[RESENHA]: Como Viver Eternamente - Sally Nicholls


Oi gente, 
Skoob
Há tempos que procuro Como Viver Eternamente para ler e não o encontrava com preço em conta para comprar. Recentemente, descobri uma cópia dele na biblioteca de meu colégio, no entanto, conseguir achá-lo foi uma tarefa difícil.. Até que num momento despretensioso, eis que uma amiga achou e eu comecei ler na segunda feira mesmo, dia 26.08.


Assim que iniciei a narrativa fui transportado para a vida de Sam, um menino de 11 anos, sonhador, com uma mente brilhante, cheio de objetivos que está acometido com leucemia em estado terminal. Ele e seu melhor amigo Felix, também com câncer contribuíram para a construção de uma narrativa intensa, simples e "gostosa" de se ler.

O livro acompanha a vida deles, seus diálogos, medos, brincadeiras, reflexões, e "coisas para se fazer antes de morrer", como:

  • Descer a escada rolante de subir, ou subir a escada rolante de descer. 
  • Quebrar muitos recordes mundiais. 
  • Pilotar um dirigível.
  • Ver um fantasma.
  • Ser adolescente...
Todas essas coisas, unidos a escrita sensível da autora tornou a obra muito marcante. Mesclando capítulos rápidos, figuras, listas e reflexões é evidenciado também o sofrimento causado na família quando se tem uma pessoa com câncer em estado terminal em casa. Mostra o que os pais são capazes de fazer para conseguir tirar um sorriso dos filho.

A história narrada por Sam, nos apresenta um menino consciente do seu estado terminal e sobre a tênue linha entre a vida e a morte. Para ele, morrer não é o grande problema. De forma geral, a história é contada por Sam até o momento de sua morte, como forma de mostrar o que se passa na cabeça de uma criança sabendo que irá morrer a qualquer momento.
Este é meu livro. Iniciado em 7 de janeiro e terminado em 12 de abril. É uma coletânea de listas, histórias, fotos, perguntas e fatos. É também a minha história. [...] Quando você estiver lendo isso, provavelmente já estarei morto. 
Confesso que me emocionei em diversas partes, principalmente quando surgiam reflexões, chamadas de Perguntas que ninguém responde, tais como: 

  • Como você sabe que morreu?
  • Morrer dói?
  • Por que Deus faz as crianças ficarem doentes?
  • Por que as pessoas tem de morrer?
  • Para onde vamos quando morremos?
Para quem gosta de livros com essa temática, esse livro é perfeito. Uma das melhores leituras de 2013 *-*
Espero que tenham gostado da resenha! 

Aguardo seu comentário! =)

10 comentários:

  1. Oi Dri,
    li esse livro a um tempo atras e adorei. A escrita é sensivel e eu chorei horrores com as mortes deles, por mais preparados que eles estavam foi triste perceber que eles haviam morrido :(

    Adorei a sua resenha. Muito linda, como sempre!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Ja havia visto o livro, mas não sabia do que se tratava.
    Bem legal sua resenha!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa achar a resposta para essa pergunta:
      Por que Deus faz as crianças ficarem doentes?

      Excluir
  3. Oi Adriano,

    Nao conhecia esse livro e sinceramente, não faz meu gênero, Não gosto de me entrsitercer enquanto extou lendo. Quero animação,

    Mas, pelas coisas que você disse, pode ser legal.
    Boa resenha, como sempre se superando! :D

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. A cada resenha que eu leio fico ainda mais animada! Amei a sua e não vejo a hora de ler esse livro *-*

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  5. Hey Adriano! Esse livro parece ser ótimo!! Sério! Depois dessa resenha então... Vou procurar por aqui!! Te indiquei em uma tag lá no blog! Espero que goste!
    Misael.
    http://devoradoresde-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. OMG câncer? já vi que esse livro vai me fazer chorar! a culpa das estrelas foi o único livro que li com esse assunto e quase não sobrevivo com tanta tristeza que fiquei ao final dele. Meu coração não aguenta esse tipo de assunto, me lembra de um momento da minha vida que quero esquecer para sempre =/

    ResponderExcluir
  7. O livro parece ser muito bonito e legal. Fiquei bem curiosa. Mas essa é uma temática (pessoas marcadas para morrer) complicada, as vezes é feito de forma muito forçada, não parece ser o caso, mas...

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Livros com essa temática fazem a gente refletir bastante. Mas essas "perguntas que ninguém responde", na verdade já foram respondidas no livro "O Livro dos Espíritos" de Allan Kardec. Gosto muito da Doutrina Espírita, especialmente porque ela nos oferece uma visão mais clara da vida, nos ajuda a ver que tudo acontece por uma razão ou escolha premedita.
    Então, se alguém tiver interesse em ler esse livro, super recomendo. É claro que não é preciso concordar com todas as ideias contidas nele, mas às vezes ele pode mudar sua percepção sobre as coisas, assim como mudou a minha.

    Adorei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...