[RESENHA]: 365 dias de inspirações filosóficas - Gabriel Chalita

Lindxs, 
Como vocês estão?! 

SKOOB - Editora Gente
Apesar de estarmos em meados de março, podemos considerar que ainda estamos no começo do ano. Certo? Certo! Apenas 1/4 dos 365 dias que compõem 2015 foram passados. Certo? Certo! Sabemos que cada dia é como uma página no livro de nossa vida. Certo? Certo! Pensando nisso, um ótimo jeito de começar seu dia é escutando/lendo uma frase inspiradora capaz de transformar seu dia para melhor! Certo? Certo!
Nessa abordagem, que a Editora Gente publicou um livro em formato de calendário, chamado  365 dias de inspirações filosóficas, escrito por Gabriel Chalita que traz 365 inspirações filosóficas para serem lidas durante o ano. (jura?)

Com este título auto-explicativo, torna-se fácil falar da obra e de como ela atua na vida do leitor. Como um companheiro diário, todo dia teremos uma frase curta, marcante, inspiradora e reflexiva para levarmos conosco ao longo do dia. Além de nos presentear com citações maravilhas, o livro-calendário é útil, uma vez que nos fornece informações sobre o dia do ano em que estamos, ou seja, literário e reflexivo, sim, mas informativo também! 

O objetivo da obra é a realização da leitura e reflexão de uma quote diária durante os 365 dias do ano. No entanto, como recebi o livro de cortesia da editora e precisava publicar a resenha, eu fiz a leitura de todas as páginas em apenas uma tarde. Por conta disso, não fui impactado por todas as citações e nem fiz as devidas reflexões. Posso afirmar que fiz a leitura de modo objetivo e racional, colocando a sensibilidade em segundo plano. 

Dessa forma, acredito que minha experiência de leitura foi um pouco prejudicada, uma vez que não cumpri a prerrogativa básica da leitura homeopática (doses pequenas e diárias). Apesar disso, devo elogiar a qualidade da escrita e a sensibilidade do Gabriel Chalita. Suas frases são inteligentes, maduras e delicadas. São marcantes e geram reflexão. Não são frases bobas de auto-ajuda ou clichês de para-choque de caminhão. 
"O que fica é o que se pode levar. Os afetos, laços nascidos de encontros simples, encantados!" (08 de maio - aniversário do bloguito ♥)
A edição da Editora Gente me surpreendeu. Como mencionei, este exemplar é um livro-calendário e foi impresso em formato de calendário de mesa, com direito a espiral e páginas coloridas. As páginas obedecem o padrão gráfico da capa, com uma série de aquarelas coloridas e nas mais variadas cores e entonações. As páginas variam de cor conforme os meses se passam e o efeito visual é muito bonito. 

Além disso, um dos pontos positivos da obra é a indefinição do ano. O calendário consiste apenas na definição do dia e do mês. Não há especificidade quanto ao ano, o que possibilita a reutilização em vários anos. A cada 365 dias o ciclo de repete e se renova, portanto, assim que o livro chegar ao final, basta que o folheie até chegar ao início mais uma vez! E assim, a cada novo ano, as mesmas citações poderão ganhar significados e interpretações diferentes enquanto o livro lhe acompanha em sua vida. 

Sem dúvidas, este é um excelente presente para festividades natalinas e reveillon. Um diferencial que irá embelezar sua mesa de estudos, cabeceira da cama e escritório. 
Eu recomendo a leitura e compra desta obra, uma vez que ser acompanhado por belíssimas citações e reflexões ao longo do dia é muito positivo para as nossas vidas. 
AVALIAÇÃO GERAL:

Pessoal, espero que tenham gostado do livro e da resenha!
Não deixem de comentar!

4 comentários:

  1. Oi, Dri!!!!

    Não conhecia o livro, mas achei bem interessante a proposta. Confesso que eu não leria, ou até mesmo compraria se o visse nas livrarias, mas eu gostei da sua resenha (como sempre :D) e talvez eu até dê uma chance ao livro. Ah, outra coisa, gostaria de ver a edição, pelo o que você disse deve ser bem linda.
    Sobre ler uma página por dia, do jeito que eu sou, é bem capaz de eu ler um monte de um vez hahahha

    beijos!
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Uau, fiquei curioso, e um livro com essa dinâmica é sempre bom ter por perto. Em meio a tantas páginas lidas por dia, parar para ler apenas uma "frasezinha" parece banal, mas se a reflexão for boa, parece que muda o dia...
    Quero esse livro, ou calendário? ahaha
    E essa ideia de utilizar o livro todo ano é sensacional, porque cada ano iremos intrerpretá-la de um modo. Adorei!
    Aaaaaah, quero saber a frase do dia 28 de Abril! Meu aniversário! hehe

    Um abraço, e até mais!

    Juliano,
    www.diariodeumledor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adriano.
    Nao conhecia este livro e achei muito interessante. É otimo ter sempre uma frase para inspirar seu dia. E é otimo saber que podemos sempre reutilizar porque a cada novo ano, teremos impressões diferentes sobre a mesma frase como você falou tão bem em sua resenha.
    Estou adorando suas resenhas. Você é incrível.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Cara, que ideia boa a desse livro! To vendo vários assim, ne? Tipo 365 dias extraordinário. Sei que é uma variação de outro livro mas vale. Também tem O Livro do Bem ou ate mesmo Pó de Lua e Eu Me Chamo Antônio. Livros de fácil leitura e bem úteis. Eu adoro. Obrigada por trazê-lo ate aqui :D irei procurá-lo! Beijos.
    Whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...