[RESENHA]: São Bernardo - Graciliano Ramos

Olá pessoal,
Como estão?! : )

Como algumas pessoas mostraram vontade em ler a resenha de São Bernardo, que eu havia questionado em outra publicação, aqui está ela!
Resolvi publicá-la, porque a estória é bem escrita, interessante e que é um dos maiores clássicos da Literatura Brasileira!
GeraçãoLeitura.com também é cultura!! ( :

SKOOB
São Bernardo narra a vida e ascensão social de Paulo Honório, que foi guia de cego na infância e tornou-se um latifundiário de Alagoas. Depois de alcançar seu objetivo, ele se propõe a escrever um livro, procurando uma justificativa para o desmoronamento da sua vida, do seu fracassado casamento e da distância que separa ele e seu filho.

A confissão do narrador faz com que percebamos que para alcançar sua ascensão ele destrói seu caráter e perde a sua humanidade, tornando-se áspero, mesquinho e rude, fruto da corrente científica do Determinismo. 
"Princípio segundo o qual tudo no universo, até mesmo a vontade humana, está submetido a leis necessárias e imutáveis, de tal forma que o comportamento humano está totalmente predeterminado pela natureza, e o sentimento de liberdade não passa de uma ilusão subjetiva". Fonte: Infoescola.
Paulo Honório é o típico capitalista, fazendeiro, ambicioso e que faz tudo para conseguir o que deseja. Ele representa uma força que transcende limites e em função da qual vive: o sentimento de propriedade. Já as pessoas que o rodeiam são apenas frágeis, distantes e nada mais do que objetos, peças que devem estar a disposição do narrador.

Paulo Honório é muito esperto, isso é inquestionável. Ele molda as relações, os negócios e o diálogo de modo a favorecê-lo sempre, ou seja, ele não aceita as derrotas facilmente. 
O próximo lhe interessa na medida em que está ligado aos seus negócios e interesses. Até as pessoas a quem desenvolve gratidão e amor são taxadas como objetos e suas relações são quantificadas.

Segundo alguns críticos, São Bernardo nos mostra como a escrita de Graciliano é enxuta, curta, direta e bruta. Essa característica é adotada pelo narrador quando se amesquinha até nas palavras que usa: 
"É o processo que adoto: extraio dos acontecimentos algumas parcelas; o resto é bagaço."

Sobre a vida afetiva, percebemos que ela não é intensa e sempre permanece em segundo plano. Paulo não se vê um homem capaz de ser amado. Casa-se por conveniência e passa a descobrir na mulher, Madalena, tudo que ele não é: carinhoso, caridoso, humanitário. Esse conflito entre seres tão diferentes é explorado de forma magistral! 

De modo geral, a leitura de São Bernardo é monótona por se tratar de uma confissão, porém nos faz pensar e repensar nossas atitudes em relação ao amor versus dinheiro. 

Gostei demais da leitura desse livro e recomendo para aqueles que gostaram de Dom Casmurro (eles são parecidos no modo de contar a estória)

Abraços,

Adriano! ( :

11 comentários:

  1. Eu ainda não li esse clássico. Gosto bastante de saber como era as escritas e metodos usados pelos escritores do passado. Do autor Graciliano, eu só li Vidas Secas e posso dizer que gostei muito. Cheguei a derramar lágrimas em certos momentos e me senti um idiota por achar os meus problemas graves, mas sendo fúteis comparados ao da família miserável narrada.
    A escrita do Graciliano é muito boa. Pelo menos em comparação com as de outros escritores clássicos do Brasil. Desconhecia a existência desse livro dele. Achava que ele só tinha escrito Vidas Secas. Mas agora tenho mais um livro para saborear a escrita do autor. Rsrsrrs...
    O enredo me chamou muita a atenção. Foram praticamente nulo os personagens que indentifiquei o Determinismo neles. Creio que vou gostar bastante do enredo de São Bernardo.
    Parabéns pela escrita Adriano. Vc escreve muito bem. Suas resenhas são muito boas e nos faz querer ler todos os livros que vc indica. Abraços e sucesso ao blog :)
    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bom o que posso dizer é que não sou muito fã de clássicos e que só os li na época da escola, mas um livro que me prendeu e que até hoje não me esqueci e sempre que dá eu leio de novo foi a Moreninha, esse clássico se transfigurou em minha alma... Bom mais falando de sua excelente resenha, você soube colocar os pontos mais interessantes desse livro no sentido de que Paulo é super esperto mesmo e super controlador... Dri... eu sei que você quer ser médico, mas querido vc leva super jeito para comentarista e crítico de livros... Pronto Falei... rsrsrs xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Aaah eu achei que seria um livrinho chato, mas já q é parecido com D. Casmurro acho que irei amar *-*
    Minha professora tbm disse isso, Graciliano tem uma narrativa bem curta e grossa, direto ao ponto.
    Gostei dos possiveis pontos de reflexão: até onde o ser humano iria pelo poder?
    Ótima resenha!
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz por você ter decidido publicar esta resenha. Como o Victor aqui em cima, pensei que seria um livro chato.
    Abraço,
    www.livroserabiscos

    ResponderExcluir
  5. Não sabia desse livro, sério.
    E na verdade fico muito feliz pela sua resenha, é muito bacana ler e conhecer os mais diversos assuntos. Mas não sei se realmente o leria, não com o tanto de leituras que tenho pela frente, mas acho que um dia, eu ficaria interessada =D

    ResponderExcluir
  6. Nunca ouvi falar neste livro, até porque quase nunca leio livros brasileiros :P O que é uma pena :(

    http://thesagasofworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Esses clássicos não me chamam a atenção, me lembro do tempo de escola em que era obrigada a ler esses clássicos e eu nunca conseguia entender praticamente nada. Ma como tu disse o livro é interessante para pensarmos na questão de tudo ser visto como um objeto e principalmente pensar na questão: o que eu seria capaz de fazer pelo poder?
    Beijão

    ResponderExcluir
  8. OI Adriano
    Não tenho vontade de ler esse livro não, mas a sua resenha ta impecavel!
    E tomara que me ajude um pouco na UESB (vestibular amanha)

    ResponderExcluir
  9. Oi Adriano,
    Gostei demais do que você disse sobre o livro! Parece ser incrivel e eu fiquei louco de vontade de ler!
    O Graciliano é um craque da literatura brasileira!

    Parabens pela resenha!
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Oi Dri,
    Tudo bem que esse é um classico da nossa literatura, porem eu nao fiquei muito interessada em ler esse livro.
    Achei ele monotono, gosto mais de romances e coisas a fins!

    Sua resenha ta excelente, mais o livro nao mim agradou!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Esse é outro livro que li no colégio. Tinha horário dedicado a leituras na biblioteca e esse livro foi um dos que li nessa aula. Não foi um dos mais queridos mas, foi bom ler. Literatura brasileira precisa ser lida. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...