[RESENHA]: Presas: A dádiva da Escuridão - Marco de Moraes

Oi Gente,
Tudo bem?!

Hoje tem resenha nova!! uhuuul
Mais uma resenha de um livro nacional! O livro da vez é Presas, a Dádiva da Escuridão escrito pelo Marco de Moraes.

SKOOB
O livro acompanha a viagem de um andarilho sem memória. Esse andarilho não sabe nada sobre onde está, quem é e o que faz naquele reino. É interessante que ele percebe que tem uma missão, uma jornada ali e mesmo sem saber o motivo ele segue em frente. É intrigante também o fato dele ter perdido a memória, e em momento algum essa perda ser justificada ou seja, somos arrebatados por memórias contadas por um andarilho desmemoriado que através de detalhes absurdamente calculados e fantasiosos deixa o leitor sem fôlego. 

A princípio o leitor mais apressadinho, como eu, pode passar despercebido por detalhes importantes para a construção da narrativa. Presas é um livro de leitura lenta, deve ser degustada em doses homeopáticas para que o leitor não se perca na grandiosidade dos detalhes criados pelo Marco de Moraes. 

Em sua jornada vamos embarcando em reinos, condados, vamos conhecendo as tramoias e falcatruas daqueles que buscam dinheiro fácil, aproveitando-se de outrem. O andarilho que posteriormente é batizado de Irwin, segue sua estrada com inúmeros devaneios. Confesso que alguns devaneios e descrições meticulosas tornam a leitura cansativa, mas repito: leia com calma e pausadamente. Não vá com sede ao pote; absorva a narrativa em partes. Deguste-a.

No entanto, há devaneios de tirar o fôlego do leitor e transportá-lo para um reino tão tão distante. Li uma resenha, antes de firmar a parceria com o Marco que me alegrou. A pessoa dizia algo assim, "a escrita dele é poética, ele é um poeta", nesse momento só me cabe concordar. A escrita é mágica, tão rica, tão cheia de detalhes que se entrelaçam. Diversas partes podem ser consideradas um monólogo de quem perdeu a mente e tenta se encontrar como alguém; e nesses momentos é que entendemos o porque do subtítulo: a dádiva da escuridão.

No decorrer da narrativa, Irwin forma aliados, encontra-se com personagens importantes para a estória, luta com outros, e se depara com vampiros, fantasmas gêmeos, um pássaro monstruoso chamado quebra-ossos, enigmas e uma meta que não ousarei dizer qual é. 

Outro detalhe que achei válido mencionar. A palavra Presas remete a significados distintos e o Marco brincou com a palavra magistralmente, dentro do livro. Somos remetidos a presas no sentido:

  • de caça para os predadores (vampiros);
  • de dentes afiados;
  • de pessoas presas como escravos.

Uma narrativa rica, por assim dizer, é o que melhor qualifica o livro!

Bom, pessoal, por hoje é só! 
Boa sorte para os futuros universitários que estão tentando uma vaga no SISU! Lembre-se que devemos ter cuidado para que a nota de corte não corte o nosso sonho. :)

Postagem 02: 04 pontos
Abraços, 
Adriano G.

19 comentários:

  1. Haha, nunca tinha ouvido falar deste autor, Marco de Moraes, umm \o/ A premissa do livro não me chamou "Muita" atenção mas vou procurar saber mais sobre a obra.

    ResponderExcluir
  2. Não sei o que é, mas essa capa me chamou muita atenção! Misteriosa! Gostei muito da sua resenha; Vou ver se consigo u m encaixe para esse livro. Da form que falou, vale a pena ler pela riqueza da estória!!

    Beijinhos
    blog-belavida.blogspot.com (meu mundo em tons pastéis)

    ResponderExcluir
  3. Olá Adriano!
    Adorei sua resenha. Mesmo os livros de narrativa lenta às vezes nao serem muito convidativos, é incrivel como diversas vezes sao os melhores e esse deve ser assim!
    A parte de a escrita dele ser poética, entao, me encantou demais ((:
    Abç
    p.s.: boa sorte no Sisu, por que esses cortes estão de esquartejar D:

    wesaysomething.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a resenha, o enredo deste livro me chamou bastante atenção, ainda não li nenhuma obra deste autor! Deve ser muito legal acompanhar a jornada do andarilho em busca de sua missão e seus elogios sobre a escrita e forma de narrar do autor me deixaram muito curiosa e com vontade de ler esta obra! Parece ser um ótimo livro :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    A capa tem um ar de mistério, quero ler o livro.
    Parece ter uma narrativa boa ^^
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Bacana isso dos vários significados!
    Eu quase comprei esse livro quando estava em promoção na saraiva... mas acabei levando outro no lugar. Fiquei meio arrependida agora, parece ser muito bom *O*
    Segui você *O*

    Beijinhos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro, mas pela resenha me interessei bastante!

    Estou começando com meu blog, se vc puder fazer uma visita e seguir, se gostar..
    Amei seu blog, e já estou seguindo :D

    http://livroinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal do Geração Leitura.com!

    Quero agradecer pelo excelente trabalho que vocês fizeram na resenha do livro. É muito bom quando sabem reconhecer o nosso trabalho!

    Gostaria de divulgar aqui um conto que postei tem pouco tempo no Wattpad. Aproveitem que é gratuito!

    http://www.wattpad.com/30508124-sobre-o-tempo

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  9. Já resenhei o livro do Marco Moraes lá no blog, ele foi super atencioso e o livro é muito bom de ler! Fiquei super curiosa para ver o que vai acontecer! rsrs A leitura poética no inicio achei que fosse incomodar mas aos poucos vamos nos prendendo no enredo e nem se percebe o tempo passando, recomendo mesmo!
    Seguindo o blog, queria convidar para conhecer meu blog também, ficaria muito feliz com sua visitinha por lá.
    Abraços!
    Scar.
    http://wonderlandmundodoslivros.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/MLWonderland

    ResponderExcluir
  10. Olá Dri, tudo bem?
    Menino mas que resenha tão bem escrita, fiz parceria com o autor e agora estou doida para ler, contudo não terei sede ao pote pode deixar kkkk.
    Acho que não disse a você mas amo poesia, o que também de fato me chamou atenção na escrita dele foi isso, ótimo saber que existe mais de um sentido nas palavras, ficarei atenta.

    Adorei a resenha.
    Beijos
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Meu colega de blog estava lendo este livro, e percebi que ele não estava gostando muito. Eu amei literatura nacional e acho que ela tem que ser realmente divulgada e conhecida. Continue ajudando a nossa literatura crescer, assim como eu :)

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Hmmm não sei se teria paciência pra mais uma leitura lenta. Quero muito ler esse livro e quase o comprei diversas vezes, mas minha promessa de não comprar livros enquanto não ler todos que estão na minha estante me faz frear antes de finalizar a compra.
    Eu gosto de livros de fantasia e o fato de o personagem não se conhecer tanto quanto nós me deixa animada. É algo diferente do que costumamos ler, então me chamou a atenção.

    ResponderExcluir
  13. Bom a sinopse não tinha sido tão interessante, mas quando terminei de ler sua resenha acabei ficando com vontade de lê-lo a trama parasse ser diferente e envolvente *--*

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  14. Olá, adorei a resenha...
    Parabéns pelo blog.
    www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oie,

    Gostei da resenha, também sou parceira do autor, estou esperando o livro chegar e aproveitei e vim ler sua resenha, poesia a verdade nunca li livros com escritas poéticas, ainda não sei o que vou achar do livro, prefiro ler logo e depois comentar.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ownnnn Dri... amei a sua resenha... vc disse exatamente tudo que estou sentindo na leitura desse livro, estou quase no fim... e realmente é um livro que vc tem que ler com atenção e em doses homeopáticas rsrsrsrs. No inicio fiquei perdida como eu te falei, mas se deve ao fato de não estar acostumada com esse tipo de escrita poética... mas confesso que agora que estou terminando até estou gostando... Daqui a pouco teremos resenha dele em meu blog... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Adoro escritas poéticas e até hoje ainda não li nada de negativo sobre esse autor e essa obra. Se já estava na minha lista de desejados, sua resenha apenas me incentivou a passá-lo na frente dos outros. Estou precisando de uma leitura assim... Pra ser degustada lentamente.

    ResponderExcluir
  18. Olá, andei meio sumido, mas foi pq dei um tempo de férias para td q me dava trabalho (incluindo blog hahha) e agr to de volta.
    Ganheo o livro em uma promoção e tbm li uma resenha falando da escrita poética, porém foi essa mesma resenha q me fez adiar a leitura do livro. Não quero nada assim por enquanto hahahaha
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu li esse livro, confesso que a escrita é bem rebuscada, mas o livro não chamou muito a minha atenção.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...