[ESPECIAL]: Oficina de Leitura e Letramento

Olá, pessoal!
Tudo bem com vocês? Espero que sim!! 

Há um tempinho atrás, fui convidado por minha amiga, Dani, do blog: A Thousand Lifetimes para participar de uma oficina juntamente com ela. O projeto acontece no Colégio Estadual Idalice Nunes, localizado em Guanambi-Bahia (minha cidade :)

Essa Oficina de Leitura e Letramento faria parte do PróEMI (Projeto Ensino Médio Inovador) e é organizada por Zilma Martins, educadora da área de linguagens, mãe da Dani e minha ex-professora dos tempos que eu mantinha um cabelo "tijelinha" com uma franja "sexy" na testa. (Vocês acreditam que ela mostrou fotos daquela época?! rs)
Quando fui convidado, confesso que me senti a pessoa mais importante da face da terra e topei no mesmo instante! 

A reunião com os alunos foi dia 05 de agosto. E eles mantém um blog, chamado: Locomotiva Letra Mente (visitem!!)
Com a empolgação do convite, logo começamos ter ideias sobre o que poderíamos levar aos alunos para tornar nosso encontro rico e divertido. Proveitoso e descontraído. O receio de falar em público, medo de parecer um tonto, nervosismo de ser o centro das atenção passaram pela minha cabeça mas não pesaram na minha responsabilidade, enquanto leitor. Já tive experiências em que pude inferir o quanto o jovem atual é arredio aos livros e sempre que posso, busco desmitificar falsos ideais de que ler é desnecessário. Ler é uma prática que beneficia unicamente o leitor que sabe aproveitar das benesses que esse meio lhe proporciona. 
Não é por nada, mas esses palestrantes são tops demais! *-*

Logo de início, os alunos já nos receberam num clima amigável (apesar de que eles já conheciam a Dani de outros momentos) e esse ambiente descontraído proporcionou que nossa tarde passasse meteoricamente. Participando o tempo todo, interagindo com a gente e entre eles e brincando (às vezes até demais, rs) eles conseguiram deixar os palestrantes, eu e a Dani, bem a vontade para apresentarmos nosso trabalho coerentemente e com a determinação de que buscaríamos cativá-los para que se abram ao mundo literário e se tornem leitores em potencial
Quando você dá uma chance para leitura; não é necessário fazer mais nada. O livro se encarrega do resto! (Da série: melhores da tarde)
Com uma dinâmica envolvendo balões e uma frase que se encontrava dentro dele, essa galerinha do barulho adorou os estouros que cada bexiga dava. Colocados a ler e fazer o que seu papel propunha, eles foram submetidos a responderem algumas perguntinhas, ganharem alguns mimos ou passar batido, quando no seu papel dizia: não tem pergunta, mas também não tem prêmio. Eles participaram bastante e todas suas respostas foram muito sinceras. Identificar nesse momento quem eram aquelas pessoas com que lidaríamos a tarde toda, foi importante para sabermos em qual terreno caminharíamos.


Ali percebemos quem eram os mais falantes, os mais brincalhões, os mais quietinhos, engraçados, participativos e principalmente, os amantes de um bom livro. Corroborando minhas expectativas, poucos demonstraram apego aos livros. Muitos reconhecem a importância de se ler, mas entre a leitura e a preguiça, essa última vence (risos). Além disso, eles demonstram interesse em serem leitores mas ainda têm certo preconceito com os livros.

Deixamos claro que o importante é ler e que não será o primeiro livro lido que será um favorito. Ler é uma prática adquirida e amadurecida constantemente. Melhor seria se cada um fosse incentivado a ler desde o berço, porque assim o gosto literário acompanharia o crescimento do sujeito. E assim como nosso gosto musical, vestuário e paladar, nosso gosto literário se refina com o tempo. No entanto, não existe idade certa para começar a ler. 
Permita-se embarcar na leitura. Descubra quais gêneros lhe fascinam. Não desistam de um livro antes de dar uma chance a ele. Por que rotular o livro como ruim se você não o leu? Por que desistir antes de começar? Número de páginas e grossura de um livro não são motivos para desistência. (Da série: melhores da tarde)
Trabalhamos com eles, as adaptações cinematográficas e mostramos que muitos filmes, atualmente, são oriundos de livros. Eles amam filmes e assistiram várias adaptações mas não leram os respectivos livros, apesar de alguns demonstrarem interesse. Mostramos a eles, o lado positivo e negativo dessas produções e como o livro alcança sua supremacia. As mídias audiovisuais nos presenteiam com imagens e sons prontos. O ato gradual de criar uma história individual através de seu pensamento se perde. 
Propus que eles imaginassem um dragão alado, enorme, com asas e aparência monstruosa. E esse dragão iria destruir uma vila de camponeses numa colina. Após isso, perguntei a eles: qual era a cor do dragão que você imaginou? As respostas foram as mais distintas possíveis, passando pelo roxo, preto e vermelho. Feito isso, expliquei que a sua construção é única e que as mídias caminham para uma uniformidade e massificação de pensamento, ao passo em que quando pedi para imaginarem Harry Potter, todos tiveram a mesma imagem: o bruxinho interpretado pelo ator Daniel Radcliff.
Mostramos a eles que o leitor não é um ser humano tímido, retraído, solitário, sem amigos, isolado no mundo de Nárnia. Apresentamos o leitor tal qual ele é: um ser dotado de qualidades. Exemplificamos que o leitor é mestre na construção do diálogo consistente, tem capacidade de manter várias linhas de raciocínio, tende a ser mais cauteloso em seus julgamentos, tem gostos e senso crítico apurados constantemente e possui facilidade em escrever, como ressaltou uma das alunas. 

Passamos um vídeo sobre uma menina que odiava ler, mas nunca tinha dado uma chance aos livros (?). E quando deu essa chance, não se arrependeu. Mostramos que o leitores são as pessoas mais legais, com direito a matéria da Superintessante que já havia sido publicada aqui no blog, que diz: Os leitores são as pessoas mais legais
Ler é uma busca por algo que te agrade. Nem todo livro que se lê é maravilhoso. Devemos ler de tudo para encontrarmos qual gênero nos agrada, porque reconhecendo nossa zona de conforto, fica mais prazeroso ler.  
Ler deve ser antes de tudo, uma busca por prazer. Leia o que te agrada e seja feliz! rs 
Muitos jovens são traumatizados, porque têm como primeira experiência a leitura de um clássico da Literatura, que não lhe agrada, justamente por não estar familiarizado aos livros. Não devemos JAMAIS (Eu disse: J-A-M-A-I-S.) desprezar os clássicos, devemos buscar lê-los e compreender que foram escritos noutro tempo, numa época diferente da nossa, porém a leitura de livros contemporâneos são mais recomendadas para quem busca entrar no meio literário. Com o tempo seu faro para livros será apurado e quem sabe você não estará sedento por clássicos? Comece ler para descobrir!! 

Em todo instante, martelamos no pilar de que a leitura é benéfica, é prazerosa, é divertida, é interessante e é mágica. Somos transportados para outros lugares, outras épocas e lidamos com situações que fogem ao cotidiano. A leitura faz-se necessária e mais uma vez, eu deixo claro: deem uma chance aos livros. 

Propusemos uma TAG e em cada participação, eles acumulariam senhas que dariam chance a eles concorrerem a um kit que montamos com o livro O Fantasma de Annya, doado pela Editora Jangada. Eles participaram bastante, e nós também confessamos quais foram nossas escolhas (mas a sorte de ter visto essas confissões é restrita aos alunos que nos prestigiaram). No fim das contas, a sorteada foi a aluna Paloma, com o número 44. Espero que leia, hein mocinha? E nos conte o que achou!! rs

Por conta do tempo, não conseguimos evidenciar algumas dicas de como o mundo literário é acessível. Uma vez, escutei de uma moça bem humilde a frase mais marcante e real sobre o que acontece hoje. Ela disse assim: antigamente, o povo queria tanto ler, mas não podiam já que os livros eram proibidos e hoje, tem tanto livro a mercê de todos mas ninguém mais lê... 
Justamente o que acontece: se você quer ler, as oportunidades serão muitas, basta acatá-las! Quem quer acha um jeito e quem não quer, acha uma desculpa! rs

Com a certeza de que incentivar a leitura é um dever diário, enquanto blogueiro literário e formador de opinião, recorri às minhas editoras parceiras para conseguir apoio. Minha surpresa foi enorme, todas embarcaram na ideia e frisaram a importância de se despertar e cultivar o gosto pela leitura nos jovens, principalmente de escolas públicas. 
A Editora iD doou 5 livros e muitos marcadores; 
A Editora Record doou marcadores;
A Editora Jangada doou um livro e vários mimos *-*
E a Editora Única doou um livro e marcadores. 
A Taty, blogueira do A Culpa é dos Leitores contribuiu com marcadores, mas infelizmente o Correio não entregou a tempo!! 


Meu conselho a esses alunos privilegiados que contam com incentivadores tão empenhados ministrando esse projeto e essa oficina é: abracem essa oportunidade. Muitos gostariam de estar aí onde vocês estão. Façam com que os esforços de Zilma valham a pena. Não deixem que tudo que foi dito naquela tarde se perca. Vocês são agentes construtores de sua própria história. Ler só trará benefícios a você! 

Adorei passar esse momento com vocês. Foi uma experiência magnífica e um aprendizado incalculável. Obrigado pela atenção.
Aproveito para agradecer a Dani e a Zilma pelo convite! 
Estou realizado com os resultados do evento e espero escutar coisas positivas sobre vocês daqui um tempo. Que os livros doados enriqueçam o acervo da oficina e a bagagem cultural que cada um de vocês carrega.
Agradeço ainda, as editoras, Record, Jangada, Única e iD. Principalmente a Editora iD por ter doado cinco exemplares. Saibam que ver o sorriso e a euforia de cada um deles querendo ler os livros é uma recompensa que não têm preço.

Ficarei esperando vocês virem me contar o que acharam dos livros e já sabem: precisam de dicas literárias ou recomendações positivas, podem me chamar que estarei aqui.

Pessoal, esse projeto foi muito legal. O post ficou grandinho sim, desculpas por isso, porém temos muita coisa boa a se mencionar sobre a Oficina de Leitura e Letramento e com certeza, vale a pena ler tudo isso!

Quanto ao resultado do top comentarista de julho: não tive tempo ainda, meus caros! Assim que encontrar um tempinho, eu lanço o resultado! 

31 comentários:

  1. Adriano,
    que iniciativa espetacular e digna de aplausos. É muito importante estar em constante leitura, seja lendo ou incentivando novos leitores. O post ficou completo e imagino que o encontro foi perfeito.
    Que esses jovens possam ser tocados e persistam no meio literário. Livros maravilhosos eles já ganharam.
    Boa leitura, Paloma! O Fantasma de Anya é um livro bem interessante e divertido! :)

    Estarei aqui torcendo para que o incentivo de vocês não seja perdido e que eles aprendam gostar de ler. Livros maravilhosos eles já têm. Só precisam de força de vontade agora!

    Parabéns Adriano e Daniela! Tenho convicção de que vocês arrebentaram!

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi, Adriano, tiro o meu chapéu para você, aplaudo, parabéns! Doar seu tempo livre para uma iniciativa não linda, tão rara, tão importante. Incentivar o gosto pela leitura nos adolescentes, ajudar a criar novos leitores. Isso é lindo, vai além de um blog! Você é o máximo, assim como a Daniela. Nem conheço vocês, mas posso me apaixonar, na boa? Adorei também como compartilhou sua experiência e toda a metodologia utilizada por vocês.
    Eu sempre digo que ler é importante, não importa o que, onde, como, o quanto. E você está incentivando jovens a isso, sendo ainda jovem. Parabéns! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Adriaaaaaaano! O meu instinto de educador que confia no potencial humano dos seus discípulos nunca me decepcionou e hoje você está provando isso com este maravilhoso, entusiasmante e arrepiante post.
    Se já estava andando nas nuvens com o momento inesquecível que você e a Dany nos proporcionaram, agora estou literalmente arrepiada com esse carismático relato e a constatação, como mencionei no post de Dany, do quanto os momentos simples e humanos entusiasmam e representam felicidade para pessoas como vocês que são leitores em potencial e que se permitem alegrias que outros não conhecem...
    Quando em conversa com Ronaldo ( coordenador do Pró-EMI da minha EU) tivemos a ideia de fazer-lhes o convite sabíamos que vocês proporcionariam um momento de interação impar com os alunos, mas jamais seríamos tão pretensiosos a ponto de pensar que isso lhe instigaria a buscar o apoio das editoras com os mimos, prêmios e doações tão generosas! Queríamos uma conversa agradável e cativante e vocês superaram quaisquer expectativas.
    Sou fã da sua escrita e paixão pela leitura! Amei o conteúdo de cada uma das frases “da série: melhores da tarde.” Sonho que os meus alunos passem a desfrutar dessa mesma alegria e persistência na realização dos sonhos que os livros incitam e que o ex-menino do cabelo “tigelinha” bem conhece.
    Agradeço em meu nome e no dos alunos toda a preciosidade dos momentos que nos proporcionaram, os brindes dos quais foi o portador, bem como todo o empenho que tiveram para cuidar dos detalhes que fizeram nossa tarde "meteórica", como tudo que na vida é bom... Nem preciso dizer que vocês e suas colaborações serão SEMPRE mais que bem vindas as nossas oficinas e blog.
    Um grande e afetuoso abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Adriano parabéns pelo projeto, é muito importante para os alunos essa participação de vocês, esclarecimentos mostrar o mundo literário sobre outra visão , mostrar como é prazeroso o mundo da leitura. Incentivar sempre a leitura . ótimo projeto.
    Que vocês façam muitos outros. abraços

    ResponderExcluir
  5. Que projeto bacana!Eu sempre amei ler, então me impressiono com quem não gosta, é tipo um chocolatra que encontra alguem que não gosta de chocolate(também me enquadro nisso.haha),parece absurdo.Muito legal essa iniciativa para atrair novos leitores, como disse no post, só faz bem a eles.

    ResponderExcluir
  6. Ual, adorei essa ideia *o* Eu sou estudante do ensino médio ainda e vejo o quanto é difícil alguém gostar de ler, às vezes me sinto até uma et perto de quem não lê kkkk Esses dias a moça da biblioteca foi lá convidar os alunos para irem na biblioteca, mas isso dificilmente acontece, o problema das bibliotecas de escolas públicas é não ter livros que realmente chamem a atenção do aluno, se você for procurar algo lá, encontra vários exemplares de clássicos literários brasileiros, mas nenhum aluno irá adquirir amor pela leitura lendo um clássico, pois convenhamos que é um tanto difícil ler um, né? Eles possuem uma linguagem mais difícil e isso requer paciência, o que geralmente os adolescente não possuem kkkk Então eu achei super bacana a ideia de vocês, pois desse jeito vocês acabaram incentivando os alunos a lerem, gostei bastante de ver que fizeram sorteio de alguns livros atuais para eles, super bacana mesmo *o* Enfim, se eu pudesse faria algo parecido onde estudo, infelizmente isso não é algo que eu conseguiria fazer, até porque a diretoria não iria me apoiar, tenho quase certeza :'/

    Beijos e PARABÉNS (com caps lock porque foi demais o que vocês fizeram kkk) :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  7. Oi Adriano, apesar de ter chegado na metade da oficina preciso dizer que a oficina foi SUPER, MEGA, ULTRA MARAVILHOOOOOOOOOSA, a desenvoltura em que vc e Dany levaram durante esta tarde foi incrível. Tenho que dizer que já sou fã da leitura (mesmo não devorando muitos de uma vez, mas sempre tô lendo, rs) e com tudo aquilo que ouvi e li me sinto mais desejosa em ler, ler e ler. Sou grata a vcs, e é claro que a Ronaldo e Zilma, pelo empenho em nos empenhar, rs!
    OBRIGAAAAAAAAAAAAAAAADAAAAAAA, um milhão de vezes obrigada,haha. Parabéns!
    P.S.: Sempre que der visite-nos novamente, serás bem vindo (:

    ResponderExcluir
  8. Oi Adriano
    Que projeto bacana, parabéns para você e a Dani. Realmente adorei esse projeto. Eu lembro que quando estava no ensino médio eram poucos alunos que gostavam de ler, mas eu sempre estava na biblioteca, mas nunca tínhamos projetos sobre literatura e eu ficava muito triste com isso. Hoje, sempre que posso estou estimulando a leitura..Parabéns pela iniciativa e se todas as pessoas fossem como vocês o mundo estaria bem melhor. Adorei o projeto e que tenha outros.

    Beijos,
    http://www.leitorasempre.com/

    ResponderExcluir
  9. Primeiramente parabéns pela iniciativa do projeto! Um viva para você e outro para a Dani (Viva! O//).
    Sem dúvida tenho certeza que foi muito prazeroso para dois leitores trazer propostas, incentivos e livros novos para outras pessoas. Fiquei encantado com a coragem e a beleza de vocês de fazerem isso. E inveja de quem ganhou livros e mimos @.@
    Espero que vocês possam espalhar esse projetos a outros lugares da cidade de vocês.
    Adorei as frases e pensamentos destacados de verde! Instigantes.

    Bom, abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  10. OMG!!
    Eu achei tão lindo esse projeto! Achei lindo você ter participado! Só não achei lindo os correios não terem entregado os marcadores =/
    Mas enfim, tenho que concordar com a Zilma, o seu post está de arrepiar... Você tem o dom com as palavras, e tenho certeza que os alunos que participaram desse projeto ficaram mega encantados com o que você falou, porque você fala com amor, você participou do projeto principalmente porque você ama a Leitura. Foi um gesto muito bonito de dedicar seu tempo para incentivar esses jovens a lerem, a se apaixonarem ainda mais pelo mundo literário.
    Parabéns Dri, Parabéns Dani e Parabéns Zilma pelo projeto!

    Adorei/Amei Dri!
    Obrigada por compartilhar esse momento <3
    Mega, hiper, super Beijo para você! #TeAdmiroMuito!

    ResponderExcluir
  11. Oi adriano, tudo bem???
    Nossa, fiquei impressionada lendo sua postagem. Você e a Dani estão de parabéns com essa iniciativa de levar os livros aos jovens. E pelas fotos foi super divertido. Acho que todas as escolas deveriam ter trabalhos assim, mas começando com os pequenos, para despertar o interesse pela leitura. Isso vai fazer muita diferença, inclusive na vida profissional deles e nos estudos. É super importante!!!!!!!
    Adorei!!!!!!!!!
    Queria que tivessem projetos assim por aqui.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie Adriano,

    Que ideia maravilhosa, fiquei encantada com post, quando eu empresto livros eu já fico euforica em saber que alguém vai se aventurar pot aquelas historias principalmente aquelas que não tem o hábito de ler muito, e imagina ir numa escola realizar sorteios e tudo mais, deve ser a coisa mais gratificante do mundo, amei esse projeto, e os alunos devem ter ficados surpresos com esse mundão que é os livros!

    Mayla

    ResponderExcluir
  13. Nossa que oficina perfeita, excelente iniciativa, e com certeza ótimo incentivo.
    Só vendo essas fotos e lendo essa postagem já me senti empolgada, imagina quem participou?!
    São eventos assim que estimulam a leitura principalmente desses jovens que nesse período recebem muitas leituras obrigatórias e acham um martírio.
    Que bom que teve brinde, quem é que não gosta de levar um mimo pra casa?!

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  14. Olá Adriano,

    Que projeto mais espetacular e vocês adotaram uma estratégia muito envolvente e participativa, quando utilizamos dinâmicas de grupo o processo de aprendizagem se torna lúdico e a absorção do novo conhecimento acontece de forma rápida, significativa e interativa, tudo isto é fantástico.

    O trabalho de vocês foi simplesmente demais e eventos como o que vocês organizaram deforma irretocável deveriam ser práticas de todas as instituições de ensino. Sabe, aqui em São Paulo tem um evento que acontece a cada 2 meses PORRE LITERÁRIO que é organizado pela amante da leitura e jornalista Karina Andrade, é muito gratificante ver mais de 200 jovens reunidos para uma palestra com tema literário, bate papo com escritores(as) e distribuição de livros, livros estes que a Karina consegue nas editoras.

    Parabéns a você e a Dani e sucesso nos próximos eventos.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Muito legal a iniciativa!! Que bom que vocês estiveram lá, sempre é bom incentivar a leitura!! Dois dos livros doados eu amei, e tenho certeza que muitos que tiverem a oportunidade de ler vão amar também: Beta e o Teste. Eu tenho sorte, nasci louca por livros, rs, sempre li um livro atrás do outro e eles nunca deixaram de me fascinar. Mas tem gente que não tem nem mesmo acesso a boas histórias, não que os clássicos não sejam (amo clássicos!), só acredito que é mais fácil fazer um jovem se apaixonar pela leitura com um livro contemporâneo e, depois, ele estará até mais maduro para ler um clássico, que com certeza é bem mais complexo, devido a essa questão da gente não conhecer muitas vezes o contexto em que a obra foi escrita.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Caramba, Adriano! Nem sei por onde começar meu comentário, estou encantada com esse trabalho que vc realizou.
    Fiz minha monografia sobre a influência da escola na formação do leitor e falei muito sobre como a obrigação de ler - especialmente clássicos - acaba afastando o aluno do livro. Se houvesse um trabalho como esse que vc fez pra divulgação da literatura e de seus benefícios, certamente muito dos preconceitos seriam quebrados. A adolescência, principalmente, transforma qualquer experiência ruim em trauma, e geralmente é nessa fase que começamos a "desgostar" de ler.
    Parabéns à idealizadora e a vocês dois que comandaram esse grande espetáculo, foi muito lindo! E tomara que os alunos valorizem tudo isso que vocês falaram.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  17. Olá, primeiramente eu também já tive o cabelo de tigelinha mas ninguém precisa ficar sabendo disso haha Cara, que iniciativa mais bacana eu adoraria participar de algumas dinâmicas do tipo e principalmente muitas escolas estão precisando de projetos como esse. Na minha antiga tinha um em que todas as semanas tínhamos um horário reservado a fazer uma leitura. O colégio todo parado e quem não levasse nada pra ler pegava algo emprestado para o fazer durante o tempo determinado. Com o tempo isso foi acabando e acho até que isso acabou por lá. Achei legal também falarem sobre as adaptações cinematográficas e tudo mais. Gostei das fotos e de ver que algumas editoras ajudaram com o projeto. Parabéns!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Adriano,

    Primeiro, parabéns pela iniciativa. Realmente temos que incentivar a leitura e levar essas possibilidades para os leitores das escolas públicas.
    Ano passado, doei vários títulos infantis que recebi de parceiros para que fosse sorteado entre os estudanters da escola pública que minha irmã trabalha, eles adoraram e esse ano farei o mesmo, isso é muito bom.

    Beijos,

    Beijos,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Dri!
    Seu lindo eu amei seu texto, amei a inicitiva, as fotos, os assuntos que falou com os garotos.
    ''Mostramos a eles que o leitor não é um ser humano tímido, retraído, solitário, sem amigos, isolado no mundo de Nárnia. Apresentamos o leitor tal qual ele é: um ser dotado de qualidades. Exemplificamos que o leitor é mestre na construção do diálogo consistente, tem capacidade de manter várias linhas de raciocínio, tende a ser mais cauteloso em seus julgamentos, tem gostos e senso crítico apurados constantemente e possui facilidade em escrever, como ressaltou uma das alunas. '
    Essa parte do seu texto foi a que mais gostei!
    Pq as pessoas ainda tem muito preconceito conosco né?! As vezes o que falta é informação e um bom livro para quebrar esse tipo de preconceito!
    Na escola muitos tinham preconceito com os clássicos, eu lá na época lia Diário da princesa - mas aprendi a gostar deles também, meu primeiro foi a Escrava Isaura, e apesar da linguagem difícil, eu gostei da estória! Depois comecei a ler de tudo!
    Mostramos a eles que o leitor não é um ser humano tímido, retraído, solitário, sem amigos, isolado no mundo de Nárnia. Apresentamos o leitor tal qual ele é: um ser dotado de qualidades. Exemplificamos que o leitor é mestre na construção do diálogo consistente, tem capacidade de manter várias linhas de raciocínio, tende a ser mais cauteloso em seus julgamentos, tem gostos e senso crítico apurados constantemente e possui facilidade em escrever, como ressaltou uma das alunas.

    ResponderExcluir
  20. *----------------------------*
    Que oportunidade unica e maravilhosa essa a sua Adriano. No vídeo que eu fiz para o dia nacional do escritor eu salientei exatamente isso: os clássicos são ótimos, mas não são a melhor forma de incentivo a leitura. Se as leituras contemporâneas fossem levadas as salas de aula, teríamos muito mais amantes de leitura como nós.
    Sempre quis participar de algum evento de incentivo a leitura, mas sempre pensei nos pequenos. Nunca me veio a cabeça que incentivar os adolescentes é uma oportunidade muito bacana também, principalmente por eles já estarem envolvidos com diversos mundos literários por conta das adaptações.

    Parabéns. Acredito que tenha sido uma tarde maravilhosa =)
    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  21. Nossa Dei que projeto bacana. Acho super válido o incentivo a leitura, pois nossa juventude esquece o quão bom é ler.
    Parabéns e continue sempre assim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi Adriano,
    Acredito que essa seja minha primeira visitinha no seu blog, claro que já estou acompanhado pelas redes sociais pra não perder nada por aqui.
    Primeiramente parabéns pela evento, sempre acho ótimo jovens leitores incentivando outros, o que sempre falo para todos meus amigos, não existe um livro especifico para todos amarem a leitura, cada um tem seu gênero preferido, um estilo que mais goste, mas a maioria fica com traumas com os clássicos, que muitas vezes tem uma linguagem mais formal, mas mesmo assim falo pra novos leitores tente algo que goste, gibis, mangás, romance, aventuras....
    A imagem de leitores está cada dia mudando mais, antes visto como aqueles tímidos agora tem vários amigos e ótimas conversas sobre os livros, mercado editorial e adaptações.
    Enfim gostei muito do post, parabéns.
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  23. Dri! Eu já havia dito que adorei seu texto né? Como sempre, bem humorado e preciso! Juro que não fazia ideia daquelas fotos e morri de medo da surpresa te deixar muito constrangido, mainha é imprevisível às vezes!

    Quanto à experiência que tivemos, acredito que tão importante para eles foi para nós também. Uma oportunidade incrível de dividirmos essa paixão capaz de nos tornar pessoas melhores. Quero poder repetir a dose em breve, espero contar contigo e mais amigos que quiserem participar!

    Agradeço muito o seu empenho e a generosidade das editoras parceiras do GL.com, já estamos catalogando os livros porque os meninos estão eufóricos para dar uma chance a eles, como sugerimos.

    Obrigada, Dri! E parabéns por toda a sua desenvoltura, a "série melhores da tarde" não poderia ter outro título.

    Dany || A Thousand Lifetimes

    ResponderExcluir
  24. Uauuuu, que projeto maravilhoso, fiquei muito feliz em saber do seu trabalho com os alunos, não sabia de projetos deste tipo e adorei saber mais, com certeza precisamos de pessoas que assim como você ajudam no incentivo a leitura, hoje em dia com a atual tecnologia os alunos veem os livros como coisas repugnantes, falo por conta própria pois realizo projetos de pesquisa na área de educação na minha faculdade e vejo que a cada dia que passa os adolescentes e as crianças andam deixando os livros de lado, enfim, amei seu projeto e que Deus te abençoe por essa maravilhosa ação, Abraços.

    ResponderExcluir
  25. Simplesmente amei esse projeto, ficaria muito feliz se fizessem na minha escola, e bom é na minha a biblioteca contém um acervo maravilhoso com muitos livros novos haha :))
    No mundo de hoje é bem normal mesmo os jovens só assistirem os filmes de adaptações, muitas vezes nem sabem que veio de um livro, é maravilhoso incentiva-los a ler.
    E essas maravilhosas editoras que ajudaram? Haha ficamos muito felizes com isso..
    Parabéns! Que tenham mais haha :D
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  26. Oi Adriano..

    Acho que não tenho muito o que falar sobre esse evento, antes e depois dele acontecer já tinha ficado ansioso só de você falar (imagina você kkkkkkk - e imaginei mesmo, enfim, parei) Ah, já te disse o que acho sobre isso: foda! Seria super legal se mais alunos de escolas recebessem esse incentivo, não é verdade? Parabéns a sua amiga e você pelo esforço, dedicação e por tudo der dado certo e ter sido bacana. Aposto e espero que pelo menos alguns alunos, ou todos, pensem mais e leiam um livro.

    Abraços :)
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  27. Dri,
    Que projeto maravilhoso. Adorei a iniciativa e o engajamento de você e da Dani. Seria tão bom ver esse projeto dar frutos e se espalhar para as demais escolas da cidade e região.
    Parabéns para as editoras que apoiaram essa causa tão importante!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  28. Adorei esse projeto. O que os jovens precisam é um incentivo para ler algo. O que acho que "empaca" muito são as leituras obrigatórias. Achei bem legal vocês falarem um pouco em relação às adaptações cinematográficas, pois já faz um link interessante com o que eles gostam. Espero que esse projeto tenha vida longa, e saia conquistando cada vez mais leitores.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  29. Oi, Adriano!

    Estou aqui para agradecer a visita maravilhosa que você e Dany do ATLT fizeram à nossa oficina nos proporcionando uma tarde animada, de inesquecíveis ensinamentos e, melhor, recheada de mimos e brindes literários!

    Então, é do meu brinde, em especial, que quero falar. Depois de ter sido contemplada no sorteio da oficina, com o maravilhoso livro "O fantasma de Anya" ofertado pela editora Jangada, fiquei com uma enorme vontade de lê-lo, principalmente ao descobrir que se tratava de uma história em quadrinhos, sempre fui apaixonada por esse gênero!

    A leitura do livro foi super rápida, me entusiasmei com a história, e amei o presente!
    Ele conta sobre a vida de uma garota, uma adolescente que atualmente passa por alguns problemas na escola.

    Anya tem sua vida completamente transformada depois que cai em um buraco na floresta e encontra uma garota que está morta há anos, um fantasma chamado Emily que acaba se tornando amiga de Anya fazendo com que ela tome atitudes que não condiz com sua personalidade.

    Anya descobre coisas terríveis a respeito do fantasma Emily, e assim a história segue fazendo com que o desenrolar dos fatos seja surpreendente! Um livro diferente e interessante! Pena que no fim fica um gostinho de "quero mais!"

    Agradeço, também, às editoras que são suas parceiras: ID, Jangada, Record e Única pelos brindes e mimos ofertados a nós. Estamos devorando nosso pequeno acervo em forma de rodizio!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Palloma,
      Fico muito feliz que tenha gostado daquele momento na oficina. Foi um momento de aprendizado para mim e para a Dani também. Além disso, eu estou muito contente e satisfeito em saber que você leu o livro ganhado e tenha aproveitado bastante a leitura. É tão bom quando um livro nos deixa com esse gostinho de quero mais, não é? Que este livro abra as portas para muitos outros títulos e que a cada vez você tome mais gosto pela leitura. Posso lhe garantir que muuuitos livros têm potencial para te deixar com gostinho de quero mais, basta dar uma chance a eles.
      Agradeço seu contato. Ver o retorno dessa iniciativa em parceria com a Dani e as editoras é muito interessante!

      Abraço carinhoso e muitas leituras ( :

      Excluir
    2. Eu que agradeço, espero que vocês possam fazer mais visitas a nossa oficina (:

      Excluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...