[ENTREVISTA]: #7 - Janaina Rico

Olá, pessoal!
Tudo bem?! 

O mês de maio está acabando e com ele, a ação de Valorização a Literatura Nacional, mas nosso ideal não para por aqui. Sempre é momento de respeitar nossas produções e conhecer mais um pouquinho de nossos escritores!

Por conta disso, hoje conheceremos a Janaina Rico, numa entrevista muito legal!! Vamos conferir:
P.S.: Leiam até o final!! Lá, haverá uma surpresinha ;)


A JANAINA

Janaina Rico ganhou os prêmios "Identidade literária" e "Codex de Ouro". Criou a campanha Eu leio Brasil. É autora dos romances: - "Ser Clara"; - "Apimentando"; - "Cartas para um pai". Do infantil: - "O maravilhoso livro de desenhos da menina que não sabia desenhar" Dos contos: - "10 dias para roubar o namorado da vizinha"; - "Gorda, solteira, 30 anos, procura"; - "Marcele & Bernardo".


GeraçãoLeitura.com: Como foi seu primeiro contato com a leitura?
Janaina: Na minha casa sempre se leu muito. Meu pai é escritor, então desde que nasci estive em rodas de escritores e com muitos livros à minha disposição. 

GeraçãoLeitura.com: Na infância, qual era sua relação com os livros?
Janaina: Eu lia muito. Era a melhor forma de passar o meu tempo. Eu não era uma criança arteira. Muito pelo contrário, bastante tímida. Adorava ficar horas com a cara enfiada nos livros. 

GeraçãoLeitura.com: Quando você começou a escrever?
Janaina: Nem lembro... Aos doze anos eu tive a ideia do meu primeiro romance, mas acabei não levando para a frente.

GeraçãoLeitura.com: Quais são suas inspirações para escrever? Tem algum autor como referência?
Janaina: A minha vida é a minha maior referência. Todas as minhas protagonistas são um pedacinho meu. Vai ver que é por isso que só escrevo em primeira pessoa.

GeraçãoLeitura.com: Quais são as dificuldades para que um autor consiga ser publicado e conhecido no mercado literário brasileiro?
Janaina: Nossa, muitas! Já melhorou bastante, mas ainda está muito longe do ideal. A mais complicada é conseguir entrar numa editora. Depois, arrumar um espacinho na imprensa, para divulgação do trabalho.

GeraçãoLeitura.com: Como você vê a literatura brasileira atualmente? Quais são suas expectativas quanto à ela?
Janaina: Estou muito otimista.  Cada dia mais os escritores conseguem se destacar. Temos excelentes obras sendo produzidas e parece-me que o pessoal que quer publicar livros anda se preparando, fazendo cursos, estudando. Para que possamos melhorar os livros, precisamos melhorar os escritores. Acredito que os leitores perceberam as mudanças e por isso estão cada vez mais comprando os livros brasileiros. 

GeraçãoLeitura.com: Sei que essa pode ser uma pergunta difícil, mas qual seu livro preferido?
Janaina: Nossa... São tantos! Se eu falar apenas um, serei uma traídora com os outros! (risos)

GeraçãoLeitura.com: Qual livro nacional você recomenda? Por quê?
Janaina: Os meus! (risos) São tantos! Acabei de ler o “As duas faces do destino”, do Landulfo Almeida e é maravilhoso! Também gostei muito do “Antes tarde que mais tarde” da Liana Cupini. E tem o “Pássaro” da Samanta Holtz que é muito bonito. 

GeraçãoLeitura.com: Você é uma formadora de opinião e escritora renomada, alcançando os prêmios "Identidade literária" e "Codex de Ouro". Como é ser reconhecida como escritora nesse país que não apoia e valoriza as produções nacionais?
Janaina: Devo tudo isso aos blogueiros que me apoiam, o trabalho incansável da galera de divulgação dos meus livros. Noto que os meus parceiros comemoram as minhas vitórias comigo. Quando eu ganhei o “Identidade Literária”, por votação do público, fiquei uma semana sem conseguir dormir direito, de tão feliz que eu estava. E depois, quando veio o “Codex de Ouro” foi uma explosão no meu peito. Ser escritora não é fácil, preciso matar um leão por dia. Mas, é uma coisa maravilhosa ver o meu trabalho reconhecido, premiado e admirado.

GeraçãoLeitura.com: Como idealizadora do projeto: Eu Leio Brasil, em sua opinião, quais foram suas contribuições sociais e culturais através dele? 
Janaina: O Eu leio Brasil começou como uma brincadeira entre amigos e ganhou uma força enorme, pois ninguém aguentava mais a falta de espaço para os livros nacionais nas editoras e livrarias. Fiquei impressionada quando chegamos aos assuntos mais comentados no twitter. Falei, “poxa, não sou só eu insatisfeita por aqui”. Acredito que muita gente passou a prestar mais atenção nos livros brasileiros depois da campanha. 

GeraçãoLeitura.com: Você é autora de “Ser Clara”, “Apimentando” e “Cartas para um pai”. Como surgiu a ideia para escrevê-los? O que mais gosta em cada livro publicado?
Janaina: Cada um é completamente diferente do outro. O Ser Clara é um chick-lit divertido. O Apimentando traz uma reflexão mais profunda. E o Cartas para um pai narra a gravidez sob uma ótica meio dramática, meio divertida. Mas, minhas garotas todas levam um pedacinho do meu coração. Acho que o que mais me agrada nos três é o bom humor. Meu objetivo sempre foi fazer o meu leitor sorrir.
Ser Clara - Cartas para um pai - Apimentando
GeraçãoLeitura.com: Atualmente, quais são seus planos? Pode adiantar algumas ideias sobre novos livros?
Janaina: Ainda esse ano deve sair o meu livro na mundialmente famosa série “Para Leigos”. Ser convidada para o projeto foi uma surpresa e uma alegria! Estou bem focada nele, e acredito que vai ser um sucesso!

GeraçãoLeitura.com: Além de escrever, a quais outras atividades você se dedica?
Janaina: Sou roteirista e diretora teatral, mas os livros estão sempre em primeiro plano.

GeraçãoLeitura.com: Como você considera a sua literatura? O que aponta como característica unicamente sua?
Janaina: Minha literatura é meio maluquinha, que nem eu. Se quero falar de sexo, falo. Se quero escrever para crianças, escrevo. Se quero tratar de doenças, trato. A única coisa que  certamente quero que tenha em todos os meus livros é o humor.

GeraçãoLeitura.com: Cá entre nós, qual personagem criado por você tem o maior pedaço de seu coração? Por que? P.S.: Pode confessar, os outros não ficarão enciumados! rs..
Janaina: Você que pensa! Minhas meninas são muito ciumentas! Melhor não provocar uma briga entre as minhas personagens! (risos)


PING-PONG

Um lugar? Qualquer um ao lado do meu marido e do meu filho
Uma comida? A da minha mãe
Uma pessoa? Eu! Se eu não me amar, quem é que vai?
Um sonho? Ultrapassar a barreira de um milhão de exemplares vendidos
Um medo? De ter meus livros esquecidos
Uma frase? "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez" - Jean Cocteau 
Uma qualidade e um defeito? Hiperativa e hiperativa! (risos)


5 COISAS SOBRE A JANAINA QUE PROVAVELMENTE VOCÊ NÃO SABIA :3
  1. Vegetariana radical.
  2. Ex-fumante que implica com o cheiro de cigarro.
  3. Todos os dias ao acordar digo para mim mesma que sou capaz de fazer tudo o que tenho vontade,.
  4. Odeio falar ao telefone. 
  5. Não posso ver um bebê em qualquer lugar que eu esteja que eu paro para brincar com ele.  
A SURPRESA! 


A Janaina cedeu um exemplar de Apimentando para sortear entre aqueles que deixarem um comentário coerente aqui nessa entrevista! Os comentários serão aceitos de hoje (28/05) até 28/06. 
O sorteio será feito pelo site Random.com admitindo-se que cada participante receberá um número de acordo a ordem de seu comentário. 
O resultado será divulgado na página do blog, no Facebook provavelmente no dia 29! Fiquem ligados :)

Janaina, obrigado pela entrevista! :) Desejo-lhe muito mais sucesso! Muitos livros e que a vida lhe sorria sempre!

Beijo

E aí, gostaram da entrevista? Comeeeentem! E boa sorte a todos :)

ATENÇÃO, PESSOAL!



Hoje, dia 01 de julho, eu estou editando esse post para acrescentar o resultado do concurso.
Fiz o sorteio pelo facebook e pode ser visualizado aqui.

A ganhadora foi a FLÁVIA M. OLIVEIRA, através do comentário de número 02.


17 comentários:

  1. Adorei a entrevista, morre de vontade de ler "Cartas para um pai" já vi várias resenhas sobre ele, e todas positivas *o*

    ResponderExcluir
  2. Adriano,
    Além de resenhista extremamente capacitado, devo ser sincera e assumir que como entrevistador você também é um sucesso. Que menino, multifacetado! risos

    Em 2013 ganhei de um aluno, o livro Ser Clara. Não o conhecia e fiquei bem arredia quanto a iniciar a leitura, no entanto, é um ótimo livro! A Janaina me surpreendeu e eu adorei o livro. E que a sorte me permita levar pra casa, o exemplar de Apimentando!

    Não sabia dos prêmios que ela já ganhou, prova o quanto a literatura dela é agradável. Sou ex-fumante que tem vergonha de lembrar desse ato e detesto cheiro de cigarro. Sou vegetariano e babys são meu ponto fraco.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu sou louca pra ler algo da Janaina, acho incrível uma escritora brasileira ser reconhecida e premiada como ela foi, deve ser uma felicidade enorme.
    Lembro de uma vez está no twitter e ver lá a tag Eu Leio Brasil, foi incrível, eu vi e entrei na onda é claro, é tão difícil ver escritores brasileiros sendo reconhecidos, e difícil encontrar leitores que sejam 100% fãs de ler livros brasileiros, então foi uma iniciativa incrível, e eu adorei e apoiei!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou muito fã de seu trabalho. Te adoro

    ResponderExcluir
  5. Nossa adorei a entrevista!! Concordo muito com a Jana, ser escritor no Brasil não é fácil. Temos diversos escritores e livros maravilhosos, mas não vemos divulgação de quase nenhum, as principais editoras quase não incentivam os autores brasileiros, e é um desperdício de talento! Concordo que ultimamente está melhorando, tenho visto muitas campanhas a favor da literatura nacional, inclusive a Eu Leio Brasil (não sabia que Jana era idealizadora).
    Adoro ver os autores brasileiros sendo reconhecidos por seu trabalho como a Jana vem sendo. Ela é uma autora talentosíssima, conheço diversas pessoas que sempre me falam pra ler algo dela!
    Enfim, adorei saber mais sobre a autora! Adoro quando os escritores ficam assim "mais perto" dos fãs, é uma maneira de conhecer melhor nossos ídolos, rsrs.

    ResponderExcluir
  6. Excelente entrevista, fiquei bastante interessa em ler os livros da Janaina Rico em especial o livro Cartas para um pai.

    ResponderExcluir
  7. U.A.U!!

    Os livros dela parecem ser MUITO polêmicos e provocantes, reflexivos... Impressionante! Me identifiquei em partes da entrevista e, engraçado ter a vida como referência... é o que, geralmente, temos mas não respondemos isso! Demais! Louco pra ler algum

    Lucas
    http://escritordeconta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa que entrevista massa..adoreiiii..já tinha ouvido flar desse livro e muito m..agora fiquei com mais vontade de lê-lo.
    Parabéns pela iniciativa.

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Adriano! Adorei conferir a entrevista. Eu não conhecia nada sobre a autora, mas estava acompanhando suas publicações e iniciativas no meio literário há meses (rs). Quero muito ler seus livros, sendo tão prestigiados pelos leitores. Acho que a Janaina Rico é um grande exemplo de como temos talentosos autores nacionais. <333
    Ri sozinha com várias respostas dela. Ela me pareceu muito simpática e divertida. Se os livros dela seguirem esta linha, não tenho dúvidas de que me apaixonarei logo nas primeiras páginas (haha).
    Desejo sucesso a ela e ao seu blog, sempre!
    Beijos =*

    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Dri! Amei a entrevista.
    Ainda não li nenhum livro da autora Janaina Rico, mas tenho muita vontade, parecem ótimos.
    E Uauu quantos prêmios eim.. sucesso, sucesso!
    Sobre o projeto Eu Leio Brasil, conheci a pouco tempo e gostei muito. Pelo que eu vi da entrevista e do vídeo que assisti do projeto, a autota parece ser muito divertida e comunicativa =)

    Não sou ex-fumante e nem nunca fumei, mas Odeio o cheiro de cigarro, meio que me sufoca rsrs

    Adorei conhecer um pouquinho sobre a Janaina, e vou procurar os livros dela para comprar =) e estou na torcida para ganhar o livro "Apimentado" rsrs

    Beijos!!
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Tão bom ter escritores brasileiros, tão bom ver cada vez mais e mais estes livros no Mercado. Tento seguir o exemplo da familia da Janaina, tenho muitos livros infantis espalhados pela casa para incentivar meus meninos, mas hoje em dia é tão dificil competir com o Facebook, internet, xbox, tablets, que nem sei. Sou louca para ler Cartas para Um Pai. Ah, parabens pela iniciativa da Janaina de ser vegetariana, eu ainda chego la.

    ResponderExcluir
  12. Ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos livros da Janaína, mas tenho bastante vontade. O que achei legal nessa entrevista é que ela disse que em suas tramas não pode faltar o humor, independente do gênero ou do assunto abordado. Eu gosto de ler algo "cabeça", mas que tenha seus momentos de leveza. Torço também para que esse projeto encabeçado por ela faça cada vez mais sucesso!!!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. Nossa, não dá para negar que Janaina é Brasileira de verdade. Linda, divertida e sincera. Até este momento não a conhecia ( o que ficou para trás) e fiquei muito feliz em saber que o Brasil tem autores como ela, que fazem parte de um time guerreiro afim de valorizar a litura nacional; confesso que de um tempo para cá venho dando mais atenção para nossa literatura, coisa que era rara (a nao ser os grandes famosos do passado), enfim, amei a entrevista e principalmente conhcê-la, ela é uma caixinha de surpresas.
    Pontos que mais amei: Quando ela fala que suas personagens (minhas meninas) são muito ciumentas e suas qualidades e defeitos que são a mesma coisa kkkkk. Amei......

    Bjsss

    ResponderExcluir
  14. Nossa que entrevista maravilhosa, eu sou louca para ler os livros da Janaina, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade, gostei de ver que ela é uma pessoa super simpática, e os livros dela parecem ser ótimos, com toda certeza eles irão me agradar e uma coisa que temos super em comum eu também não posso ver um bebê na rua, adorei saber mais sobre essa pessoa maravilhosa que ela é.
    milarosadasilva@gmail.com
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  15. Oh. Adriano, querido
    que surpresa agradável. Estou muito feliz com todo esse carinho e com essa sorte que me abateu ultimamente, que ela fique comigo sempre. risos

    Um beijo
    Já respondi seu e-mail

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens Flávia, faça uma ótima leitura....
      Bjss ao dois..

      Excluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...