[ENTREVISTA]: #9 - Luiz Henrique Mazzaron

Olá, pessoal!
Tudo bem?! 

Há um bom tempinho conheci o Luiz Henrique Mazzaron, autor de Máscara (leia a resenha do livro) e por conta de nossa parceria, hoje estarei apresentando a entrevista com ele. 

Confiram a entrevista, abaixo:

GeraçãoLeitura.com: Como surgiram as ideias para Máscara?
Luiz Henrique Mazzaron: Vieram com o tempo. Digo que Máscara é uma farofa literária, pois fui caçando referências e as juntando em algo que eu acreditava que daria certo em um livro só. Tive inspirações vindas de filmes e games de terror, ficção e fantasia para escrever o primeiro volume de Máscara. 

GeraçãoLeitura.com: Atualmente, quais são seus planos? Pode adiantar algumas ideias sobre novos livros?
Luiz Henrique Mazzaron: Atualmente venho trabalhando muito em um livro de fantasia chamado As Lendas de Illusa – O Sol Perdido e no quarto volume de Máscara. O primeiro é uma aventura fantástica a la Senhor dos Anéis e Final Fantasy (o game), e o segundo não posso dar nenhum detalhe por enquanto por ainda estar bem no começo, mas já adianto que é do gênero terror! 

GeraçãoLeitura.com: Além de escrever, a quais outras atividades você se dedica?
Luiz Henrique Mazzaron: No momento só estudo mesmo para o vestibular (que não é pouca coisa) e quando consigo me ver livre vou ler ou jogar videogame. É o que tem pra hoje rs

GeraçãoLeitura.com: Quais os maiores benefícios que o mundo literário lhe proporcionou até o momento?
Luiz Henrique Mazzaron: A Literatura me fez querer seguir em frente, buscar novos horizontes e mudou muito minha forma de encarar as coisas. Com os livros vieram a vontade de escrever e o meu próprio livro. Como consequência acabei me tornando muito menos retraído com a exposição e conheci uma outra face da literatura brasileira, que antes eu detestava. E também conheci muita gente incrível, entre blogueiros, leitores e outros autores.

GeraçãoLeitura.com: Você procurou retratar pessoas próximas a você na construção dos seus personagens ou eles fazem parte apenas do mundo literário?
Luiz Henrique Mazzaron: Fazem parte apenas do mundo literário. Sou meio contra me basear em conhecidos para criar personagens; acho que cria uma certa limitação criativa uma hora ou outra.

GeraçãoLeitura.com: E quando lhe foge a inspiração ou a preguiça lhe abate... Nessa hora, qual era/é seu refúgio?
Luiz Henrique Mazzaron: Os livros, filmes e games (esses em especial)!

GeraçãoLeitura.com: Pra quem ainda não conhece ou está indeciso sobre a leitura de Máscara, o que você tem a dizer para eles?
Luiz Henrique Mazzaron: Digo que deem uma chance ao livro. Sei que por ser um livro nacional e de terror já há uma certa reserva dos leitores para com Máscara. Mas eu busquei não me prender somente ao terror nesse livro: há drama, há fantasia, há comédia... Creio que quem ver a capa e a sinopse não vai realmente entender o que é Máscara, por isso peço que se arrisquem um pouquinho e leiam. A pessoa aqui agradece rs

GeraçãoLeitura.com: Como você considera a sua literatura? O que aponta como característica unicamente sua?
Luiz Henrique Mazzaron: Considero uma literatura eclética, pois leio de tudo e tento repassar isso nos meus livros. Não posso apontar uma característica única minha... Na realidade nem saberia! Acho que existem tantos escritores com tantos traços que não seria possível dizer com mega certeza que tal ponto meu é diferente do de todos. Eu tento escrever da minha forma aquilo que acho que vai satisfazer aos leitores, logicamente desviando dos clichês (ou pelo menos tentando).

GeraçãoLeitura.com: Quais são suas principais motivações para escrever, num país onde as produções nacionais são tão desprezadas?
Luiz Henrique Mazzaron: Minha motivação é acreditar que nós, autores nacionais, podemos conquistar um lugar de destaque que hoje né dominado pela literatura estrangeira. Os leitores brasileiros (não generalizando, é claro), ainda acham que o que vem de fora é melhor, mas isso não é verdade. Aquela imagem de romances chatos que lemos na escola sempre vêm à mente nessas horas, sendo que a literatura nacional de hoje é muito rica e diversificada. É uma tarefa árdua destronar os estrangeiros, mas aos poucos estamos conseguindo ganhar espaço.


GeraçãoLeitura.com: Se pudesse passar um dia com seu ídolo. Que ídolo seria esse e o que falaria e faria com ele?
Luiz Henrique Mazzaron: Então, eu não tenho um ídolo... Não sei o que tem de errado comigo, mas não tenho mesmo rsrs Mas eu gostaria muito de bater um papo com J.K. Rowling, Suzanne Collins, Tolkien e Agatha Christie (teria que ressuscitá-los, o que é um problema, mas nem ligo). Beberíamos alguma coisa, trocaríamos umas ideias... Ia ser legal.

Nesse momento, vamos conhecer as preferências do Luiz Henrique Mazzaron:

·         Livro preferido: Impossível escolher um
·         Música preferida: Várias, mas Behind Blue Eyes, do Limp Bizkit despontou primeiro na minha mente
·         Comida preferida: Lanches do McDonald’s!
·         Autor preferido: Agatha Christie
·         Lugar preferido: Minha casa
·         Personagem literário preferido: Hercule Poirot
·         Cor preferida: Preta
·         Banda preferida: 30 Seconds to Mars
·         Série preferida: American Horror Story
·         Filme preferido: A Múmia (1999)


PING-PONG:
- Uma meta: Faculdade!
- Deus é? Um guia
- Uma frase: Quem sonha de dia tem consciência de muitas coisas que escapam a quem sonha só de noite.
- Seus amigos são... os irmão que nunca tive
- Seus leitores: pessoas especiais que acreditam no meu trabalho
- Uma pessoa especial: meu avô
- A felicidade... viver sem arrependimentos


E para finalizar, deixe um recado para os leitores do GeraçãoLeitura.com e para aqueles que ainda não conhecem seu trabalho e claro, (espaço livre para um recadinho dedicado a seus leitores).
Luiz Henrique Mazzaron: Agradeço muito a você, Adriano, um dos meus primeiros parceiros, pela amizade e apoio. E meu muito obrigado a todos que estão lendo pela atenção e deixo o convite para que vocês conheçam mais sobre Máscara e o mundo mortal de Domus na fanpage no Facebook e no Skoob!

É isso, aí, pessoal! Por hoje é só! Espero que tenham gostado da entrevista e de conhecer um pouco mais do Luiz, que é um autor incrível e que apesar da pouquidade tem uma maturidade literária maravilhosa e domina a arte de deixar os leitores com medo (!). 

Luiz, obrigado por ter concedido essa entrevista ao blog e conte comigo sempre que precisar.
Até breve! :)

23 comentários:

  1. Gente, eu ri com essa entrevista. Ele ainda é muito novo, bem adolescente mesmo. Games, lanches do McDonald's, vestibular... rs!
    Não lerei Máscaras porque fujo de terror, mas gostei da definição da farofa.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  2. Que novinhoooo, acho muito importante a divulgação dos trabalhos nacionais, temos grandes escritores. Não vou ler Máscara por não fazer meu gênero, fujo de livros e filmes de terror.
    Beijos
    Porão da Liesel
    Facebook: Porão da Liesel

    ResponderExcluir
  3. Adorei conhecer um escritor tão jovem e sincero. Outra coisa muito legal é ele ter os games como uma das inspirações, com certeza abrange horizontes na criação.
    Boa sorte para ele no vestibular, na faculdade e na carreira literária.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Amei essa entrevista, bom e verdade a literatura brasileira agora que está começando a ganhar espaço, pois tem muitos preconceitos, eu mesma não lia de jeito nenhum, mas agora sempre que da leio um livro brasileiro. Máscara parece ser muito bom ainda mais pra mim que sou uma fã de qualquer coisa de terror, haha. :)
    Luis, vou roubar seus olhos pra mim rapaz :))
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  5. Curti demais o autor e fiquei interessada pelo livro também! Ele é super jovem, me impressionada já ter conseguido escrever um livro, isso só me motiva a cada dia mais não desistir mesmo de sonhos como esse! Parabéns para ele e a você pela sua entrevista *-* beijoos <3

    www.adolescentedefases.com

    ResponderExcluir
  6. Quarto volume de Máscara? Não imaginava que seria uma série tão longa. De qualquer jeito, corro dela, só essa capa já me aterroriza! E odeio terror completamente. Mas me interessei pelo livro de fantasia que ele está escrevendo, sempre vejo elogios do primeiro livro do autor, se ele vai escrever algo de um gênero que eu curto, quero conhecer.

    beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Adriano,
    Eu curti a ideia e a capa, ao contrário de muitos por aqui! Gosto é uma coisa incrível, rs.
    Quero parabenizar o autor por conseguir ter ideias, juntá-las a ponto de fazer uma série longa.
    Acreidto que vá conhecer máscaras, talvez quando minha lista de não lidos diminuir!
    Tenho muita coisa em comum com o Luiz... adoro "Behind blue eyes", lanches do Mc Donalds e Agatha Christie.
    Adorei o que ele falou sobre a limitação dos personagens na hora de escrever inspirado em alguém. Realmente acho que deva acontecer mesmo! cruel! rs

    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  8. Toda vez que vejo um autor jovem assim fico impressionada, pois hoje em dia os jovens nem leem gostam, imagine escrever? E ele é um autor bem jovem, né? *o* Quanto ao livro dele, fiquei interessada só de olhar a capa, achei a mesma incrível e a história parece ser bem bacana, não leio muitos livros de terror, mas esse me deixou bem interessada oo/ Enfim, adorei a entrevista *-*

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  9. Adriano adorei a entrevista realmente ele é bem novinho, não gosto do gênero terror , mas esse me chamou a atenção vou colocar na lista para ler , muito bom ver autores nacionais começando desde cedo a escrever , Como o autor pede darei uma chance ao livro . abraços

    ResponderExcluir
  10. Adriano,
    Você sabe que u adoro o trabalho do Luiz e ja li, Máscara! Eu sou fã do gênero, terror é maravilhoso e o Luiz escreve muito bem.
    Comprei o livro por conta da sua resenha e não me arrependi! hehehee
    O mundo de Domuns é perfeito e o Liam é um personagem muito forte e legal. Já quero reler e publica logo a continuação, Luiz!
    Foi muito bom conhecer mais um pouco dele nessa entrevista. Temos em comum a banda e escritora favoritos!
    Sucesso pra ele.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi Adriano!
    Muito legal a entrevista, eu conheço o livro do autor e já tinha visto algumas resenhas positivas do livro dele. Só não sabia que ele era tão novinho, enfim adorei conhecer mais sobre o Luiz..acho entrevistas muito bacana, pois é a chance de conhecer melhor o autor/blogueiro.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  12. Geeente, que autor mais novinho! É sério, me sinto velha cara hahaha
    Me divertir com a entrevista do Luiz, aliais, adoro entrevistas com autor. sempre é bom conhecer um pouco mais das inspirações deles.
    E sim, acredite nos autores nacionais porque vocês vão longe! A mentalidade da galera está mudando e com a diversidade e qualidade que vem acompanhando as obras nacionais daqui a pouco todos irão se render =)

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi Dri!
    Eu conheço o Lu a um ano, ele foi um dos meus primeiros parceiros lá no blog e eu amei o livro dele, me surpreendeu em muitos sentidos, me apresentou um gosto literário novo e ele é um querido! Espero que tenha todo o sucesso do mundo! Linda entrevista!
    Beijos pros dois!
    Paulinha Juliana
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ótima entrevista, é algo bem diferente de se fazer em um blog, costumo ver mais por aqui (acredito que foi aqui que também vi uma outra entrevista). Ele parece bem novo, qual a idade dele? Isso me impressiona, pessoas cada vez mais novas se realizando e se interessando por esse mundo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. =O
    Ele parece com o Harry Potter. Tão novinho e tão objetivo, achei interessante a entrevista, e amei o ping-pong!

    Beijoos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi Adriano, tudo bem??
    Eu já li algumas resenhas desse livro, mas acho que é a primeira entrevista que leio do autor. Já gostei de cara dele, pois como ele, sou fã da Agatha Christie, ela é minha Diva!!!!! Gostei das respostas dele, ele realmente parece ser tímido, desejo sucesso ao autor.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu achei a entrevista bem legal. Se vê que ele gosta muito de terror, coisa que eu não gosto. Mas adorei as respostas que ele deu no ping-pong. Os amigos são muito importantes.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Adoro entrevistas com autores, principalmente os jovens autores brasileiros, sinto que temos uma geração muito boa de escritores nascendo, e gostei bastante dessse, não tinha ouvi dalar dele ainda, parabéns pela entrevista :D

    Abraços o/
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi,
    Esse escritor eu conheço, mas ainda não tive oportunidade de ler sua obra, li algumas resenhas que me deixaram bastante curiosa por sinal.
    Eu acredito que cada dia que se passa novos talentos nacionais estão sendo apresentados ao leitores ele é um deles.
    Gostei bastante da entrevista.
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  20. Oi Adriano,

    É sempre bom ver entrevistas e conhecer novos autores e como eles concebem seus livros.
    Tenho que admitir que embora tenha gostado da entrevista - e como disse a Giulia, ele é bem novo pelas respostas, rsrsrssrsrsrs - não sou fã de terror, mesmo ele dizendo que seja uma literatura eclética.

    Beijos,

    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, Adriano!
    Já conhecia o livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler, agora gostei bastante de conhecer o autor também hehe
    Realmente, quando as pessoas pensam em literatura nacional, sempre lembram daqueles clássicos que são mais difíceis de ler, mas a literatura nacional não é feita só de clássicos. Espero de verdade que o Luiz Henrique conquiste cada vez mais seu espaço :)

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Hahahahaha, curti o post o/ Gosto de entrevistas, gostei das suas perguntas e do ''ping-pong'' bem legal kk. Não conhecia o autor, curti as respostas dele e também o livro, achei interessante.. É legal posts que o assunto é livros nacionais.

    Abraços :)
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, Dri
    O autor é novinho e Máscara é muito bem elogiado. Eu não tenho vontade de ler porque é terror e sou medrosinha. rsrsrs
    Mas ele adora 30 seconds to mars e eu tambem s2

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...