[RESENHA]: O Peculiar - Stefan Bachmann

Oi, pessoal, 
Tudo bem? Espero que sim!

Estive numa correria esse final de semana e por isso, não publiquei ou retribui comentários, mas graças a Deus, as coisas estão se ajeitando. Tenho fé que o esforço de hoje será recompensado em glórias no futuro. rs
SKOOB - Grupo Editorial Record
Hoje, eu quero apresentar a vocês a resenha de O Peculiar, um livro infanto-juvenil de literatura fantástica escrito pelo Stefan Bachamann e publicado nacionalmente pelo Grupo Editorial Record, mais precisamente através do selo Galera Júnior

Fui apresentado ao livro através de uma ação promocional da editora parceira e sinceramente não me interessei muito pela premissa, porém essa capa maravilhosa(!) me fez ficar feliz em ter um livro tão lindo na estante. Minha preocupação maior consistia no receio em me deparar com uma trama confusa e cansativa, ao passo em que o autor misturou steampunk, romance gótico, mistério e fantasia numa trama destinada ao público juvenil. 

O livro é ambientado numa Londres gótica e com nuances da era vitoriana, com presença maciça das fábricas a vapor e indústria. Além disso, nos apresenta um mundo dividido entre seres mágicos (principalmente fadas) e humanos. Além desse contexto populacional heterogêneo, há os peculiares (chamados pejorativamente de medonhos).
Os peculiares são seres nascidos da união entre humanos e fadas e por conta disso estão a mercê das leis que não lhes assiste e que determina apenas suas mortes, ou seja, os peculiares estão no meio de dois mundos e não são aceitos em nenhum. 
" - Eu não julgaria tão rápido - disse ele, inclinando-se para a frente na cadeira. - E não sei por que devemos insistir em usar essa palavra 'medonho'. Como se ainda fôssemos crianças, conversando no quarto, aos sussurros, sobre contos de fadas. Eles são chamados de Peculiares e são bem reais. Não são crianças abandonadas colocadas no berço de crianças humanas enquanto os verdadeiros bebês são sequestrados e levados para a Terra Velha. Eles não vão ficar enrugados e definhar em poucos anos. Serão enforcados. Estão sempre sendo enforcados em nossos povoados  mais remotos. E não é de estranhar, já que falamos deles como se não fossem nada além de vento e encantamentos. Os humanos acham que eles são maldições em forma de criança. As fadas têm aversão à feiura deles e têm o hábito de enterrá-los vivos sob arbustos de sabugueiro para o caso de serem contagiosos. Prefiro pensar que as duas partes são tolas e mal informadas e, portanto, capazes de matar." (p. 35)
Nesse momento, percebemos as distinções entre ricos (majoritariamente humanos e que moram na área nobre de Londres) e os pobres (principalmente seres mágicos que habitam os subúrbios). Apesar de conviverem no mesmo mundo após a invasão dos seres mágicos através da Guerra Sorridente, a relação entre humanos e fadas permanece amigável por uma linha tênue, que nenhum lado ousa destruir.

Bartholomew e Hettie Kettle são peculiares e vivem presos em casa. Sua mãe, uma pobre humana, os mantém enclausurados para protegê-los, haja vista que os mestiços são enforcados, ou seja, o crime de um mestiço é ter nascido assim. O lema de vida deles é: "não seja notado e não será enforcado". Por conta disso, eles levam essa vida nas sombras, espiando a rua por brechas nas janelas e sem conhecer a cidade, as ruas e suas cores. 

Por outro lado, encontramos Arthur Jelliby, um típico "homem frouxo", preguiçoso, lento e que anseia passar despercebido pelos cantos. Ele faz parte do Conselho Político, um órgão governado por burgueses para garantir ótimas condições de vida para os moradores de Londres e assim, assegurar a paz entre humanos e fadas. Não sei se foi proposital, apesar de não ficar evidente, mas até certo ponto do livro, os capítulos são interligados entre Barth e o Sr. Jelliby, até que seus caminhos se cruzam.

O clima de instabilidade em Londres se intensifica, quando corpos de peculiares são encontrados ocos, boiando as margens do Rio Tâmisa. O pavor assola na vida de Barth, quando ele presencia uma moça de vestido veludo cor de ameixa levando um peculiar que morava na casa em frente a sua no Beco do Velho Corvo. Tudo se torna mais estranho quando ela desaparece num emaranhado de penas deixando claro que havia notado a presença de Bartholomew a espioná-la. 

O livro é bem complexo, ao passo em que o Stefan criou um mundo fantástico sem deixar o lado real de fora. Os seres mágicos são realmente mágicos, as fadas foram muito bem imaginadas e todas as cenas são ágeis, dando um novo fôlego às criações fantásticas e à magia. Minha ressalva reside no fato de que toda essa criação e ambientação parecem deixar a trama pesada, com muitas informações a serem absorvidas. Jovens que ainda não convivam muito com os livros podem se esquivar dessa leitura.

Não bastava se conter com o real e a fantasia, o autor adiciona características do steampunk, ao mostrar pássaros metálicos que levam bilhetes de um lugar a outro, cavalos mecânicos que puxam as carruagens, ou seja, essas engrenagens também compõem a Londres criada pelo Bachmann. O ponto-alto da trama são os personagens que se tornaram absurdamente apaixonantes e interessantes. O Sr. Jelliby cresce tanto na trama, de mesquinho e covarde a valente e corajoso.

Já o ápice da trama se resume às últimas páginas, quando nos sentimos mais imersos nesse mundo e por conta disso, todas as reviravoltas nos deixam instigados e eufóricos e temerosos, até que o livro se finda com uma brecha imensurável que clama por respostas. O livro acaba justamente quando a brincadeira estava ficando boa! rs

De modo geral, ao fim da leitura, percebi que o livro não me cativou tanto quanto eu gostaria, porém eu não me decepcionei com a obra. Tudo que o autor propôs foi trabalhado com êxito, mas aquele "feeling" diferente que te aproxima do livro e faz com que você se encante não existiu na minha experiência de leitura. Apesar disso, espero a continuação ser publicada no Brasil para que eu possa embarcar novamente nos mistérios de Londres e na vida de Barth, Hettye e do Sr.Jelliby (vejam a capa da continuação, ao lado).

Essa foi minha experiência, porém eu digo: se você tem interesse em ler, leia. Talvez você não vá sentir essas inconveniências que eu pontuei. A experiência literária é única e cada leitor desenvolve a sua.

Espero que tenham gostado!! E comentem falando o que acharam. :)

47 comentários:

  1. Oi, Adriano!! Adoro fantasia, adoro steampunk, e amo infantojuvenil! Essa capa é lindíssima, ao vivo mais ainda, então, o livro já está aqui em mãos para ser lido! Acho que vou gostar :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, espero que você aproveite a leitura bem mais do que eu :)

      Excluir
  2. Oi Adriano, tudo bem?

    Não conhecia esse livro, como te disse, não sou muito acostumado com os livros da Record. Ao ler a resenha, que eu curti muito, acabei achando muito interessante o enredo criado pela autora, lembra um pouco distopia, deve ser né? Não conheço muito o steampunk.. Enfim, achei o livro interessante, quem sabe um dia eu leia? Gosto de livros infantojuvenis kkk

    Abraço
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ca, na verdade não me parece muito com uma distopia. Segue mais a linha fantástica mesmo. Que legal. Leia, leia. rs

      Excluir
  3. Adriano,
    Eu já tinha visto o livro no seu Instagram e aqui num post. Eu adoro a fantasia e essa discrepância entre mundo mágico e humanos é muito legal. O lema de não ser percebido para nao ser enforcado é legal. Fiquei curioso para saber o motivo dos medonhos aparecerem ocos e boiando.
    Adoro livros com steampunk. Certamente eu leria o livro.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, essas ideias do autor para compor seu livro são muito legais não é? Apesar disso o livro peca em alguns aspectos e por isso, não foi uma leitura muito agradável para mim.

      Excluir
  4. Tem steampunk, logo me interesso. Pode até não fazer meu estilo mas eu sempre vou dar um jeito de ler. É um gênero indispensável pra mim (ainda quero ler a obra completa do HG Wells e Julio Verne). Minha amiga comprou esse livro tem um tempo mas ela ainda não leu, eu gosto de livros infanto-juvenis e espero poder ler assim que eu conseguir.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, a parte de steampunk do livro é bem legal, assim como essa capa. Acho que você vai gostar :)

      Excluir
  5. Olá Adriano,
    ate todos que levam o steampunk que li, nenhum me decepcionou. Contudo lendo sua resenha mr senti confusa um pouco, não é um infanto-juvenil? Por que motivo ele trás em sua historia algo um tanto pesado? Bom acho que para entender melhor desta historia, eu devia ler, contudo não estou empolgada com ele.
    Bom Adriano não foi desta vez, mas quem sabe quando o próximo livro for lançado e assim ver que ele melhorou eu venha a me interessar, caso contrario...
    Adorei sua resenha e seus pontos levantado sobre, e ainda mais a sua sinceridade sobre o mesmo.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, foi justamente isso que me confundível. Um livro destinado ao público infanto-juvenil com uma trama tão complexa e pesada. :s

      Excluir
  6. Oi Adriano, tudo bem?
    Essa é a primeira resenha que tenho coragem de ler sobre esse livro que eu estou com tanta vontade de ler! E mesmo que você não tenha se empolgado tanto com o livro, eu ainda quero tirar minhas próprias conclusões!!

    Beijos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso, mesmo. Como disse, eu não curti muito mas pode ser que você goste! :)

      Excluir
  7. Oi Adriano.
    Peculiar realmente tem uma capa maravilhosa, e toda vez que vejo esse livro fico tentada a tê-lo, mas a premissa dele não me atrai de forma alguma, não gosto muito de steampunk, e quando leio essa palavrinha, um bloqueio logo surge. E ainda existe a questão das fadas, assim como tem leitor que não suporta um vampiro, eu não suporto uma fada rsrs...adoro fantasias, mas não consigo me simpatizar com as fadas.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, com essas condições apresentadas, imagino que você não iria gostar da trama. Seria um livro para enfeitar a estante já que essa capa é linda mesmo :) rs

      Excluir
  8. Meu querido Adriano!
    Se Deus quiser venceremos! rs
    Primeiramente tenho que concordar com você que a capa me deixou com vontade de tê-lo. O que me impediu foi justamente o steampunk e o cenãrio de uma Londres vitoriana. Não sei porque não gosto de livros ambientados nessa época!
    Eu adorei a sua resenha e você abarcou ponos que me fizeram desejar ler a história, ainda que algumas coisas não tenham te agradado tanto.
    Gosto dessa inserção de seres mágicos sem que o mundo perca sua realidade. Acho que tudo pode conviver harmoniosa e sigilosamente, rs.
    Fadas... se são encantadoras, já gostei!
    A capa do segundo livro ficou ainda mais linda hein?!
    Quero ler sim! obrigada por me mostrar essa magia diferente!

    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chrys, a capa é incrível, né? O autor colocou os seres mágicos na realidade de modo bem interessante e as fadas... aaah, as fadas :3 essas também foram muito bem construídas. Obrigado :)

      Excluir
  9. Oi, Adriano!
    Esse é um livro que me interessou só de olhar pra capa. Na verdade, a primeira vez que li a sinopse foi hoje, aqui na resenha, e achei que o pássaro da foto fosse o Peculiar. kkkkkk Fiquei com vontade de ler a história pra saber que fim levou os pobres dos medonhos. E, pelo pouco que entendi através da sua resenha, concordo com você que a trama parece madura demais pra um público juvenil.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giulia, sim, é madura mesmo para ser destinada ao público jovem. E os medonhos têm uma vida sofrida, viu? Vou te contar...

      Excluir
  10. Eu já li algumas coisas sobre esse livro e não fiquei muito atraida, a capa é bacana, mas não chama a minha atenção e a sinopse traz uma história que parece ser interessante, mas que também não chama a minha atenção, sabe? E lendo a sua resenha eu conheci um pouco mais sobre a história e decidi que ela não é para mim, não é o tipo de livro que me agradaria.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, entendo Larissa. Fica para uma próxima oportunidade, então! rs :)

      Excluir
  11. Oi Adriano!
    Adoro livros fantasiosos, com mundos inventados e coisas do tipo, ainda mais quando é mais para o publico juvenil, mais uma leitura infantil e tudo mais. As capaa sao realmente lindas e eu concordo que cada leitor tem uma experiencia, portanto irei ler esse sim! Otima dica, parabéns pela resenha. Beijos
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, se gosta desse mundo fantástico e bem construído e rico em detalhes, esse é o livro perfeito. Apesar de eu não ter curtido tanto, se você curtiu, leia :)

      Excluir
  12. Eu também não curti muito esse livro. A capa meio que me enganou, eu esperava que fosse um livro mais leve e infantil e acabou que ele trabalha uns assuntos bem pesados. Precisei de paciência para terminar de ler, mas foi. Não sei se vou continuar a ler.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise. Eu confesso que também tive que me obrigar a continuar lendo. O que mais me motiva a ler a continuação é a resolução que ocorreu nas últimas páginas.

      Excluir
  13. Oie Adriano. A capa é muito linda mesmo. Eu já gostei da premissa do livro. Lendo sua resenha e apesar de alguns pontos negativos que você mencionou eu ainda tenho curiosidade em ler, pois a premissa me chamou a atenção e também porque o autor misturou todos esses gêneros que gosto.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, se esses fatores te deixam interessada, mergulhe de cabeça! rs Não foi tão prazeroso para mim, porém pode ser incrível para você, né?

      Excluir
  14. Oi, Adriano!
    Eu havia me interessado pelo livro somente pela capa (sou dessas também rs), mas nunca tinha lido resenha sobre ele, nem sabia do que se tratava. Não foi um enredo que chamou minha atenção, achei um tanto quanto confuso, apesar de gostar muito de fantasia. Quem sabe um dia dou uma chance rs.

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayssa, é justamente isso. A capa é linda e isso é incontestável, porém o enredo é um pouco confuso e consistente demais para ser indicado ao público infanto-juvenil.

      Excluir
  15. Oi Adriano,

    Com sua resenha tão detalhada aliada ao fato de eu simplesmente amar o gênero, com certeza este é um livro que me interessou, porém a única ressalta é se for ter continuidade não lerei, estou fugindo de continuações, tanto que nas minhas idas à Bienal sempre que me interessei por algum livro que não conhecia, já perguntava: Tem continuidade? Se sim... fuja Tânia como o diabo foge da cruz. hahaha Não é exagero, meu amigo, é que tenho muita coisa para ler.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tania, se faz seu gênero e se ficou interessada eu recomendo a leitura. A continuação dele ainda vai demorar um pouco a sair! :) rs

      Excluir
  16. Hey, essa capa me enganou hahaha
    Pensei que o peculiar fosse o pássaro, daqui quando você explicou que eles eram nascidos da relação entre humanos e fadas, deu um nó na minha mente hahaah mas agora já entendi melhor.
    Esse livro tem algum filme?! Porque essa capa, além de linda, é a cara de um banner de filme rs.
    Enfim. apesar de ter vários elementos que eu curto como fantasia, juvenil e steampunk, não me interessei pela história..

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dreeh, se não me engano a Giulia teve o mesmo engano. rs Essas engenhocas são usadas na trama. Acho que ainda não teve seus direitos vendidos para a teledramaturgia. :)

      Excluir
  17. Oláa!!!
    Uau, sem dúvida é muita informação em um único livro.
    Ainda assim, pelo jeito o autor foi bem sucedido em uma 'mistureba', mesmo não existindo aquele feeling.
    Assim como você eu me interesso por esse livro (num primeiro momento) apenas pela capa LINDA DEMAIS, mas sua resenha, ainda que não tão entusiasmada, me deixou curiosa.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, sim sim, esse feeling é algo muito pessoal e infelizmente não me tocou. Porém se está curiosa, eu digo que você deve ler sim :)

      Excluir
  18. Acho que nunca li steampunk (não que eu me lembre, você sabe né, memória falha e tals kkkk)...
    Em uma outra postagem sua do livro eu disse que acho linda essa capa, ainda continuo achando isso.. Por mais que você não tenha aproveitado tanto a leitura eu fiquei com vontade de ler rs

    Adorei - como sempre - a resenha!
    Parabéns Dri, você arrasa!
    Beijo, Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taty, eu também não me recordo. O steampunk dele não é centro da trama mas está presente e é muito interessante. Como disse, se está com vontade, leia. rs O feeling não me tocou mas pode ser que te toque :)

      Excluir
  19. Bom, pelo menos você não achou decepcionante, embora o livro tenha acabado quando realmente estava ficando bom! rs... Vi muitas resenhas negativas e fiquei meio desanimada pra ler, mas já tenho o meu e pretendo fazer isso logo de toda forma, nem que seja para tirar minhas próprias conclusões. Amo steampunk, mas odeio romance gótico, então estou bem curiosa pela mistura e pela reação que vai me causar!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, exato. Não me decepcionei, porém acabou na melhor parte. Eu também vi muita gente questionando e é justamente porque o autor tornou a obra muito saturada de informações. Leia mesmo e me conte o que achou ;)

      Excluir
  20. Oi Dri!
    Uma pena que não foi tudo aquilo que achou se seria, mas sempre tem seus pontos positivos e negativos nas leituras! Esse não me chama atenção, mas vai chamar de várias pessoas, tenho certeza!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, sim sim. Cada experiência com um livro é única e individual. Eu não curti tanto mas tenho certeza que outros, podem amá-lo.

      Excluir
  21. Oieeee, eu fiquei curioso quando vi o lançamento, porém a obra não é muito do meu estilo e eu estava com o mesmo receio que você, odeio livros complexos com escritas densas e pesadas, gosto de livros finos, leves e simples que se leem dentro de poucas horas em uma sentada kkkkkk, então eu definitivamente não pegaria o livro para ler, tenho certeza que não iria gostar rs, Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo,
      O livro é fino, mas em suas poucas duzentas páginas ele consegue trabalhar com temas complexos e trazer uma leitura carregada.

      Excluir
  22. Oi Adriano!
    Nossa essa semana não tive tempo pra comentar em nada, mas já estou de volta haha :)
    Esse livro de início tambem nao havia me chamado atenção, exceto a capa hahaha, porque ela é muito linda, bem, com a sua resenha fiquei indecisa se leio ou não, parece ser bom, apesar dessas coisas fantásticas não estarem entre os meus preferidos do momento..
    Ele apresenta uma crítica bem legal à sociedade né? Com esse preconceito com os peculiares.. @)
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anny,
      A capa é lindíssima mesmo e eu fico indeciso se indico ou não, haja vista que você já não é grande fã dos seres mágicos apresentados na trama.
      Não tinha pensando bem sobre a crítica à sociedade. Mas pensando bem, faz sentido. Eles têm sangue de dois povos distintos e não são aceitos em nenhum lado da família. rs

      Excluir
  23. Dri!!!
    Eu queria mto mto esse livro. Com o decorrer da sua resenha fui me encantando mais e mais, e já estava quase colocando na minha lista (tenho duas tá?) qdo vi seu comentário final.
    Agora estou na dúvida...
    Acho que vou trocar umas palavrinhas com você antes de me decidir (sim, eu tenho esse privilégio rsrsrs).
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, não fui uma leitura muito legal para mim, porém talvez você curta. Me chame depois no whatsapp que a gente conversa sobre isso e você conclui se valerá a pena, ler ou não!

      Excluir
  24. Dri,
    uma pena que a leitura não tenha sido tão boa. A capa é linda mais eu acho que ficaria perdida na trama proque ela é complexa. Mais eu tambem amo fadas e por isso fico indecisa se compro e leio.
    Amo suas resenhas

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...