[CURIOSIDADES]: Emprestar livros ou não? Eis a questão!

Oi gente,

Hoje vim falar de um assunto, um tanto quanto polêmico: EMPRESTAR LIVROS!!
Pelo menos pra mim. Então, resolvi fazer uma lista de prós e contras sobre isso e postar aqui pra vocês. Primeiramente os prós:
- TOMA CUIDADO COM MEU LIVRO, SENÃO EU TE MATO! 
PRÓS:
  1. Encontramos alguém com quem discutir sobre o livro: Quantas vezes ficamos tão empolgados (as) com um livro e não temos com quem dividir essa animação? É bom ter alguém que tenha ficado tão animado quanto você. E mesmo que a pessoa não tenha gostado, poder conversar sobre aquela leitura é sempre bom.
  2. De certa forma, você está incentivando a leitura: No caso de alguém que não tem o hábito de ler, talvez com esse livro que você emprestou, ele (a) comece a se interessar mais por leitura.
  3. Divulgação do autor: Se não for um livro tão conhecido, você está ajudando a divulgar o trabalho daquele autor. Quem sabe a pessoa não se interessa por ler mais obras dele?
  4. Troca de livros: Você e seu amigo (a) podem sempre emprestar livros um para o outro, o que é ótimo também.
CONTRAS:
  1. O livro nunca volta do jeito que você emprestou: É difícil encontrar alguém que tenha tanto cuidado com as coisas dos outros, incluindo livros. Sempre volta com uma manchinha ali, uma dobrinha numa página...
  2. Demora para devolver: Ok, tem gente que demora para ler, normal. Mas demorar 2/3 meses para devolver um livro é demais.
  3. Pode correr o risco de não haver devolução: Nunca passei por isso, mas meu primo emprestou um livro para um amigo e ele nunca o devolveu.
  4. Empréstimo do empréstimo: Você empresta um livro para alguém e a pessoa se acha no direito de emprestar para outra pessoa. Para mim, essa é uma das piores coisas, só perde para o item 1.

Bom, só para constar: ISSO NÃO É EGOÍSMO! É excesso de cuidado, apenas!
Há um pequeno grupinho, seleto de amigos-leitores em que eu confio emprestar meus livros pois sei que eles irão cuidar direitinho, assim como eu!
Mas e vocês, tem problemas em emprestar livros? E concordam com os meus prós e contras? Comentem me contando as opiniões de vocês. 

15 comentários:

  1. Ah nem me fale passei por isso... o primeiro livro que eu emprestei foi o Crepúsculo, fiquei revoltada com a devolução, pois veio acabado e a menina sumiu do mapa, tive que ficar com ele daquele jeito e isso me deixou meio cabreira para emprestar ai conheci minha melhor amiga Veronica Nielsen e voltei a emprestar somente para ela que tem o mesmo amor que eu e que cuida dos meus até melhor do que os dela... Recentemente emprestei meu paixão saga fallen e a menina do meu trabalho me devolveu e quando cheguei em casa fiquei revoltada... ela usou aquelas orelhas para marcar a páginas... fique possessa e falei para ela que não gostei pois foi uma de minhas principais recomendações porque sou totalmente possessiva com meus livros e não empresto mais. Bom é isso rsrsrs... acho que sou mesmo uma maníaca, mas não quero nem saber quando se trata de meus livros eu fico louca! Xero!!! (mais uma vez me empolguei rsrs)

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou do mesmo jeeeeito, que você Dih. Odeio que sujem, amassem ou qualquer coisinha. USAR A ORELHA DO LIVRO PARA MARCAR PÁGINA??? É MOOOOOOOOOOORTE! KKKKKKKKKKKKKK

      Beijos Dih :P

      Excluir
  2. Sempre que emprestei meus livro eles voltaram inteiros, eu gosto de sondar a pessoa primeiro antes de emprestar, ver os livros dela, como ela guarda, se ela é viciada em livros também, apenas depois disto eu empresto, se a pessoa for descuidada eu invento que emprestei para outro. aushausaushauhs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Costumo inventar isso tambéem, mas você teve sorte. Todos os meus livros voltaram em pessimas condições, por isso hoje, não empresto mais! KKK

      Excluir
  3. Vc realmente não empresta seu livros, eu fico morrendo de vontade de ler todos, mas vc não empresta os que eu quero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gosto de emprestar mesmo não!! Infelizmente, as vezes devo fazer isso com algumas pessoas :PP

      beijos Xeps

      Excluir
  4. odeio emprestar meus livros dri e odeio q me peçam.
    livros sao meus e pronto, acabou.

    bjinhs

    ResponderExcluir
  5. Empresto meus poucos livros, para poucas pessoas!

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tome cuidado, para que não devolvam em pessimo estado, como fizeram comigo :P

      Abraço

      Excluir
  6. Tenho uma historia triste. Emprestei Delirio para minha prima e ela foi viajar pro litoral com o livro. Não sei porque mais a idiota derrubou meu livro na piscina!

    raiva extrema!

    hoje, não empresto mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :O Meu Deus, que horror!!
      Eu iria estar chorando até hoje Pedro :P

      KKKK
      Também não sou muito fã de emprestar meus livros!

      Excluir
  7. hahaha eu nao empresto os meus ponto final! kkk
    Bjos
    http://valmedrado16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Empresto só em quem eu confio, e tenho intimidade o suficiente para intimar a devolução do livro - sem essa de não devolver, pelemor né - . Ainda assim digo "cuida bem dele, viu?"

    http://umarcoirisdeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. eu empresto para quem eu sei que tem amor por livros que nem eu , uma vez emprestei e voltou manchado meu livro favorito que dor no coração não briguei pq a pessoa me explicou e entendi mas doeu tanto :/ qnd eu pego emprestado eu cuido como se fosse meu pq sei a dor que a pessoa sente se acontecer algo as pessoas deviam cuidar como se fosse seu :')

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...