[CURIOSIDADES]: Ler poesia é mais útil para o cérebro que livros de autoajuda

Olá, pessoal!
Tudo bem?! Espero que sim!

Eu amo livros narrativos; gosto de poesia e detesto autoajuda! 
Recentemente li uma matéria, publicada originalmente na coluna Obvius do R7 (leia a matéria original aqui), que apresenta os resultados de um estudo científico que comprova a supremacia da poesia quando comparado com os livros de autoajuda no quesito utilidade para o cérebro. 
Leia a matéria na íntegra abaixo:
Duas colocações: 1- a imagem foi editada no paint porque sim. 2 - eu assistia Dragon Ball :)
"Um texto já publicado pela agência EFE, mas que poderia ser revisto, afinal estamos comentando sobre a velha história da análise crítica sobre Literatura tida como de qualidade e a Literatura tida como de entretenimento, e mais, auto-ajuda: a leitura de obras clássicas estimula a atividade cerebral e ainda pode ajudar pessoas com problemas emocionais, diz estudo.
Ler autores clássicos, como Shakespeare, Fernando Pessoa, William Wordsworth e T.S. Eliot, estimula a mente e a poesia pode ser mais eficaz em tratamentos do que os livros de autoajuda, segundo um estudo da Universidade de Liverpool.
Especialistas em ciência, psicologia e literatura inglesa da universidade monitoraram a atividade cerebral de 30 voluntários que leram primeiro trechos de textos clássicos e depois essas mesmas passagens traduzidas para a "linguagem coloquial".
Os resultados da pesquisa, antecipados pelo jornal britânico "Daily Telegraph", mostram que a atividade do cérebro "dispara" quando o leitor encontra palavras incomuns ou frases com uma estrutura semântica complexa, mas não reage quando esse mesmo conteúdo se expressa com fórmulas de uso cotidiano.
Esses estímulos se mantêm durante um tempo, potencializando a atenção do indivíduo, segundo o estudo, que utilizou textos de autores ingleses como Henry Vaughan, John Donne, Elizabeth Barrett Browning e Philip Larkin.

Os especialistas descobriram que a poesia "é mais útil que os livros de autoajuda", já que afeta o lado direito do cérebro, onde são armazenadas as lembranças autobiográficas, e ajuda a refletir sobre eles e entendê-los desde outra perspectiva.
"A poesia não é só uma questão de estilo. A descrição profunda de experiências acrescenta elementos emocionais e biográficos ao conhecimento cognitivo que já possuímos de nossas lembranças", explica o professor David, encarregado de apresentar o estudo.
Após o descobrimento, os especialistas buscam agora compreender como afetaram a atividade cerebral as contínuas revisões de alguns clássicos da literatura para adaptá-los à linguagem atual, caso das obras de Charles Dickens."

Minha opinião é: LEIA! Independente do gênero, do autor e da obra, o importante é estar em constante leitura. Leia o que você gosta. Leia o que te agrada. Leitura + prazer resultam em benefícios mais satisfatórios do que Leitura + tortura. 
Já mencionei isso uma vez e ressalto: não adianta ler clássicos se essa atividade, para você, é enfadonha e desgastante. Leitura imposta e obrigatória não tem o mesmo saber que a leitura por vontade própria!

E aí, pessoal, concordam ou discordam?! Comentem e vamos conversar sobre isso!! 

35 comentários:

  1. Oi Adriano!
    Eu não poderia concordar mais com esse estudo. Quando eu era pequeno, eu era fascinado por poesia. Quero dizer, eu lia todo tipo de livro, mas quando era pra escrever, sempre fazia poesias. Tenho uns cinco cadernos aqui cheio de poesias, algumas tolíssimas, mas não tenho a coragem de me desfazer, hehe.
    Porque a poesia acalma, ilumina e nos ajuda a nos exprimirmos mais. Sempre que eu queria expressar alguma coisa, um sentimento em palavras, usava a poesia. Afinal, a poesia te faz descobrir a si mesmo.
    Já a auto-ajuda... te faz gastar dinheiro e fazer algum escritorzinho rico, hehe.

    Ei, voltei a escrever no Peças. Dá uma passadinha por lá quando puder, blz?
    Abraços!!!

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Okey, mas eu tenho um péssimo problema com as poesias: eu não as compreendo!
    E eu odeio terminar de ler alguma coisa e não entender nada do que eu li.. não me acrescenta!
    Mas achei o estudo bem bacana. Vou tentar acrescentar algumas coisas mais clássicas na minha lista de leituras. Sonho um dia ler Shakespeare e esse é só mais um incentivo ;D

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  3. Goku é autoajuda, eu ri haha
    Nunca li um livro de autoajuda propriamente dito, já li Augusto Cury, mas em ficção. Meu interesse por esse tipo de leitura é quase nulo, quem sabe algum dia eu leia pra conhecer, mas no geral não me interesso mesmo. Gosto de poesia, não tanto quanto deveria, mas mesmo assim acho mais interessante que autoajuda e que ajuda bem mais. Sobre os clássicos concordo com você, não adianta nada ler um clássico e ficar botando defeito em tudo, a leitura vai se tornar chata por conta disso (mesmo que por vezes seja obrigatório), funcionava na escola assim comigo, nunca julguei uma leitura antes de ler.

    PS: Um dia ainda quero fazer psicologia, porque é incrivelmente sensacional desvendar a mente humana.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  4. tambem tenho um interesse nulo por literatura de autoajuda... poesia é sempre algo bom... mesmo não tendo muito contato nesse ramo da literatura.. quando em bato com algo bom fico com aquilo martelando minha mente por dias... e sempre reflito muito coisa nesse tempo.

    ResponderExcluir
  5. Também acredito que o importante é ler, o que vai trazer maior ou menor benefício é o prazer que nos proporciona.

    ResponderExcluir
  6. Ola Adriano bem interessante a matéria , eu gosto de poesias mas preciso estar inspirada para ler, quanto aos livros de auto ajuda alguns são bem interessantes até gosto de ler. Mas concordo com você o importante é ler seja o que for. Ler com prazer e não por obrigação. Incentivo a leitura sempre . abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi Adriano, tudo certo?
    Eu não gosto muito de poesias, essa parte eu deixo para o Saulo, meu namorado, que ama e escreve algumas. Mas acho que qualquer coisa é melhor que auto-ajuda! rsrsrs

    Beijos. Vou compartilhar na página do blog essa sua postagem!
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  8. https://www.facebook.com/serleitora/posts/748642731919520?notif_t=like

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar a matéria com seus leitores, Érica :)

      Beijos

      Excluir
  9. Pode ser preconceito, mas acho que autoajuda não é lá grande coisa(pra mim, duvido que seria). Ficar seguindo fórmulas e dicas nunca vai ser mais eficiente que ler um livro e sentir prazer na leitura, se encantar, tornar-se alguém melhor com o que lê por si só e não escutando aquelas frases prontas e chatas! E tem até aquela pesquisa dizendo que Harry Potter deixa as pessoas mais tolerantes às diferenças e tal :D
    Adorei seu post, tava com saudades de vir aqui!
    Dá uma passadinha lá no wesaysomething.blogspot.com
    xoxo

    ResponderExcluir
  10. Concordo com você: O importante é ler, pode ser autoajuda, infantis, eróticos, histórias em quadrinhos, best-sellers, clássicos, romances, históricos, fantasia, ficção científica, terror, suspense, drama, poesia, contos, crônicas... Livro de livraria, de banca, e-Book... Não importa. Quem lê e se diverte, já está se ajudando muito! Todo livro tem algo a transmitir, em qualquer grau.
    Realmente alguns gêneros fazem a gente "queimar mais neurônio", como clássicos, ficção científica clássica, históricos muito densos, entre outros. Tanto que se demora muito mais para terminar a leitura. Outra coisa que acho que faz o cérebro trabalhar bem, é ler em outro idioma diferente de sua primeira língua.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Tati. Já li uma matéria falando que novas áreas do cérebro são ativadas quando lemos num outro idioma e uma das dicas da especialista era tentar ler com o livro de cabeça pra baixo. Segundo ela o esforço faz o cérebro funcionar melhor. rs

      Excluir
  11. Preciso te confessar, eu desconfiava disso viu hahahaha! Sei la...livros de autoajuda para mim nao ajudam em nada =/

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  12. Olá Adriano,
    menino este tema é interessante e ao mesmo tempo intrigante. Legal eu não gosto e nem quero chegar perto de livros de auto-ajuda, e poesias não é minha onda. Porem tem umas poesias que eu leio e acho lindas.
    Mas este assunto em questão, fica difícil dar uma opinião ou falar algo. Acho que devo dizer e concordar com a Tatiana, qualquer tipo de leitura é bom, pois todas trás algo, que nos fara pensar e assim trabalhar mais o cérebro. Claro que algumas leituras, iram exigir mais de você, mas todas tem seu potencial.
    Bom como disse, fica difícil opinar, então prefiro ficar em cima do muro e não tomar partido. Mas achei interessante este assunto e uma forma legal de nós debater sobre o assunto.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  13. Bom, eu não leio poesias nem livros de auto ajuda, confesso que já li livros de auto ajuda e gostei bastante de alguns, mas não leria só esse tipo de livro. Poesias eu não leio, acho bonito, acho legal, acho bacana, mas eu não consigo gostar de ler um livro de poesias, acabo perdendo a concentração fácil fácil, to lendo e de repente penso em comida kkkk Enfim, acho que cada tipo de leitura traz um benefício para o leitor, mas claro que o mesmo tem que se permitir aprender algo com o livro, caso contrário não adianta ler algo que dizem fazer bem para o cérebro.

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  14. Oi Adriano!! :)
    Concordo com o quadro no fim do post, não importa autor gênero nem nada, devemos ler o que gostamos. Já li poesias, mas acho que a minha mente não se abre muito ainda para entender, apenas acho bonitos, e livros de auto ajuda são muito bons, eu só li alguns do Augusto Cury, e gostei demais <3 Mas pra mim o melhor livro de auto ajuda é a biblia haha <33
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  15. Oi Adriano.
    Sabe que eu não tenho o hábito de ler poesias...e autoajuda também não rsrs, mas não tenho nada contra ambos, já me embrenhei por essas terras.
    E eu compartilho da mesma ideia que você: o importante é ler, ler o que te faz bem e se sentir bem, ler o que te dá prazer, mantenha-se na sua zona de conforto se necessário.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  16. Olá, rapaz.

    Eu não sei se concordo. Acontece que os seres humanos são seres tão mutáveis e cada um com suas peculiaridades que mesmo especialistas confirmando isso, ainda fico com um pé atras.
    Mas sei que não curto auto-ajuda, de maneira alguma, me sinto um leigo ao ler isso. Já poesia, dizem, e eu concordo, engrandecem a alma, ou seja, na dúvida, sempre fico com a segunda opção.
    Adorei a matéria, não tinha visto antes.

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Adriano! Muito boa essa sua postagem, não sabia dessa pesquisa, mas minha opinião é que pessoa tenha que ler o lhe agrada, como você e muitos disseram aqui nos comentários o importante é ler. Não importa o gênero. A pessoa tem que ler o que a faz se sentir bem, eu leio todos os gêneros, sou apaixonada por poesias, mas também já li alguns de auto-ajuda - por querer e outros para faculdade.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  18. Eu fui lendo e pensando em 200 mil coisas pra escrever, mas seu quadrinho final resumiu tudo o que eu queria falar. Não gosto de clássicos, tô ferrada se depender disso pra estimular meu cérebro. E até prefiro autoajuda a poesias, será que tenho salvação? Kkkkk
    Gostei de saber os resultados da pesquisa mesmo fazendo tudo "errado". Rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Dri
    Tudo bom?
    Mesmo tendo uma pesquisa revelando que poesia estimula mais o cérebro do que livros de auto ajuda, eu não leria nenhum dos dois, pois não me identifico com esses tipos de leituras, sei lá, não me atraem e toda vez que leio, me dá um baita sono.
    Gostei do seu post informativo.
    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  20. Não curto muito poesia, azar o meu, né, rs, mas pelo menos amo clássicos, e fiquei feliz de saber que a leitura deles ajuda meu cérebro a se exercitar! De qualquer maneira, concordo com você, o importante é ler e cada um deve escolher a leitura que lhe dá prazer.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  21. Oie,

    Não sou muito fã de Auto Ajuda, sei lá acho um pouco estranho, e poesia eu gosto, mas não sou aquelas fãs, mas sempre pego meu livro de lingua portuguesa e vou ler algumas poesias, eu prefiro declamá-las em voz alta e sozinha, do que ler em uma sala de aula, sou meio estranha mesmo, e de vez em quando eu gosto de escrever as minhas.

    Mayla

    ResponderExcluir
  22. Adriano,
    Achei super interessante a matéria que você trouxe.
    Realmente livros de autor ajuda e de dieta não funcionam comigo. Também não sei como a poesia funciona, pois geralmente não entendo o sentido...kkkk Acho que é bem subjetivo, somente algumas permitem que a gente adentre a esse mundo tão peculiar, como Camões, quando afirma que: O Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente...."
    Gostei da novidade e fiquei contente em saber disso!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  23. Olá, Adriano!
    Bem, eu achei essa matéria simplesmente demais. Nunca li um livro de auto-ajuda, apesar de já ter folhado um ou outro em visitas aleatórias a livraria, mas eu sou uma apreciadora de poemas. Não posso ver versos que preciso ler, e sei várias de cor.
    Também sou da opinião de que o importante, é, na verdade, ler!

    Beijos, Gabi Prates
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  24. Oi Adriano!

    Gostei muito do post, gosto de ler coisas mais científicas, comprovadas e tal e achei a matéria muito interessante, confesso que me perdi lendo o texto rsrs. Tenho um problema sério com auto-ajuda porque acho que consigo resolver meus problemas sozinhos, mas não curto obras clássicas e nem poesias kkk, difícil né?

    Mas é bom saber disso.

    Abraços :)
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Tenho que concordar com você, não adianta ler algo que acho desgastante (no meu caso a poesia clássica). Eu gosto sim de poesias, mas não nesse estilo. Me lembro que quando prestei vestibular tinha um livro de poesias que era cobrado, bastante antigo, com uma linguagem que eu não me identificava; não me lembro o nome, era algo sobre deuses etc. Tive que trabalhar o livro frase por frase pra entender o que falava, lendo e relendo, eu odiava kkk. Mas como muitas meninas, eu tinha meu caderno de poesias e acho que isso já foi algo que me ajudou muito.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Acho que os dois são muito úteis. Na verdade, depende da interpretação do leitor. A poesia é mais reflexiva e o autoajuda é mais direto: seja feliz, não desista. Acho que os dois merecem ser lidos também. Os dois tem um lado positivo.

    http://escritordeconta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi,
    Bom acredito nisso que você falou no fim, leia o que te gosta, achei o estudo interessante, mas conheço muitas pessoas que também gostam de auto ajuda e realmente é útil da vida delas, outras gostam de poesia, mas não conseguem tirar nada de útil delas.
    Acredito que cada individuo tem um ponto onde consegue captar maiores informações e lições.
    Mesmo assim parabéns pelo post, interessante.

    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  28. Eu sempre preferi poesia, muita gente não gosto mas acho que é o tipo de literatura mais rica que existe, principalmente porque é a literatura que mais enriquece nosso vocabulário, e faz-nos sentir pessoas muito melhores. Mais do que auto-ajuda com certeza.

    Abraços!
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Dri!
    Que legal esse post! Não sabia disso, na real não leio livros de auto ajuda, e amo poesias, leio sempre que posso. Gostei do post e da explicação do pq disso!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  30. Dri,
    Não sabia disso. Não gosto de autoajuda e poesia é algo que me instiga, mas as vezes nao entendo nada.
    Ótimo post.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  31. Oi Adriano,

    Concordo com você, o importante é ler, não importa o que. Realmente existem pessoas que leem clássicos apenas para dizer que são cult, que leram e detestam a escrita. Eu sou a favor da leitura. Leio tudo o que gosto e isso me lembrou uma situação que passei na universidade há mais de dez anos, quando estava lendo um mangá e perguntaram como uma universitária, com notas tão altas, lia mangá. Simplesmente respondi que porque gostava.


    Beijos,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá Adriano, tudo bem?

    Prefiro não ler nem um nem outro hahaha. Poesia só é gostoso interpretar, daquele jeito bem louco :3

    Beijo

    ResponderExcluir
  33. Oi Adriano!
    Eu acho poesia algo bem bacana, mas eu geralmente não consigo sacar a mensagem =/
    autoajuda pra mim não adianta em nada.

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...