[REVIEW]: A referência mundial no estudo da Fisiologia Humana

Olá, pessoal, 
Tudo bem? 

Acadêmicos, professores, pesquisadores e profissionais da área de saúde certamente já tiveram oportunidade de estudar com a maior referência para o estudo da fisiologia humana. E este é o assunto da Review de hoje! 

Fisiologia é o estudo das funções e do funcionamento dos seres vivos. Nas graduações da área de saúde, é uma das mais abrangentes e interessantes áreas de conhecimento. E para embasar os nossos estudos a respeito dessa área, há uma bibliografia que se destaca! Numa estatística básica, eu diria que 9 em cada 10 docentes recomendam esta obra como principal referência de estudo e claro, complementando-a com outras referências e bibliografias complementares! 

Chega de suspense, porque estou falando do Tratado de Fisiologia Médica, escrito por Arthur C. Guyton. A primeira edição deste consagrado livro foi publicado em 1956 e as oito primeiras edições, foram escritas integralmente pelo Dr. Guyton. 
A partir da 9ª edição, John E. Hall passou a auxiliá-lo e compartilhar seus conhecimentos também! No campo universitário, todas as obras são batizadas com o nome do autor e o Tratado de Fisiologia Médica, é carinhosamente chamado, apenas, de Guyton! 
Hoje, a obra encontra-se em sua 12ª edição publicada no Brasil, pela Editora Elsevier! 

Este é um livro que tenho imenso carinho e estima, principalmente, pela grandiosidade dos conhecimentos armazenados nessas páginas e pela forma como fui cativado pelo Guyton! Amo estudar por ele e tenho imenso ciúmes do meu exemplar!! 
Convido-lhes a saberem muito mais sobre essa incrível obra. 

O LIVRO E O AUTOR
 - OBRA: 

A nova edição do consagrado Guyton & Hall Tratado de Fisiologia Médica agora vem com o incrível instrumento de aprendizado Homem Virtual, desenvolvido especialmente pela Telemedicina da USP para o livro. Agora você que é estudante de medicina ou de outras áreas da saúde tem, junto com o livro, uma ferramenta de aprendizado interativo com 28 vídeos gratuitos em computação gráfica: uma ajuda para você se preparar de forma visual e dinâmica para fazer a correlação entre a anatomia e a fisiologia e seu impacto clínico, uma grande dificuldade para quem está aprendendo. 

Os 28 vídeos do Homem Virtual do Guyton & Hall correspondem a processos fisiológicos abordados no livro e permitem que você use como roteiro educacional para ler, ver a imagem, interpretar, discutir e compreender de uma maneira incrivelmente fácil os diversos aspectos de fisiologia e fisiopatologia. Permitem também que o professor use como um instrumento para facilitar a transmissão do conhecimento, estimulando ainda mais debates entre os alunos. Guyton & Hall está voltado para a preocupação com formação clinica do estudante das áreas da saúde! 

Para acessar gratuitamente estes vídeos de aprendizado, basta raspar a área especial no verso da capa do livro, e encontrar o código único, secreto e exclusivo do dono do livro para acesso ao Student Consult. Depois, basta entrar no site www.studentconsult.com.br e digitar o código que vem com o livro, e navegar no Homem Virtual e em um incrível e variado universo de conteúdo interativo online adicional! Nele você encontrará também banco de imagens para visualização e download para usar em seus estudos, perguntas e respostas comentadas para testar os seus conhecimentos, acessar os links integrados que relacionam o conteúdo deste livro com partes de conteúdos de outros livros que tratam o assunto. Guyton & Hall é muito mais que um livro de fisiologia. 

Além de todos estes conteúdos inovadores na internet a nova edição traz uma capa moderna com editoração gráfica aprimorada, inteiramente atualizada para refletir a medicina e ciência moderna, contemplando os últimos avanços em biologia molecular, cardiovascular, neurofisiologia e tópicos gastrointestinais, com acréscimo de ilustrações e diagramas. Aprenda e rememore conceitos vitais facilmente com capítulos curtos e coloridos, visualize os princípios de fisiologia claramente com mais de mil diagramas e desenhos, diferencie claramente as informações que “você precisa saber” daquelas que “seriam bom você saber” através de sombreados cinzas no texto. 

Guyton & Hall Tratado de Fisiologia Médica 12ª edição é a sua melhor ferramenta para o aprendizado de forma dinâmica e objetiva. Aproveite! 

- INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
Peso: 2900 gramas
Formato: 21x28 cm
Páginas: 1176
Lançamento: 07/06/2011
ISBN Antigo: 85-352-3735-6
ISBN: 978-85-352-3735-1

P.S.: Comentário:
O livro foi impresso em capa dura (muito lindo); as diferentes seções do livro são marcadas por diferentes cores e ele foi organizado por unidades e capítulos.
- AUTOR: 
Arthur Clifton Guyton (8 de setembro de 1919 — 3 de abril de 2003) foi um médico fisiologista americano. Nasceu em Oxford, Mississippi, filho do Dr. Billy S. Guyton, respeitado oftalmologista e otorrinolaringologista, que se tornou Reitor da University of Mississippi Medical School, e Kate Smallwood Guyton, professora de matemática e física que foi missonária na China antes do casamento.

Ficou famoso nos anos 50, com suas pesquisas na área de fisiologia cardiovascular, e sua relação com a circulação periférica. Sua principal inovação foi a utilização de conceitos de engenharia e análise de sistemas no estudo da circulação sanguínea.

Seu livro, Textbook of Medical Physiology (No Brasil, Tratado de Fisiologia Médica), se tornou o livro-base do estudo de fisiologia nas escolas médicas. As oito primeiras edições foram escritas inteiramente por Guyton, sendo que a primeira foi escrita em 1956. A partir da nona, ele foi escrito com a colaboração de John E. Hall, sendo que a 11ª foi lançada após o falecimento de Guyton em um acidente de automóvel, em 3 de abril de 2003. Além da morte imediata do médico, sua esposa teve graves ferimentos, que a levaram à morte na semana posterior

CONTEÚDO ONLINE
A compra deste livro habilita o acesso a uma grade de conteúdos extras e gratuitos. Para isso, basta raspar o código que se encontra no verso da capa do livro, realizar um cadastro e usar esse código para ter acesso ao material. A interatividade é uma aposta da Editora Elsevier e eu valorizo a possibilidade de acesso a todo esse conteúdo online. Na plataforma do Student Consult você conhece uma maneira inteligente de estudar e pode usufruir de:
- banco de imagens do livro para usar em seus estudos; 
- testar os seus conhecimentos com perguntas e respostas comentadas;
- acessar os links integrados que relacionam conteúdos deste livro com outras bibliografias auxiliares; 
- aprender de forma dinâmica e objetiva com o Homem Virtual. (saiba mais abaixo)

Além disso, o código também permite o acesso ao conteúdo integral do livro em inglês. Uma maneira de estudar fisiologia e testar seus conhecimentos do inglês. 

HOMEM VIRTUAL
“O Homem Virtual é um projeto da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP que usa recursos de computação gráfica 3D para transmitir informações científicas de uma forma visual e objetiva, facilitando a compreensão de informações complexas por meio da comunicação simples. Ele traduz o conhecimento científico para o formato de comunicação gráfica e dinâmica. Esse projeto permite a visualização da anatomia com noção espacial 3D, dos processos fisiológicos e fisiopatológicos, da ação de medicamentos e dos procedimentos práticos. É um recurso iconográfico que auxilia o aprendizado.” 
Dr. Chao Lung Wen / Professor Associado e Chefe da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP

Um exemplo do que seria a ferramenta Homem Virtual:



EU RECOMENDO A AQUISIÇÃO DA OBRA. QUER SABER O PORQUÊ?
  • Referência mundial;
  • Embasamento teórico digno de aplausos;  
  • Respaldo e riqueza de informações;
  • Conteúdos contextualizados com outras bibliografias; 
  • Linguagem clara e objetiva;
  • Fácil compreensão;
  • Presença de imagens didáticas e coloridas;
  • Diagramas, tabelas e gráficos complementando a teoria;
  • Recursos onlines; 
  • Homem Virtual;
MINHA EXPERIÊNCIA COM O GUYTON NA FACULDADE! 
Pessoal,
minha experiência com o Guyton é repleta de elogios. Faço Medicina na UNEB, em Salvador e o método de ensino é PBL (Problem Based Learning). Diferentemente do método tradicional e da presença de um professor lecionando, nesse método, o aluno traça objetivos através do estudo de caso e estuda sozinho. Após uma semana, há o compartilhamento de informações no qual se avalia o alcance dos objetivos propostos. E a fácil linguagem do Guyton me ajudou muito. Além de ser claro e objetivo, este livro permite que o leitor tenha uma compreensão básica acerca do tema logo na primeira leitura. Ele consegue abordar temas complexos de modo que o estudante não se sinta amedrontado.
Todos os meus colegas também usam e não há o que reclamar. Em todas as disciplinas, utilizamos mais de uma bibliografia e por isso, sempre complementamos o estudo com outros livros de Fisiologia. Todavia, a nossa primeira leitura é sempre através do Guyton!
Um estudante de medicina não é um estudante completo se não estudar pelo Guyton! rs

Vocês podem saber mais sobre a obra e adquiri-la através do link: http://bit.ly/1RS7wVO

Espero que tenham gostado! Não deixem de comentar! :)

3 comentários:

  1. OI, Adriano
    Acho muito interessante esse seu trabalho na coluna review, porque você fala um pouco sobre o que os estudantes encontrarão depois da aprovação no vestibular, que já não é fácil.
    Parabéns por se empenhar nessa atividade e falar com respaldo sobre tudo isso. Eu sou da área de linguagens, entretanto sou uma admiradora confessa da profissão médica. Que Deus o abençoe.
    A edição desta obra parece ser muito interativa com o recurso online e o "homem virtual" fornece maior diálogo com o estudante. Uma ótima ferramenta. Parabéns a editora e repassarei seu post aos meus alunos vestibulandos, como um meio de incentivar aqueles que anseiam por adentrar em graduações da área de saúde.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. OI, Adriano
    Acho muito interessante esse seu trabalho na coluna review, porque você fala um pouco sobre o que os estudantes encontrarão depois da aprovação no vestibular, que já não é fácil.
    Parabéns por se empenhar nessa atividade e falar com respaldo sobre tudo isso. Eu sou da área de linguagens, entretanto sou uma admiradora confessa da profissão médica. Que Deus o abençoe.
    A edição desta obra parece ser muito interativa com o recurso online e o "homem virtual" fornece maior diálogo com o estudante. Uma ótima ferramenta. Parabéns a editora e repassarei seu post aos meus alunos vestibulandos, como um meio de incentivar aqueles que anseiam por adentrar em graduações da área de saúde.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Faço fisioterapia e já usei o Guyton bastante. Também gosto muito deste livro, mas as vezes eu precisava reforçar com o Berne, por exemplo. Os dois se completam e eu uso ambos.
    Gostei muito do seu post, principalmente do seu relato sobre como está sendo na faculdade de medicina e gostei muito da coluna. Os alunos de saúde dominarão o mundo ahsuhaush

    Abraços

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...