[RESENHA + DICA]: Vidas Secas - Graciliano Ramos

Oi gente, tudo bom com vocês?!

Resolvi resenhar o último livro que li para atividades escolares. Em estudo da literatura brasileira, mais precisamente o Modernismo, deparei-me com a imposição a fim avaliativo da leitura de Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
Então, acabei decidindo dividir minhas considerações sobre o livro aqui com vocês, uma vez que se trata de um clássico brasileiro e altamente cobrado em vestibulares, ou seja, se assim como eu, você é um vestibulando vale a pena fazer a leitura de Vidas Secas.

O livro escrito na década de 30 nos apresenta uma família de retirantes nordestinos que buscam melhores condições de vida, em tempos de seca no nordeste. A família é composta por Fabiano - um caipira ignorante e bruto. Sinhá Vitória, uma mulher forte, os filhos: O Menino Mais Velho e o Menino Mais Novo (a falta de nomes para os filhos, retratam as mazelas sociais) e a cachorra Baleia – sem dúvidas, a mais inteligente personagem da obra.

A narrativa começa com a família de sertanejos perseguidos pela seca, vagando desterrados e famintos pela caatinga até apontarem numa fazenda abandonada, logo fincam residência e Fabiano se emprega até a chegada da próxima seca, quando de novo serão obrigados a bater em retirada.

O livro é bem parado, nada de exagerado ou surpreendente acontece. A narrativa foca-se na necessidade de decifrar o mistério dos códigos, dominar o universo de signos e compreender o mundo e os porquês do destino. Graciliano escolhe narrar a estória de forma a “adivinhar o que se passa na alma”.  Até a cachorra pensa e age, de forma mais sábia que os humanos da narrativa.

O livro mostra uma família sem ambições, vivendo e se contentando com a rusticidade. A única ambição da personagem de Sinhá Vitória, é uma cama de couro e sucupira, igual a de seu Tomás da bolandeira. A falta de diálogos caracteriza o homem como resultado do meio, ou seja, eles se portam como animais e animais não falam, apenas grunhem.

Por fim, percebe-se que apesar de Fabiano se eleger como um bruto, animal ou escravo e Sinhá Vitória ambicionando uma cama, eles são acima de tudo FORTES, pois superam as dificuldades da seca e da falta de água, com maestria.

Recomendo a leitura. Não sou muito adepto da leitura dos clássicos, no entanto avalio o livro com 4 estrelas!

Espero que tenham gostado e a resenha tenha servido de ajuda para quem estiver se preparando para vestibulares ou o tão temido ENEM..

Leiam e concluam que: “O nordestino é acima de tudo, um forte!
Abraços, 

Adriano Gutemberg

13 comentários:

  1. Concordo Dri o povo nordestino são todos fortes nasci aqui em sampa, mas morei no Piauí por 15 anos de minha vida e amava. Eles são hospitaleiros apesar das dificuldades que enfrentam, algumas pessoa as que moram mais no interior são um pouco rústicas, mas com belíssimas histórias a contar... meu vô por exemplo é descendente de português, mas a maioria de seus parentes vem do lado de minha vó que são indigenas... imagine essa mistura.... quando eu era mais nova toda semana ia um parente na minha casa e eu adorava as histórias... Esse livro eu li quando terminada o ensino médio me fez ter boas lembranças... xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li Vidas Secas, não por ser um clássico, mas já livro sobre retirante, é interessante, mas é meio parado, não é uma leitura emociante... Mas quero muito ler, pelo vestibular, e quem sabe não me surpreendo né...

    ResponderExcluir
  3. Vixi, só de você falar: "o último livro que li para atividades escolares" já estava morrendo de sono. Detesto esses livros que as escolas passam os únicos que li foram Senhora e os Karas, eu amei os dois, por mais que Senhora tenha me chateado um pouco pelo romance ter ido tão lento e com apenas um beijo se não me engano.
    Mesmo eu não gostando de livros escolares, eu lhe dou os parabéns por você ter saco para ler auhsuahsaus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Poison,
      Sempre leio os resumos desses livros ;)

      Beijinhos

      Excluir
  4. Eu até tentei ler esse livro, mas eu não consegui. Livros parados tiram a minha atenção e não seguram na leitura, me dão e talz... mas... gostei da sua resenha. Não sei se tentaria ler de novo. Mas nunca se sabe né!? Haushuaha. Abraços!!
    http://devoradoresde-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Já li Vidas Secas, e é bem chatinho.
    Mas, a sua resenha está linda meu bem.

    Beijinhos e boa sorte nas leituras escolares!

    ResponderExcluir
  6. Livro forte e super impotante. Amei, Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Concordo que é um clássico, mas não gostei do livro, sua resenha está boa, mas não me atraiu a leitura!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  8. Também não sou muito de ler clássicos, mas fazer o que né? É o mais cai em vestibular e afins. hahahaha sua resenha estava linda, Addis.

    Abraços,
    Gus.

    ResponderExcluir
  9. Não leio muitos livros nacionais classicos e Vidas Secas deve ser meio chato e parado mas deve valer a pena ler aprender um pouco mais sobre nossa cutura.

    ResponderExcluir
  10. Eu estou com esse livro aqui em casa, mas nada de ler ele, pois eu não curto muito esses clássicos, é claro que teve alguns que eu gostei né, mas teve outros que gente nem te conto, mas quem sabe eu venha a ler o livro né.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Conteudo é tudo, não é? Eu mesmo não gosto muito de clássicos, mas tem alguns que são necessários e trazem muito de nossa cultura.
    Gostei muito da analise e ajudou muito sim!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  12. Li esse livro quando ainda estava no colégio e era um dos livros cuja temática caia na prova. Quer queira ou não, a gente era obrigada a ler. Mas não desgostei do livro. Por ser um clássico da literatura brasileira, o livro ficou entre os meus preferidos por muito tempo. Só depois é que fui mudando de literatura. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...