[RESENHA]: O Teste - Joelle Charbonneau

Olá, pessoal!
Tudo bem?! Espero que sim! 

SKOOB
Hoje, quero resenhar para vocês, um dos últimos títulos que eu devorei num nível absurdo de rapidez. Como fã de livros distópicos, a leitura de O Teste se consagrou na minha área de conforto literário. Foi uma experiência absurdamente prazerosa. Ouso chamá-la de deleite literário. 

O livro aborda, em suma, a tentativa de reconstrução do mundo tal qual o conhecemos hoje, após a destruição em massa causada por uma guerra sem precedentes que culminou na destruição dos recursos vegetais, animais, energéticos e hídricos. Os sobreviventes se unem na Comunidade das Nações Unidas, um país com o poder centralizado nessa capital e com a população aglomerada e distribuída em colônias, com níveis diferentes de desenvolvimento.

Como toda distopia, o governo da Comunidade das Nações Unidas é excessivamente autoritário e com algumas regras rígidas, que se quebradas geram punições severas. Nesse ambiente pós-apocalíptico, nem todos têm direito a educação e quem poderá usufruir de um ensino superior nas universidades do governo, serão aqueles que apresentarem notoriedade nas escolas básicas e que desenvolvam projetos que possam solucionar problemas dessa civilização. São as mentes brilhantes e jovens prodígios que poderão vir a somar no rol de intelectuais.

No entanto, ser escolhido não quer dizer que você vai para a universidade. Ser escolhido quer dizer que você está apto para fazer o Teste e se aprovado nessas provas, terá a chance de ir para a faculdade. A seleção desse jovem é tida como motivo de honra e orgulho. Dissemina-se na população o pressuposto de que ser escolhido para o Teste é prova de que a comunidade te admira e acredita em seu potencial. Vemos o otimismo dos jovens ao se imaginarem pondo em prática benefícios para o bem geral, ou seja, eles se veem como construtores de um futuro utópico.
Enquanto eu como, ele me diz que o processo do Teste foi criado há anos pelo pai do doutor Barnes, que acreditava que os Sete Estágios da Guerra ocorreram porque os líderes mundiais não tinham a combinação correta de inteligência, habilidade de agir sob pressão e força de liderança para nos tirar dos confrontos. Que a única maneira de garantir que a Comunidade Unida não repetisse seus antigos erros seria testar os futuros líderes do nosso país e se certificar de que eles tinham a amplitude de qualidades que não apenas ajudariam nosso país a florescer, mas manteriam nosso povo em segurança. Com o passar dos anos, vários oficiais da Comunidade questionaram a necessidade de penalidades tão severas ao falhar no Teste. Alguns dizem que os Avaliadores fraudam o sucesso das provas para que aqueles que são espertos demais, fortes demais ou dedicados demais sejam podados. Contudo, há aqueles que se sentem não apenas levados a reconstruir a Nação, mas também  a questionar suas leis e suas escolhas. Qualquer um que verbalize opiniões negativas sobre o Teste ou é transferido para um posto avançado ou desaparecido.
A autora se concentra em Malencia Vale, mais conhecida como Cia, da Colônia Cinco Lagos que após a formatura é escolhida para fazer o Teste. Cia é uma garota forte, inteligente, observadora, esperta e que veio de uma família, na qual seu pai já passou e foi aprovado no Teste e ele dá a filha, certa vantagem, ao passo em que lhe confessa sobre seus pesadelos com cenas que remetem a fase de provas, cita como o Teste destrói a juventude e deixa bem claro que ELA NÃO DEVE CONFIAR EM NINGUÉM. 
Mantenha seus amigos por perto e seus inimigos mais perto ainda, não é o que dizem? Mas como agir quando amigos e inimigos são as mesmas pessoas?
Eu achei que essa busca por um líder é bastante abusiva. Os escolhidos são tirados do conforto de sua colônia e de sua família e são levados a fazerem provas extensas e teóricas de Matemática, Ciências, História e Escrita. São testados em suas escolhas, em sua convivência, em sua capacidade de solucionar problemas, sua liderança, em sua capacidade de sobrevivência e de enfrentar desafios. De modo geral, são testados a partir do momento que são admitidos participantes e fracassar não é uma escolha. Cada demonstração de fraqueza ou de derrota são punidos. 

O Teste é composto de 5 provas e a cada momento, percebemos uma Cia mais paranoica, que passa a enxergar as entrelinhas de um sistema que oprime e mascara. Ela passa a se cobrar mais, temer a morte em cada segundo porque ela começa a sentir que uma vez dentro do Teste, não tem como sair vivo dele, a não ser que seja aprovada! A Cia é muito esperta e graças a isso, consegue captar armadilhas e duvidar de qualquer sombra de bondade. Ela passa a se erguer sobre o ditado popular: "quando a esmola é demais, o santo desconfia". E ela desconfia de tudo. 

No decorrer da prova, Cia se alia a Tomas, o rapaz carinhoso e bondoso de sua Colônia e eles começam a desenvolver um "affair". Passam a se amar e confiam, de fato, um no outro. No entanto, seria esse amor suficiente para que Cia confiasse em Tomas, mesmo quando seu pai deu ordens estritas de que ela não confiasse em ninguém? Vão ler o livro para descobrir.

Cia começa a se questionar: confiar é uma característica desejável ou um defeito de um bom líder? Os Avaliadores considerarão isso como fator positivo ou negativo? 
Como o livro é narrado pela Cia, nós acompanhamos todos seus pensamentos, indagações, descobertas, medos e angústias. As vezes sentimos falta de diálogo ou de como outros participantes estão enxergando as provas. 

O livro é bem parecido com Jogos Vorazes. Uma cópia? NÃO!!!
O ambiente do Teste, o mundo devastado por guerras, esse governo autoritário que oprime e tira dos jovens o direito a liberdade, a personalidade de Cia, os dramas causados por essas provas se assemelham aos jogos criados pela Suzanne Colinns. Eu, como tributo, soube diferenciar bem O Teste de Jogos Vorazes. São livros que possuem várias diferenças e cada um, tem sua peculiaridade que o torna interessante. Se você ama um destes, pode ter certeza que amará o outro. 

De modo geral, o livro é eletrizante do começo ao fim! Toda a tensão do livro coloca em questão um lado obscuro da liderança e todos os sacrifícios que algumas pessoas estão dispostas a fazer para conquistá-la! Mostra os esforços para sobreviver num mundo destruído que sonha se restaurar. O caminho tortuoso da narrativa de Joelle Charbonneau cria uma estória única e imperdível

Nenhum fato é previsível! Nenhuma escolha é desprezada! Nenhuma morte é em vão!

Eu confesso: achei que O Teste é um livro "nerd". Não me julguem, mas esse ambiente de fazer provas, ser inteligente e esperto. Descobrir códigos, armadilhas e solucionar problemas sob pressão, me lembram as pessoas nerds e inteligentes que são promissoras e bem-sucedidas em suas escolhas. 
A leitura é mais do que recomendada para fãs de distopia e livros jovem-adulto, nerds e claro, tributos. Tenho certeza de que não se arrependerão! 

A continuação de O Teste, Estudo Independente já foi publicado no Brasil e para saber mais, clique na imagem da lateral. 

Espero que tenham gostado! E comentem! Vou adorar saber o que vocês acharam! :)

27 comentários:

  1. Oi Adriano :)

    Recomendou para tributos? Opa!! (hehehe). Não vou ler O Teste por agora, pois a lista está muito grande mas assim que surgir uma oportunidade irei pegá-lo para ler. Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriano,
    Iniciei a leitura desse livro hoje e Já estou viciado...rsrs',a leitura dele é bem fluída e te prende de uma tal maneira que você devora cada capítulo(mesmo não sendo tão pequeno) e fica querendo mais e mais,realmente concordo com você,para nós fãs de distopias como Jogos Vorazes e Divergentes O Teste é um prato cheio.E já estou louco pela continuação que já está vendendo na livraria aqui perto de casa...rsrs'.

    ResponderExcluir
  3. Oie Adriano
    Eu li O Teste recentemente é gostei muito. A forma como a Joelle narrou tudo que acontecia nesse programa foi intensa. Ficava tendo surtos a cada página para saber o que iria acontecer. Gostei muito desse mundo distópico. Agora quero Estudo Independente logo.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  4. Oii
    Essa é a melhor resenha que li sobre O teste até agora! Muito detalhista e pude perceber algo que não tinha notado ainda nas outras, essa "nerdice" do livro! Eu ganhei O Teste num Top Comentarista e estou esperando chegar pra devorá-lo! Amo distopias de coração e sei que vou me prender a essa, as capas são lindas, tanto de O teste, quanto de Estudo Independente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adrianooooo!!!
    Quero muiiiito ler esse livro! O unico problema é a falta de tempo!
    SUPER parabens pela resenha! Arrasou!!!!! Só aumentou minha vontade de ler hahah

    Beijinhos,
    Gio - Clube das 6
    www.clubeda6.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Adriano!

    Tô querendo ler essa série faz muuuuuito tempo. O que falta é tempo! Já li várias resenhas do livro,e só vejo elogios, mas sua resenha foi sensacional! A cada resenha me apaixono mais por essa distopia... eu queroooooo!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  7. Dei até valor nos meus 4 anos de faculdade agora hahaha, fico feliz em saber que ele não caiu na bobeira de ser cópia de outro livro, isso é muito importante pra mim! Eu não conhecia a série, também gosto de livros distópicos, adorei sua resenha muito completa e sem nenhum spoiler, eu sou estressada com spoiler hahahah!

    ResponderExcluir
  8. Oie Adriano, tudo bom?
    Confesso que quando vi qual livro você estava resenhando torci o nariz aqui hahaha' Não consigo me envolver com distopias, foram raras que eu gostei de verdade. Mas como não sou uma pessoa que guarda magoas, resolvi ler até o final, esperando que você me fizesse mudar de ideia. No geral você não estava me convencendo, eu estava prestando mais atenção na forma como você escreve - muito bem por sinal - do que realmente na proposta do livro. Mas quando você citou que o livro parecia com Jogos Vorazes eu já arregalei os olhos, pois JV foi uma leitura e tanto pra mim. E ainda mais, saber que não se trata de uma cópia escrachada me deu ainda mais vontade de apostar nessa leitura. Gosto de livros que são eletrizantes e que conseguem nos prender no inicio ao fim. Estou cogitando a hipótese de dar uma chance pra esse leitura futuramente... Obrigada pela super dica.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Já tinha visto recomendações desse livro, mas nenhuma vinda de um fãzaço de distopias. Agora tô mais tranquila pra pedir e ler.
    Acho que todos os distópicos têm semelhanças, as quais fazem parte das características do gênero, cabe ao autor inovar de acordo com sua criatividade.
    Vc me deixou mais ansiosa e empolgada. ;)
    Beijinhos!
    Giulia - prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Eu sabia que não deveria ler essa resenha...
    Dri, você tem o dom natural de me fazer querer ler todos os livros que você resenha positivamente. Eu desejei "O Teste" assim que lançou, depois acabei excluindo ele dos meus desejados. Agora, depois dessa resenha e, claro, da sua recomendação, estou voltando ele para a lista.
    O próximo desafio do duelo será você resenhar um livro e não me deixar com vontade de ler hahaha, acho que será impossível...
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Humm...... Bom, eu disse numa outra resenha aqui que não gosto muito de distopias, mas essa até que me deixou meio interessada rs e é o primeiro livro da série/saga/trilogia \ooooooooo/ 45 pontos a mais! kkkkk
    Em livros "dessa área" eu sou meio imprevisível. Tem uns que gosto (falando só pela resenha), outros não me interesso nem um pouco e.e mas enfim, no entanto eu amo Jogos Vorazes kkkk tô falando que sou imprevisível nessa área aí!
    Boa tarde, Adriano! Deus abençoe e abraços! :D :33

    ResponderExcluir
  12. Quero MUITO ler!!
    Vários já me indicaram e dizem que ótimo e tudo mais.Já vi que vou curtir a leitura. Sou fã de distopias e desde o lançamento de O Teste fiquei super curiosa para ler. Adoro livros cheios de segredos.
    Espero não me decepcionar. Além disso a capa é linda!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, adorei essa nova distopia.
    Claro que como todas a premissa é o governo autoritário, mas a escolha de um líder inteligente, com essas provas todas deu um toque especial. Gosto de livros inteligentes, de pessoas inteligentes e senti que o livro foi cuidadosamente bem escrito.
    Quanto ao affair da Cia com Tomas, adoooooooro, acho que tem que ter uma pitada de coisa boa em meio a tanto caos!
    Pretendo ler em breve.

    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  14. Olá Adriano!
    Eu já tenho esse livro aqui em casa e será uma das minhas leituras do mês de agosto.
    A primícia do livro parece ser bem interessante e me interessou muito.
    Amei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Estou louca para ler este livro!
    A trama do livro é muito bem elaborada e os personagens bem desenvolvidos!
    Ele é cheio de ação e aventura, prendendo o leitor até o último ponto final do livro!

    ResponderExcluir
  16. Concordo completamente com você chamando o livro de deleite literário! Também sou fã de distopias, e essa está entre as minhas preferidas, com certeza!!! Não senti falta de outras visões não, adorei acompanhar os acontecimentos pela ótica da Cia. E claro que estou louca por Estudo Independente!!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Olá, sou uma tributa. E esses livros que a Única estão lançando
    são fantásticos. Alguns é certo vão pensar que são copias de Jogos Vorazes,
    mas se entenderem de fato e compreender a mensagem, vai perceber que são
    totalmente diferentes. As capas são lindas e estou bem animada para começar a leitura
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Este livro já esta na minha lista de desejados desde seu lançamento, pois acho sua historia completamente rica e diferente...Odeio comparações, mas creio que podemos comparar não a historia,mas a situação em que ocorrem...E qualquer historia eletrizante me chama a atenção, fiquei ainda mais curiosa e cheia de expectativas!!

    ResponderExcluir
  19. Oba! Eu sou tributa, meio-nerd, amante de distopias, já está bom? Hahaha desde que O Teste foi lançado quero lê-lo!!! Mas ainda não tive oportunidade :((
    Estou ansiosa para lê-lo!!
    BJs
    Anny

    ResponderExcluir
  20. Olá Adriano
    Sinceramente eu adoro livros com essa temática e só vejo resenhas super positivas dele, to vendo que terei que pedir urgentemente a editora esse livro, não aguento mais de curiosidade.
    Excelente resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Adriano,

    Já vi alguns comentários sobre o livro e tudo o mais, até pq sou parceira, mas nunca me animei para lê-lo. O universo distópico não me atrai muito, então raramente leio algo.
    Mas adorei sua resenha e como você explicou o livro e ressaltar que ele não é uma cópia de Jogos Vorazes.

    Beijos,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. A um tempo a trás li uma resenha deste livro e achei que ele puxaria mais para o lado de JV. Com batalhas e essas coisas.. mas parece que não é bem por ai. O que é ótimo =)
    Sou mega fã de distopias e essa, claro, já estava na minha lista - o segundo saiu e eu nem li esse ainda!! - e espero ler o quanto antes.
    Essa parte de não confiar em ninguém e bem característico é? hahaha
    eu a-d-o-r-o! Enfim, sua resenha está bem detalhada e aguçou minha curiosidade em relação o livro.

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  23. Ainda bem que esse livro segue a risca as características do gênero distópico. Já estava sentindo falta disso, pois, muitos dos que estão sendo lançados, focam muito no romance e esquecem a sociedade problemática. A premissa é muito interessante. Se observarmos direito, todos os que fazem vestibular, ou passam por um processo logo e doloroso em busca de uma vaga de emprego, podem ser encaixados aí (claro que tomando as devidas proporções. Ninguém morre por isso,. Já no livro...). Mais uma distopia que entrou na minha lista de desejadas.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  24. Oi Dri!
    Eu amo muito distopias! Ainda não li esse, mais como já tinha ouvido falar já tinha colocado essa série na minha lista para futuras leituras! Eu não li Jogos Vorazes, justamente pq muita gente fala, estou esperando baixar um pouco para ler, eu li Divergente e amei loucamente! Agora pretendo ler essa e conhecer Cia e Tomas!
    Boa resenha!
    Um grande Beijo!
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  25. Oi, Adriano!
    Feeeelizmente já tenho esse livro na minha estante (<3), mas infelizmente ainda não o li :/
    Tô louca pra ler porque sempre vejo muitos elogios e por muito tempo ele esteve entre os meus desejados, mas ainda não arranjei tempo pra embarcar nessa leitura...

    ResponderExcluir
  26. Oi, Adriano!
    Feeeelizmente já tenho esse livro na minha estante (<3), mas infelizmente ainda não o li :/
    Tô louca pra ler porque sempre vejo muitos elogios e por muito tempo ele esteve entre os meus desejados, mas ainda não arranjei tempo pra embarcar nessa leitura...

    ResponderExcluir
  27. Adriano
    Que resenha maravilhosa foi essa cara???? To surtando pq preciso que meu exemplar chegue logo. Ganhei ele numa promoção e preciso. Como assim Cia nao pode confiar em ninguém? Não pode demonstrar fraqueza? Ai, meu coração. hasuhaushuash
    Distopia é muito bacana por isso, você se apega a tudo e as capas desses livros são lindas. s2

    Abraço

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...