[RESENHA]: A Garota da Casa Grande - Amanda Marchi

Oi, pessoal!
Tudo bem?! 

Hoje, estou aqui para resenhar um livro muito lindo e interessante que li recentemente! A Garota da Casa Grande foi escrito por Amanda Marchi e toca num tema que, infelizmente, ainda é uma ferida na sociedade em pleno século XIX: a aceitação do amor entre pessoas do mesmo sexo

O livro conta a história de Geórgia, uma garota da capital e acostumada a correria da cidade grande, bem aceita com sua orientação sexual aos 17 anos e que sempre passa as férias com a família do interior e vê nesse divertimento, nada mais nada menos que uma "tortura", já que não tem todas as comodidades que a capital oferece.

Geórgia é aquela figura tipicamente bem resolvida, segura e sedentária que não vê um lado positivo nas cidades interioranas. Seus dias são exaustivos e monótonos e ela deixa claro pro leitor como está insatisfeita, uma vez que seu relacionamento com a tia e a avó é um pouco distante. A jovem encontra no cachorro, Max, sua válvula de escape e é através dele que ela conhece Alice. 

A partir do momento que se conhecem, Geórgia percebe que suas férias poderiam ficar um pouco mais interessantes! Nasce entre as meninas, uma amizade. Alice precisa de alguém que lhe ame e esteja a seu lado, uma vez que ela está se descobrindo naquele momento e com isso, vem a dura fase de se reconhecer diferente e se aceitar. Já Geórgia teme se envolver e se importar demais, visto que ela tem um histórico de decepções. 

A Amanda soube construir uma narrativa leve, madura e também poética. Ela leva a estória por caminhos que provam a premissa de que o mais importante é o amor, independente de sexo, raça, religiões e concepções sociais. Muito bonito ver escritores que se preocupam em levar essa abordagem para a literatura e mostrar que a homofobia ou qualquer tipo de preconceito são coisas de pessoas ignorantes e mesquinhas.

O livro é bem curtinho, no mesmo dia que o carteiro me entregou, eu o li (devorei). E apesar de ser uma história ágil, eu acabei de me envolvendo com as personagens e quando acabei, fiquei triste. Aquela sensação de proximidade com a narrativa e o sabor de quero-mais ficaram em mim.

Acredito que o principal legado da Amanda ao escrever esse romance é desmitificar falsas ideias pré-concebidas por pura ignorância. O preconceito, principalmente em cidades pequenas é enorme e perdura arraigado na sociedade, que no interior é mais conservadora. A autora mostra que o anseio do homossexual é ser considerado aceito normal porque ele é normal! 
O preconceito eleito [...] Homofobia, quem diria!
Amplificada pela ma-fé!
Homem, mulher. Somos todos bichos. Nichos de mercado
Datados!
Dotados de amor e querência!
Por isso não esqueça:
Onde sobra intolerância falta inteligência!
O Sol e a Peneira - O Teatro Mágico - Escute aqui
A luta entre duas jovens que se amam e querem viver esse amor, independente do que os outros vão dizer é uma luta injusta, ao passo em que não há tantos impasses para um romance heterossexual quanto para um romance homossexual! E eu lhe pergunto quando todos estarão no mesmo pé de igualdade!

Os personagens são cativantes! A Geórgia é sarcástica e amorosa, enquanto a Alice é meiga e mais responsável. Além disso, amor, agilidade típica da adolescência, crises, companheirismo, amizade e a busca por aceitação e auto-descoberta são temas que o leitor encontrará na narrativa. 

Recomendo o livro para todos àqueles que são suficientemente maduros para tal realidade e principalmente para aqueles que gostam de um bom romance! 
Leiam e descubram a história de amor entre a garota da capital e a garota da casa grande!

P.S.: Se alguém se sentiu ofendido com a abordagem do livro ou com as ressalvas que fiz na resenha, só tenho um comentário: sinto muito por sua homofobia, deve ser triste ter um pensamento tão mesquinho e uma mente tão retrógrada em pleno século XXI! =) 

Espero que tenham gostado da resenha! :)

10 comentários:

  1. Oi Adriano! Adorei sua resenha, e como eu adoro romances fiquei com vontade de ler! Nesse tempo corrido esses livros curtos e que marcam são o melhor.
    E quem é que ainda liga pra homofobia? É ridículo desde que foi criado, enquanto a homossexualidade sempre esteve por aí, também representada por uma outra palavra, pura e "simples": Amor.
    Se é que amor é simples, kkk
    A garota da casa grande vai entrar na lista interminável de desejados no meu skoob ahaha
    abraços

    wesaysomething.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriano, tudo bem?

    Adorei a sua resenha, muito boa, passou exatamente o que eu senti ao ler esse livro. É um livro doce e encantador e que trata a homossexualidade com naturalidade, e isso foi o que eu mais gostei no livro da Amanda. Não tem aquele drama todo que por vezes se vê em outros romances que abordam o tema. E é isso que é, normal.

    Adorei o jeito da Geórgia e me identifiquei bastante com ela, o modo dela pensar e agir. A Alice também é super fofa. E realmente também senti falta delas quando o livro terminou.

    Infelizmente, ainda no século XXI vemos preconceito e pessoas condenando algo tão natural.

    Enfim, gostei muito da resenha. Se quiser, dá uma passada na minha, ficarei bem feliz de saber sua opinião. Ah, também gostei muito da música, realmente, ela realmente diz tudo.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/2014/04/resenha-7-garota-da-casa-grande-amanda.html

    ResponderExcluir
  3. Adriano,
    Que linda resenha! Eu adoro vir aqui e constatar sua maturidade intelectual e humanística! Você aborda temas polêmicos, que perduram como tabus e de uma forma suave! Homofobia configura-se uma das mais pecaminosas faltas de respeito que um ser humano pode impor a outro! Somos seres livres e pensantes, condicionados por fatores biológicos que os mais célebres intelectuais ainda não conseguiram determinar!
    A ressalva é, ninguém escolhe ser desprezado por gostar de um igual. Ninguém escolhe ser homossexual, é uma orientação e jamais uma opção!

    Acho digno prestigiar seu talento como resenhista e formador de opinião!

    Parabéns pela maturidade em abordar o tema!

    Amo O Teatro Mágico e adorei essa música. Não a conhecia! risos

    Um Beijo

    ResponderExcluir
  4. A resenha está perfeita, você abordou um tema bastante polêmico de uma maneira inteligente e conseguiu me deixar com muita vontade de conferir o livro.
    Acho muito legal livros que abordam temas como esse, é sempre bom poder levantar um debate com assuntos assim.
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Adriano, que bom que você gostou do livro e, principalmente, captou a mensagem principal dele! ausdhaushd Essa minha escolha meticulosa de novos parceiros era exatamente o que eu precisava, e fico feliz que você foi um dos escolhidos! Amei a resenha :D ~voltando a escrever o novo livro~

    ResponderExcluir
  6. É difícil encontrar livros que abordam a homossexualidade. Achei muito interessante a sua resenha! É bom diversificar e abordar um assunto polêmico como esse, que nem deveria ser polêmico assim.

    ResponderExcluir
  7. Olá Adriano.
    Primeiramente queria agradecer o comentário que você deixou no Estande Jovem, muito obrigado.
    Agora homofobia, eu considero atitude de pessoas ignorantes e intolerantes. Pior que na maioria das vezes começa em casa, com os pais.
    Sobre a sua resenha, foi demais. Me fez querer ler o livro da Amanda. Parabéns.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Dri, lendo sua resenha percebi que eu realmente nunca li nada em que os protagonistas fossem homossexuais. Já li muitos livros que abordam o romance entre personagens secundários, mas protagonistas... E cheguei a outra conclusão: você acabou de me apresentar um livro que tem protagonistas homossexuais, pq eu não conhecia nenhum outro.
    É incrível, em pleno século XXI, existir esse tipo de preconceito. Acredito que o fato de não conhecermos ou até mesmo não vermos tantos livros é devido a "cabeça pequena" da sociedade.
    Outro dia a Taty me mostrou um comentário super maldoso no blog de uma amiga, por ela resenhar e divulgar livros eróticos.
    Enfim, vivemos numa sociedade moderna recheada de ignorantes.
    Beijos, adorei a resenha.
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sempre vejo muita gente elogiando este livro e fico com muita vontade de lê-lo também, parece ser muito bom. Gostei muito da resenha, parece ser mesmo uma leitura leve mas muito cativante e bem construída. Também gosto muito de autores que buscam acabar com o preconceito na literatura, pois infelizmente muita gente não entende que todas as formas de amor são certas. :)
    Achei a capa linda!
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Adriano.
    Achei o livro interessante, ao tocar no tema que ainda é um tabu. Acho que seria uma leitura mt prazeirosa pra mim assim como foi para você. Eu amo essa música e adorei a resenha.

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...