[QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO] #2 - Chapeuzinho Vermelho

Olá pessoal,
Tudo bem com vocês?! 

Peço desculpas a todos, pela minha ausência. Essa é a minha última semana de férias (No meio-fio da rua Piedra, eu sentei e chorei... by: Paulo Coelho) :( 
E sim, a preguiça me dominou demais. Fiquei vários dias sem coragem de publicar nada (Não me julguem) '-' 
Porém, preciso voltar a minha rotina e hoje tem um post, mega legal  ( = 
Já já, falo sobre ele!

Avisos: 
Estarei enviando os livros dos vencedores das últimas promoções nessa sexta! Fiquem ligados..
Tenho 5 livros lidos, esperando para ter sua resenha publicada! rs Veeeeeeenha coragem e inspiração me fazer escrever para os leitores mais lindos da blogosfera! 

Sobre a postagem:
Esse é a segunda publicação da coluna: Quem conta um conto, aumenta um ponto. (Para saber o que isso significa, clique aqui.
E para saber a verdade por trás de Cinderela, clique aqui.

Hoje, estarei comentando sobre o conto original da Chapeuzinho Vermelho.
Confiram:

Chapeuzinho Vermelho, conta a história que todos conhecem da garotinha ingênua e bonita que se apegou a uma capa vermelha (feia) e que a usa o tempo todo e por onde quer que vá. Certo dia, sua mãe pede que ela vá até a casa da vovó que está doente para levar uma cesta de doce.
Já começo a me questionar: QUE MULHER É ESSA????? A mãe dela ta doente e ela manda a filha levar doces?! Por que ela não foi cuidar da mãe??? 
Continuando: A mãe da Chapeuzinho Feio Vermelho pede que ela siga o caminho mais longo e calmo, mas a filha, obediente como tal -- sqn resolve seguir outro caminho e lá, encontra o Lobo Mau (o ser mais inteligente dessa história). O Lobo a engana, chega primeiro a casa da vovozinha, a devora inteira (sem mastigar).
Chapeuzinho chega logo depois, encontra o Lobo em trajes da vovó e trava aquele clássico diálogo:
- Que olhos grandes você tem, vovó!
- É pra te enxergar melhor..
[ BLÁ BLÁ BLÁ - Vocês sabem como a história continua! =P ]
Levanto outro questionamento: Chapeuzinho nunca tinha visto a avó??? Porque se ela já havia visto alguma vez, ela saberia que um lobo JAMAIS se pareceria com a sua avó. 

Fulano diz: Adriano, o lobo é uma metáfora. Não era um lobo de verdade, lobos não falam dãaa.
Adriano responde: Sim, eu sei que o lobo é uma metáfora para um homem. E eu digo mais: Um homem não se pareceria com uma vovó. Beijos :*

Depois aparece o Lenhador/Caçador/Arqueiro e salva o dia, resgatando a vovó de dentro da barriga do lobo, AINDA VIVA!!!

A pessoa que suavizou esse conto, estava drogada. 

"Pode ser que não tenham gostado de meus questionamentos no meio da narrativa, mas isso que eu penso sobre ela. Se não gostarem, por favor, me avisem que não farei isso nos próximos."

Como vocês devem ter imaginado, o Lenhador/Caçador/Arqueiro/Whatever foi uma invenção posterior, para abrandar a história. E, como tal, em quase todas as versões Chapeuzinho e Vovozinha se dão mal no final. 

Na versão (já “censurada”) de Charles Perrault, Chapeuzinho Vermelho – uma moça bem criada – pede instruções para o Lobo Mau para chegar à casa da Vovó. Ele ensina o caminho errado, segue a moça e a devora. Moral da história? Não fale com estranhos. (Obrigado, mãe. Por ter me ensinado isso.)
Mas, em versões ainda mais antigas, o Lobo Mau chega antes na casa da Vovó, a mata e prepara a sua carne, para depois convidar a Chapeuzinho para um delicioso jantar (Isso me lembra a história de Leocádia, um conto real e folclórico da minha cidade. Eu escrevi e a Dih, publicou em seu blog. Para lerem um de meus poucos escritos, cliquem aqui.). E, claro, depois dessa nutritiva refeição ele também devora a moça.
Há ainda versões mais calientes da história, nas quais Chapeuzinho faz um strip-tease para o Lobo, e foge enquanto ele está “distraído” (Como assim, produção?!).

Devemos agradecer a Disney e ao escritor drogado, que reescreveu e usou um excesso de eufemismo imenso nesse conto, para deixá-lo nonsense e adequado ao público infantil.

Galera, espero que tenham gostado!! ( :
Comentem, se gostou, se não gostou, se já conhecia, se não conhecia. Deixe sua opinião!!
Postagem 07: 04 pontos
Abraços, 
Adriano Gutemberg

19 comentários:

  1. Agora amei esse post, hiper interessante essas versões.... :)))

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Achei bem divertido o post rs quando nós somos crianças nem questionamos essas historinhas absurdas, mas pensando bem, nada faz sentido mesmo. Primeiro, que se a floresta era perigosa mesmo, concordo que a mãe dela não a deveria ter deixado sair sozinha e também, não faz sentido o caçador/lenhador retirar a vovó ainda inteira e viva da barriga do lobo :P
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa, acho que não tinha visto esse post antes. Muito show. Adorei seus comentários no meio da história da Chapeuzinho - não precisa mudar nada! - agora tem razão de dizer que o cara que mudou a história fez bem, pq senão a minha infância já estaria perdida. kkkkkkkk

    ;)

    terradefagulhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha pesquisado antes sobre essa história também, tinha achado estranho a mesmo conto que ouvi desde criança e cada pessoa que me contava a versão era um pouco diferente. Quando pesquisei vi várias coisas a respeito kkk Foi bom ler esse texto, curti haha

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  5. Caraca, como eu ri lendo esse post! Eu já sabia que existia várias outras versões dos contos de fadas, mas não imaginava, na verdade NUNCA imaginei a Chapéuzinho fazendo um Strip! kkkkkkkkk Enfim, adorei a temática, vou visitar aqui mais vezes!

    Beijinhos, Thamires R.
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amei o post!
    Menino, essa chapeuzinho é doida de pedra.
    Onde já se viu confundir a vó com um lobo? Se bem que a vó dela de repente era feia de dá dó e podia parecer com um lobo... Vai saber, né?
    Enfim, thanks mamãe por nos ensinar a não falarmos com estranhos. HAHA
    Bjs
    www.llaranjas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Incrível como as historias ficam mais sem sentido quanto mais sabemos das coisas, e não o contrário!
    Mas bizarro mesmo é a do strip tease, COMASSIM??
    Bom, foi divertido na infancia u.u
    uahsuahs
    otimo post
    xoxo

    wesaysomething.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente amei hahaha, me diverti muito com os seus comentários, por favor não deixe de colocá-los nos próximos posts!! Amo contos, e descobrir a origem dos mais famosos é digamos, um tédio. Vc colocou diversão sem deixar de lado o ponto alto do conto: os ensinamentos!! Esperando super ansiosa pelos próximos "Quem conta um conto um conto aumenta um ponto".
    Bjos,
    aculpaedosleitores.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nossa Adri!! Muito bom mesmo! E por favor, não tire seus comentários dos contos! São ótimos!! Eu ainda não conhecia a real história!! Vou procurar saber mais sobre elas! E super concordo com você, a pessoa estava muuuito dorgada (rsrs) quando escreveu isso!! Esperando ansiosamente os próximos contos!!!

    Beijinhos
    blog-belavida.blogspot.com (meu mundo em tons pastéis)

    ResponderExcluir
  10. Olá Adriano, puxa que legal, também tenho uma coluna no meu blog que se chama "QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO", criei ano passado, na minha coluna falo brevemente de contos criados por autores brasileiros.
    Bjos

    Vou deixar o link da minha coluna, caso queira conhecer =)
    http://reliquiasaline.blogspot.com.br/p/blog-page_24.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?!
      Nossa, o nome dessa coluna foi sugerido pela minha avó, como afirmei na descrição do projeto!
      Vou conferir, sim!

      Abraços

      Excluir
  11. nossa, adorei a coluna, muito interessante e divertida.
    Adoro a história da chapeuzinho, mas nunca parei para pensar nela assim como você.
    beijos!!!
    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá! :)
    Adorei o post, sempre adorei esses posts que contam 'a verdadeira história' dos contos de fadas pois, quando somos pequenos, mandar uma criança no meio do nada levar doces para avó doente parece a coisa mais normal , mas depois, a gente cresce e analisa essas coisas e poxa, qual cogumelo azul o cara comeu? haha
    Gostei muito muito da coluna e continue sim fazendo os questionamentos, isso gera uma curiosidade sobre uma história que a gente 'conhece' , mas não realmente conhece! :)
    Beijos :*

    http://www.meuuniversox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Nossa, muito legal o post! Adoro ver a verdade por trás das histórias que todo mundo conhece!

    Beijos, Bettina

    http://www.clubedas6.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adriano! Perfeito!!! Amei o post! Hahaha, dei boas risadas aqui... Eu e meu marido temos mania de ficar vendo filmes e questionando coisas tipo: que adolescente sai de madrugada no jardim da casa de campo onde foi passar o final de semana com o namorado depois de ouvir um barulho estranho??????? hahahaha adoooooro!!!

    Continue, vou voltar com certeza para ver. :)

    Abraços!

    escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Que hilário.
    Parece sim muito divertido. Você também, viu?! Pirraça Paulo Coelho hahahaha.
    Adorei a ideia.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  16. Nossa, fico tentando imaginar chapeuzinho sexy hahahaha adoro essa coluna, principalmente n vemos nd meloso da Disney :p
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Me diverti bastante com seus comentários e o mais engraçado é que realmente faz sentido. AUSHUHUA Eu nunca fui muito fã de contos de fadas, mas parando pra pensar, tem muita mensagem subliminar, hein?

    ResponderExcluir
  18. Oi Dri... Essa postagem foi super 10 amei de coração... adorei o jeito que vc colocou essa postagem com seus comentários, eu acho importante que nós leitores fiquemos sabendo como você pensa também com relação ao enredo da história, até porque é você que aborda o assunto certo??? Então nossa assim que eu li a parte de matar a vovó e fazer um jantar para chapeuzinho tb lembre da Leocádia kkkkkk ai vi que vc lembrou também... altas risadas aqui... a pior foi a parte que a chapeuzinho fez um showzinho para o lobo kkkkkk. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...