Oi Gente,
Trago hoje para vocês a resenha do primeiro livro do Jorge Lourenço: Rio 2054 - Os filhos da Revolução! O livro é distópico. Eu, simplesmente adorei e espero que gostem da resenha!
A obrigação de se levantar contra os opressores é do povo. Em toda a história, sempre foi. E o ciclo é o mesmo. Primeiro, a aceitação da nova ordem. Depois, a percepção da exclusão. No fim, a revolta.___________________________________________________________________
SKOOB |
Rio 2054 apresenta um Rio de Janeiro totalmente diferente do que conhecemos atualmente! A cidade mostrada no livro vivencia o resultado de uma triste guerra civil, em que a cidade em epígrafe tentou se separar do resto do Brasil, tornando-se independente. Essa ação teve como consequência a criação da Primeira Zona Internacionalizada da América Latina, ou apenas ZI.
Entende-se por Zona Internacionalizada, um complexo em que não há mais governantes eleitos pelo voto popular e sim, uma associação entre multinacionais para realizar tal tarefa! É interessante que essa forma de governo é realizada por concessão e tolerada como normal!
O autor constrói de forma brilhante a segregação em que vive a cidade, separada por um muro, onde os moradores não tem o direito de transitar livremente entre os lados! Temos a divisão em Rio Alfa, ou também chamada de Luzes, devido aos prédios e a tecnologia - uma cidade moderna, com bairros industriais em alto mar, totalmente rica, com Inteligências Artificiais que fazem absolutamente tudo! Já o Rio Beta, ou também chamado de Escombros, devido a consequência na infra-estrutura devido a guerra - é o lado pobre, marginalizado, que convive com os restos de maneira pacífica!
Uma característica interessante do livro, nos mostra que os moradores dos Escombros só podem dirigir-se a Rio Alfa, caso sejam contratados para realização de trabalhos que os moradores das Luzes não ousam realizar., ou seja cabe aos moradores dos Escombros apenas uma saída: O Banditismo Social! Em outras palavras, seria uma forma de sobreviver adentrando-se no mundo do crime, com roubos, tráfico, ou as batalhas nas gangues de motos.
Nosso protagonista, Miguel é um jovem diferente que por acaso descobre seus poderes psíquicos! Exatamente, toda esse ambiente distópico, de discrepância é complementado por um toque fictício, sem tornar isso o centro da obra. Por motivos pessoais, Miguel acaba entrando para uma gangue (atitude que vai contra os princípios que ele defende no início do livro). Vale salientar que as batalhas de gangues, são orquestradas como meio de se eleger quem vai ganhar os melhores contratos das Luzes, para realizar "trabalhos", o que envolve queima de arquivo e tarefas de caráter negativo!
A estória é bem ágil, com ação e novidades, surpresas a todo momento! Sem dúvidas, o surgimento de Angra faz toda a obra tomar um rumo diferente, uma vez que a mulher traz consigo o estigma de Revolução, o instinto de mudança! Essa parte faz totalmente jus, ao momento que nosso país passou recentemente, com as manifestações populares.
Com citações a grandes personalidades comunistas e fatos importantes da História, a obra ganha um prisma social, histórico e filosófico incrível:
Aos poucos o povo sempre se libertou de quem os comandava. Ele se levantou contra a realeza da Revolução Francesa, contra as metrópoles em todas as revoluções coloniais ou até na queda da ditadura que nós vivemos aqui, no século passado. Eu não entendo tanto de história, o que sei eu aprendi no colégios dos Escombros e nos livros que apanhei no centro, mas sei que todos passaram pelo mesmo ciclo. Primeiro, aceitaram as imposições que lhe ofereceram. Abraçaram seus ditadores como heróis para, décadas ou século depois, entenderem a exclusão. Aos poucos, eles se libertaram do sistema e evoluíram. É assim desde o começo dos tempos!Bom pessoal, evitei soltar alguns spoilers ou informações interessantes, para que vocês descubram sozinhos e fiquem tão surpresos quanto eu!! Espero que tenham gostado e não deixem de comentar! Recomendo muito a leitura! Quem ama distopias, corra e adquira o seu, para ler!
Visitem a página do livro no Facebook!
O livro pode ser adquirido na Saraiva!
Adriano Gutemberg
Dri, tivi uma ideia muinto equivocadas do livro. qundo vi a diulgaçao de parceria, naum mim interesseim, mais agora fiquei com uma vontade imensa de ler;
ResponderExcluirAdrorei a sua reseha, sempre inpecavel! bjinhs
Oi Lu, é bem bacana!
ExcluirSe tiver a oportunidade, leia mesmo!!
Abração :)
Que legal este livro , gostei da resenha. Adoro distopias e esse livro parece ser um, quem sabe algum dia se eu encontrar ele na bienal do Ce no próximo ano eu compro, espero na verdade comprar varios titulos de autores brasileiros.
ResponderExcluirAbs,
http://muchachoonline.blogspot.com/
É uma distopia bem bacana, viu?! Se gosta do gênero, lhe recomendo a leitura!! :D
ExcluirAah, comprar livros é lindo! rs
Abração
Eu amo livros nacionais, e ouvi falar muito bem dele. A capa é maravilhosa e eu amo livros nacionais - repetindo - e esse está na minha lista de "livro nacionais que lerei com certeza".
ResponderExcluirhttp://momentoliterario1.blogspot.com.br/
Aah, nem fala Jonathan.. Aprendi a amar os livros nacionais e hoje adoro!! rs
ExcluirLeia mesmo!! :D
Abraço
Caramba, esse livro parece ser incrível! Ultimamente eu tô nessa vibe de livros distópicos, conflitos políticos e tals, curti bastante. Muito difícil ver uma ambientação tipicamente nacional, e ainda com um personagem brasileiro, no caso do Miguel rs
ResponderExcluirMais curioso é que Quando diz Rio Alfa, eu ainda penso em Zona Sul do Rio hahaha
Abração!
Pedro Almada
http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com.br/
Oi Pedro,
ExcluirParece e é incrível, rs! Essa vibe de livros distópicos é muito legal e concordo com a ambientação e os personagens tipicamente nacionais!!
Se tiver a oportunidade, leia mesmo!
Abração
Ah meu Deus! Meu gênero preferido! No Brasil! Não acredito! Já estou morrendo de vontade de ler o livro! Mal posso esperar!
ResponderExcluirhttp://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/
HAHAHA, amei a euforia!! Corra e leia mesmo cara!!
ExcluirAbração Matheus :)
CARAMBA, esse livro parece ser realmente muito bom!
ResponderExcluirO nome é sugestivo, e ainda mais com essa resenha sua, vou procurar comprar o livro o quanto antes pra ler.
Então Gu, é bem bacana mesmo!! rs
ExcluirAah, sério? Compre mesmo e me diga o que achou!
Abração
Até agora eu nunca me decepcionei com distopias e acredito que não vai ser com esse que isso vai acontecer, porque ele parece ser mais do que fantástico. Ambientado no Brasil deve ficar melhor ainda. ;)
ResponderExcluirNão conhecia esse livro. Curti a indicação.
Um beijo,
Luara - Estante Vertical
Oi Lu,
ExcluirTambém nunca me decepcionei com as distopias! Simplesmente amo *-*
Nossa, toda a ambientação é incrível, te digo que é um livro 100% nacional :D
Beijo
Nossa, esse livro deve ser realmente muito bom. Acho que deve ser daquelas histórias bem envolventes, né. Espero lê-lo um dia.
ResponderExcluirabraços.
palavrapequenas.blogspot.com
Exatamente Sefora, é esse tipo de livro mesmo!!
ExcluirSe tiver a oportunidade, não exite em fazer a leitura!
Beijo
Cara, já li RIO 2054 e tu sabe como eu sou louco por esse ambiente do livro! É muuuuuuito bom e eu gostei pakas de sua resenha, Adriano. Bem completa!
ResponderExcluirPatabens e agora, quero O Grito Vermelho. kkkkkkkkkkk
abraço
Aah, eu sei mesmo Luis! Concordo contigo, bem bacana! Obrigado!!
ExcluirAaah, pode deixar que logo trarei a resenha de O Grito :D
Abração
Parabens pela resenha, me deizou com muita vontade de ler o livro.
ResponderExcluirJá foi para a listinha de aquisições futuras!
abraços
Oi Pedro,
ExcluirMuito Obrigado!! Sério?! Aaah, que legal :)
Abraço
Nosssaaaa Dri... amei demais a sua resenha... aliás adoro o jeito que você se expressa nelas... instigando sempre a nossa curiosidade, mas nessa senti um diferencial e algo a mais que uma simples empolgação... rsrsrrs Eu já havia gostado quando você colocou na tag lidos até a página 100 e agora lendo a resenha realmente fiquei empolgada porque amo demais distopia.... e acredite que foi para a minha listinha interminável.. ai meu Deus o que fazer com tantos livros para comprar e sem dinheiro rsrsrsrsr...
ResponderExcluirXero!!!
http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br
Oi Dih, muito obrigado mesmo!!
Excluirah, que bom que te deixo curiosa!! Confesso que me sinto assim, nas suas resenhas!! :)
Eu gosto demais de distopias, acho que é minha área de conforto e por isso, me empolgo!! rs
Sua listinha é interminável como a minha então!! haha
Beijos Dih
Adorei a premissa desse livro. Além do que, deve ser ótimo ver uma história desse tipo ambientada aqui na minha cidade (não importa o quão diferente ela esteja)! Fiquei com bastante vontade de ler o livro. A capa é show de bola também - Central do Brasil e Palácio Duque de Caxias: cenários que eu vejo todos os dias.
ResponderExcluirBeijos.
(www.)bibliotequismo(.com.br)
Nossa Paloma, com certeza se tu ler esse livro vai ter uma visão beeeeeeeeem real do livro!! Eu me senti dentro desse ambiente destruído e modernizado, na cidade construída em cima dos contrastes!!
Excluirrs
Beijos
Oi Adriano!
ResponderExcluirTenho visto excelentes resenhas sobre este livro, e a sua, claro, não ficou atrás! Adorei!
Quero muito ler este livro...
Abraços, boa semana!!
Escrev'Arte
Oi Nadja,
ExcluirOh, Muito Obrigado :D
Leia mesmo parceira, é excelente!! rs
Beijos, igualmente!!
Oie...
ResponderExcluirNossa parabéns pela resenha...
Curti bastante a história do livro.. fiquei bem curiosa...
Seguindo o seu cantinho... Te espero para conhecer o meu...
Beijos
Lylu - http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br/
Oi Lylu,
ExcluirObrigado! É bem interessante mesmo! :D
Já retribuí flor!
Beijos
Fala Geração! Andei meio sumido, né? Pois é... Com esse tempo... Enfim, Caramba, adorei a tesenha e fiquei MUITO CURIOSO! Sério mesmo...
ResponderExcluirAbração!
http://umsenhorpalhaco.blogspot.com
Oi Ítalo, pois é cara, sumiu mesmo!! haha
ExcluirMuito Obrigado, é beem legal!! :D
Abração
oi Adriano!
ResponderExcluirGostei bastante da resenha, não sou uma super fã de distopias, mas fiquei curiosa e estou pensando seriamente em adquirir o livro, a citação que você colocou no final é fantástica, preciso ler.
Beijão
Oi Lizi, Obrigado :)
ExcluirSou suspeito em lhe dar uma recomendação, porque amo distopias mesmo! No entanto, acho que você vai gostar da leitura :D
Beijo
Eu vejo a resenha desse livro em todo lugar, em qualquer blog que entro e não achei nada que me atraísse nele, já tentei ver se era a resenha que não estava me passando o necessário, porém li várias e continuo sem ter a mínima vontade de lê-lo, já meu irmão está alucinado por ele. Acho que eu tenho sérios problemas! auhsuahs
ResponderExcluirEsse livro deve ser muito bom! Pela resenha, super acho que daria um ótimo filme!
ResponderExcluirBjs