[RESENHA]: Codinome Verity - Elizabeth Wein

Oi, pessoal!
Tudo bem?! Espero que sim!! :)

A resenha de hoje é de um livro bem legal que li recentemente. Codinome Verity, escrito pela Elizabeth Wein foi cedido pela parceira Editora iD.
"Descobrir seu melhor amigo é como estar apaixonada." p.73

Livro: Codinome Verity
Autora: Elizabeth Wein

Edição: 1

Editora: iD
ISBN: 9788516089498
Ano: 2013
Páginas: 336
Tradutor: Marina Petroff Garcia e Lígia Arata Guimarães Barros 

Skoob: Clique aqui


O livro é ambientado na Europa, mais especificamente durante a Segunda Guerra Mundial e narra uma história de amizade entre duas mulheres, uma piloto e uma controladora de bordo. 

Uma delas é inglesa e a outros escocesa, ou seja, ambos estavam do lado aliado contra a Alemanha que compunha o Eixo.
E como todos os incidentes de uma guerra, Elizabeth Wein representou de maneira bem sensata, o que significava duas mulheres serem fortes e terem papel importante numa guerra e como protagonistas de um livro. 

O livro é dividido em duas partes, primeiramente ele é apresentado e narrado por Queenie, a amiga escocesa e controladora de bordo que infelizmente, está sendo mantida prisioneira alemã, em território francês. 
E a segunda parte, é aquela em que encontramos TODAS as respostas que precisamos e é narrada por Maddie. 

Antes de ser presa, Queenie estava num avião com sua amiga inglesa, Maddie. Ambas saíram da Inglaterra com uma missão e mesmo depois de serem atingidas por um bombardeiro, Queenie tenta cumprir sua missão, mas infelizmente foi presa. Ela cometeu um errinho bobo, mas que fez toda a diferença: olhou para o lado errado da rua, quando foi atravessar. Isso foi o suficiente para ela ser descoberta como espiã. 

Queenie é mantida refém pela tropa da Gestapo e por ser uma prisioneira de guerra, não passava o dia enclausurada numa cela de prisão. Ela sofria abusos, era mutilada, machucada e humilhada. Essas partes do livro são absurdamente tristes, porque remontam aos horrores da Segunda Guerra. Como estava presa, não lhe restava opções e seus opressores a obrigavam trair seu país e revelá-los, porém ela tornou a escrita sua aliada. 

Queenie passa a escrever sua história, como conheceu a Maddie, suas aventuras com a amiga, numa tentativa de ganhar tempo. Um fato interessante por demais, é que Queenie levava seus inimigos por um beco sem saída, com informações falsas e sem saída, ela os colocava contra o desconhecido, uma vez que suas informações não eram verdadeiras, apesar de seu esforço contínuo em deixar claro que dizia a verdade. 
EU DISSE A VERDADE!
 Codinome Verity é um livro denso e intenso. Somos abduzidos para o século XX, no qual veremos os fantasmas da guerra e seus desdobramentos para o mundo. 

A leitura não é rápida, uma vez que a autora cria uma história muito bem costurada e precisamos digerir muitos fatos. Um livro rico em detalhes, exige do leitor um comprometimento com a narrativa. Quando me deparei com tantas descobertas, refleti e decidi: preciso reler Codinome Verity e prestar mais atenção nas dicas que a narradora deixa para a gente. 

As personagens são muito fortes! Elas são cativantes e além de conviver e driblar os horrores da guerra, elas tem de enfrentar seus medos. Queenie é brava, destemida, irônica e enfrenta os seus opressores. Em uma palavra, ela é CORAJOSA. 
Já, Maddie é mais habilidosa, racional, forte e sensata. Em uma palavra, ela é DETERMINADA.

No decorrer da narrativa, fatos que não entendemos no início vão sendo explicados e por esse motivo, a leitura torna-se maravilhosa conforme vamos avançando. 

A autora fez uma pesquisa imensa e o dever de casa foi bem feito, porque ela não deixa a desejar tanto na parte aérea, relativo aos aviões, pousos e decolagens, até a parte histórica, quando ela descreve fatos sobre a Guerra e órgãos políticos que existiam. 

Eu adorei ler Codinome Verity, conseguiu me surpreender em muitos aspectos! 
De modo geral, o livro nos coloca a refletir. Até que ponto uma guerra vale a pena? (Se é que uma guerra, vale a pena). Os civis mortos e mutilados não são suficientes para que a guerra nunca aconteça? Quantas famílias, amizades e histórias de amor acabaram por causa dela? 

Desvendar os mistérios de Codinome Verity é um turbilhão de emoções.
AVISO: Leia com um distanciamento. Afaste-se das personagens, para não sofrer posteriormente!

AVISO 2: Está se aproximando o término de minhas aulas e por isso, o número de postagens e de visitas diminuiu consideravelmente. Como as coisas estão se afunilando, fica mais difícil (impossível) encontrar tempo e conciliar a escola com o blog. Desculpa a todos. 

Isso é tudo, pessoal!
Até breve :)

8 comentários:

  1. Eu não aguentaria ler um livro desse!
    Odeio sofrimento e vejo que nele deve ter de sobra.
    Eu nunca poderia ler um livro com distanciamento, quando eu leio sempre me apego aos personagens por isto evito livros com mortes e doenças, eu acabo sofrendo muito *cry*
    Eu sei, sou uma boba, mas sou muito sentimental e não posso arrancar isto de mim.

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Vim te fazer uma visitinha.
    Parece ser uma leitura bem difícil, daquelas que a história principal origina muitas outras e
    outras, não costumo ler muitos livros desse gênero, mais acho que leria sim
    Te espero lá no blog.
    Bjs*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  3. Apesar de estar, atualmente, evitando livros muito densos e fortes, me interessei demais por esse. Adoro livros que tratam sobre guerras. É uma realidade tão diferente da nossa que vale a pena ser explorada.

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, adoro histórias se que passam na guerra, acho que esse livro tem uma proposta muito interessante, gostei da sua resenha e fiquei muito curiosa com a leitura.

    Adorei o blog. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um bom livro. porém tenho duvidas se ele me agradaria.
    http://ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito desse livro! Sua resenha ficou muito boa! Já adicionei aos meus desejados do Skoob! Não curto muito livros que se passam na segunda guerra, mas esse me chamou muita atenção pelas meninas! Espero poder ler em breve!

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Fiquei super curiosa para ler este livro. Primeiro por ser ambientado durante a Segunda Guerra Mundial e também por se tratar de uma amizade muito bonita.

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros ambientados na Segunda Guerra Mundial.
    Certamente eu leria para conhecer essa estória de amizade entre as duas.

    Linda resenha. como sempre vc arrasa.

    Abç

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...