[RESENHA]: 1 Página de Cada Vez - Adam J. Kurtz

Olá, pessoal! 
Tudo bem?! Espero que sim!


SKOOB

Numa tarde como outra qualquer recebo um e-mail da Editora Paralela me oferecendo a prova do livro 1 Página de Cada Vez, escrito pelo criativo e publicitário Adam J. Kurtz. O livro será lançado mundialmente na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em outras palavras, eu sou um dos primeiros leitores a lerem todo o livro no mundo. Desculpa, mas estou me sentindo importante! 
Fiquei esperando ansiosamente para que o carteiro entregasse o meu exemplar prova e nada disso acontecer. Essa demora se prolongou por muitos dias! E eis que hoje, pouco antes do almoço ele chegou. Quase que não almoço de pressa em conferir quais atividades ele me proporcionaria. Muitas expectativas positivas sobre esse livro e confesso honestamente que todas foram superadas. 
Apesar de caminhar pela mesma categoria de Destrua este diário, escrito por Keri Smith, o lançamento 1 Página de cada vez percorre um novo trajeto ao propor a criação de um diário único e com tarefas para serem cumpridas nos 365 dias do ano. Eu comprei o "Destrua" ano passado e apesar de ter cumprido várias tarefas, algumas eu não conseguia por achar idiota até para uma criança. A impressão de quem conhece as duas obras é: na primeira prega-se a destruição e no segundo, prega-se a construção e o exercício de criatividade e introspecção.

Vejo que 1 Página de cada vez é um diário mesmo. Daqueles em que você confessa seus medos, suas angústias, sonhos sem medo de ser julgado ou reprimido. Já o Destrua este diário nada mais é que destrua este livro. Eles são muito diferentes. Metaforicamente explicando: destrua este diário seria aquela criança birrenta que dá trabalho e faz calundu por qualquer coisa. Já 1 Página de cada vez seria aquela criança comportada, inteligente e que você admiraria. Deu pra entender? 

Confesso que 1 Página de Cada Vez "humilha" o Destrua este diário, porque ele é mais maduro, consciente, reflexivo, intrigante e criativo.
Suas tarefas são divertidas e nos leva a mergulhar em nós mesmos, numa busca por quais são, de fato, nossos medos? O que eu não gosto que as pessoas saibam sobre mim? Quais são os meus sonhos? Como eu me comporto quando estou conhecendo aquela pessoa especial? Quais minhas inseguranças? O que dizer para quem duvida de você? O que eu faço quando estou pra baixo?
Perceberam que os pronomes giram na 1ª pessoa do singular? Exatamente, é um livro que exercita o "EU". 

Nessas construções, imagino que cada um teria uma relação diferente com o livro. Eu mesmo, já me apeguei e é muito bom sair escrevendo nele sem ser repreendido. Nunca tive diário porque tinha medo que alguém lesse o que eu escrevia porque se iniciasse a fazer isso, eu seria sincero e contaria tudo, portanto, não queria ver alguém lendo. 
Aqui, somos postos a refletir em pontos interessantes, por exemplo: como estamos levando a vida? Somos felizes? E a alma-gêmea? E nos últimos três meses? Qual a nossa melhor característica? E quando tudo dá errado?

Ele nos mostra que a tristeza vai vir, mas nesse dia a gente escreve nele e grita ao mundo pra extravasar e ficará tudo bem. Ele nos evidencia que sempre haverá um dia após o outro. Que devemos contar até 100 (ou 200) para diminuir a raiva. Que devemos aproveitar os momentos felizes. 1 Página de Cada vez é um exercício para trabalhar a autoestima e conhecer mais de si mesmo e da vida.

A minha impressão em muitos pontos da narrativa é a proximidade que o livro cria com o leitor. Ele confessa certas coisas em letrinhas miúdas que você se sente amigo dele. E isso é o legal sobre 1 Página, ele dialoga com você e nas últimas páginas, você sente o clima de despedida. Ele vai se despedindo pouco a pouco, porque teoricamente deveríamos passar um ano com o livro (é mais do que óbvio o surgimento de apego e afeição ao livro/diário). Numa página ele diz assim: estou tentando continuar positivo, mas dizer adeus é sempre tao difícil. 

O Adam fez um trabalho maravilhoso ao escrever esse livro. E a Editora Paralela, ao publicá-lo em terras tupiniquins. Recomendo a leitura para quem gosta de diários e refletir sobre si, sobre a vida, sobre suas escolhas e atitudes. Quem gosta de destruir livros não gostará desse porque aqui se exige mais da criatividade e da reflexão aliada a escrita. Vale muito a pena permitir se conhecer e relembrar fatos interessantes sobre a vida.
Gostei muito mesmo!! *0*

Agradeço a Editora Paralela por ter me enviado o livro e convido todos vocês a conferirem mais das minhas criações, no instagram do blog, visitando @adriianoneeves. Todas as fotos serão sinalizadas com a hashtag: #1Pagina

P.s.: NÃO SOU NADA CRIATIVO. Portanto, relevem as minhas criações! O importante é participar da brincadeira!!

ALEEERTA!!! 
~Estou tremendo, Rosana!
Hoje, 11 de agosto, eis que recebo notificação do Twitter e quando vou ver é um recadinho super fofo do autor desse livro. O Adam J. Kurtz, me mandou um twett agradecendo a resenha do livro. Fala sério, tô tão feliz e quase caí da cadeira.
Tirei print e vou salvar eternamente: 

21 comentários:

  1. Oi, Adriano, apesar de achar muito interessante a ideia de interação com o livro, não compraria esse tipo. Acho que terminaria as tarefas logo e ficaria frustrada, mas com certeza é uma opção para presentear quem curte, ou para estimular a leitura em um pré-adolescente, por exemplo. Com certeza essa interação trará resultados positivos.
    Gostei muito de saber como é o "funcionamento" de 1 Página de Cada Vez. Confesso que a metodologia dele parece melhor que a de Destrua, com certeza! Construir é melhor que destruir. Se bem que depende do momento da pessoa, da necessidade de cada um.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dri! Conheci esse livro no blog da Lu, então não vou te culpar totalmente (só dessa vez) pela minha vontade de comprar esse livro.
    Adorei a comparação que vc fez deste livro com o "destrua esse diário". Eu não compraria "destrua esse diário" mas "1 página de cada vez" com certeza comprarei.
    Beijos,
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Adriano
    Tinha visto o livro por alto na página da editora e não tinha me tocado que ele parecia com o Destrua este diario (fail)
    Não gostei muito do Destrua porque tinha coisas, como você disse: idiotas ate para uma criança.
    E depois eu não tive vontade alguma de guardar aquele farrapo. Mas esse livro parece ser o seu oposto, porque ao fim dele, teremos algo só nosso e feito por apego e carinho. Adorei isso e quero comprar logo.
    Amei sua resenha e suas criações ficaram legais.

    kkkkkkkk ri demais com o pé de atra.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano,
      Você está arrasando mesmo, viu? rsrsrsss
      O autor te marcou no twitter pra agradecer? Tens razão. Sua opinião é muito importante para os leitores e eu mesmo só compro depois que você indicar.

      Abraços

      Excluir
  4. Oi Adriano :)

    Esse tipo de livro não dá certo comigo, pois assim como Destrua Este Diário acho extremamente bobo e infantil. Sou da ideia de que, se eu quiser destruir algo, não preciso pagar para isso. Mas opinião cada um tem a sua, né? Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu estou em caso de necessidade sobre esse "livro" (diário) por questões de: eu achei meio exagerada a ideia de Destrua este Diário, e que estou dizendo por aí que este é bem melhor. E o que me chama a atenção é que esse é realmente é um diário, e busca a criatividade.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adriano confesso que é bem diferente do que costumo ler, assim como você não tive o hábito de escrever em diário, sua resenha me deixou curiosa, essa parte de que dias tristes virão , adorei, afinal todos nós temos dias que nem tudo são alegrias e podemos colocar a tristeza no papel. Vou aguardar o lançamento dele e colocar em minha enorme lista . abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi Dri! Eu gostei bastante do livro e fiquei interessada. Gosto muito de criar e escrever, tive alguns diários quando era bem novinha, quando comecei a escrever, naquela época eu não tinha que me preocupar sobre o que eu escreveria e quem leria. Hoje dou risada com as coisas que me irritavam e entristeciam naquela época... 1 página entrou para minha lista de desejos!

    Dani || A Thousand Lifetimes

    ResponderExcluir
  8. Nunca tive vontade de ter Destrua Este Diário, mas esse me atraiu bem mais. Só não sei se faria tudo que diz nele asklas ótima resenha, parabens.
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Adriano!
    Quando comecei a ler sua resenha logo associei "1 Página de Cada Vez" ao "Destrua Esse Diário", que eu particularmente, não gostei nem um pouco da proposta. Como você mesmo mencionou, ele não incita muito a criatividade e sim, tem o único objetivo que o título traz consigo: destruição. Logo mudei de ideia e entendi que o que você falou, "é um livro que exercita o EU", se molda perfeitamente ao que o autor compôs neste livro. Fiquei curiosíssima, e quero muuuuuito exercitar o meu próprio eu com o "1 Página de Cada Vez"! <3 Adoreeei a resenha! E que amor e carinho do autor de agradecer a resenha!
    Beijão!
    http://cantaremverso.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. PRECISO MUITOOOOOOOO DESSE LIVRO! MUITO MESMO!
    Achei muito interessante esse formato, espero conseguir logo.

    Abraço.
    http://likelivros.blogspot.com.br/2014/08/resenha-infinity-ring-dividir-e.html#comment-form

    ResponderExcluir
  11. Ah, eu não consegui esse livro! :/ Estava fazendo compras no mercado quando mandaram o e-mail, maior azar, quando cheguei já era faz tempo... rs...

    Pé-de-atra... hahaha... você realmente entrou no espírito da coisa! Amei a proposta, amei ele nos fazer conhecer mais a vida e nós mesmos. Com certeza vou querer o meu. =) Ah! De onde você tirou que não é criativo? Claro que é!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Oie,

    Não conhecia o livro, e depois disso não quero mais destruir um diário quero comprar 1 página de cada vez, a capa é tão fofa, e depois desse print eu nunca mais seria a mesma, amei as fotos, também não sou nada criativa, e espero que começe logo a Bienal, pra eu poder comprá-lo logo, fiquei fascinada por ele.

    Mayla

    ResponderExcluir
  13. Oi Adriano,

    Que tudo, você ler o livro antes de muita gente e ele nem foi lançado ainda, para mim isto significa que você é um leitor especialmente reconhecido pela Editora Paralela, parabéns!!!!

    Confesso que DESTRUA UM DIÁRIO para mim é muito sem noção, mas este adorei a proposta de construção e exercitar a criatividade e a introspecção.achei o máximo, e, como tenho em mim uma terna e eterna adolescente, apesar dos 5.4, comprarei para mim e para os meus vááários sobrinhos(as), rsrsrs.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Cara que privilégio haha! Eu necessito desse livro porque sou uma criança bem comportada ehh! kkk
    Muito legal exercitar e construir a criatividade, já falei que necessito desse livro?
    E pra falar a verdade também quero Destrua Esse Diário porque acho muito diferente e legal essa coisas de você escrever e criar no próprio livro hehe..
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  15. Olá Adriano!
    Eu não gostei do Destrua este livro, não gastaria meu dinheiro para jogar meu livro do andar mais alto ou coisas do tipo. Mas esse livro parece ser bem diferente. Vou acompanhar as suas fotos no Instagram.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Dri
    Mesmo você tendo gostado, eu não compraria esse tipo de livro. Não me atraiu.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Dri!
    Vc está muito xiqueeeeeeeeeeeeeee! Hhahahah
    Amei que o autor leu sua resenha e agradeceu! Que fofo! Adorei a resenha! Eu ão fiz nem o Destrua ainda! Mas quero comprar esses dois já!
    Parabéns!
    Beijão!
    Paulinha Juliana

    ResponderExcluir
  18. Mano, esse livro vai ficar em sua memória ein! Muito legal o autor ter te mencionado no Twitter, ficará para sempre na sua memória, muito legal isso o/ o/ rsrs Eu não sabia sobre o que se tratava o livro, achei interessante, gostei da resenha e confesso que fiquei com vontade de comprar viu...

    Abraços :)
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  19. Dri,
    Não conhecia esse livro e adorei. Você esta muito chique, lendo o livro antes do mundo e ainda sendo mimado pelo autor, que é um fofo *0*
    Muito bom saber as diferenças entre esse e Destrua.

    Já quero comprar e brincar com meu exemplar!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Quando terminei o livro, em Setembro de 2015, postei uma foto daquele texto do final no instagram e o Adam curtiu hahaha Surtei demais. Não tenho nem palavras pra descrever o quanto esse livro é importante pra mim <3

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...