Tudo bem?! Espero que sim!
Aviso rápido: o resultado do Top Comentarista de Junho será publicado amanhã!! Fiz a contagem hoje pelo excel mas no momento de salvar, minha inteligência clicou no botão de NÃO SALVAR e tudo se foi. :(
Aviso rápido: o resultado do Top Comentarista de Junho será publicado amanhã!! Fiz a contagem hoje pelo excel mas no momento de salvar, minha inteligência clicou no botão de NÃO SALVAR e tudo se foi. :(
Companhia das Letras - SKOOB |
Dias Perfeitos nos apresenta o jovem estudante de medicina, Teodoro, ou simplesmente, Téo; um cara solitário, indiferente, doentio, obsessivo, psicopata, ardiloso e que nutre amizade apenas com o cadáver de Gertrudes. Téo leva uma vida medíocre e sem emoções que corroboram a formação dessa personalidade maquiavélica e dissimulada. O que mais me chamou a atenção em Téo, é sua capacidade de observação e sua esperteza. Ele é assustador em todos os sentidos. Sua frieza milimetricamente calculada é absurda e choca o leitor.
Esse cara solitário se depara com Clarice, uma jovem que preenche todos os requisitos para ser seu oposto. Extrovertida, alegre, com muitos amigos, tranquila e desinibida, Clarice logo passa a ocupar todo o coração de Téo. E todas as emoções e ações dele se refletem na moça. Ele começa uma perseguição obsessiva e doentia e começa a criar situações na qual, o amor que ele devota a ela é reciproco. Ele fantasia uma vida a dois e se torna uma compulsão insensata e aterradora.
Clarice estuda história da arte e mantém um roteiro chamado Dias Perfeitos, no qual três amigas viajam por Teresópolis, Ilha Grande e Paraty. Quando Clarice se nega a dar uma chance a Téo, ele age como um verdadeiro psicopata e friamente a sequestra, levando-a para Teresópolis para que ela termine seu roteiro e tenha uma oportunidade de conviver com ele e assim desenvolver sentimentos amorosos para com ele. No entanto, meus caros, se você quer conquistar uma garota NÃO A SEQUESTRE! #FikaDika. rs
Téo é muito psicopata e eu não tenho como descrever as atrocidades que ele comete porque cada uma é uma bomba! A cada nova situação criada pelo Raphael, eu tinha mais medo do Téo. É incrível como alguns personagens perturbadores conseguem nos deixar de cabelo em pé. O mais interessante nisso tudo é a dualidade da situação. Téo sequestra, tortura, humilha, prende e não enxerga que está fazendo isso. Para ele, todas essas atitudes são para o bem de Clarice e para que ela veja que ele é o homem certo para ela.
Ele é um personagem muito bem construído e ardilosamente moldado. Por ser estudante de medicina e aparentemente ser um jovem com caráter, responsável e de boas intenções, todas as especulações sobre o fato são desviadas por ele. Téo consegue planejar e premeditar todas as situações para que se justifique seus atos e assim ele não seja culpado. Ele possui o poder da persuasão e do convencimento, aniquilando quaisquer suspeitas.
Depois de Teresópolis, eles partem para Ilha Grande e Paraty, no Rio de Janeiro para descrever a viagem, assim como no roteiro. Em cada cidade há novas situações conflitantes, diálogos ágeis e provas de que Téo é doente e precisa de tratamento. O livro é centralizado no Téo, e é até um pouco narcisista como tudo gira em torno dele e como ele se isenta de qualquer situação. Sabe a impunidade, pois é, ela dá o ar da graça nesse livro e isso me revoltou fervorosamente.
O único ponto negativo da obra se restringe ao final do livro. Durante toda a narrativa eu me perguntei como aquela história se resolveria e não conseguia imaginar o que sairia da cabeça do Raphael Montes, porém o final não me agradou, particularmente! Eu esperei que a justiça fosse ser feita, mas tudo acabou em pizza. Revoltante sim. Vi que muitas pessoas amaram o Téo, mas eu só consigo ter ódio (e medo) dele!
A narrativa do Raphael Montes é sagaz e tensa! Suas cenas são sempre regadas de nervosismo e tensão. Evidencio a engenhosidade do autor em criar justificativas psicológicas que explicassem todos os atos do Téo. Às vezes, ele martela tanto na tecla que justifica o ato (ainda que seja absurdo ou uma mentira bem criada) que nós, leitores, começamos a acreditar nele! É perturbador como até nós, espectadores, somos envolvidos por aquela camada de loucura.
Alguns detalhes são irônicos e marcam a singularidade da narrativa do Raphael, por exemplo, após ler esse livro, garanto que você nunca mais enxergará o nome Gertrudes com normalidade e jamais olhará para uma mala Samsonite rosa com naturalidade! São as cicatrizes de uma obra que marca enquanto assusta.
O livro foi cortesia da editora Companhia das Letras. Fico muito grato por terem me presenteado com essa história maravilhosa e claro que recomendo a leitura! Tenho certeza que algumas amigas blogueiras, como a Lizi, a Dih, a Taty e a Bia vão amar esse livro e tem minha avaliação super positiva!
Esse livro nos traz a certeza de como nossa literatura é perfeita, de como nosso terreno é fértil e de como nossos autores merecem ser valorizados.
Espero que tenham gostado! :)
Esse livro nos traz a certeza de como nossa literatura é perfeita, de como nosso terreno é fértil e de como nossos autores merecem ser valorizados.
Espero que tenham gostado! :)
Oi Adriano :)
ResponderExcluirCARAMBA! Cara, eu quero esse livro há muito tempo e com a sua resenha, minha vontade de lê-lo triplicou. Vi que realmente o livro é interessante e merece uma chance. Tentarei comprá-lo em Setembro. Abraços!
http://euvivolendo.blogspot.com.br/
Adriano,
ResponderExcluirNunca li ou nem mesmo assisti uma resenha negativa sobre Dias Perfeitos do Raphael Montes,sem dúvida esse livro já entrou na minha lista de futuras leituras faz tempo...rsrs'.
Abraços!
Olá Adriano.
ResponderExcluirkkkkkk se não recebe-lo logo vou surtar, como fez isso comigo??? :P
Verdade nunca sequestre uma garota não sequestre, já "quase" aconteceu e foi muito ruim XD.
Como sempre sua resenha é ótima Dri, demais o/
Aliás, desculpe pela demora de passar aqui kkkk, beijos!
Olá A.
ResponderExcluirMe envie esse livro já !
Venho lendo várias resenhas sobre esse livro, e essa é a primeira da qual o leitor não ama o Téo. E me pergunto então, quem é mais louco ? rsrs.
Tenho muita vontade de ler esse livro, porém tenho um grande receio. Por não ser meu gênero literário, teria que sair de minha zona de conforto para poder viajar nesse mundo de loucura. Mas espero poder ter o prazer de conhecer essa história.
Fico feliz ao saber que a escrita brasileira vem surpreendendo até internacionalmente, espero que isso venha acontecer com outros.
Beijos,
http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/
Não sei se vou gostar do psicopata rsss, confesso que ainda não li um enredo assim , sua resenha me deixou curiosa. Vou estudar mais sobre o livro e quem sabe ler .
ResponderExcluirabraços
Joyce
Não conheço um leitor do Raphael que não tenha se tornado fã depois de ler uma de suas obras. Eu, como sou cagona, tô enrolado ao máximo pra comprar e tenho certeza de que depois demorarei pra ler. Sei que o livro é bom, o problema sou eu mesma. kkkkkkkk
ResponderExcluirBeijinhos!
Giulia - Prazer, me chamo Livro
Você já sabe que eu estava louca por esse livro, mas agora eu estou praticamente surtando! Sua resenha está maravilhosamente instigante Dri! Eu amei o livro, sem ao menos ter lido. Sério, desejando muitíssimo!
ResponderExcluirEstou bastante ansiosa para conhecer o Psicopata do Téo, e saber mais sobre a Samsonite Rosa :3
Um Beijo!
http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/
Olá Adriano, assim como você eu gosto de um livro carregado de suspense e um pouco de thriller, contudo este livro me pareceu mais macabro que o normal, não sei se eu teria coragem de ler ele.
ResponderExcluirAgora lendo sua resenha logo ali nas meados do final você diz que o final não foi bem o que você esperava, então se você não esperava significa que foi um tanto ridículo. Então vou deixar passar esta obra. Ate por que eu não quero olhar uma mala rosa e imaginar coisas. hahahahaha
Parabéns pela resenha!
Beijokas Ana Zuky
Oi Adriano.
ResponderExcluirEu li esse livro e amei, com certeza a literatura nacional vem evoluindo e muito.
O Raphael me surpreendeu com o desenrolar e principalmente desfecho dessa história, e ao contrário de você, apesar de não ter encontrado o fim que eu esperava eu gostei muito do que encontrei porque achei ousado.
Me tornei fã do autor, não canso de falar isso e indicar essa leitura.
Beijos.
Leituras da Paty
Olá, já li esse livro e adorei. Acredito que além do autor, sou o único que também gosta do Téo. Cada ato que ele fazia, apesar de errado eu vibrava e torcia pra que tudo desse certo pra ele, tanto que adorei o final. Enfim, adorei a leitura, achei a escrita do Raphael incrível e pretendo ler a outra obra do autor, anterior a esta.
ResponderExcluirAbraço!
www.umomt.com
Amei o livro pela resenha, acho muito legal livros que trazem como protagonistas personagens com desvios de conduta. Já anotei o nome do livro.
ResponderExcluirAmei a resenha. Parabéns.
Beijooos!
Petite Mix
Vivendo em Livros
Oie,
ResponderExcluirJá li duas resenhas sobre esse livro, e as duas são positivas, eu fiquei com aquele medinho lá no fundo de não gostar da obra, não sou muito fã do gênero, mas com certeza daria uma chance a obra, sei como é olhar pra um objeto e ver outras coisas além do que representa, e a capa engana, pensei que fosse um romance quando vi pela primeira vez hahah, as capas os enganam ás vezes!
Mayla
Oi Adrii! Que livro show! Gostei muito dessa estória! Amei a dika e concordo com ela! Nada de sequestrar a mocinha para conquistar! rsrsrs Amo livros com essa temática, fiquei super curiosa para saber o que Téo faz!! Amo suspense!! rsrsrs
ResponderExcluirBeijinhos
Mirelle - meumundoemtonspasteis.com
Eu vi esse livro uma vez e passei reto dele, não fiquei interessada, sabe? Eu nem ao menos sabia que ele era nacional, caso soubesse iria olhar para ele com outros olhos, pois acho muito importante valorizar a literatura nacional, sabe? E depois de ver sua resenha só me resta juntar dinheiro para comprar o livro, pois parece ser ótimo, ele tem uma história bem interessante e diferente de tudo o que já li, enfim, espero um dia ler esse livro *-*
ResponderExcluirBeijos :*
Larissa - Srta. Bookaholic
Já vi diversas resenhas sobre esse livro e o final parece dividir, uns gostaram, no seu caso não haha, mas depende de quem escreve. Eu não tenho estomago para esse tipo de literatura, eu sofro muito com personagens e esse tipo de livro me afeta demais. Mas, ninguém tinha falado dessa mala! E eu achei incrível e um belo diferencial da sua resenha, eu me apego muito a objetos que são citados em livros. Apesar de não gostar desse tipo de literatura já anotei para dar o livro de presente :)
ResponderExcluirO Téo é realmente assustador em todos os sentidos. Dá medo pensar que a gente pode se deparar com um maluco desses e ter o destino da Clarice. Não consigo nem olhar pra essa mala rosa! hehe...
ResponderExcluirA narrativa do Raphael é mesmo fantástica, mas tive dificuldades com a leitura, exatamente pelo livro ter sido tão bem construído. Tive que parar de ler em certa parte, ler uns livros leves, e depois retomá-lo, porque meu estômago não estava aguentando. O final me agradou, não por eu achar que seja o mais adequado, mas por achar que acontece sim e que as pessoas precisam de uma sacudida, que o Raphael soube dar.
Beijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Com certeza alguns personagens possuem o dom de nós deixar de cabelo em pé literalmente kkkkkk. Já ouvi falar deste livro e muitas pessoas gostaram e outras não, antes de ler algumas resenhas eu tinha vontade de ler o livro, mas hoje eu não tenho mais, acho que não iria gostar do Téo, a história com certeza é aterrorizante e eu acho que não iria curtir tanto assim kkkkkkkkkk. Foi uma pena que o livro não te agradou no final rs, Abraços.
ResponderExcluirOi Dri... tudo bem meu querido!!!
ResponderExcluirEu já li algumas resenhas desse livro... achei que você resenhou esse livro tão perfeitamente que senti como se estivesse com ele em mãos e lendo junto com você... confesso!!! Vc já sabe que tenho certeza de que você tem o dom da escrita para resenhas... Bom eu tenho muita vontade de ler esse livro... só estou esperando a oportunidade (dinheiro) para leitura desse livro... e claro que você acertou em cheio quando me citou dizendo que eu iria gostar e não só gostei, como amei e me interessei ainda mais... Xero!!
Oi Dri!
ResponderExcluirEu já estava de olho nesse livro, agora depois dessa sua linda resenha tenho que comprar para ler! Eu amo trillers, sou louca por livros que seguem essa linha, fiquei curiosa com a história do cadáver que a melhor amiga dele - hahhaha - o enredo parece ser ótimo e o desenvolvimento do personagem também!
Beijos!
Paulinha Juliana - Overdose Literária
http://overdoselite.blogspot.com.br/
Fiquei de olho nesse livro desde o dia em que você me disse que o havia recebido (lembra?) e me mostrou a sinopse. Desde então li várias resenhas e elas me instigam cada vez mais a querer lê-lo. Confesso que fico meio temerosa de todo o thriller me perturbar demais, afinal não estou tão acostumada com o gênero e esse parece ser marcante. Mas a sua resenha me deixou inquieta, Dri! Para com isso... kkkkk Se eu tivesse mais tempo pegaria emprestado (você me emprestaria, né?) mas como vou estar longe em breve, fica para as férias, caso eu já não tenha lido. ;)
ResponderExcluirDany || A Thousand Lifetimes
Dani,
ExcluirDias Perfeitos tem partes pesadas e perturbadoras que um leitor de primeira viagem no gênero vai se sentir amedrontado.
É claro que eu te empresto, agora ou nas férias, quando quiser é só me gritar que eu empresto! :D
Beijos
Meu deus, nunca havia ouvido falar desse livro. Como assim?
ResponderExcluirQuero muuuito ler, parece ser muito bom.. Cara amo thrillers, e ainda por cia nacional? haha
Com essa resenha já até comecei a ter medo do Téo :o
Bjs
Anny
Dri,
ResponderExcluirNão gosto de thriller, mas sua resenha me deixou instigado a conferir essa mente doente do Téo. :O
Resenha belíssima, mas não leria. Meu medo é maior que isso. E adoro minha samsonite rosa para começar a ter medo dela.
Beijinhos
Eu acho um máximo personagens malucas como esse Théo, mas, não consigo torcer para elas. Quem é ruim, tem mais é que se lascar mesmo. E, pelo que li na resenha, ele sai "de boa na lagoa". #revoltante kkkkk
ResponderExcluirComo gosto de narrativas sagazes e tensas, acho que esse livro é um belo exemplar. Espero ter a oportunidade de ler em breve.
@_Dom_Dom
Adriano,
ResponderExcluirLivro maravilhoso. Fiquei apaixonado pelo Téo. Adoro os psicopatas e vilões. E fiquei muito apaixonado pela trama. O autor é super elogiado e saber que faz tanto sucesso sendo tão jovem, prova que ele é talentoso.
Abç
Maravilhosa resenha :P
Excelente sua resenha, uma das melhores que li sobre essa obra.
ResponderExcluirEu havia recomendado uma amiga comprar esse livro, mesmo eu sem tê-lo lido, e ela gostou bastante! Finalmente, meses depois dela, eu o li e gostei também. Se fosse para resumir em uma palavra seria: sinistro! Tem umas cenas doentias, e há todo um clima de "isso não pode estar acontecendo". Mas demorei um pouco mais do que as pessoas que adoraram, levei 4 dias.
Bom, para finalizar: também faço parte do grupo que não gostou do final.