Olá, pessoal,
Tudo bem?!
Dia 29 de outubro. Poderia ser um dia como outro qualquer, se não fosse a comemoração atribuída a ele! Hoje é celebrado o Dia Nacional do Livro. Infelizmente, nossa presidenta Dilma ainda não tornou este dia um feriado, mas isso não impede que possamos devotá-lo à preciosidades lindas que tanto amamos: os livros!
Um pequeno resumo sobre a data e a vida literária brasileira, segundo o Brasil Escola.
"Para a primeira biblioteca do Brasil, Portugal disponibilizou um acervo bibliográfico muito rico, vindos da Real Biblioteca Portuguesa, com mais de sessenta mil objetos. O acervo era composto por medalhas, moedas, livros, manuscritos, mapas, etc.
As primeiras acomodações da Biblioteca foram em salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, na cidade do Rio de Janeiro.
A escolha da data foi em razão da transferência da mesma para outro local, no dia 29 de outubro de 1810, fundando-se assim a Biblioteca Nacional do Livro, pela coroa portuguesa.
O primeiro livro publicado no Brasil foi Marília de Dirceu, escrito por Tomás Antônio Gonzaga. Na época, o imperador do país fazia uma leitura prévia dos mesmos, a fim de liberar ou não o seu conteúdo, funcionando como censura.
Em 1925, Monteiro Lobato, escritor e editor, autor do Jeca Tatu e do Sítio do Pica-pau Amarelo, fundou a Companhia Editora Nacional, trazendo grandes possibilidades de crescimento editorial para o Brasil".
Para comemorar a data, pensei em convidar alguns leitores e blogueiros amigos do blog para nos mandarem uma foto respondendo a seguinte pergunta:
QUAL SEU LIVRO FAVORITO OU AQUELE QUE MAIS LHE MARCOU?
Adriano Gutemberg - o blogueiro que vos fala
Esta leitura foi uma das mais emocionantes que já fiz. A cada página lida, mais eu me identificava com os dramas dos personagens e foi como se estivesse lendo a história de minha vida, escrita por mim! Morro de amores por Ari e Dante <3
Tamires Cipriano - De tudo e um pouco.
Entre vários títulos que ganharam seu coração, a Ta ficou bastante dividida mas escolheu Invisível ao Toque porque é um livro diferente de tudo que ela já havia lido!
Taty Assis - A Culpa é dos Leitores
Cássia Regina - Procurei em Sonhos
Kel Araujo - Por uma boa Leitura
E aí, pessoal, espero que tenham gostado! Agradeço a participação de cada um de vocês e deixo o dever de casa para você, leitor: "Qual seu livro favorito ou favoritos e qual livro mais lhe marcou?!"
Responda nos comentários!
Um feliz Dia Nacional do Livro e ótimas leituras para todos :)
Um feliz Dia Nacional do Livro e ótimas leituras para todos :)
OMG!
ResponderExcluirAmei a postagem!!!
Obrigada pelo convite Dri para participar do seu especial <3
Se você não fosse um apressadinho, teríamos outra foto minha rsrs
Beijos!
AMEEEEEEEEEEEEEI ♥ fiquei famosa <3
ResponderExcluirUma data maravilhosa para nós, leitores e amantes dos livros.
ResponderExcluirO livro que mais me marcou foi, sem sombra de dúvidas Cem anos de Solidão e O pequeno Principe. Amo essas duas obras e sempre as recomendo aos meus alunos.
Beijos
Olha quanta gente linda nesse post *_______* Cá, amiga linda olha você ai <3 <3 Tá famosa, não esqueça dos amigos, cof, cof, cof HUAHUAHUAHAH. Que lindos! Que post lindo!! Ai meu Deus. FELIZ DIA NACIONAL DO LIVRO PRA VOCÊS TODOS <3
ResponderExcluirPoderia fazer uma lista interminável de livros favoritos, mas me contento em comentar o último livro que eu li porque ele é um querido. Apesar de ter acabado com o coração partido, acredito que a trilogia Estilhaça-me da Tahereh Mafi já tenha virado favoritos, porque os livros são bons demais <3
Acho que é isso. Se eu falar muito dele, vou chorar. Sério. HAHAHAHAH Adorei.
Beijos, Rob
Adorei a postagem amo Harry Potter e o Travis meninas me coloca no time de fãs , Cass lindona até hoje ainda leio infantil e adoro com ele descobrimos esse mundo maravilhoso da leitura. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oi Adriano. Que postagem legal. O meu livro favorito é Orgulho e Preconceito, Jane Austen me causa una sensação tão boa e é algo que fica marcado em mim. Outros livros já me marcaram, mas Vidas Trocadas foi outro que me causou sensações tremendas, eu Revi meus conceitos de vida ao ler esse livro. Adorei a postagem.
ResponderExcluirBeijos
Leitora sempre
Oiii,
ResponderExcluirQue deeeeemais essa postagem!!
Eu acho que o livro que me marcou pelo fato de ser o que me incentivou a leitura. Mas cada leitura me inova e me ensina muito, então acabo tendo novos favoritos :p
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Adriano, adorei a postagem! Uma ótima forma de homenagear esse dia lindo <3
ResponderExcluirMas vou te dizer, fugo essa pergunta sempre que posso rs. Apontar um livro como favorito é impossível pra mim, e aqueles que me marcaram... nossa são tantos os livros que deixaram suas marcas em mim. Cada um ao seu modo. Três séries fizeram de mim a leitora que sou hoje: Harry Potter, O Diário da Princesa e Gossip Girl. Meu amor e carinho por eles é infinito!
Beijiinhos ;*
Andressa - Blog Mais que Livros
Só esse ano que descobri o porquê da data! rs... Curti saber que foi a data de fundação da Biblioteca Nacional.
ResponderExcluirAdorei sua ideia da postagem, eu nunca conseguiria escolher um livro favorito ou o que mais me marcou, seria sempre o favorito ou que mais me marcou no momento, hehe, e mesmo assim teria que pensar muito para escolher... rs... acho que o mais recente que me marcou bastante foi Cartas de amor aos mortos.
Beijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Harry Potter com certeza! É impossivel não amar o bruxinho mais famoso do mundo! Acredita que dessa lista só conheço o HP e Belo Desastre? A situação ta feia rs.
ResponderExcluirBjjs
Gostei da postagem. Amei! Achei bem criativa, ninguém marcou "O Morro dos Ventos Uivantes". #Chateada
ResponderExcluirBeijooos!
Vivendo em Livros
Dia nacional do livro é muito amor, né? E essa sua postagem ficou tão criativa e bacana, adorei ela *o* Dos livros citados só li Invisível ao Toque, acredita? E olha que esse é o mais desconhecido de todos e assim como a Tamires eu o achei diferente de tudo que já havia lido e amei, é um livro maravilhoso, uma pena não ser tão conhecido assim :'( Quanto aos outros, eu sabia que alguém citaria HP, isso é fato, falar de livro é quase a mesma coisa que falar de HP kkkkkkk Agora se eu fosse responder essa pergunta, eu sofreria horrores para escolher qual livro falar :c
ResponderExcluirBeijos :*
Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br
Oi Adriano,
ResponderExcluirNem pude comemorar muito esse dia, tive que estudar pra prova bubu,!Mas para escolher um livro favorito, trilogia A Seleção, que vai virar série né! Nunca senti tanta coisa lendo um livro, uma hora eu estava feliz, e virava um página estava bufando de raiva! Sempre irei me lembrar desse livro, é uma série que eu indico pra todos, e minha turma lá da sala, quase todos já leram hahah!
Mayla
Mimimi não deu tempo de mandar a foto. :'( Mas adorei o que o pessoal falou, especialmente a Cássia, que mostrou livros da infância. Eu sinceramente não sei qual foi o livro que mais me marcou, tenho vários preferidos e uma dificuldade enorme de escolher só 1. rs Mas arriscaria O Pequeno Príncipe por ser um desses que junta infância, adolescência e vida adulta, dando lições diferentes a cada vez que a gente lê.
ResponderExcluirBeijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Olá Adriano,
ResponderExcluirnossa uma ótima maneira de comemorar o dia dos livros. Poxa e você nem me chamou para participar, buaaaaa. rs
Bom um dos livros que mais me marcaram em toda esta minha jornada pela literatura foi o livro, O pequeno Príncipe. Eu fui obrigada a ler ele, para um trabalho de escola, mas me peguei tanto ao livro, a historia em tudo nele que acabei me apaixonado por completo. Serio, foi uma luta para devolver o livro a biblioteca da escola.
Eu acho que todos deveriam ler o pequeno príncipe, é uma historia muito rica, com valores importantes que muitos deveriam conhecer. Pretendo muito em breve reler ao livro.
Adriano eu amei sua postagem, e as declarações feitas pelas leitoras e por você. Ha, e antes que eu me esqueça: Taty, o Travis é meu tá ;)
Beijokas Ana Zuky