[RESENHA]: Remissão da Pena - Patrick Modiano

Olá, pessoal. 
Tudo bem? Espero que sim!
Grupo Editorial Record - SKOOB

Patrick Modiano é um consagrado escritor francês, cujo talento foi mundialmente reconhecido em 2014 com o Prêmio Nobel de Literatura. O autor possui mais de trinta volumes publicados em vários países do mundo e o Grupo Editorial Record fez a publicação de três obras, aqui, no Brasil. Como sou parceiro do catálogo literário da editora, pude solicitar e conhecer o trabalho deste escritor. 

Meu primeiro contato com a sua literatura se deu através da obra: Remissão da Pena. Em suas pouco mais de 120 páginas, o livro nos apresenta uma trama autobiográfica que remonta ao passado e mais especificamente, à infância de Patrick e de seu irmão no período após a Segunda Guerra Mundial. Através de fragmentos de memórias, o autor tenta refazer rotas que marcaram a sua infância e relembrar momentos marcantes, contextualizando-os com os fatos descobertos quando adulto. 

Patrick e seu irmão (cujo personagem não tem seu nome revelado), são cuidados por algumas amigas de seus pais enquanto estes não podem realizar esta função. Neste lar desconhecido, pouco a pouco, os irmãos Modiano vão tendo a chance de conhecer quem são aquelas mulheres que os acolheram. Quem seria a Branca de Neve? Por que a Hélène manca de uma perna? O que faz de Mathilde uma pessoa tão ranzinza? E a doce Annie, por que não larga do seu 4cv? 

Gradualmente, eles juntam algumas peças do quebra-cabeça a fim de entender a realidade daquele grupo de mulheres que sempre recebe alguns homens em sua residência, seja durante o dia ou a noite. Com isso, os meninos aproximam-se das personagens ao mesmo tempo em que brincam, descobrem o mundo, estudam, andam de conversível, escutam o rádio, leem e caminham pela rue du Docteur-Dordaine.

Nesta narrativa, percebe-se um clima gélido, típico do inverno francês, aliado da solitária infância destas crianças e este clima, faz com que o leitor sinta-se banhado pelo passado e pelas memórias. Além disso, há uma atmosfera lúgubre, no qual as incertezas pairam no ar; até quando eles viveriam sob os cuidados destas mulheres? Quando seus pais retornariam? Aliás, eles retornariam um dia? 

Remissão da pena é um relato sinuoso; uma coletânea de ricos fragmentos de memórias que permitem compreender o ser humano em sua essência, a Paris do período pós-guerra e as transformações do mundo no século XX.
Uma leitura linear, calma e aconchegante.
AVALIAÇÃO GERAL: 

Espero que tenham gostado da resenha e não deixem de comentar [;

Um comentário:

  1. Oi, meu querido
    Eu vi a notícia de que este autor havia ganhado o Prêmio Nobel, mais nunca tive chance de ler seus livros. Parece ser um grande expoente da literatura com uma voz narrativa marcante.
    Remissão da pena deve ser incrível. Adoro livros autobiográficos, rico em memórias e fragmentos de lembranças.
    Arrasou na resenha. Vou comprar com toda certeza!

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...