[ENTREVISTA]: #10 - F. M. L. Pepper

Olá, lindxs, 
Tudo bem com vocês?! 

Como está o coração dos vestibulandos? Estão com expectativas de que conseguirão suas vagas? Só posso dizer que as notas de corte do sisu, me esquartejaram! Consigo ser aprovado em 37 faculdades federais de Medicina, das 70 disponíveis, EXCETO NA ÚNICA FACULDADE LOCALIZADA ONDE PODEREI RESIDIR. 
As ironias da vida começaram pegando pesado nesse ano de 2015. Enfim, espero que estejam melhores que eu! :)

Por conta desse período de turbulência, nem vinha conseguindo me dedicar ao blog, mas espero que pouco a pouco, eu venha estabelecendo uma nova rotina aqui no GeraçãoLeitura.com
Peço a compreensão de todos. 

Hoje, quero apresentar uma nova entrevista com uma das autoras nacionais que mais se destacaram no mercado editorial brasileiro nos últimos anos e que este ano, terá seus livros publicados em versão física. 
Estou falando da F. M. L. Pepper, uma pessoa extremamente atenciosa e que concedeu uma entrevista super interessante ao blog. 

Divirtam-se!
“Você já dormiu demais. Está na hora de começar a sonhar.”

Ser apaixonada por leitura não ia de encontro à minha origem. Vinda de uma família humilde, não tive acesso a livros de ficção no decorrer de minha infância. Eles eram caros e meus pais esforçavam-se por comprar os estritamente necessários (e chatos!), tais como: matemática, física, química etc.
Tive que deixar minha paixão pela leitura de lado e começar a trabalhar desde cedo. O tempo se esvaía, como água entre os dedos, e não me sobravam minutos para os sonhos.
Porém, a mesma vida que me fez mudar de direção, deu uma guinada em sua trajetória e me colocou face a face com meu antigo e fulminante amor: os Livros de Ficção, mais especificamente, os livros infanto-juvenis. Workaholic assumida, vi meu mundo ficar de cabeça para baixo quando meu médico disse que estava grávida, mas que era uma gravidez de risco e que teria que ficar de repouso durante os nove meses, caso realmente quisesse segurar o bebê em meus braços. De início, achei o máximo ficar algumas semanas sem fazer nada, só comendo besteiras e vendo todos os programas da televisão (que nunca tive a oportunidade de assistir!). Mas, os dias foram passando e, com eles, a minha paciência se esgotando. Após um mês deitada, comecei a ficar nervosa e estava a um passo da depressão quando meu marido (e nas horas vagas, meu super-herói) entrou em ação. Vou me recordar até os últimos dias de minha vida quando ele chegou em casa carregando um presente envolto num lindo embrulho e disse com um sorriso travesso nos lábios:
"Você já dormiu demais. Está na hora de começar a sonhar."
Abri o pacote e lá estava o meu grande amor piscando para mim: um livro de ficção. E era infanto-juvenil!
Bom, dali em diante, devorei quantidades absurdas deles. Não sei se vale a pena dizer, mas eu li quase 100 livros em menos de um ano. Loucura, não? Mas é a pura verdade. O resto são detalhes. E aqui estou eu...

1) Seus livros foram publicados inicialmente através de uma plataforma virtual e logo se tornaram queridinhos do público, alcançando muitos fãs. Em algum momento você esperou que teria todo esse sucesso e carinho entre seus leitores?
Nunca!!! Eu apenas queria dividir minha história fantástica com outras pessoas, e, quem sabe, fazer dela uma ponte para novas e inesquecíveis amizades. Entretanto, sempre soube que escrevia algo com amor, com paixão, arrebatador. E, fora o milagre de Deus, acho que foi esse o segredo do meu sucesso.

2) Em 2015, a Editora Valentina estará publicando sua trilogia. Ouso dizer que a campanha #NãoPareNoPapel, na qual eu também participei, teve um papel fundamental para que isso se tornasse realidade. Como se sentiu ao ver essa campanha sendo realizada e como foi saber que ela conseguiu seu objetivo?
Feliz demais! Até porque eu nunca pedi nada. Foi um “presente-surpresa” que vários blogs fizeram para mim ao saberem a época do meu aniversário. Foi emoção pura. Aí é que está! Acho que deu certo porque nunca tive o objetivo de publicar os livros no papel. Acabei me dobrando porque os meus leitores pediam desesperadamente. Já havia recusado a oferta de 2 editoras famosas porque queria continuar a ser a “dona” dos meus livros digitais. A Editora Valentina me ganhou quando aceitou minha proposta do contrato híbrido, onde ela detém os direitos impressos e eu sou dona da versão digital.

3) Como fica o coração nesses meses que antecedem a publicação dos livros? Muita ansiedade e expectativa?
Muuuuuuuuuuuuuuita emoção, insônia e felicidade!!! J

4) Você começou a publicação no meio virtual e é um dos caminhos “mais fáceis e baratos” para conseguir um espaço, haja vista a dificuldade na publicação e o alto custo, no Brasil. Quais suas expectativas para o cenário literário nacional para os próximos anos? E como você define a importância do meio virtual e publicações independentes?
O mercado nacional está crescendo muito graças a esse tipo de publicação e o Brasil começa a mostrar a nova safra de escritores tão competentes quanto os estrangeiros ( e que apenas não tinham a chance de aparecer) !  Acredito que dentro de 5 anos o cenário será completamente diferente e  literatura nacional estará “ bombando”.  A autopublicação libera o autor da persistência e da "sorte" de ser escolhido por uma editora, mas exige que ele invista no próprio marketing e na qualidade do seu trabalho. 

5) Não Pare!, Não Olhe! e o tão esperado Não Fuja! tem uma legião de leitores fiéis, que acreditaram no potencial das obras e a adoram. Como surgiu a ideia para escrever essa trilogia e como foi o amadurecimento da história entre o primeiro livro e o desfecho da trama?
A ideia surgiu enquanto eu lia o livro “A menina que roubava livros”, de Markus Zusak, e que era narrado pela morte. À medida que ela ia contando a história, eu ficava imaginando como seria se a própria ceifeira tivesse sentimentos... Então a ideia da “morte” se apaixonar pela pessoa que ela teria que matar começou a latejar em minha mente. A partir daí, os desdobramentos da história surgiram natural e progressivamente. Comecei a escrevê-la em 2010 e continuo até hoje! Por ser uma trilogia, acho que acabei me empolgando demais... rsrsrs

6) Quais são suas inspirações para escrever? Tem algum autor como referência? E, em sua opinião, qual peculiaridade ou característica de suas obras fizeram com que elas fossem tão bem recebidas e elogiadas?
São muitos os autores que me inspiraram a minha escrita, entre eles: Margareth Mitchell, Jane Austen, Ernest Hemingway, J.K. Rowling, J.R.R. Tolkien, Agatha Christie, Audrey Niffenegger, Suzanne Collins, entre tantos outros que não me recordo no momento.
PING PONG
Um lugar? Nova York;

Uma comida? Feijoada;
Uma pessoa? Deus;
Um sonho? Minha trilogia virar filme;
Um medo? Doença;
Uma frase? Acredite no sonho;
Uma qualidade? Determinada;
Um defeito? Ansiosa.

  • 5 coisas sobre a Pepper pela visão da própria Pepper:
  1. Elétrica;
  2. Honesta; 
  3. Amorosa; 
  4. Fiel; 
  5. Feliz.
Despedida: (tudo que é bom, dura pouco)

"Minha mensagem para os leitores e fãs é a de sempre: a distância entre o sonho e o sucesso depende apenas do caminho que decidir tomar. Foque nos seus objetivos e não desista dos seus sonhos porque, se você não lutar com paixão, serão os seus sonhos que desistirão de você.
Milhões de beijos e não deixem de conferir a trilogia nacional que vem arrebatando os corações de legiões de fãs."
F. M. L. Pepper || Facebook || Site oficial

E aí, pessoal, o que acharam da entrevista? A Pepper é super fofa, né? Adorei entrevistá-la; Desde já, agradeço-a pela disponibilidade em conceder esta entrevista aos meus leitores e espero que tenham gostado. Não deixem de comentar ( : 

10 comentários:

  1. Adriaaaaaaaaaano!
    Eu voltei para encher sua pagina de comentarios!!!
    Não li nada dessa autora ainda, mas a Mah ex integrante do Clube já leu e AMOU, vivia falando dela pra gente!
    Parabens!
    Beijao
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ao visitar alguns blogs me deparei com o seu, e quero dar-lhe os parabens por partilhar o seu saber, gostei por isso deixo aqui um convite:
    Ficaria radiante se visita-se o meu blog, e leia alguma coisa, meu blog é um blog
    cristão que fala de diversos assuntos,
    É o Peregrino E Servo.
    Desejo muita paz e saúde.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Dri amado!!!
    Eu adorei a entrevista!
    Sou super fã da Pepper, e da trilogia, principalmente do Richard rsrs
    Estou radiante por saber que a Trilogia vai ganhar forma física pela Editora Valentina :D
    E mal vejo a hora de ter meus exemplares <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Dri... eu amei a entrevista... estou com uma pronta aqui para enviar para ela... A Pepper me conquistou em Não Pare... quando participei de uma promoção que ela criou entre blogueiros... e eu também participei do mutirão rsrsrs... quando li Não Olhe fiquei doida rsrs e hoje comecei Não Fuja... e estou amando.. ela tem uma escrita maravilhosa... cativante e que nos prende... ela é atenciosa com os leitores e blogueiros de uma maneira muito especial... se isso tudo está acontecendo ele merece... porque o trabalho dela é maravilhoso... adorei a entrevista... Xero!!

    ResponderExcluir
  5. A Pepper mora aqui no Rio e ainda não a conheci, então não dá pra eu dizer se ela é mesmo fofa ou não, mas pela entrevista parece que sim. rs! Não sabia que a campanha tinha sido surpresa, já vi autor pedindo inbox pros leitores ajudarem nesse tipo de campanha (achei bem sem noção). E é legal saber desse contrato híbrido, a Valentina foi bastante flexível.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Ahh, eu sempre ensaio fazer uma entrevista com autores dos quais eu curti o livro, mas nunca sei o que perguntar ahahah.
    Adorei a entrevista. A Pepper parece ser uma fofa e a inspiração dela.. gente, se ela não fala eu nunca teria associado a ideia AMQRL. Adorei! Vai ter um evento aqui no rio com ela, espero que eu possa estar presente ;D

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  7. Ahhhh que fofaaa. Sempre vejo coisas boas a respeito dos livros dela, mas ler no PC me mata. Ainda bem que eles serão lançados no formato físico, assim poderei conhecer a obra e me apaixonar tanto quanto os outros leitores.
    Entrevista incrível. Parabéns.
    Beijinhos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  8. Adriano ela é uma querida sempre, simpática demais, amo seus livros, li o primeiro e estou correndo para ler os demais, não vejo a hora de lançar os livros físicos. Muito sucesso a autora e parabéns pela entrevista . abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu adorei a entrevista. A escritora parece ser muito fofa. Eu a admiro por ter conseguido sozinha levar suas obras a um nível de ser vista por uma editora. Eu não li a trilogia, mas estou esperando lançar os físicos para poder comprar. Desejo muito mais sucesso a ela.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiii,
    Eu li os livros (1 e 2) dela ano passado, aind an li o 3, mas gostei bastante. Adorei a entrevista é sempre legal conhecer melhor os autores, a gente sempre aca se identificando com alguma coisa e isso torna o leitor mais proximo do autor. Desejo que ela faça muito sucesso

    Bjs
    Aline Lima
    Sempre Nerd - http://alinenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...