    Beijos
    ACEDL

    ResponderExcluir
  6. Que resenha Adriii!! Demais! Como eu quero ler esse livro! Que vontade de comprar agora e começar a lér!! Parabéns! Muito bem escrita!

    Amo livros inteligentes, que nos fazem pensar! Nada melhor do que um quebra cabeça! Eu realmente gosto, tenho alguns aqui em casa que monto com meu namorado e tudo! E eles em livros, são melhores ainda!!

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Adriano.
    Que livro fantástico cara.
    Esse quebra cabeça me deixou de cabelo em pé. Já vou adquirir o meu.

    Essa Frieda é cheia de atitude o que prova que os ingleses são os melhores

    Parabéns pela resenha! Você é o cara.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. O sentimento depois de ler essa resenha é: EU QUERO ESSE LIVRO!
    Sou louca por mistérios, e a maneira que você descreveu esse livro dá a impressão de que ao lê-lo o leitor se sente dentro de um filme e essa é uma sensação incrível, não é?

    Realmente tenho que concordar com o amigo Luis Gusttavo - Os ingleses são os melhores.
    Descobri isso quando me apaixonei por Agatha Christie.

    Muito boa a resenha, em livros assim é muito difícil não acabar dando spoiler.

    Beijos e muito obrigada pela visita, apareça mais. - Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
  9. Oi Adriano.
    Estou ensandecida com sua resenha e aguardando uma oportunidade de adquirir o livro Segunda Sombria para fazer minha leitura e solucionar os mistérios que você nos deixou.

    Parece o tipo de livro complexo que você mergulha na narrativa e se embebeda com as respostas aos mistérios.

    Ótima resenha.

    Att.

    Flávia M. Oliveira

    ResponderExcluir
  10. Oi Adriano!
    Nossa, eu não conhecia esse livro e fiquei apaixonada por ele agora. De verdade, tem tempo que não leio nada do gênero e isso só aumentou minha vontade de conhecer mais sobre o enredo.
    Excelente resenha. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Adriano,
    Ouso dizer que essa foi uma das melhores resenhas que você já publicou!
    Quanta euforia eu senti! A impressao é que Nicci Frenck nos leva para sermos um investigador no caso. É interessante demais a construção da historia em torno dos desaparecimentos misteriosos!
    Realmente uma obra complexa e que me fisgou.

    Preciso comprar e ler!

    Abraço
    Bom feriado

    ResponderExcluir
  12. Oie! Adorei a resenha! Fiquei curiosa sobre o livro! Vou procurar-lo para ler!
    Bjs, me segue? Sigo de volta e comenta por favor nessa resenha ajudaria muito: http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/05/mascara.html

    ResponderExcluir
  13. Olá Adriano!
    Que demais, eu adoro livros do gênero, tu sabe né? Ashushu, saber disso me deixou bem interessado no livro, mas ainda estou em duvida e dando um tempo em leituras assim, ultimamente estou alternando os gêneros para não ficar cansativa as leituras.
    O que mais me entristesse em resenhas do gênero é me deixar curiosa e não contar :P, to de brinks.

    Bela resenha e vou procurar saber mais kkk.

    Beijos!
    De tudo um pouco da Thá

    ResponderExcluir
  14. Nossa, depois de ler sua resenha não há como não procurar o livro para ler. Adoro thriller com bastante suspense e que tenha um final nada imaginável. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  15. Oi Dri tudo bem querido???
    Bem que você disse que eu iria gostar da resenha desse livro e acertou em cheio!!!! Fiquei super curiosa com os desfechos que vc não pôde citar. Esse parece ser um livro de investigação surpreendente ainda mais depois que você disse que foi escrito por duas pessoas então acredito em todo o seu relado e coloquei agora na minha lista de desejados no skoob porque esse livro tem que ser comprado logo rs. Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adriano,
    Este é o gênero de livro que eu mais gosto. Um bom terror policial com um drama psicológico.
    Sua resenha está excelente e eu estou instigado a comprar e ler o livro.

    Abração

    ResponderExcluir
  17. Fiquei com o coração acelerado apenas ao ler essa trama. O livro parece ser bem complexo e no tocante aos assuntos psicológicos já me interessou.
    Entrou para a lista de desejados

    Excelente e perfeita resenha, Adriano

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...