[DUELO DE TITãS]: Folclore regional - Guanambi/Bahia

Olá, pessoal, 
Tudo bem?! Espero que sim!!

Hoje, dia 22 de agosto, é comemorado o Dia do Folclore. Pensando nisso, resolvi publicar uma das tarefas indicadas pela Equipe Fire para mim e meus companheiros de Equipe Ice através do Duelo de Titãs. Não acompanha essa batalha entre o fogo e o gelo? Como assim? 

Veja aqui do que se trata o Duelo de Titãs.
DESAFIO 03

Uma das provas do Desafio de agosto é mostrar aos nossos leitores um pouquinho das manifestações culturais acerca do folclore de nossa região. 

'Simbora', meu povo. 'Simbora' conferir o post.


Para quem não sabe eu sou baiano. Nascido e criado na cidade de Guanambi - Bahia, na região sudoeste do estado. Não é uma cidade muito conhecida, mas eu tenho um carinho enorme por esse cantinho. Uma terra boa de gente amigável e acolhedora. Uma típica cidade de interior em pleno desenvolvimento e crescimento. 
P.S.: Se alguém conhecer Guanambi, COMENTE e vamos surtar juntos, colega! :)

Para ficar organizado, vou montar o post norteando o leitor pelos tópicos: história, dança, comida, lendas e arquitetura.

P.S2: Os créditos nas fotos vão para o fotógrafo guanambiense Dimas de Campos. 


HISTÓRIA:
A história do município de Guanambi se inicia no século XIX quando, segundo relatos, uma mulher de nome Bela, devota de Santo Antônio, construiu uma casa de taipa nas proximidades do Riacho Belém, na margem direita do rio Carnaíba de Dentro. Desde então para esse ponto se convergiam os moradores da vizinhança que, juntamente com aquela mulher, todos os anos rezavam benditos e ladainhas para aquele santo. Esse encontro rapidamente se transformou num festejo de muitos dias. 
Em 1870, quando o arraial de Bela Flor já se encontrava em desenvolvimento, durante uma missão católica no local, o fazendeiro Joaquim Dias Guimarães doou parte das terras do arraial para a construção de uma capela. 
A maioria da população é de origem católica e o padroeiro da cidade é Santo Antônio. 
Além disso, em 1919 a cidade declarou sua emancipação política e no dia 14 de agosto de 2014 completou 95 anos (tá madura, minha cidade). 
A bandeira de Guanambi apresenta a figura do algodão, que num passado recente representou a principal atividade agrícola e comercial da cidade proporcionando seu desenvolvimento. Atualmente, a produção de algodão caiu muito devido a seca e a competição com o algodão do norte baiano. A cidade hoje está majoritariamente concentrado na zona urbana e seu passado rural e folclórico permeia apenas a lembrança dos mais velhos. 
Segundo minha avó, o nome Guanambi em tupi-guarani significa: Beija-Flor. E foi atribuído esse nome, já que existia uma moça de nome Fulô, muito devota de Santo Antônio que nas práticas religiosas, prostrava-se aos pés de uma representação e beijava seus pés. Os outros cantavam em coro: Beija-Fulô (beija os pés do santo). Por conta disso, o Beija-Flor é bastante lembrado nas comemorações de aniversário da cidade. 

DANÇAS:
As danças típicas e folclóricas regionais vem perdendo espaço na cidade. O advento nas novas tecnologias têm contribuído para que essa cultura fique somente na lembrança. Porém, podemos destacar as seguintes manifestações:

1 - VAI-DE-VIRÁ:

2 - TERNO DE REIS:

3 - CAPOEIRA:

4 -MACULELÊ:

COMIDAS TÍPICAS
- ACARAJÉ:
Todo mundo acha que baianos comem acarajé no café da manhã. MITO. É cultural, é típico e é folclórico mas o blogueiro que vocês escreve, detesta!

- FEIJOADA:
Resuma amor em uma palavra: FEIJOADA <3

- DOCES TÍPICOS:
Esse é o mercado municipal da minha cidade e na foto encontramos uma gama de doces maravilhosos como: doce de leite, de banana, cocada, pé de moleque, paçoca, rapadura, tijolo, batido, quebra-queixo e 'etecetera'.

LENDAS:
- LEOCÁDIA:

Esse é um caso real e tentarei ser breve na narração. 
Existia uma moça linda e pobre que trabalhava na construção da barragem de Tapage. E ela vestia um vestido maltrapilho. Certo dia, um coronel famoso deu-lhe um metro de tecido (do mais barato) para que ela fizesse um novo vestido. Raquel, a mulher do coronel ao saber disso através de 'fofoca' das mexeriqueiras, se apodera de um sentimento amargo de raiva e manda que seus capangas matem a Leocádia e tragam um pedaço de seu corpo para provar. Eles cumprem a ordem e matam a moça pobre. Jogam seu corpo numa fenda de rocha (aqui na cidade chamamos de caldeirão, já que acumulam água da chuva). Eles trouxeram o seio direito de Leocádia e Raquel o cozinhou e deu ao seu marido no almoço.
O local onde o corpo de Leocádia foi jogado tomou forma de caixão. Vejam a imagem!


Eu já visitei esse local e é realmente muuuuito parecido com um caixão. A estória continua viva e todos na cidade conhecem o caso de Leocádia e houve até gravação de um filme de caráter regional narrando essa estória.

- HOMEM DO SACO:
Essa lenda é algo bem falado até hoje. É muito utilizado pelos pais na tentativa de conter os filhos atentados. Minha mãe sempre dizia que o homem do saco vinha buscar crianças atentadas e que desobedeciam os pais e levaria num saco até a casa dele para trabalhar. Eu tinha muito medo e por conta disso, sempre obedecia. 

- CARRO PRETO:
Segundo essa lenda, existia um carro preto que raptava crianças para matá-las e venderem os órgãos no mercado negro. Eu temia ver um carro preto e uma vez, me deparei com uma quadrilha de pedófilos num carro preto que tentou me sequestrar. Enfim, essa lenda tem um fundo de verdade e essa quadrilha já foi presa. Graças a Deus! 

- PALHAÇO QUE COME CRIANÇA:
Minha mãe conseguiu me deixar traumatizado até hoje. Um dia, quando era criança, eu dei calundu (piti, mimimi, choro descontrolado) com vontade de ir ao circo que havia chegado na cidade. Minha mãe estava com dor de cabeça e não queria ir. Eu pirracei um pouco (mas no fundo, sou um anjo do senhor) e ela falou que eu não poderia ir, porque lá tinha um palhaço que comia crianças. Resultado: NUNCA MAIS CONSEGUI OLHAR PARA UM PALHAÇO NORMALMENTE. 
Depois de sapo, a coisa que eu mais tenho medo é de palhaço. Obrigado mãe, graças a você, hoje estou traumatizado! 

- LIVUSIAS 
Minha avó conta um monte de casos de livusias. Uma livusia é uma aparição do além, algo sobrenatural e sem explicação que já aconteceu. 
Consultei minha avó e ela me confessou muuuitos casos legais. Narrarei alguns poucos.
Um dia, há muito tempo atrás, ainda quando ela morava na roça e minha mãe era uma criança, eles foram a um casamento. Aproveitaram a festa e na volta (naquela escuridão) eles encontraram uma mulher vestida de noiva, suja de terra e sangue. Ela passou, olhou para todos e falou: "podem voltar. Não vai ter mais casamento. Eu matei o noivo". Eles não falaram nada e seguiram rumo a casa deles como se fosse a coisa mais natural do mundo. Todos que estavam dizem que é verdade, inclusive minha mãe e meus tios, ou seja, o fantasma da noiva apareceu mesmo ou esse povo está mentindo coletivamente. Eu acredito porque sim. 
Outro caso é que minha avó sempre ouvia pessoas caminhando na casa deles na roça. O som arrastado de passos e de portas abrindo, mas no outro dia, não era nenhum dos filhos dela. 
Contarei agora dois casos estranhos que eu vi quando criança:
1 - um menino do meu bairro tinha falecido e eu fiquei bem chocado (achava que só morriam os velhos). No outro dia, eu estava indo pra escola normalmente e sem mais nem menos, eu vi um caixão branco na minha frente (igual o dele), como se tivesse sido colocado no pátio de entrada da minha escola. Eu queria acreditar que eu imaginei, porém eu realmente acho que eu vi o caixão. Não sei de fato. 
2 - estava num final de semana na roça da minha bisavó e lá não tinha energia. Eu morria de medo de escuro, ou seja, acordava toda hora. De madrugada ouvi passos de cavalo perto da casa e fiquei atento, ouvi alguém caminhando e levantei pra olhar pela fresta da madeira da janela. Encarei a escuridão e senti que tinha alguém do outro lado, pela respiração. Fiquei com medo e olhando aquilo (criança corajosa. Se fosse hoje eu nem teria levantado da cama) e a pessoa colocou a boca no buraco e soprou. Um hálito muuuito fedorento e repulsivo. Contei para o povo no outro dia e ninguém acreditou, porque não tinha pegadas e rastros de cavalo ou pisadas de bota e a janela não tinha nenhuma fresta pra ver algo do outro lado. Porém eu sei que algo soprou em minha cara. '-'
ARQUITETURA: 
- IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO:

- ACADEMIA GUANAMBIENSE DE LETRAS:

- CASA DE DONA DEDÉ:

- MERCADO DAS ARTES:

- COLÉGIO MUNICIPAL GETÚLIO VARGAS:
Fiz ENEM - 2013 aí :P
 A postagem ficou gigante, porém espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais da cultura guanambiense! É uma cidade bonita e com uma cultura regional e folclórica muito interessante. Quem sabe num próximo momento eu não compartilho mais traços culturais de Guanambi?

Sintam-se a vontade para vir passar férias aqui na cidade! Essa gente humilde e trabalhadora receberá vocês de braços abertos!

Equipe Fire, vocês já sabem, que o lema da Equipe maravilhosa ICE é: missão dada é missão cumprida. E claro, mais um desafio cumprido com êxito.
Até amanhã!

22 comentários:

  1. Nossa, Adriano, quanta coisa boa tem a sua terra!! Adorei, tão bom conhecer outros lugares sem sair do lugar. Sua cidade é muito bonita, com um ar colonial e acolhedor. Nunca pude viajar muito, mas a Bahia parece ser tão maravilhosa. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriano! Tudo bem sim e vc? :)
    Eu não conhecia sua cidade, mas gosto demais da Bahia <3
    Como assim você não gosta de acarajé? Isso é antiético hahaha, é tão bom O.o
    Essa lenda da Leocádia é realmente verdade? Estou morrendo de medo
    kkkk Ainda não consigo entender como as pessoas tem medo de palhaço, eu não tenho medo, mas eu os acho estranhos :o
    Uau essas coisa que aconteceram com sua família e com você! Eu também não teria coragem de olhar pela janela não hahaha :p
    Sua cidade é muito linda :D
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anny,
      hahaha enfim, acarajé é horrível. Não curto ><
      A lenda de Leocádia é super macabra né? É verdade sim! Tem até o túmulo dela próximo de onde é esse caldeirão da foto.
      COMO ASSIM?? Palhaços são seres extremamente assustadores. Tenho pesadelo só de imaginar!
      Aconteceram sim e eu nem sei o que é isso! kkk
      Obrigado, eu também a acho bem linda e encantadora!
      Beijos

      Excluir
  3. Oláaaa!!!
    Nossa, que interessante esse desafio!
    Muita coisa bacana, hein?! Mas confesso que, boa de garfo como sou, o que mais me chamou a atenção foram as comidas típicas! hahah

    Parabéns pela postagem!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou aqui, quase sete da noite, de plantão com uma baita fome. Então imaginem: ao ver suas imagens de comidas típicas, minhas lombrigas dançaram maculelê. Dri, tenho muita vontade comer acarajé, nunca comi. Quando eu for até ai fazer uma visitinha, com certeza vou experimentar hahahaha.
    Eu tinha certeza que esse post ia ficar incrível, eu já sabia, em primeira mão da história da Leocádia rs, e fiquei fascinada. Sua cidade é linda e muita rica em folclore. Já tinha vontade de conhecer e agora essa vontade só aumentou.
    Não gosto de fazer isso, mas, tiro meu chapéu de fogo pra vc picolé. O post ficou perfeito.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente preciso dizer que estou passando por um momento de transição horrível, é difícil demais pra mim ter que crescer, ter responsabilidades e tudo mais e que eu quase chorei só de lembrar que esqueci (que coisa -.-) que dia 22 de agosto é o dia do folclore. Quando eu estava na escola, principalmente no ensino fundamental tínhamos a semana folclórica e fazíamos diversas apresentações interessantes. Sempre gostei muito disso e até tinha escrito uma peça de teatro sobre o tema. Eu tenho MUITA vontade de ir pra Bahia, me dá "saudade" da Bahia todas as vezes que escuto a música 'Nostalgia' do Vivendo do Ócio (olha só o nome da música). Confesso que não conhecia sua cidade natal, mas que adorei você ter compartilhado um pouquinho dessas lendas incríveis conosco. Sem falar que deve ser danado de bom conversar com um avô que conta histórias e eu não tive muito disso :c Adorei absolutamente todas as imagens e tenho muita vontade de comer acarajé, porém sem camarão! Parabéns pelo post e obrigado por me lembrar dessa data que eu não quero mais esquecer, me traz boas lembranças :c

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  6. Oi! Adorei a ideia do post! É sempre bom conhecer novos lugares e costumes.
    A arquitetura da sua cidade é linda. Onde eu moro, Fortaleza, quase não existe mais casas no estilo colonial.
    Aqui, tem umas lendas e costumes bem parecidos com os seus, na Bahia.

    http://2surrealistas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Adriano! Primeiro, parabéns pelo post lindoo!!!
    A Bahia é um lugar que sonho em conhecer. E a sua cidade parece ter todo um encanto.
    Segundo, que tantaaa coisa boa e lindaa é essa!? rs
    As comidas, as danças e a arquitetura é tudo de bom! Adorei!
    Espero um dia ter a chance de conhecer a Bahia e vou me lembrar de sua cidade.

    Beijinhos!
    Jaque - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Caramba que postagem criativa! Adorei sua ideia, a maioria dos blogs não posta muito sobre cultura então fiquei muito muito feliz por saber que tem uma galera no meio dos blogueiros que se interessa com isso, parabéns mesmo :)

    Abraços!
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adriano adorei a postagem , muito bom conhecer um pouco mais de sua terra, gente feijoada adoro rsss, e o palhaço que come crianças kkkkkkkkkkkkk será que dá certo aqui na capital também kkk . Lugares lindos , lendas o homem do saco aqui em SP também tem . Parabéns pela postagem e por nos apresentar esse lugar lindo . abraços

    ResponderExcluir
  10. Oieeee, adorei saber mais sobre sua cidade rsrs, achei a parte do Beija-Flor muito interessante, sobre as danças eu conheço bem a capoeira e sobre as comidas eu amo feijoada e nunca comi acarajé, tenho curiosidade em provar rsrs, amo doces, principalmente de leite <3 <3 achei as lendas bem legais e a do carro preto me deixou assustado kkkkk. Desculpe mais eu ri do palhaço kkkkk, também tenho traumas que adquiri desde criança, e isso é horrivel kkkk. Adorei sua postagem, achei a cidade bem fofa rsrs, Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Ice, Ice, Ice!
    Dri eu amei a postagem! A sua cidade é tão linda, espero em breve poder ir aí rsrs

    Sabe o que mais me chamou atenção na postagem? Acredite, não foi a comida (apesar de estar com uma cara muito apetitosa), foi as Lendas. Cara eu adoro essas histórias, apesar de morrer de medo :P
    Eu conhecia a lenda da Leocádia, porque você me contou, e detalhe achei super interessante... Quando eu for aí em Guanambi você vai ter que me levar nesse local kkkk
    Rá descobri o porquê do seu medo por palhaços, você só tinha me falado que tinha medo, mas não me contou o motivo, adorei saber kkkk
    E você já passou por cada uma eim? Jesuisss, acho que se fosse eu, eu surtava.

    P.s: Preciso conhecer sua avó, adoro ouvir esses casos de antigamente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Hey, Adriano!

    Que post bacana, cara. Gosto muito de viajar e simplesmente fiquei encantado com a sua cidade. Ela é altamente rica histórica e culturalmente. Qualquer dia passo por aí para te fazer uma visita, haha! Belas fotos :3

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Amei a sua postagem, principalmente a parte sobre as danças, sou completamente apaixonada por danças folclóricas, acho que a viagem que mais amei foi quando fui para Aracaju na época do festival de danças folclóricas, principalmente porque fomos "brincar" a noite toda com um dos grupos, claro que eles dançaram sem parar e a gente quase morreu com o esforço! hahaha... amo maculelê, tão lindo!

    Sempre amei acarajé, rs, mas agora não posso comer com camarão, porque sou vegetariana...

    Não conhecia esse termo, livusia, mas acredito nas experiências que você citou, já tive algumas parecidas. E achei horrível essa história do carro preto, ainda mais que tem um fundo de verdade! Esse caso da Leocádia é sinistro também. E em Minas também ouvimos falar do homem do saco... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Quem se importa que ficou grande?! Ficou ótimo o post Adriano! E eu vou tentar comentar por partes e sem me estender muito rs

    A modernização é muito boa, mas acredito que muitas cidades estão perdendo suas características mais simples por conta disso. Vou ser sincera, eu nasci no meio do barulho e duvido que conseguiria me mudar para uma cidade mais interiorana - essa palavra existe?! - mas adoro visita-las. E sempre volto pra casa sentindo uma enorme paz interior, e com muitas fotos lindas hahaha Natureza + arquitetura antiga me conquistam fácil fácil..
    Faço coro com você e odeio acarajé. Se eu, que sou descendente de baiano, já escandalizo com isso, imagino você hahaha Mas feijoada é um amor <3 Só que eu prefiro a com feijão branco =D
    Sobre os doces nem vou comentar.. sou apaixonada por uma cocada e por muitos dos que você citou.
    E menino.. essas histórias ai hein?! Ai, que da até arrepio. Sua avó me lembrou muito o meu avô.. ele sempre para pra nós contar histórias antigas.. E vou te dizer, somos sortudos por termos essa experiência =)

    Uma última coisa: sua mãe é do maal! hahahahaah

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  15. Olá Adriano,
    nossa se eu adorei? Eu amei conhecer um pouco de sua cultura, tradições e contos e causos. Acho que cada cidade tem o seu não é.
    Mas a parte que me atraiu foi os contos sobre a menina pobre que foi morta por causa de capricho de uma senhora, que absurdo isso, mas na época, eram muito disso. Uma pena, mas realidade.
    E sobre os seus contos, menino que é isso, eu teria morrido de medo e me enterrado em baixo das cobertas, ou melhor, gritado quando o bafo horroroso me atingisse.
    E sobre a comida tipica, bom eu amo feijoada, e sim, amor se define nesta palavra. nhamenhame...
    E sobre acarajé, bom nunca experimentei mas tenho imensa vontade de um dia provar.
    Como disse, eu amei sua postagem e mesmo cumprida, gostei bastante.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  16. Adriano,
    Eu adoro o folclore e também sou de interior, sei bem como são esses causos de vó e adoro. Aqui a gente valoriza muito o feijão tropeiro e pão de queijo. Conhecia a lenda do homem do saco e Leocádia é bem macabro.
    Amo feijoada e tambem detesto acarajé. Essa arquitetura colonial é linda. Amei o post, :D Fiquei com vontade de conhecer sua cidade Guanabi.

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Oi Dri!

    ICEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
    Arrebenta! Nossa equipe é maraaaaaaaaaaa!! E que post incrível e completo! Eu não montei o meu ainda, estou pensando como montar ainda! Adorei sua organização, eu achei adorável as lendas e tem algumas que batem de eu conhecer daqui do sul! Como o do Homem do saco e do Carro Preto!
    Arquitetura linda, culinária maravilhosa!
    Parabéns pelo post! Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Olá Adriano, tudo bem?

    Que post maravilhoso! Como é gostoso conhecer o lugar onde os blogueiros vivem. Com certeza um dia - quando for rica - dou uma passada pra pegar uns dias aí :3

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Agora eu to aqui todo saudoso da minha Bahia... Guanambi realmente é uma cidade muito linda... já estive ai de passagem... ah mas isso aqui so me faz lembrar do meu pequeno e desconhecido interiorzin próximo a Feira de Santana... "cidade Santaluz, a nossa gente é sua, brilhas como o sol e como a lua..." a mulher de 7 metros... eis algo que tenho medo ate hoje.... dizem que ate hoje ela fica la procurando a mão pra pedir perdão por ter a desobedecido e morrido por conta disso....

    ResponderExcluir
  20. Dri,
    Eu amo minha Bahia. Sou de Conquista aí no sudoeste tambem e acho lindo conhecer mais de Guanambi. Amo acarajé e como boa baiana venero a pimenta e a feijoada. Doces são maravilhosos e só aqui encontramos iguais. Amei ver fotos e danças da sua cidade, temos culturas parecidas.
    Sinistro esse caso de Leocádia e amei a arquitetura colonial.

    Sucesso e rumo a vitória, Equipe Ice.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Dimas de Campos não é de Guanambi e sim de São Luis do Paraitinga SP, mas moro em Jequié na Bahia :)

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...