[RESENHA]: Nada é para Sempre - Ali Cronin

Olá, lindxs,
Tudo bem? Espero que sim.

Eu sou completamente apaixonado por tramas e dramas adolescentes sendo discutidos na literatura, no cinema ou no mundo das séries. São ótimos momentos para se divertir, se identificar ou apenas plantar a sementinha de um momento nostálgico, afinal de contas, todos passarão, já passaram ou estão passando pela adolescência. Uma fase tumultuada de descobertas, amores, sexualidade, festas e amizades.
E por falar nisso, amizade será o tema central de uma série inglesa que cativou vários jovens e adultos ao redor do mundo. Estou falando da série Garota <3 Garoto, escrita por Ali Cronin e publicado pela Editora Seguinte. O livro de estreia dessa série se chama Nada é para Sempre e apresenta a realidade de um grupo de amigos vivendo a melhor fase de suas vidas, com todas as incertezas, dramas e neuras que essa época traz consigo.

Sarah, Ashley, Donna, Cass, Rich, Jack e Ollie. Quatro garotas. Três garotos. Sete adolescentes unidos por um sentimento em comum: amor/amizade. Juntos, eles compõem um grupo unido e heterogêneo que gradativamente passa a descobrir o mundo, a curtição das festas, as incertezas da vida, as expectativas quanto ao futuro e a faculdade... Sem mencionar os caminhos tortuosos do coração, ou seja, a deprê pós-término e as inevitáveis desilusões amorosas. Além disso, a autora fez um retrato fiel das conflituosas relações familiares alicerçadas pela efervescência dos hormônios.

A obra acompanha principalmente a vida de Sarah, a menina mais comportadinha do grupo. Por vezes é taxada de careta e excessivamente cheia de pudores. Nas conversas com os amigos, é a única a não possuir um histórico de amores e relações sexuais. No entanto, esse quadro muda quando ela faz uma viagem em família.

Já na Espanha, ela conhece Joe, um cara mais velho, universitário e que logo a encanta. Motivada pela intensidade desses amores de verão, Sarah se relaciona com o rapaz e perde sua virgindade com ele. Nesse momento, nasce uma paixão que incendeia a garota e faz com que ela crie muitas expectativas e fantasie uma relação que não existe.

Em seu retorno para a Inglaterra, Sarah investe na tentativa de estabelecer um maior envolvimento com o Joe. No entanto, gradativamente, ela passa a perceber que ele não é um príncipe como imaginou. E todo seu castelo de areia passa a ruir. Quando eles se veem, a combustão é instantânea, porém Joe demora semanas a responder uma simples mensagem, não telefona e parece estar sempre ocupado para ela.

Essa relação entre a mocinha ingênua e um cara maduro já se tornou um clichê na literatura, no entanto, a autora soube incrementar a história com detalhes que não a tornassem entediante em momento algum. Cada personagem tem um papel significativo e rapidamente o leitor já sabe diferenciar as personalidades de todos. Cada um se torna peculiar e diferente; cada um tem seus dramas e convenhamos que ficaria extremamente enfadonho se o foco narrativo fosse essa relação infrutífera entre a Sarah e o Joe.

Um ponto positivo da trama é a inferência de como cada fato de nossa vida afeta diretamente os nossos amigos mais próximos. Como não suportamos vê-los correndo atrás de alguém que não os valorizam. Como precisamos ser um psicólogo para eles em alguns momentos. Como não somos nada sem os nossos amigos. Em suma, cabe ressaltar que o cotidiano da adolescência foi representado com muita verdade e por conta disso, torna-se impossível para o leitor não se identificar com algum dos personagens ou com as situações vivenciadas por eles.

Nada é para sempre apresenta a narração pela personagem da Sarah e outros personagens protagonizarão os próximos exemplares. A série é composta por seis volumes e todos já foram publicados no Brasil. A leitura é muito fluida e divertida. Gostei bastante dessa história, da escrita da autora e dos personagens. Não vejo a hora de ler o próximo livro: Dizem por aí, narrado pela Ashley.
A diagramação da Editora Seguinte está belíssima, com detalhes gráficos e a conservação da interatividade por fragmentos em formato de mensagem de texto

Eu recomendo a leitura para todos que gostem de tramas adolescentes. Garotos e garotas que são, foram ou serão adolescentes em algum momento. Certamente, em algum momento, terão de lidar com uma situação descrita neste livro. Leiam! 

AVALIAÇÃO GERAL:

Espero que tenham gostado! 
Não deixem de comentar! :)

2 comentários:

  1. Adriano,
    Este é o livro teen que eu não me sentiria a vontade para ler. Já passei dessa fase e esses dilemas de amizade, primeira vez, festas e curtição não são mais rotina em minha vida. Lembro-me com carinho dessa época da vida.
    Só não gostei desse comportamento do Joe em relação a Sarah. Ela fica totalmente submissa a ele, coitadinha. Espero que ela se valorize ao longo da narrativa. rsrs
    Gostei da resenha e recomendarei aos meus alunos. Tenho certeza que eles amarão.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Adriano,
    Este é o livro teen que eu não me sentiria a vontade para ler. Já passei dessa fase e esses dilemas de amizade, primeira vez, festas e curtição não são mais rotina em minha vida. Lembro-me com carinho dessa época da vida.
    Só não gostei desse comportamento do Joe em relação a Sarah. Ela fica totalmente submissa a ele, coitadinha. Espero que ela se valorize ao longo da narrativa. rsrs
    Gostei da resenha e recomendarei aos meus alunos. Tenho certeza que eles amarão.

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...