[RESENHA]: Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven

Olá, lindxs, 
Tudo bem?! Espero que sim! 

Um dos privilégios dos parceiros da Companhia das Letras, é ter, periodicamente, a chance de ler uma prova antecipada para divulgação. Em suma, isso quer dizer que você terá a oportunidade de ler antes mesmo de o livro ser lançado. Tive a honra de ler Mentirosos dessa maneira e recentemente, finalizei a leitura de Por Lugares Incríveis também recebido por este modo.
SKOOB - Editora Seguinte
O que posso inferir disso é: as leituras antecipadas me presentearam com livros inesquecíveis e magistralmente perfeitas. 

Ainda com lágrimas no rosto, inicio a escrita da resenha deste livro que encanta, fascina, fere e toca o leitor. Estou falando de Por Lugares Incríveis, escrito por Jennifer Niven e que será publicado no Brasil, pela Editora Seguinte no dia 14 de janeiro de 2015
Essa foi a minha segunda leitura do ano e uma das mais marcantes da vida toda. Apesar de tratar de um tema delicado, a autora soube dosar quando deveria ser divertido e quando deveria ser triste. Um livro valioso, lapidado como um diamante negro. Não há, sequer, um ponto negativo. 

A obra acompanha a vida de dois adolescentes totalmente distintos mas que se aproximam na dor e têm em comum, apenas isso: a dor de viver! 
Theodore Finch, um rapaz fascinado pela morte e pelo suicídio. Passa por longos períodos de depressão. Alvo de bullying constante na escola e fruto de uma família desequilibrada, acumula muito sofrimento para si e se penaliza com a dor. Não a divide com ninguém. Não fala sobre o que sente e vai levando a vida tentando se encontrar.
Violet Markey, uma garota popular, queridinha de todos na escola, tinha uma família perfeita até ser atingida por uma tragédia. Ela é sobrevivente de um acidente que culminou na morte de sua irmã. Após isso, sua vida se tornou um oceano de feridas, culpa e luto. 

Dois protagonistas imperfeitos e quebrados decidem abraçar a morte e colocar um ponto final em suas infelizes vidas. Coincidentemente, ambos optam por se suicidar no mesmo momento e no mesmo local. No entanto, após terem se visto em situações tão dramáticas, um desperta no outro a vontade de viver. Prestes a desistirem, um encontra conforto no outro. Conforto para suas dores, desabafos e feridas.
"[...] o mundo quebra a cada um deles e eles ficam mais fortes nos lugares quebrados."           [ Ernest Hemingway ]
Com essa aproximação, Finch e Violet percebem que há muito em comum entre eles e um passa a tentar salvar o outro. Mas será possível cicatrizar a ferida de alguém, quando a sua ferida ainda está latente?
Partindo dessa premissa que se inicia uma amizade e uma relação afetiva entre os dois jovens. Uma relação tumultuada e marcada por dramas. O desenvolvimento da amizade deles se dá de modo tão natural, que se torna muito fácil acreditar que lidamos com um relato real, apesar de não o ser. Violet e Finch estavam predestinados a se encontrarem naquela situação tão desesperadora, para que assim, um pudesse fazer a diferença na vida do outro. 
<3

Esta é uma história crível em sua essência. É muito fácil para o leitor acreditar em tudo que a Jennifer lhe conta. Torna-se impossível não se apegar ao Finch ou a Violet ou a ambos, como no meu caso. Amá-los, enquanto eles se amam, é quase a obrigação de todo leitor. E tudo se torna ainda mais palpável, quando motivados por um trabalho de geografia, eles devem visitar e prestigiar os pontos turísticos locais de seu estado, Indiana.

Por mais simples que estes locais possam parecer, Finch e Violet encontram beleza ali e tudo se torna inesquecível para eles. Os observadores do meio externo não conseguem entender como tudo aquilo pode fazer sentido, mas para eles tudo aquilo é inexplicavelmente belo. Eles criaram um universo particular e apenas deles dois. Tornaram-se tudo um para o outro e fica claro que podemos tornar qualquer lugar incrível, desde que estejamos ao lado de quem amamos. A obra é muito inteligente, delicada, por vezes se torna poética e sensível. 

A jornada de Finch e Violet corrobora aquela premissa de que há livros capazes de partir nosso coração. Até a metade do livro, a trama permanece linear, sem grandes reviravoltas. No entanto, depois da metade, o livro se torna uma montanha-russa de emoções, poesia, lágrimas, sorrisos e coragem. Cada peça se une e torna a obra transcendental e pungente! Quando dei por mim, estava com os olhos marejados e o coração em frangalhos. A Jennifer Nevin partiu meu coração, estraçalhou-o, pisoteou e eu sofri. Sofri como os protagonistas; sofri de um modo necessário; dividi com a eles o peso da vida e me comovi com tudo que foi narrado.

Esse é um livro que trata sobre pessoas, lugares, amores, dores e esperança...
Vida e morte entrelaçadas num retrato real; luto e superação de mãos dadas. Essa é uma obra que me fez sentir muitas emoções, principalmente gratidão. Sou muito grato por ter tido a oportunidade de ler algo tão sensível e que ficará pra sempre em meu coração. Obrigado Jennifer. Obrigado por entregar sua alma nessas páginas. Obrigado por me ter entregado Violet e Finch. Obrigado por todas as emoções, por todas as lágrimas e por todos os sorrisos.

A autora permeou sua narrativa com referências externas, desde os locais visitados em Indiana, os clássicos poemas de Virginia Woolf, e curiosidades acerca dos suicídios. É uma história instigante e sincera que possui um sinalizador importante: nós devemos falar sobre os nossos problemas. Acumular as nossas dores e privar as pessoas de nos ouvirem não faz bem. As doenças psicológicas merecem tanta atenção quanto as enfermidades físicas. Depressão não é uma tentativa de chamar a atenção. É algo que inspira cuidados. 


Portanto, devo ressaltar que além de uma trama factual, Por Lugares Incríveis consiste num livro que possui um importante papel social, no que diz respeito a crianças e adolescentes que estão precisando de ajuda, que pensam em cometer suicídio ou se mutilar. É uma trama que faz o leitor refletir e se conscientizar. Faz com que o leitor reavalie seus conceitos e pense duas vezes antes de julgar. Talvez se alguém tivesse feito algo por essa pessoa, ela não teria tomado essas medidas desesperadas e impensadas. O suicida age por um impulso incontrolável de colocar um ponto final em todo aquele sofrimento e ele não pensa nas consequências de seu óbito, porque para ele, ninguém se importaria mesmo. Após essa leitura, sinto extrema necessidade de ajudar uma pessoa que passa pelos mesmos problemas que os protagonistas. Como afirmei anteriormente: é impossível não se compadecer com o enredo.
Portanto, reescreverei a nota da autora como um meio de fazer meu papel social, enquanto blogueiro e amigo:
"Se você acha que algo está errado, fale. 
Você não está sozinho.
Não é sua culpa.
Existe ajuda para você."

Eu recomendo essa leitura para todas as pessoas que estejam dispostas a se compadecer da dor de duas personagens apaixonantes!
Não avaliarei o projeto gráfico, porque eu li a prova antecipada e não a edição definitiva!
AVALIAÇÃO GERAL:

Espero que tenham gostado do livro e da resenha! Quanto tiverem oportunidade: adquiram o livro e façam a leitura! Garanto que vocês não irão se arrepender :)

18 comentários:

  1. Nem preciso dizer que fiquei doidinha para ler esse livro depois de conferir sua resenha, não é mesmo?! Não temos gostos tãão em comum, mas quando sentimos afinidade por uma mesma obra, não tem o que fazer :p Espero que a Diana libere os pedidos rapidex, porque eu PRECISO DESSE LIVRO. Acho que gosto, no fundo, de sofrer junto com os personagens :')

    Beijoss!

    ResponderExcluir
  2. Você me deixa super ansiosa pra ler os livros com essas suas resenhas. Esse parece ser maravilhoso e envolvente, independente da base da história ser algo bem manjado, provavelmente a escritora soube desenvolver de uma forma muito mais bela.
    Linda resenha <3
    Beijão,
    www.garotaroyal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser bem intenso e sensível, suicidio é um assunto delicado mesmo e não pode ser deixado de lado. ;)
    http://coisasdebelaa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Iai parceiro, beleza?

    Cara, sou fascinado por suas resenhas, são incríveis. Conheci esse livro através de você e já adicionei ele na lista de prioridades. Não vejo a hora de realizar a leitura. Abraço!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ola Adriano

    Que resenha maravilhosa e tocante, o tema do livro em si já nos deixa envolvidos com as dores dos protagonistas, e escrever sobre depressão nem sempre fica uma leitura leve , mas pelo visto a autora acertou em cheio suas emoções e soube levar o leitor a vivenciar todas as emoções. São livros assim que adoro que afloram todos sentimentos dos personagens em nós. Mais que anotado a dica . Vou comprar no lançamento. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Olá! A capa desse livro é muito linda e isso de cara chamou minha atenção. Não achei que o plot seria tão interessante assim, gostei bastante. A nota da autora, no meu ver, é extremamente importante, pois sabemos que livros podem influenciar as pessoas assim como ajuda-las em casos extremos, e por vezes se alguém estiver em uma situação semelhante ao dos personagens acaba abrindo os olhos e procurando por ajuda.
    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  7. Olá, Adriano!
    To encantada com a sua resenha e com a premissa do livro!
    Pelas suas palavras dá pra sentir o quanto o livro te tocou e emocionou. Histórias assim são realmente um grande presente para nós leitores. Já dicionei o livro aos meus desejados e espero poder lê-lo em breve.
    Parabéns pela resenha.

    Beijinhos.
    Jaque - http://www.prazermechamolivro.com/

    ResponderExcluir
  8. Já amei o livro pela capa, era simplesmente louca por essas pecinhas de madeira para montar e provavelmente ia querer ter na estante mesmo que a história não me interessasse muito! Mas interessou, parece um livro fantástico, só o fato dele ter mexido tanto com você já é um motivo forte para eu querer ler. Muita gente acha que depressão é frescura, e isso é realmente muito triste, já vi pessoas lutando contra a doença e sei o quanto ela é cruel. Seria ótimo se, ao invés de julgar, as pessoas se preocupassem a ajudar da forma que estivesse ao seu alcance.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Deve ser muito bacana ler o livro antes mesmo dele ser lançado, mais ainda quando o livro em questão é bom, né? Fico feliz que a leitura desse livro tenha sido boa para você. Se eu não lesse a sua resenha jamais iria imaginar que o livro tratava de um tema tão forte e que a história fosse tão emocionante. Acho que eu iria adorar a história e os personagens, ambos parecem ser ótimos. Enfim, gostei muito da sua resenha, parabéns, ela ficou ótima oo/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Adriano, tudo nesse livro parece ser incrível desda capa ao enredo que mesmo parecendo bem dramático visto a situação dos protagonista <3 Sem duvida ele vai entrar para minha lista de desejados e o bom que já esta para ser lançado.

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  11. Oi Adriano, vi esse livro na fanpage da editora hoje e printei a tela por acha-lo interessante. Daí entro aqui no seu blog e me deparo com essa resenha cheia de emoção e só posso dizer que isso reafirma a minha vontade de ler está obra.

    Parabéns pela resenha!

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Adriano!!
    Não vou mentir para você que se fosse pela capa eu não leria o livro, mas a sua resenha me deu um novo olhar sob o livro. Minha primeira leitura do ano foi Mentirosos e chorei um rio com o final do livro, estou com medo de ler esse e me sentir da mesma forma, a Seguinte vem trazendo ótimos lançamentos ultimamente, espero que continue assim!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  13. Acho a capa bem interessante.
    Gosto de tramas com personagens próximos da realidade, mas não estou no momento para ler sobre pessoas depressivas. Procuro leituras mais 'leves'.
    Tenho interesse em lê-lo, mas não no momento.
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Adriano, tudo bem?
    Não sei como faz a cada resenha você se supera, você tem o dom das palavras. Seu texto é apaixonante, sensível, lindo demais!!!!!!!! A forma como você vê a história como se emociona com ela, me envolveu totalmente, é quase possível sentir sua dor só lendo sua resenha. Parece ser uma trama muito marcante, que fará diferença. Esse trecho que colocou no final, é de cortar o coração. Quantas pessoas nesse exato momento precisam de ajuda e não pedem, ou não sabem pedir.
    Vai para o topo da lista de desejados!!!!
    Adorei!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Adriano!

    O suicídio é um daqueles temas que perturba o leitor. Como nascemos com ânsia para vida, fica difícil entender alguém que decido não mais viver. Umas pessoas falam de fraqueza. Eu digo que é uma escolha, errada.
    Sua resenha é apaixonante. Como não querer ler o livro depois do seu texto. Parabéns, belo texto!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá Adriano!
    Que livro emocionante. Como deve ser você está a caminho de se suicidar e encontrar uma pessoa com o mesmo propósito no mesmo local? Eu fiquei muito interessada em ler esse livro e saber se eles vão conseguir sair desse mundo de sofrimento, de preferência nascer um amor entre eles. Acredito que eles possam se ajudar e se amar, pois os dois passam pela mesma situação e pode entender um ao outro.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi =)

    Que livro emocionante! Fico imaginando como seria estar a caminho de se suicidar e descobrir que alguém teve a mesma ideia que você e pensou no mesmo lugar e na mesma hora. Fiquei muito interessada em ler esse livro e descobrir se eles irão ou não conseguir sair dessa. E de preferência: juntos. Parabéns pela resenha!

    Beijos, De
    www.sacudindoaspalavras.com.br

    ResponderExcluir
  18. Uaaau, agora eu quero ler *-*

    maisumleitor.wordpress.com

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...