Visitando alguns blogs e sites literários, encontrei uma postagem bem interessante! Pesquisando sobre o assunto, encontrei um estudo Via Galileu, publicado no BoddyOdd que fala sobre adquirir as características dos personagens que lê mesmo sem querer!
Confiram:
Sabe quando você se identifica muito com o personagem de um livro, seja por suas atitudes ou até mesmo por sua personalidade? Estudos apontam que quando isso acontece, você esta propenso a adquirir as características desse tal personagem!
A pesquisa é da Universidade Estadual de Ohio, e ela afirma que você pode obter características como emoções, pensamentos e crenças de um personagem, num processo que eles chamam de “tomada de experiência”.
Isso acontece porque ao se identificar com o personagem, você se imaginará no lugar dele durante a leitura e isso pode surtir efeitos na vida real. Ou seja: você vai começar a pensar e agir da mesma forma que o personagem os faria!
O pesquisador responsável acredita que esse efeito apenas exista em obras escritas, pois em um filme somos espectadores e fica difícil nos imaginarmos como o personagem como acontece nos livros.
Esse impacto pode ser duradouro ou não, conforme a intensidade da ligação que você tiver com o personagem. Então não se assuste caso se sinta mais determinado e observador ao ler um livro policial do Harlan Coben ou mais romântico do que o normal ao ler algo do Nicholas Sparks.
O estudo diz que você pode incorporar não apenas as características positivas. Ao se identificar com um serial killer, por exemplo, você pode começar a querer entender e justificar as ações do personagem. Que vamos combinar, se tratando de um serial killer não são nada corretas.
- E qual o personagem que vocês mais se identificam?! Não deixem de comentar!
Eita Adriano!!!! Que bacana! Adorei o post e vou começar a prestar mais atenção se fico mais determinada após Coben ou mais romântica após Sparks. hahahaha
ResponderExcluirMeu envolvimento com os personagens é enorme, então acredito que isso seja mesmo possível. :)
Abraços, boas leituras!
Escrev'Arte
Oi Nadja,
ExcluirConcordo contigo, sou muito apegado a meus queridos personagens e acho isso bem provável :P
Beijos
Que demais isso! Até imaginava que esse tipo de coisa poderia acontecer, mas é muito mais legal saber disso a partir de uma pesquisa e/ou estudo sobre o assunto. Espero que algum dia eu fiquei tão corajoso quanto meus heróis distópicos.
ResponderExcluirhttp://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/
Eu nunca havia parado para pensar, mas agora acho que é provável! rs
ExcluirAah, nem fala.. um pouquinho de coragem deles em mim, seria ótimo :P
Abraço
Que legal! Sabe que eu já tinha uma ideia de que isso poderia acontecer? Dependendo do livro que leio mudo muito meu comportamento ahahha'
ResponderExcluirAdorei o post!
Olha, eu nunca tinha parado para pensar antes desse post, mas faz tofo sentido *-*
ExcluirBeijos
Ah muito legal saber disso, acho que é por isso que ando muito emotiva e confusa... Talvez porque me identifiquei demais com os problemas de Ethan em Dezoito Luas rsrsrsrs ele anda tão confuso com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo que eu estou assim... acho que até o cansaço dele pegou em mim kkkkk. Adorei essa curiosidade Dri... E saiba que o carinho que sinto por você é igual... senti uma afinidade imensa contigo desde o dia em que conversamos pela primeira vez no face lembra??? Pois quero que saiba que sempre que precisar de mim pode gritar, se estiver ao meu alcance irei te ajudar com certeza... Para qualquer momento em, desde os mais felizes aos mais ou menos... Xero!!!!
ResponderExcluirhttp://minhasescriturasdih.blogspot.com.br
Aah, sério? Depois me conte o que vc acha dessa série, viu?! É uma das muitas que tenho vontade de assistir e não tive oportunidade ainda! rs
ExcluirAah Dih, como fico feliz em saber disso! Lembro sim e saiba que tudo que você disse é reciproco! Muito Obrigado por tudo e conte comigo sempre também *-*
Beijos
nunca tinha percebido isso dri, mais acho q é verdade. Quando livro Querido John eu fiquei super emotiva e todas as minhas ações eram parecidas com as ação dela no livro.
ResponderExcluirpost bem legal
bjinhs
Oi Lu, então com certeza faz sentido!! Muitos comentários evidenciaram isso *-*
ExcluirBeijos
Oi Adriano,
ResponderExcluirGostei da curiosidade , nunca havia mim tocado sobre isso, mais parece ser verdade!
E a novidade? Ansioso para que você publique!
até amanha
abraços
Oi Pedro,
ExcluirHaha também não, mas agora vejo que faz muito sentido *-*
Bom, a novidade já foi ao ar!! SUPER LEGAL ! HAHAHAHA
Abraços
Caraca meu, não sabia disso. Mas se pararmos um minuto e analizar faz todo sentido. Nosso comportamento é influenciado sim, pelos nossos personagens favoritos!
ResponderExcluirAbração
Isso aí Luis :D
ExcluirAbraço
Muito legal esse post! Eu já tinha reparado nisso, mas não sabia que era verdade. Mas eu não sei se isso acontece só com livros. Consigo pensar em exemplos (beeeeeem mais simples) com vídeos. Tipo o cara que assiste anime: ele fala "chan", "kun" e sei lá mais o que porque o personagem fala, as vezes começa a falar sem querer até . Não sei, mas acho que conta. ^_^
ResponderExcluirSeguidora nova (:
Oi Josy, verdade, viu! Gostei demais da sua analogia e faz todo sentido!! haha
ExcluirBeijos
Que loucura isso.
ResponderExcluirJá pensou... nós devemos ter um distúrbio de múltiplas personalidades por causa de todos os livros que a gente leu.
Droga é muito tarde, preciso procurar um psicólogo.
Uma dose de palavras.
http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/
Hahahaha, é tipo isso amigo! :P
ExcluirTô precisando de um psicólogo também!
abraço
Maluco, muito doido essa matéria e creio ser verdade, já fiquei com inclinação a fazer o que alguns personagens faziam depois de ler alguns livros, acho que isso é normal no meu caso não é duradouro por que leio demais rsrs
ResponderExcluirbjos
Nossa! Eu nem tinha notado isso.... Se bem que em Stone eu fiquei tentando justificar as atitudes do personagem por ter sequestrado a garota, tentei pensar em uma forma para que ele não saisse como o malvada da estória e mesmo eu enxergando isto, ainda sim no fundo eu sabia que o que ele tinha feito era errado. O mesmo aconteceu com a personagem.
ResponderExcluirAdorei essa matéria, eu nunca havia parado para pensar nisso. Agora eu estou vendo que adquiro alguns hábitos de alguns personagens auhsuahsuah principalmente os malvados, eu sempre me apaixono por eles e sempre tento torna-los melhor que os mocinhos aushahsau