[RESENHA]: O Guardião Invisível - Dolores Redondo

Olá, pessoal!
Tudo bem?! Espero que sim.

Eu, particularmente, sou apaixonado por romances policiais europeus. O clima frio, sombrio, úmido e chuvoso que ambienta a maioria desses livros me fascina e encanta, ao passo em que a construção da narrativa e dos personagens também supera aos livros norte-americanos, na minha opinião.

SKOOB - Editora Record
A última obra lida que corresponde a esses critérios, foi O Guardião Invisível, escrito pela espanhola Dolores Redondo e publicado nacionalmente pelo parceiro, Grupo Editorial Record. O livro é primeiro volume de uma trilogia que pretende acompanhar as investigações da inspetora Amaia Salazar, no vale do rio Baztán.

Primeiramente, é bom salientar a minha surpresa com esse livro e como todas as minhas expectativas foram superadas. Aliás, acredito que eu nem mantinha expectativas. Fiz a solicitação do livro para resenha, mas depois percebi que a sinopse era inconclusiva: não conseguia imaginar se o livro caminharia pelo sobrenatural ou pelo real e justamente, por não saber com o que encontraria cultivei um 'pequeno' receio literário. 

De modo geral, a obra acompanha as investigações de uma série de assassinatos conduzidos pela inspetora Amaia Salazar e sua equipe, no povoado de Elizondo, mais precisamente no bosque que circunda a montanha e no vale do rio Baztán. Os corpos, sempre de jovens meninas que entraram na puberdade, eram mortos por asfixia com uma corda fina e dispostos da seguinte maneira: cabelo bem arrumado, roupas rasgadas em tiras, pelos pubianos raspados e jogados próximo ao corpo e o mais nefasto: um doce típico da região chamado txatxingorri colocado na pélvis das garotas. Além disso, os sapatos das garotas eram colocados de modo alinhado e na entrada do bosque, simbolizando onde o corpo seria encontrado. 

Essa cena brutal assusta até os especialistas que pontuam a mentalidade psicótica do assassino. Três garotas são mortas em intervalos de tempo próximos e com todos os detalhes coincidindo, no entanto, quando se investiga as motivações verifica-se que encontrar um culpado será mais difícil do que o esperado, uma vez que ele não comete erros, não deixa pistas e nada da vida das garotas leva a uma incógnita em comum. 
Amaia e sua equipe se vê numa posição ainda mais difícil, quando a mídia sensacionalista e a população começa atribuir a responsabilidade dos atos ao basajaun, ser místico e do imaginário local que seria o guardião do bosque e assistiria a ele o dever de manter a pureza. Porém, aquele que protege seria o mesmo que mata?

O livro aborda todo o relato da Amaia, em busca de um suspeito e o transcorrer de suas investigações. Evidenciando as frustrações da vida policial quando todas as informações apontam para o vazio; o receio de que o assassino volte a agir; as responsabilidades que a polícia foral tem com a população que confia e espera agilidade e e as pressões dos superiores que esperam o caso ser resolvido. 

Paralelo a isso, temos a volta de Amaia a seu povoado natal, Elizondo. Quando ela retorna, todos os fantasmas que a expulsaram retornam e agora com mais força. Temos lembranças da infância de Amaia, que parte o coração. Ela sofreu muito na infância e foi humilhada e traumatizada, justamente, por quem tem a obrigação de amá-la incondicionalmente, sua mãe. O livro retrata vários dramas familiares, intrigas entre irmãs e que acometem todas as famílias, assim como o dilema de quem cuidará dos negócios da família. 

<3 Amaia Salazar <3
Conhecemos James, o marido de Amaia e que todas as mulheres iriam suspirar querendo um igual. Compreensivo, meigo, amável, carinhoso, preocupado e mais um turbilhão de predicados. Conhecemos as irmãs e seus relacionamentos frustrados, Ros e Flora (essa vaca). A autora é feliz em sua construção dos personagens. Ela consegue captar cenas e caracterizá-los com perfeição. Ela conseguiu humanizar todos os personagens transformando-os em gente como a gente, e quando o livro dialoga e se aproxima do leitor tudo melhora. 

O drama em busca de um assassino se desenrola de um modo brilhante. Nesse livro, minha característica de detetive foi aguçada e pequenas deixas na narrativa me possibilitaram descobrir quem era o assassino antes mesmo de Amaia, ainda que eu não soubesse quais eram suas motivações e objetivos. 

O Guardião Invisível é um livro policial incrível, que mistura fatos, lógica e racionalidade, com mentalidade doentia de um assassino e tangencia a perspectiva da fé, da lenda e da mitologia basca, na construção da narrativa. Só conseguirei tecer qualidades a esse livro e a escrita da Dolores. E cabe salientar que os direitos do livro foram vendidos para uma produção cinematográfica. (Pula, grita, gira e faz a dancinha da vitória).

Grupo Editorial Record, publique a continuação logo!! Os últimos parágrafos do livro deixaram um cliffhanger enorme e que pede por maiores explicações. Os leitores agradecem! :)

Avaliei o livro com 5 estrelas e meu coração de favorito <3 E recomendo a leitura para todos que valorizem uma boa trama policial ambientada nos recônditos gélidos da Europa!

Espero que tenham gostado da resenha! E não deixem de comentar... 

26 comentários:

  1. Oi, Adriano.
    Tinha visto que você estava lendo esse livro pelo skoob e eu ja fiquei interessado. Eu também sou apaixonado por livros gelados, eles são mais adultos e a Europa reina em seus escritores. Adorei a Amaia e a busca por um culpado, passando pelo basajaun e esse doce? Pra que? Só se for psicopata mesmo!

    Fiquei muito interessado por conta da sua resenha e eu já comprei o livro na saraiva. Tomare que confirmem meu pagamento hoje ainda pra chegar logo aqui em Minas. Fiquei mais pobre um pouco por sua causa mas o importante é ler e suas dicas são sempre valiosas.
    Amei sua resenha e já sinto que vou amar esse livro. rssrsrs

    Abraços, cara

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriano, tudo certinho? Eu não sou lá muito fã de romances policiais, mas certamente que os europeus são imbatíveis e, em especial, os ingleses, dentre todos, gosto muito da P.D. James. Mas essa série parece ser bem interessante também!

    Beijiocas
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Apesar de achar interessante, não sinto vontade de ler!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Nossa Dri
    To boba aqui como as garotas eram encontradas. Só alguém muito doente pra fazer isso. Agora fiquei curiosa para saber o que a mãe da Amaia fez com.ela e com certeza quero um marido igual. Kkkk
    Curiosa para saber quem é o assassino e qual foi sua motivação.
    Ótima resenha

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Dri!
    Vc abordou o gênero que mais gosto nesse momento que é o romance policial! Só me perguntei, como que nunca tinha visto essa obra antes por ai? Muito curiosa! Sua resenha muito bem feita! Parabéns!
    Beijos
    Paulinha Juliana
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Mas que assassino meticuloso hein Adriano.
    Eu comecei a me aventurar pelo gênero tem pouco tempo, estou me adaptando e ainda seleciono e evito as histórias mais sanguinárias, meu estômago precisa se acostumar a esse tipo de cena.
    Mas voltando ao livro: ele tem uma bom background e isso já me cativou, fiquei interessada em conhecer mais de Amaia, James, família e seus dramas, e principalmente a mitologia, a magia que envolve esse bosque.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  7. Ola!
    Achei o livro bem interessante, é a primeira resenha que leio da obra e adorei.
    Bjuu
    http://orocardovento.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  8. Adriano!
    Estou aqui enlouquecida com sua resenha perfeita!!!!
    Adoro o gênero policial e acho que os Europeus estão mesmo ganhando a vez por aqui. Gente, ultimamente ando lendo coisas que retratam uma mente doentia que a gente jamais imaginou ser possível. O modus operandi dos criminosos são intrigantes e assustadores... deixar um doce na pelvis, parece oferenda! Fiquei encucada com o nome... o guardião invisível... será que ela foi pelo sobrenatural???
    Ai durante as leituras faço taaantas conjecturas, mas detesto acertar quem é o assassino, tomara que eu não perceba pelas deixas que você comentou!!!!
    Uhuuulll amei! Obrigada pela dica!

    beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  9. Oi Adriano! Uau.. eu lembro desse lançamento da editora, mas passei batido.. já que a capa e nem a sinopse me chamou a atenção, lendo sua resenha percebo o que deixei escapar. Eu adoro um bom romance policial, e é tão bom quando você não cria nenhuma expectativa e quando termina de ler o livro fica extasiado. Pelo que percebi é um um thriller excepcional e agora eu quero ler essa trilogia. Vou anotar aqui, parabéns pela resenha.. realmente me fez querer o livro.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Adriano!! Estou com o livro aqui e muito ansiosa! Confesso que adoro thrillers com assassinatos escritos pelos europeus, mas dessa vez, escolhi o livro só por causa do pano de fundo com mitologia basca. A minha mãe (que faleceu) e toda a minha família materna é basca e eu AMO a mitologia basca. E como a autora é espanhola, imagino que tenha abordado de modo legal.
    Gostei de saber que o livro tem outras coisas além disso, como você ressaltou os dramas familiares e a boa construção das personagens pela autora.
    Uau, bom saber que o livro vai pro cinema \o/
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Adriano. Eu não sei o que acontece com os livros do GER que não são bem divulgados. Alguns tem sinopses ótimas, mas capas péssimas. Essa é uma delas, que eu não pararia pra ler a contracapa se visse em uma bancada de livraria.
    Aprendi recentemente a gostar de livros policiais, mas preciso ler em ebook, porque se for físico eu acabo indo ver o final pra acalmar o coração. kkkkkkkkk Gostei desse, fiquei curiosa pra saber por que o doce.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  12. Oie,

    Essa capa é muito linda, não leio muitos livros com esse tema, sei lá por falta de dinheiro mesmo, mas gostei bastante, sei lá achei um pouco forte, mas a amioria das cenas são parecidas para esse tipo de estio literário, e vai ter filme ai que legal, bem talvez só irei ler depois do filme, pra ver logo se irei aguentar o gênero, sou muito não me toce ás vezes hahah.

    Mayla

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, muito ansiosa pra ler.

    Visitem: http://aficionadosporleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ola Adriano lendo sua resenha na hora me lembrei da série mortal da Nora Roberts , adoro suspense policial regado a um casal de protagonista que fazem a diferença. Assassinatos e esse mistério sobre o assassino são envolventes para o leitos adoro. Mais um livro para a compra do mês . adorei a dica . abraços

    ResponderExcluir
  15. Olá, gosto de livros policiais no geral. Ainda quero conhecer os suecos que todo mundo comenta, mas por enquanto estou lendo outros. Li muito pouco do gênero também e obviamente fiquei bastante curioso com esse, principalmente porque acho fantástico quando uma trama policial acaba seguindo um mistério meio sobrenatural.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  16. Dri vou falar que nem a Bia: "Vou ter que parar de ler sua resenhas, porque elas me fazem querer muito o livro."
    Cara, você tem o dom com as palavras. Sua resenha é tão bem escrita, instigante, que não nos resta nada,a não ser ficar desejando muitíssimo o livro.
    As coisas que você me disse sobre a infância de Amaia me deixaram chocada :o
    E você sabe que eu amo um bom mistério né? Eu nunca fui boa em descobrir o assassino, fiquei curiosa pra saber quem foi, e o por quê. E a forma como as meninas são deixadas, é um tanto curioso, maldoso e chocante.

    Adorei Dri! Morrendo de vontade de ler o livro!
    Beijos!
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Se eu gostei da resenha?! Ah, eu amei Adriano <3
    Sério.. essa foi uma daquelas resenhas que me fizeram pensar 'é, ainda tenho muito o que melhorar!'
    Eu comecei a gostar de livros policiais por acaso, com um livro que ganhei numa promoção e simplesmente me encantei com o gênero - meu pai nem ficou contente por poder filar meus livros ne haha - e agora sempre que vejo um novo eu quero comprar.
    Eu não conhecia esse, assim como muitos outros da Record - que teima em só divulgar os infanto juvenis -, mas agora ele está na lista =)
    O que mais me atraiu foi o drama familiar da protagonista, misturado com o suspense do thriller.. teve um momento na resenha que eu até esqueci que o livro era um policial hahaha
    Enfim. Obrigado pela dica e parabéns pela resenha ;D

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  18. Oieee, também amo livros com fundos de clima frio, sombrio, úmido e chuvosos kkkkkkk, mas creio que os romances são os meus preferidos, mas romances de romances mesmo, não gosto de livros policiais e apesar da história ser interessante acho que não leria, não curto muito este tipo de livro rrsrs, mas adorei a dica, ainda não conhecia o livro e achei a capa magnifica, Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Olá Adriano, tudo bem?

    Ao ver esta capa, me lembrei do livro Olhar Mortal. É bem parecida, com a disposição da foto de baixo para cima, pegando o topo das árvores.

    Confesso que não gosto muito de romances policiais, mas existem alguns, que costumam ser bem desconhecidos, que eu arrisco e vou atrás!

    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Oi Adriano!
    Nossa esse livro parece incrivel haha. Amo livros policiais, e creio que nunca li europeus, tem um ar mais da graça né? Pois lá parece que os romances são mais maduros etc.Boa escolha da editora publicar esse livro aqui no Brasil :)
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  21. Acertou em cheio Dri. Estou louca pelo livro. rsrsrsrsrs
    Estou super curiosa, querendo mais e mais e mais. Pelas suas palavras, parece ser um livro daqueles de pegar e não querer largar até que se chegue ao desfecho, e é exatamente isso que eu busco em uma leitura.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá Adriano!
    Que livro é esse? Eu fiquei louca para ler.
    Recentemente comecei a gostar de romances policiais e esse parece ser maravilhoso.
    E você ainda me ajudou muito pois estou participando de um desafio literário que tinha que ler um livro de um escritor europeu e eu não sabia o que fazer. Agora já achei o livro.
    Amei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Policial não é um gênero que eu leio muito, mas com certeza esse clima frio e chuvoso também me encantaria e combina demais com o estilo. Que bom que o livro te surpreendeu e que legal que conseguiu descobrir o assassino, nunca consigo... rs... beijo

    ResponderExcluir
  24. Adoro romance policial e fiquei muito animada depois da resenha, sério. É sempre bom conhecer uns novos e bem construídos, aqueles que nao se perdem na narrativa (coisa que acontece muito nesse gênero). Parabens pela resenha. Assim que eu achar esse livro tenhi certeza que vou comprá-lo ♥
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Adriano, tudo bem?
    Adorei sua resenha!!!!!! A forma como escreveu seu texto me deixou nervosa, não acreditei que chegaram ao ponto de quererem que o assassino atacasse de novo só para terem a oportunidade de prendê-lo. Nossa, isso é forte!!!!!!!
    E a forma como esse assassino ataca é brutal, é ilógica, nossa é horrível, como todos eles são, não é mesmo???
    Colocar uma detetive com seus próprios fantasmas a frente da investigação não vai dar certo, ou o assassino tem a ver com o passado dela, ou seu drama particular vai levá-la direto para as mãos dele, ela vai acabar se tornando sua próxima vitima.
    Quero muito ler esse livro, adoro tramas policiais.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Dri,
    Não gosto muito de policial pq sempre fico com medo.
    Mas me senti tentada a ler por conta dos mistérios sobrenaturais e dramas da vida de Amaia.

    Maravilhosa resenha, meu lindo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...