[ESPECIAL]: #1 - Quem conta um Conto, aumenta um Ponto!

Olá pessoal,
Tudo bem?!

Contentes com as promoções de natal que o GeraçãoLeitura.com preparou pra vocês?! Espero que sim!! Participem de todas e BOA SORTE a todos! ( :
Hoje, quero inaugurar uma nova coluna aqui no blog: Quem conta um Conto, aumenta um Ponto! (Créditos: Minha avó linda! ~Beijos, vó *0*)

Toda segunda, irei publicar a versão mais original daqueles contos de fadas bonitinhos que a Disney disseminou e que todo mundo conhece como a palma da mão!
Então, se alguém tiver a sua infância destruída com as versões originais que irei apresentar, por favor, não me culpe. Culpem a Disney! ( :
Nessa sessão não encontraremos nada de "Era uma vez..." e "Viveram felizes para sempre!" 

Para começar, vamos entender a dinâmica por trás dos Contos de Fadas! 

Eles vieram das tradições orais de culturas diversas, do folclore mesmo, sem nome definido. E, como muitos sabem, não essas histórias não tinham nada de fadas. São contos recheados de vingança, assassinatos, torturas, sexo, mutilações, e por aí vai. Eles carregam a moral, ritos, anseios e orientações gerais da cultura que os gera. São histórias como as da mitologia grega, celta, hindu e até mesmo a brasileira. 
Essas histórias da mitologia européia eram contadas de pai para filho e traziam consigo preocupações da vida cotidiana (e nada nobre) como morte, fome, abandono e abusos sexuais onde os personagens principais, em geral, eram crianças ou jovens, servindo de alerta (drástico) para que os pequenos camponeses tomassem cuidado. Esses contos começaram a ser formalmente registrados em prosa na Idade Média, quando a sociedade começou criar uma distinção social entre crianças e adultos.
No século seguinte, os famosos irmãos alemães Jacob e Wilhelm Grimm e o dinamarquês Hans Christian Andersen deram seguimento nessa linha literária inclusive absorvendo características de folclores de outras culturas, criando as "morais de história" e também amenizando os enredos. 
Afinal, já era considerado meio drástico dizer que João e Maria foram abandonados pelos pais por falta de condições para criá-los, passaram fome e tiveram os olhos devorados pelos animais da floresta. 
Que a Bela Adormecida foi, na verdade, estuprada pelo príncipe e até gerou seu filho enquanto estava inerte na cama. 
Que a história da doce Chapeuzinho Vermelho fala de canibalismo, onde a neta come a carne da própria avó e acaba sendo abusada e devorada pelo lobo, sem caçador para salvar. 
Que a Branca de Neve foi feita de empregada pelos anões e, no final, se vinga da madrasta obrigando-a vestir sapatos de ferro quente e dançar até a morte. 
Que a Pequena Sereia tem a cauda rasgada ao meio pela bruxa do mar e morre no final.
Os contos atuais, cheios de esperança e amor, foram fruto de uma preocupação com o impacto psicológico que as crianças podem sofrer a partir de influências. Preocupação esta que continua até hoje, discutindo cada vez mais o conteúdo da indústria infantil e do politicamente correto. Foi ela que transformou aquelas histórias macabras nos famosos contos de fada e acabou por nos poupar de muitas histórias dignas de pesadelos.
Esse post foi mais informativo. Quis explicar direitinho como funcionará e qual a ideologia por trás dos contos! Na próxima segunda-feira (se Deus quiser) teremos o primeiro conto original, certo?!

E aí, ansiosos?! Quero ouvir muitos gritos histéricos aí nos comentários, para que a segunda-feira chegue logo! HAHA' 
Abraços, 
Adriano G. 

12 comentários:

  1. Olá Adriano,
    Adorei essa coluna e estou curiosíssimo para saber como são esses contos, com certeza mais emocionante que a roupagem dada pelos irmãos Grimm.
    Lendo sua postagem lembrei da série Once Upon A Time, porém ela é uma releitura dos contos de fadas não dos contos reais :/
    Super Abraço,
    Victor Rosa - Encantos Paralelos

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Adorei a ideia da coluna! Ja vi a historia original de alguns dos contos, e apesar de chocante sao bem interessantes de ler e reler.
    Que chegue a segunda :D
    Otimo nome, foi ideia da sua avo? ahaha que fofa
    Abraço

    wesaysomething.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi amigo...
    Ansiosa já pelo post na segunda que vem. Adorei a ideia... realmente a Disney transformou e muito o lado de cada conto de fada... não vou negar que tive uma infância feliz por isso, mas confesso que hoje em dia adorooo os filmes e séries baseados nesses contos e de uma forma um pouco diferente um exemplo disso é a série Once Upon a Time que amo demais.... fico no aguardo... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Adorei a ideia, o nome ficou demais. Adorei a ideia da sua avó!
    Amei o post, falou tudo :)
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. OMG! Adorei essa coluna, vou pesquisar mais sobre esses contos. Eu já havia ouvido falar na história real dos contos de fadas mas só agora realmente me chamou a atenção.

    http://thesagasofworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ooi Adriano!
    Adorei sua ideia pra essa coluna! Eu, pessoalmente, sou uma amante dos contos de fada da Disney e vou ficar chateadíssima em ver os originais, embora já tenha ouvido falar de alguns deles. Apesar disso, minha curiosidade fala mais alto e pode ter certeza que vou aqui ler os contos toda segunda-feira, haha

    Beeijos,
    Bel Vicentin
    http://cha-depalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu amo contos de fada, admito. u.u
    E apesar de toda a diferença, curto os originais também. Já li vários da Branca de Neve e claro que você leva alguns choques, mas eu acho mega interessante.
    \o/

    ResponderExcluir
  8. Beijo pra vó!!!!
    Eu assisti muitos filmes da Disney quando criança e assisto até hoje, sempre gostei dos contos de fada, acho legal saber a verdadeira história, mas ainda assim prefiro me enganar achando que tudo é lindo e maravilhoso rsrs. Adorei a coluna e vou esperar ansiosa pelo post de segunda.
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  9. Sério que sua avó batizou a coluna?
    Eu gostei, fiquei curioso para saber como seria os contos de verdade, sem a marquiagem da Disney!

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Adriano,
    Bacana esse lançamento. Já quero descobrir como eram a verdade por tras dos contos! Eu conheço apenas de A bela adormecida, que ela é estrupada, parece!
    Não lembro direitinho!!

    Fico aguardando.
    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Oi Dri,
    amei essa coluna!
    Contos de fada sao lindos demais,
    era uma vez e felizes para sempre foram a minha infancia.

    Estou triste em saber que serei tirada das mentiras que a Disney mim fez acreditar, mais faz parte! Fico aguardando a primeira!

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Ei, Adriano! Acredita que eu já tive a mesma ideia que você? Foi em um dia discutindo em um grupo no Facebook a respeito de especulações em torno de histórias infantis, mas acabei deixando de lado pela falta de tempo. Então eu não poderia deixar de amar a sua iniciativa, não é? Aguardando ansiosíssima pela segunda-feira. hahaha

    Beijos!
    Depois do Para Sempre

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...