[RESENHA]: Não Voltarás - Hans Koppel

Oi, pessoal, 
Tudo bem? Espero que sim! 

Confira: LI ATÉ A PÁGINA 100
Livro: Não Voltarás
Autor: Hans Koppel
Editora: Verus
Páginas: 294
Ano: 2014
Gênero: Suspense

Mais uma resenha fresquinha acaba de sair do forno; dessa vez de um livro de suspense, carregado de vingança, drama e com um viés de terror psicológico. Estou falando do livro Não Voltarás, escrito pelo sueco Hans Koppel e publicado no Brasil pela Verus Editora! Recebi o livro através da minha parceria linda com o Grupo Editorial Record.

O livro já inicia com um assassinato chocante, o que prova o teor de suspense e violência da trama. Depois disso, o autor nos apresenta a Ylva e o Mike Zetteberg, um casal com seus altos e baixos e as constatações de infidelidade da esposa. Juntos, eles têm uma filha super fofa, Sanna, de sete aninhos. 

Logo de cara, a Ylva, quando está voltando para casa, aceita a carona de um casal que ela reconhece e que se mudou para a casa em frente a sua. Mesmo sem saber quem são aquelas pessoas, sentimos um clima estranho no ar. Algo estava errado ali naquela cena e quando Ylva percebe, já é tarde demais. Aquilo era um sequestro, motivado pela vingança por algo que Ylva havia feito no passado.

Como eu mencionei, esse casal havia comprado a casa em frente dos Zetterberg, e reformado o porão, fazendo com que todos acreditassem que ali fora construído um estúdio de música, no entanto, ali era o cativeiro de Ylva. Além de ficar presa, sem contato nenhum com o mundo exterior, a mulher era estuprada e abusada sexualmente sempre que o homem se sentisse afim. Ela também lavava roupas e passava, apanhava, era constantemente humilhada e o pior de tudo, assistia o que se passava com sua família através da tela de uma TV que flagrava o que ocorria em sua casa, com seu marido e filha.

A mulher sumiu sem deixar rastros. Não havia evidências e por isso, a sua investigação era um beco sem saída. Os investigadores são a prova viva da incompetência da polícia. Eles não dão ouvidos às denúncias e concluíram com base no senso comum, que o responsável era o marido e por causa disso, não se esforçaram e ficaram a mercê, esperando que o Mike confessasse um crime que não havia cometido. #Frustrante  

Mike, a princípio, é o típico homem "pau-mandado". Sim, ele não pensa, age segundo o modo pelo qual a mulher gostaria que ele fizesse, teme incomodá-la. É um homem muito inseguro, devido o passado infiel da esposa. Resumindo: Mike é um banana! risos
No entanto, quando Ylva é sequestrada, Mike deve agir como pai e mãe para Sanna e com isso, ele mostra todo seu potencial como ser humano. Não fica preso às amarras impostas pelo casamento e gradualmente, segue em frente, deixando o fantasma de Ylva no passado. 

A vida segue sem que nada de novo sobre o caso apareça. Ylva já está conformada com sua situação e se apega ao sequestrador, de modo geral. Ela não vê uma vida fora do cativeiro. Aquela vida com Mike e Sanna não lhe pertence mais. O autor embasou o comportamento de Ylva, em casos reais de sequestro e como as sequestradas passam a agir. O apego, a obediência, a não-visualização de uma vida fora do cativeiro, a negação de si mesmo, a dívida que tem para com o seu opressor. Esses apontamentos do autor na narrativa ficou muito legal. Ylva ficou presa por 18 meses.

Paralelamente a isso, temos o Jorgen e o Calle, amigos do tempo de escola e que relembram sobre a Gangue dos Quatro, composta nada mais nada mesmo do que por Ylva (desaparecida), Anders (morto a marteladas), Johan (morto num "acidente de moto") e Morgan (morto de câncer). Coincidência esse fato? Para eles não. No entanto, para todos que ouviam essa história não havia uma ligação. O que percebemos é que esse grupinho de idiotas, tocaram o terror na escola e deixaram muitos inimigos, por conta disso ocorre a vingança.

Sobre o casal de sequestradores percebemos que são pessoas que perderam alguém que amavam e estão machucados. Essa ferida permanece aberta e imperdoável, por isso, eles não medem esforços para que sua vingança seja eficaz. Eles compram uma casa, sequestram, matam, exploram sexualmente, humilham e não dão motivos para que nenhum fato os liguem até o sequestro. Eles convivem com o Mike como bons vizinhos, mostrando a frieza deles.

Não Voltarás nos prova que a pessoa quando é sequestrada perde muito de sua identidade. O mundo segue em frente sem ela. As pessoas a superam e a esquecem, por isso nunca voltam para sua vida

O autor construiu uma trama muito bem costurada. Calculada milimetricamente para que cada detalhe se encaixe e não se perca, a narrativa nos leva a extremos de vingança e de superação. Nos mostra como todos já fomos afetados por aquela turminha de populares e de valentões; alguns com mais intensidade e outros com menos. No entanto, ao final do dia, todos já sofremos bullying e já praticamos, afinal de contas, somos humanos. Nem sempre pensamos nas consequências dos nossos atos assim como não pensamos que as vezes brincadeiras não são apenas brincadeiras.

O livro tem uma capa linda e diagramação incrível. A leitura é fluida e ágil; a fonte é confortável para a leitura e o livro é perfeito! A Verus Editora fez um maravilhoso trabalho ao publicar esse livro aqui no Brasil. 

Confesso que não concordo com a vingança e repudio qualquer prática com esse teor, no entanto, a Ylva era uma vadia. E acredito que isso tudo só aconteceu com ela, devido ao fato de que ela errou muito no passado e no seu relacionamento com Mike! Ela foi prova da lei física de ação e reação, ou em outras palavras mais coloquiais: Aqui se faz, aqui se paga. >< 

Bom, pessoal! Espero que tenham gostado da trama! E lembrem-se: diga não ao bullying, porque o GeraçãoLeitura.com também é cidadania!! risos

23 comentários:

  1. Oi Adriano :)

    Esse livro já está na minha lista de desejados e confesso que não vejo a hora de ler logo ele, pois todos elogiam bastante. Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha visto esse livro, mas realmente só pela sua resenha me deu vontade de ler, parece ser muito cativante, e amo livros/séries de suspense! Apesar de ter sido uma vingança o que fizeram com a Ylva e uma vingança "merecida", não acho que o melhor meio seja a vingança!
    A capa é linda!

    ResponderExcluir
  3. Hey Adriano!!
    Gostei da resenha! E parece ser um livro bem bolado mesmo! Estou meio que entrando agora na área de romance policial e digo que estou amando cada vez mais que vou descobrindo um novo culpado. Fico querendo saber da vida das vítimas e tentando desvendar o porque de ter ocorrido o fato. É de fato muito viciante. Vou colocá-lo na minha lista do skoob!
    Abraços!
    Misael
    http://devoradoresde-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Dri,
    Tudo bem lindo?

    Estava uma correria aqui na Uesb e eu nem tive como lhe visitar. Estava morrendo de saudades.

    Não sou muito chegada a livros que retratem mortes, suspense, terror, violência, estupro e etc. Sou do time que gosta de clichês, romances e historias de amor e fantasia. Porém esse livro me instigou e eu fiquei curiosa porque o autor mostrou como o sequestrado se sente, no cativeiro. Sempre tive curiosidade pra saber isso.

    Sua resenha esta magnifica, Dri. Cada dia melhor, suas resenhas estao se superando com tanto talento.
    Apesar de nao ser fã do genero, Não voltarás entrou na minha listinha de desejados e leitoras futuras no skoob.

    Beijinhos
    Saudades de você. Mande-me notícias.

    ResponderExcluir
  5. Ua que tensooooo! Não sei se leria um livro desse, parece ser bem forte.. Mas ao mesmo tempo bate mó curiosidade... quem sabe um dia XD
    http://coisasdebelaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Adriano. Nossa, esse livro parece ser um daquele que deixa a gente sem fôlego né! Só de ler a resenha me deu aquela agonia de querer saber os detalhes, o que acontece, como é o final... Da parte dos abusos e do terror eu não sou muito fã, mas tudo que tem certo suspense me chama a atenção, então espero poder ler este livro! E eu sei que vingança é errado e tal e mesmo que Ylva tenha sido uma vadia (rs) não acho que a vingança nesse sentido seja a melhor opção. Eu teria pensado em formas menos tenebrosas de me vingar, rs. (Se é que existe vingança não tenebrosa né). Mais uma vez, sua resenha está ótima!
    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Primeira resenha lida deste livro e confesso que fiquei intrigada com esta historia, pois curto bastante livros deste gênero, e fui fisgada por esta historia super eletrizantes e cheia de duvidas. Parece ser aquele livro que faz a gente querer "devorar"!!

    ResponderExcluir
  8. Haha aqui se faz, aqui se paga.. Também não concordo com vingança! :0
    Tenho muita vontade de ler esse livro, muitas pessoas falam que é bom mesmo, além de que sou viciada em livros e filmes de terror e suspense :)
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  9. Oi Adriano, fiquei bem curiosa viu, me amarro em livros com toques de suspense e este me agradou muito!

    Joice Cardoso www.estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
  10. Me arrependo amargamente de não ter comprado esse livro quando fui na livraria =/ É o tipo de livro que tenho certeza que vou amar.
    Amei a resenha (como sempre você arrasa), e vou tentar comprar o mais breve possível. A capa é uma coisa linda, Omg, necessito desse livro.

    E morri de rir "a Ylva era uma vadia", com quem você está aprendendo a se expressar dessa forma? ahahahha

    Beijos amore!
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Adri!! Amei sua resenha!! Já faz um tempinho que quero esse livro! É do jeitinho que eu gosto!!

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  12. Adoooooooooro esta lei do aqui se faz aqui se paga e não tenho dó quando isso acontece. Um livro que eu quero ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. O livro parece ser incrível, adoro livros atribulados e cheios de caçadas, buscas, mistérios e drama. Espero encontra-lo em alguma livraria aqui perto para pode lê-lo <3

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
    Participe do TOP Comentarista de Julho e concorra a um Exemplar Volume Único As Crônicas de Nárnia"

    ResponderExcluir
  14. Oi Dri... tudo bem???
    Senti falta de suas resenhas... adoro lê-las porque vc tem o verdadeiro dom para isso... Vc já me conhece o suficiente para saber que eu iria gostar muito da história não é mesmo??? Pois é... eu amei... achei super interessante a premissa.... gostei da temática e principalmente do suspense... Realmente vingança não leva ninguém a lugar algum... Claro que está na minha listinha de desejados no skoob.... Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Esse livro já vai para minha listinha de desejados urgentemente :P
    Amei sua resenha o que mi deixou mais desesperada para ter este livro em minhas mãos *-*
    Essa capa é muito linda :D
    Bjs Mi *-*

    ResponderExcluir
  16. kkkk Ri com a frase de efeito final! Também apoio a causa e concordo com você, todos já cometemos e sofremos bullying e é terrível em ambas as situações. Quando soube desse livro há um tempo atrás, não dava muito por ele, não sei ao certo porquê, talvez seja porque não conhecia o enredo. Agora que conheço, fiquei louca pelo livro. Sério, parece um suspense que você lê indignado com os acontecimentos, o que nos assusta ainda mais por sabermos que tudo isso realmente acontece na vida real. A capa é mesmo linda e como você não mencionou o final, fiquei ainda mais curiosa! kk
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Tenho paixão por livros de suspense.E eu acho que o titulo e capa ajudam muito a pessoa se interessar,e essa capa e esse livro já me ganharam antes mesmo de ler a resenha,mas como não devemos julgar o livro pela capa continuei a ler a resenha.Ela é examente o que eu gosto de ler,esse ai entrou para minha lista de livros que quero ler!

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia esse livro, mas gosto bastante desse suspense criado pelo autor no livro e sem contar que me apaixonei pela capa dele!
    Dois bons grandes motivos para começar a entrar nas lojas virtuais e pesquisá-lo! rsrsrs

    ResponderExcluir
  19. Oi Adriano,
    Não sei porque,mas todos os suspenses escrito por escritores nórdicos são os melhores!Acho que está no sangue frio deles...rsrs'.Voltando ao assunto não sou muito fã do gênero,mas curti O Pesadelo que também é um best seller de uma dupla Sueca que assina com pseudônimo que não lembro o nome agora,mas que é sensacional do começo ao fim.Esse também parece ter uma trama bem envolvente e densa deve ser uma ótima leitura.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Nossa o.O
    Gosto de suspenses, mas esse deu uma "assustadinha" kkk até pelo coiso (?) de vingança que você falou. Tbm não concordo, mas né? e.e achei interessante tbm a parte do pai, do marido ser meio bocó (-qq) e ter que assumir literalmente seu papel de um dia pro outro. Tu podia dar uma soltadinha sobre o final O:) kkkkk u_u
    Achei "estranho" pelo que eu já mencionei, mas vamos ver... kkkk u.u e.e
    Abração querido!!! :33 :D

    ResponderExcluir
  21. Confesso que o que mais me agradou nesse livro foi essa questão de vingança. Sempre torço pra que os valentões de ontem, sofram as consequências dos seus atos, hoje. Faço parte do grupo que torce pra esse casal. Só acho que a parte da violência sexual foi forte demais, de resto, aprovo tudo. kkkk

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  22. Bom, como não sei o que aconteceu com os meus primeiros comentários, vou comentar de novo.
    Geralmente não gosto de livros com essa pegada mais violenta, mas simpatizei um pouco com esse, pois me lembrou um dos poucos livros do gênero que já li: Saco de Ossos, do mestre Stephen King!

    ResponderExcluir
  23. Adriano,
    Necessito desse livro e mal terminei de ler a resenha, ja estava vendo o preço no sub, huhihi

    Ylva foi uma vadia mesmo, mas não dá o direito de querer fazer justiça com as próprias mãos! haush
    Enfim, o livro me perturbou. Sequestrar a vizinha, colocá-la presa na casa em frente a sua e fazer com que ela assista o dia a dia da sua família é punição e tortura demais!

    Sua resenha é perfeita. Nem precisa elogiar mais! hihi

    Abraçs

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...