[RESENHA]: Belle Époque - Elizabeth Ross

Olá, pessoal,
Tudo bem?! Tomara que sim!

Vamos começar a semana com uma resenha sobre um dos livros mais interessantes que li ultimamente? Sim ou claro?
Let's go: 


Grupo Editorial Record - SKOOB -
Disponível em e-book
Belle Époque é um livro histórico () que tem como plano de fundo a Paris boêmia, clássica do movimento homônimo, escrito por Elizabeth Ross e publicado nacionalmente pelo Grupo Editorial Record, através do selo Verus Editora.

O livro acompanha a vida da pobre Maude Pichon, que fugiu de um humilde povoado na Bretanha para a França em busca de oportunidades melhores de vida e trabalho. Vemos uma jovem destemida e corajosa que larga a família pelo sonho de viver um conto de fadas em Paris. Ela aproveita o momento que a cidade-luz vive, a partir do fim do século XIX, quando intensas explosões artísticas, sociais e culturais explodem através da Belle Époque.

Para quem desconhece a Belle Époque foi considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus. Novas invenções tornavam a vida mais fácil e a cena cultural estava em efervescência: cabarés, o cancan, e o cinema haviam nascido, e a arte tomava novas formas com o Impressionismo e a Art Nouveau, assim como a arquitetura, com a criação de arabescos e floreios. (vejam os detalhes da capa; a pomposidade do dourado com os arabescos).
Além disso a "Belle Époque" foi representada por uma cultura urbana de divertimento incentivada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte, que aproximou ainda mais as principais cidades do planeta.

No entanto, apesar dessa efervescência cultural, sabe-se que os únicos a terem acesso a eles, seriam os abastados favorecidos da alta sociedade burguesa. O pobre continuaria a mercê dessas inovações e através de sua mão de obra nas fábricas a vapor, alimentaria essa elite que usufruiria da vida urbana. Como diz uma música popular: "Onde o rico cada vez fica mais rico. E o pobre cada vez fica mais pobre. E o motivo todo mundo já conhece. É que o de cima sobe e o de baixo desce". 

Apesar de hoje sabermos disso, a Maude, quando decide fugir para a França desconhecia essa disparidade social entre o pobre e o rico. Ela percebeu que não conseguiria se manter naquele país tendo uma vida digna, uma vez que as hospedarias compravam valores absurdos, a mão-de-obra feminina valia pouco e ela não fazia parte do grupo burguês. A vida em Paris era doce para os ricos e amarga para os pobres.

Até que um dia, Maude encontra um anúncio de trabalho num jornal que dizia:

  • "PROCURAM-SE MULHERES JOVENS E FEIAS PARA TRABALHO POUCO EXIGENTE. DECORO GARANTIDO. APRESENTE-SE PESSOALMENTE À A AGÊNCIA DURANDEAU, AVENUE DE L'ÓPERA, 27, PARIS."
Essa imagem fala por si só. A função da
repoussoir é resplandecer/intensificar a
beleza da outra.
Ela se dirige até lá, sem saber o que seria esse serviço e nesse momento, é que ela conhece o mundo e o universo podre das madames francesas. A Agência Durandeau oferecia o serviço de repoussoir. 
Para entendermos o que seria esse trabalho devemos usar uma regra de comparação simples. Acompanhem comigo: temos uma bancada cheio de pêssegos perfeitos. Quais você escolheria? Qual seria o melhor? Impossível se decidir já que temos uma gama enorme de pêssegos igualmente belos. Mas agora analisem: temos um pêssego sadio e grande ao lado de um pêssego machucado e murcho. Qual pêssego vocês escolheriam? Certamente o primeiro. A regra de comparação valoriza o destaque que o belo tem ao lado do feio. É como se estivesse mais bonito. (Estranho? Com certeza!)




  • "Da mesma maneira que um joalheiro encaixa uma folheta de metal sob uma pedra preciosa para torná-la mais brilhante, a agência coloca uma repoussoir próxima de uma joia da sociedade para que ela resplandeça. (p. 35)"

Baseando-se nesse princípio é que as madames da alta sociedade francesa alugam as repoussoir na Agência Durandeau. Para que essas moças "feias" e "desprovidas de brilho natural" sirvam de companhia para essas mulheres, ressaltando assim, a beleza, a maquiagem, vestido, joias de sua dama. Ou seja, embasam-se num pilar tosco de beleza e perfeição, numa condição degradante de falsa superioridade.

Devo confessar, a autora já ganhou minhas cinco estrelas no primeiro capítulo. A Elizabeth construiu muito bem as nuances de uma sociedade na qual a beleza é mais importante que o conteúdo. Na qual um casamento por interesse e status vale mais do que amor. Sociedade na qual, educação feminina restringe-se a bordado e aprender a  se portar como uma lady. 

Trabalho fácil e humilhante para as repoussoir que devem aceitar e acatar seus defeitos como se elas fossem apenas isso: falhas da natureza. Maude não compartilha desse pensamento mas se envolve com uma das madames mais influentes da sociedade e deixa-se levar por esse mundo de luxo, status, poder e refinação. Mal sabe ela que não é nada para aquele sistema. E não passa de um objeto para que os objetivos da madame sejam cumpridos: casar sua filha Isabelle com algum lorde importante.

A Elizabeth me concedeu uma viagem para Paris nesse livro. Vi de perto a Torre Eifflel ser erguida e criticada pelos franceses. Vivenciei o advento de novos pensadores que discordavam desse sistema. Conheci expressões francesas, como mademoiselle, monsieur, excusez-moi e etc. A ambientação do livro é algo perfeito.
Segundo a autora: muitos franceses acharam a construção da Torre um desperdício e sonharam destruí-la, logo que ficasse pronta! 
Sou fã de livros históricos e esse livro me fez saborear uma estória incrível sobre a luta contra a ditadura da beleza, contra esse pilar de perfeição. E mais ainda, a luta por quem não se vê como só um rostinho feio. As pessoas sempre têm algo a mais para se mostrar que não se restringe a beleza.
Amei o livro e lanço a hashtag #SomosTodosFeios rs (brincadeira). 
Recomendo a leitura! Belle Époque é um livro excelente e incrível! 

Aproveitei o embalo de "autores fofos sendo gentis no twitter" e mandei um recadinho para a Elizabeth, que me respondeu super carinhosamente *-*
Espero que tenham gostado da resenha! E comente, vou adorar saber o que acharam! rs
Até breve :)

56 comentários:

  1. Oi, Adriano!
    A Belle Epoque é o meu período histórico favorito! Se alguém me perguntasse em época e local eu gostaria de ter nascido, eu com certeza responderia França no fim do século XIX.... Portanto, fiquei bastante interessado nesse livro , principalmente pela crítica social que ele faz, com contexto naquele período.

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diêgo,
      A Belle Époque é um momento de efervescência cultural muito legal e eu também adoro saber mais sobre ele. Quanto a crítica instaurada por Elizabeth na trama, só posso confessar que é perfeitamente intrigante.

      Excluir
  2. Oi, Adriano, você resenha muito bem! Também adoro livros históricos e você me fez agora ter arrependimento de não ter lido esse. Achei que fosse mais pra romancinho do que histórico com abordagem sociocultural como fundo. Não conhecia o termo repoussoir e gostei muito da sua explicação. Fiquei com vontade de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, muito obrigado!
      Esse livro é uma maravilha de livros históricos vale muito a pena a leitura. Fluida, rápida e divertida em muitos aspectos. Tive esse receio se seria romance descabido ou crítica mais acentuada e graças a Deus, me deparei com a segunda opção! rs
      As repoussoir da Agência Durandeau são muito bem construídas e é impossível não se solidarizar com elas em vários momentos!
      Leia, leia e me conte o que achou! rs

      Excluir
  3. Oi Adriano.
    Quando você começou a falar de impressionismo, arquitetura, e todas as inovações, logo pensei que a leitura não fazia meu tipo...mas me precipitei, porque ao continuar a resenha percebi que o assunto é bem interessante, e se você deu 5 estrelas já no primeiro capítulo, sinto que devo conhecer a forma que a autora estruturou essa história.
    E claro quero viajar a Paris rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty,
      rs aquele comecinho foi para situar o leitor na ambientação da trama. Sim, a Belle Époque foi um momento histórico muito marcante e a ideia fictícia da autora deu uma nova visão ao fato. Foi uma leitura maravilhosa! :)

      Excluir
  4. Oi Adriano, tudo bem?
    É tão contraditório que uma época de tanta beleza e criação cultural abrigasse a futilidade de utilizar pessoas assim, é um bullying de antigamente.. Mas o livro parece ser bem interessante, gostei da sua resenha!
    E não é mesmo ótimo quando os autores respondem? Nos sentimos tão importantes! rsrsrs

    Beijos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érica, concordo com seu posicionamento. E eles utilizavam as pessoas como repoussoir, justamente devido ao desejo de ostentar luxo e riquezas, valorizando excessivamente a beleza!

      Excluir
  5. Adriano o tema do livro já chama atenção beleza x conteúdo, em um lugar onde as aparências valem mais que tudo bem interessante, me apaixonei ainda por a história ser em Paris ( adoro ) essas imagens da torre me conquistarem , já indo pesquisar para ler esse livro. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joyce, essa dualidade beleza versus conteúdo impera durante a narrativa. É uma viagem literária incrível até Paris! Leia, leia, leia :) rs

      Excluir
  6. Olá Adriano!
    Adorei a sua resenha. Você deu uma aula de história fancesa. O livro parece ser muito bom. Nos remetendo a tempos que nem eramos nascidos e nos mostrande a contrução de uma sociedade. Amei a capa do livro achei condizente com a história.
    Eu nunca tinha ouvido falar dele, mas eu gostei muito.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suelen, muito obrigado! Fico feliz que tenha gostado!! :D
      Belle Époque é, de fato, uma viagem para a história francesa! rs

      Excluir
  7. Má tu tá chique, rapá! Recebendo resposta da autora no Twitter!
    Eu já tinha gostado da capa e da sinopse, mas lendo sua resenha fiquei encantada com o livro. Morri de rir com a ilustração dos seus comentários e sempre me encanto ao ver fotos da Torre Eiffel. :D
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Giulia! rs
      A Torre Eiffel é realmente linda e achei interessante de no livro eles falarem da construção dela e de como um grupo de franceses a achava ridícula e ansiavam para sua destruição assim que ficasse pronta. Ainda bem que não foi demolida!

      Excluir
  8. Oi Adriano! Me arrependo de não ter pedido esse livro para resenha, por ter outros livros que desejava acabei deixando esse passar... me arrependi agora. Adoro livros históricos e fico feliz que tenha gostado do livro, só me animou aqui. Tenho que ler urgente.


    Beijos,
    http://www.leitorasempre.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, que pena. Para você que gosta de livros históricos, assim como eu, pode ter certeza que seria uma leitura maravilhosa! :3

      Excluir
  9. Nunca fui fã de história, geografia e qualquer coisa que envolvesse esses temas. E isso meio que migrou para a literatura de romances históricos e livros históricos em sua maioria, não sinto atração de nenhuma forma, mas, tenho que admitir, sua resenha despertou um tanto de curiosidade não-intrínseca em mim. Por abordar uma história quase que fatídica, a divisão do feio e o belo, e isso é o que me chamou a atenção - odeio essas separações. E um livro que conquista um leitor desde o primeiro capítulo a ponto de dedicá-lo 5 estrelas é pra se pensar. Sua resenha foi muito explicativa e satisfatória. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo, obrigado! Eu entendo seu receio com os históricos, é natural. Mas caso queira embarcar na leitura de Belle Époque, saiba que é uma narrativa que confronta a podridão de uma sociedade embebida por uma perspectiva de perfeição. Isso é o mais interessante da narrativa. A época é apenas um plano de fundo e ambientação para a trama! :)

      Excluir
  10. Ahh se arrependimento matasse...
    Apesar de ter achado a capa lindíssima, eu não havia me interessado muito pelo livro e fui deixando passar. Mas depois dessa resenha eu tenho certeza que preciso lê-lo.
    Inclusive vou indica-lo ao meu primo - assim ele compra e eu pego uma casquinha depois haha -, pois ele está procurando livros que momentos da história real como plano de fundo.

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dreeh, mas que pena! rs
      Pega emprestado do primo sim, porque vale a pena! Belle Époque é um retrato da sociedade parisiense e a futilidade que circula a alta sociedade! Leia, leia, leia e me conte o que achou!! rs

      Excluir
  11. Adriano,
    Já tinha visto por algo o livro num post aqui no blog e não sabia ao certo sobre o que se tratava. Estou me remoendo em busca de uma resposta: POR QUE AINDA NÃO LI ESSE LIVRO?
    Eu não posso ler suas resenhas porque quero comprar todos e esse livro já entrou para a minha lista. Vou ver se consigo compra-lo logo.
    Essa vida fútil da sociedade não é exclusivo do povo frances ou da Belle Epoque, até hoje ainda é assim, infelizmente muitas pessoas são rotulados e julgados pela aparência
    Um sofrimento ser repoussoir, nossa. E a regra de comparação é bem deprimente, mas sua explicação foi sensacional.
    Amei a resenha, Adriano.

    Parabens e um abraço apertado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, por que você ainda não leu Belle Époque?
      Realmente, essa alienação continua até a atualidade! Deprimente mesmo e representa um retrato fiel da época!
      Obrigado!! :)

      Excluir
  12. Oi, Dri
    tô sumidinha pq estou bem apertada na escola, mais estou com saudades.
    Não conhecia o livro e amei. Adorei essa história de força e superação contra a ditadura da beleza numa outra da minha linda cidade luz. Ain, que vontade de ler.
    Coitadinhas da repoussoir, minha gente. Tão sofrimento :(

    Sua resenha esta maravilhosa e quero muito ler Belle Epóque.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, apareça sempre que der :)
      Isso, a Maude representa essa luta contra a opressão do sistema!
      Obrigado :D

      Excluir
  13. Eu amo livros de época! Infelizmente não tenho encontrado muitos. Ótima resenha, viu? Vou agora mesmo procurar o livro. Parabéns.
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, menina que eu sou dois dias mais velho! u.u
      Realmente, é bem difícil vermos as editoras apostando em livros históricos. Eu mesmo, só conheço e li bem poucos!
      Uhuul, depois me conte o que achou :)

      Excluir
  14. Oláááá!
    Adoro liiivros de época!
    me interessei ainda mais ao ver que tem toda essa critica aos 'padrões' da sociedade!
    não conhecia o livro mas me interessei MUITO! Estou adorando os lançamentos do Selo Versus!
    E QUE BACANA ELA TER TE RESPONDIDO! :) Eu ia puuular de alegria hahaha!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lara, é muito interessante a crítica instaurada pela Elizabeth! Fico feliz por ter despertado seu interesse!
      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  15. Olha eu já tinha visto você falando desse livro, e confesso que não havi me interessado e acahdo chato, ainda mais olhando a capa.. É, vemos que as aparências enganam, só de ler sua resenha me deu uma enorme vontade de ler o livro, gosto de livros com críticas à sociedade .. E olha, eu tinha um pequeno preconceito com livros de época, mas acho que tenho que lê-los antes de falar algo hahah :)
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anny, esse julgar pela capa se assemelha com a abordagem do livro! rs A crítica existe e é bem elaborada! Leia, leia e me conte! Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  16. Oi Adriano

    Cara, simplesmente sou apaixonada por suas resenhas pela qualidade e pela gama de informações que situa o seu leitor no tempo e no espaço, parabéns!! Muitas pessoas realmente não têm o conhecimento de épocas históricas e as informações que você fornece, com certeza amplia a visão de mundo do seu leitor.

    Este é um livro que certamente vou amar ler, pois tem o grande sonho de conhecer a Europa e em especial a França, as pessoas às vezes me corrigem tipo "você quer dizer Paris, Tânia." e respondo, a França não é somente Paris, claro que tem o glamour a história que envolve tudo em Paris, mas existem estados e cidades que reservam fantásticas surpresas. Bom, a bem da verdade, gosto mais de lugares pouco visitados pelos turistas. rs.

    O livro deve ser muito instigante e cheio de aulas e aprendizado e é justamente isto que me fascina nos livros, a possibilidade de viver outras culturas e realidades aliadas a reflexão que sempre faço.

    Um grande abraço
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tânia, muuito obrigado! haha Fico feliz que tenha gostado :D Bom, eu amei realizar essa viagem literária para a França. Paris tem toda uma história de beleza e glamour, mas sem dúvida a França não se restringe a cidade-luz. Tem muitas cidades "desconhecidas" que possuem traços belíssimos e que merecem nossa visita!
      Em Belle Époque, o leitor é convidado a embarcar na cultura francesa e consequentemente em suas absurdas nuances de beleza e status! Leia e me conte o que achou! rs

      Excluir
  17. Adriano,
    Eu amo de paixão autores que são gentis, simpáticos e participativos! Ganham muitos pontos comigo!
    Bom, eu não costumo ler muito sobre épocas passadas por preferir tramas futurísticas, mas essa você trouxe de forma tão maravilhada, falou da ambientação como se estivesse em Paris em 1940, como se tivesse assistido de camarote a construção da torre eiffel, que não tem como não sentir vontade de lê-lo.
    Acho que a supervalorização da beleza até hoje é feita... já até ouvi algumas pessoas dizerem que só procuram fazer amizade com pessoas feias... chocante, mas real.
    Adore a resenha, está perfeita, atrativa e interessante!!! A cultura francesa é rica e interessantíssima!!!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chrysthie, muito obrigado pelo comentário :)
      Autores gentis e que valorizam os blogueiros são adoráveis, né? Já eu amo livros históricos <3
      A Paris boêmia é muito interessante, mesmo. Dá vontade de voltar no tempo e conhecer essa época. Concordo com você, infelizmente até hoje o exterior é mais valorizado que o conteúdo.
      Fico feliz que tenha gostado *-*

      Excluir
  18. Oi Adriano,
    Confesso que me surpreendi com sua resenha, no inicio dela imaginava uma leitura totalmente diferente, cansativa e nada de interessante, mas no decorre percebi que está totalmente enganada, que essa leitura será muito prazerosa, gosto de livros que nos fazem viajar para outros lugares como nessa história, outro ponto que me empolgou é a época que se passa, adoro história nesse estilo.
    Com toda certeza é um livro da minha listinha para a Bienal.
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, esse é um dos grandes receios do leitor em embarcar nos livros históricos. Sempre acham que verão tudo que se vê nos livros didáticos da escola, mas não. A história do livro contribui para ambientação, a parte ficcional é o auge da narrativa. Compra mesmo e leia! É uma viagem para Paris :D

      Excluir
  19. Hey, Adriano!

    Pode até parecer clichê, mas depois de ler sua resenha, realmente fiquei com MUITA vontade de adquirir meu exemplar. O livro parece ser fantástico, bem trabalhado e com uma narrativa altamente estruturada. Sem contar que a capa é belíssima, não é mesmo? Já está na listinha de compras <3

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, que nada. A vida é cheia de clichês. E sim, Belle Époque é fantástico e bem estruturado. E essa capa é realmente lindíssima :)

      Excluir
  20. Adorei isso da luta contra a ditadura da beleza! Dá até gosto ver um livro tratando de algo assim, que coisa horrorosa pessoas serem alugadas por serem feias para que ressaltem a beleza da "dama" que acompanham! Tinha me interessado pelo livro só de ver a capa, mas depois da sua resenha eu o achei interessante demais, ainda mais com essa ambientação perfeita. Quero ler!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, é realmente deprimente esse aluguel, né? A ambientação é uma característica a parte! Paris <3 Belle Époque! Leia mesmo e me conte o que achou!

      Excluir
  21. Adorei sua resenha, acho muito legal livros históricos e esse é de uma época que eu nunca parei pra procurar livros sobre, gostei muito mesmo *ooo* Entrou pra minha listinha :)

    Abraços!
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, também adoro livros históricos e esse foi o primeiro que li, no qual a abordagem história era sobre a Belle Epoque :) Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  22. Oi Adriano, tudo bem?
    Que fofa a autora lhe responder, achei isso o máximo!!!!!! Situação degradante, humilhante. A cada dia me surpreendo mais com o valor que as pessoas dão à vida. A autora foi super criativa em sua escolha para retratar a sociedade da época. Adoro história e por isso os romances históricos e/ou épicos sempre me atraíram.
    Dica super anotada.
    Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cila, a Elizabeth é uma fofa, né? *-*
      A ideia da autora se encaixou perfeitamente na ambientação histórica e por conta disso, a crítica ficou tão intensa! Muito Obrigado, Cila!

      Excluir
  23. Olá Adriano,
    se arrependimento matasse, eu estaria estirada agora no chão depois de ter lido sua resenha. Eu imaginei outro tipo de leitura, mais para o lado biografia, sei á o que se passou, mas pensei isso. E acabei que não pedindo este livro por este motivo. E como fui idiota. hahaha
    Nossa eu amei sua resenha e todos os pontos e ate suas comparações sobre alguns termos. Não imaginava o quanto de historia ele trazia e também a historia no geral, não sabia ao certo o que seria abordado. Mas depois desta resenha qual você fala sobre a personagem e a sua luta para uma vida melhor, e depois sobre o questionamento feio e bonito; me senti variada e louca por este livro.
    Vou com toda certeza adquirir ele. E sua resenha apenas me fez ver o que eu não havia enxergado.
    Parabéns pela resenha e pelas palavras.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, muitas meninas comentaram a mesma coisa. Tiveram certo receio e se arrependeram. rs Bom, eu amei demais o livro e as comparações, a época, a luta por ascensão social e dualidade feio x bonito são características que tornam o livro tão bom! Leia mesmo e me conte o que achou :)

      Excluir
  24. Oi Dri!
    Primeiro eu olhei a capa do livro e eu achei ela lindaaaaaaaaaaa! Depois, eu amo romances históricos, e para completar ele se passa em Paris - a minha obsessão de lugar literário! Eu vou ler com toda certeza!
    E que fofura a autora! Linda essa interação!
    Beijinhos
    Paulinha Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, Paula. É a reunião de três fatores importantes! Leia mesmo :)

      Excluir
  25. Olá Adriano, tudo bem?

    Tive alguns problemas ao ler romances históricos, então prefiro me abster no momento. Mas vou deixar anotado, pois lembro da Belle Époque das aulas de literatura :3

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pamela.
      Que pena. Belle Époque é um livro incrível e não apenas pelo teor histórico, mas pela crítica tão atual que ele passa. Talvez você tenha lido essa parte da resenha :)

      Excluir
  26. Oi Dri
    Eu não tinha lido nenhuma resenha desse livro, mas só por ter a França de época ja me conquistou, adorei o enredo.
    Adorei sua resenha e dica mais que anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi,
      A Paris boêmia é uma beleza, né? hahaha Fico feliz que tenha acatado a dica :)

      Excluir
  27. Olá, não conheço esse livro, mas achei a capa lindíssima.
    Faz tempo que não leio um gênero assim, e até me deu saudade.
    E achei super interessante, esse emprego que a personagem encontrou,
    fiquei curiosa, para saber mais sobre a narrativa, adorei

    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sol, Belle Époque tem uma capa linda mesmo e o emprego de repoussoir diz muito sobre a futilidade da época!
      :D

      Excluir
  28. Ótima resenha, o livro parece ser legal, mas fico com o pé atrás, pois muitos autores esquecem que há um contexto por trás e se tornam muito inventivos. A Belle Époque foi vivida mais intensamente na França entre o fim do século XIX e início do século XX. O casamento não era motivado pelo amor como se tem hoje, mas como uma transação, um acordo entre famílias, como uma forma de fortalecimento da classe burguesa. Alguns termos e pronomes de tratamento passaram a ser introduzidos no francês a partir da Era Moderna. O engraçado é que a Torre Eifel foi construída para uma comemoração e seria destruída logo após, já que muitos franceses a consideravam uma aberração, mas acabou se tornando um símbolo de Paris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatatamente, Marcia. Todos os pontos mencionados são explorados na trama.

      Excluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...