[RESENHA]: à Sombra da Lua - Marcos DeBrito

Oi, gente!
Tudo bem?! Espero que sim! 

Lembram da Lei de Murphy? Aquela que diz algo mais ou menos assim: "se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará"... Pois é, ela me visitou constantemente tentando impedir a publicação dessa resenha. Foram muitos imprevistos e que causaram revolta, mas graças a Deus, com Lei de Murphy ou sem, vai ter resenha de À Sombra da Lua sim, e se reclamarem vai ter duas!! 


SKOOB
Conheci À Sombra da Lua, quando li a resenha de Paula Juliana do blog: Overdose Literária. Amo livros com essa abordagem de sobrenatural e terror, mostrando monstros sanguinários. A primeira coisa que me chamou a atenção foi que se um escritor nacional estava lançando um livro pela Editora Rocco é sinal que, certamente, o livro seria muito bom mesmo! Procurei o Marcos no Facebook, propus a parceria e em pouco tempo já estava com meu exemplar em mãos!

Li o livro com muito prazer, me deliciando pela escrita do Marcos tão minuciosa, com detalhes tão fundamentais para a construção da obra e criando situações audaciosas e inusitadas nunca antes lida por mim e ao fim do livro, só pude corroborar o pensamento inicial. À Sombra da Lua é de fato um dos melhores livros nacionais que eu já li e merece o reconhecimento que tem. Inclusive, foi indicado pela Rocco a concorrer ao Prêmio Jabuti de melhor romance de 2014. 
Parabéns, Marcos! E publique mais livros, seus leitores agradecem!! rs

À Sombra da Lua é ambientada em meados de 1920, em Vila Socorro no interior paulista, quando o incentivo a imigração para mão-de-obra cafeeira é dado e assim, muitos italianos vem para o nosso país. Nesse ambiente de desenvolvimento e espírito de comunidade, surgem numa cabana vários corpos trucidados e mutilados, causando assim o temor por parte de toda a população.

O único sobrevivente dessa tragédia é o jovem Álvaro, descendente de imigrantes italianos e sozinho no mundo que mostra sua afeição pelo cemitério, onde visita as lápides de sua família. Além disso, Álvaro é bastante melancólico e sombrio, dando asas a imaginação do leitor sobre o motivo dele ter sobrevivido.
''As lápides eram para ele como livros e, naquela biblioteca funesta, ele vigorava como um grande leitor.'' 
Com o tempo, novas cenas assustadoras começam a causar pânico na população de Vila Socorro e temendo pela segurança de todos, partem em busca do monstro que faz aquelas chacinas em noites de lua cheia. Quando os fatos continuam, chamam um especialista para tentar solucionar e acabar com o medo da vila. 
Logo de início, vemos que o Marcos estudou bastante o mito licantrópico para fundamentar a criação da lenda do Lobisomem e compreender a natureza turbulenta da fera. De modo didático, somos enfeitiçados pela pesquisa e informações. 

Eis que um dia, o Álvaro se encanta pela beleza estonteante de Alanna, filha de um imponente coronel da região e logo os dois pombinhos estão se amando. Pensei que o dilema da narrativa seria encontrar alternativas que possibilitassem o cultivo ao amor do homem-lobo para com a mulher-humana, típicos dos clichês adolescentes. Minha surpresa maior foi quando o Marcos, valorizou o lado sombrio de um monstro sem precedentes, no qual sua sina e sangue marcadamente de fera se sobrepõem a qualquer concepção de amor. 

A monstruosidade que impera quando reina a lua cheia dá lugar a um ser deprimido quando esta se vai, ao passo em que as atrocidades são cometidas sem controle de quem a comete. Quando a chaga da Lua se vai, fica a certeza que aquela maldição corrói e destrói tudo.

Quando eu imaginei que tudo havia se resolvido e que a Vila Socorro caminharia para o progresso cultivando dias felizes, o Marcos me prepara uma outra surpresa ainda mais assustadora comprovando que ele é mestre na arte de brincar com o leitor e interagir com ele. Seus detalhes, suas cenas e ideias provam o quão mergulhados naquele ambiente tortuoso o leitor foi condicionado. É impossível não ficar com medo e ao mesmo tempo, deslumbrado com todas as lembranças que volta e meia a narrativa nos proporciona.

De modo geral, À Sombra da Lua é um romance sobrenatural adulto, com cenas bem criadas e costuradas na trama, com sua narrativa delicada e descritiva que só veio a calhar na trama. A construção da lenda não poderia ter reviravoltas mais chocantes e marcantes. Um livro no qual, final feliz não existe, no qual história de amor é superado pela sina e pelo que você está destinado a ser até morrer.
Um livro sombrio - macabro - tétrico - brutal - incrível. 

Se muitos recriam contos de fadas conferindo-lhes  um teor adulto, o Marcos DeBrito conseguiu recriar um conto universal, dando a este características que o tornam único e particular.
O caso do Lobisomem nunca mais me será lembrado como antes.

Recomendo a leitura! Avaliei com 5 estrelas e preciso de novos livros, Marcos! Escreva mais terror :) rs

57 comentários:

  1. Adoro esses mitos que já se tornaram praticamente universais de tão conhecidos. O que me atraiu nesse livro é o fato dele ser adulto, não adolescente. Uma história mais madura de lobisomem faz falta. E que bom que ele foge do clichê teen de fera apaixonado por mocinha. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, esse é o ponto alto da trama: inovação. Não temos drama adolescente. É algo adulto e isso é muito melhor, na minha opinião.

      Excluir
  2. Curto muito esses livros que abordam licantropos como temas da trama, mas não conhecia este em particular.
    Acabou de entrar para a minha lista de próximas leituras.
    Abraço.
    Tudo de melhor.

    luizcezarescritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, esse livro trata sobre o mito do lobisomem de modo adulto e incrível. Espero que tenha oportunidade de realizar a leitura :)

      Excluir
  3. Uau, necessito ler esta obra, não conhecia este livro :o
    Ele é perfeito pra mim porque amo livros sobrenaturais e de terror haha,
    ainda mais sendo brasileiro, e ultimamente tenho andado apaixonada por literaturas brasileiras :)
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anny, é maravilhoso vermos como nosso solo é fértil. À Sombra da Lua é uma obra-prima sobrenatural e brasileira! :)

      Excluir
  4. Não sou fã de sobrenaturais e terror, mas gosto de livros bem escritos e detalhados e esse parece ser um deles. O lance do livro se passar em terrar brasileiras e falar um pouco da história da imigração no país também chamou minha atenção, mas passo longe de histórias sangrentas rsrs
    Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila. Uma pena que não curte o sobrenatural, esse é uma espécime de livro perfeito ao gênero e concordo: livro nacionais ambientados em terras nacionais são maravilhosos.

      Excluir
  5. Oii, passando para conhecer seu cantinho, adorei e ja estou participando, boas leituras, :D
    Da uma passadinha la no meu, se gostar, puder participar e deixar seu recadinho fico muito feliz,
    www.moradadolivro.blogspot.com
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Adriano, meu querido!
    Adorei a novidade que você trouxe, por vários aspectos, adoro os mitos licantropos e acho que muito embora os lobisomens existam nesse meio literário, são sempre personagens secundários, dividindo espaço com outras criaturas, como os vampiros e colocados à espreita.
    Adorei a questão de o lado monstro se sobressair à humanidade, acho que se existissem, assim seriam, a fera dominaria o homem, assim como o extinto se sobressai até nos homo sapiens.
    Ser um livro nacional, publicado pela Rocco e indicado para o prêmio Jabuti, já ganhou meu respeito e meu interesse! salva de palmas para Marcos.
    Adorei também o fato de o livro se manter com diversas surpresas, prendendo cada vez mais o leitor que achava que tudo estava acabado.
    E por fim, mas não menos importante, gosto de livros nacionais ambientados no Brasil, parabéns ao autor que soube valorizar essa brasilidade!
    Adorei a resenha e quero o livro!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chrys, concordo com você. Acho que os lobos merecem mais reconhecimento porque são lendas magníficas. Em À Sombra da Lua, não temos um lobo domesticado, mas uma fera e seu lado de monstro e sobressai à humanidade. É surpresa atrás de surpresa e eu amei cada reviravolta.
      Leia e me diga o que achou :) rs

      Excluir
  7. Olá Adriano, tudo bem?

    Vi este livro um milhão de vezes em promoções na Saraiva, aquelas maravilhosas por 10 reais. Ainda bem que não comprei, pois não sou chegada à temática dos lobos.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, uma pena Pamela. Mas, me conte, o que achou da resenha?

      Excluir
  8. Adriano,

    Li a resenha no Blog da Juliana também e fiquei me curiosa pela leitura, inclusive fiquei pensando o mesmo que você, se o autor conseguiu publicar o livro pela Rocco o livro e a escrita dele realmente é bom.
    A história me conquistou por um simples detalhe, que o personagem é adulto, sempre leio história um pouco semelhantes, mas são de jovens.
    Enfim sua resenha foi mais um ponto pra minha vontade de ler.
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, esse é um dos diferenciais da obra que o torna único. Temos um protagonista adulto e que sofre com seu lado animal se sobressaindo a sua humanidade. :)

      Excluir
  9. Olá Adriano,

    Desde que li uma resenha desse livro que estou bem interessado por ele. Além de ter achado a capa muito atraente, também tinha achado o enredo chamativo. Espero poder conseguir ler em breve, pois livros misteriosos e com mitos e lendas sempre soam interessantes pra mim. Espero que eu não me arrependa.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Matheus, caso goste do mito licantropo e livros sinistros, tenho certeza que irá gostar :)

      Excluir
  10. Oi Adriano. Uau que resenha hein? Já conhecia esse livro e desejava, mas depois de sua resenha quero desesperadamente. Essa temática sobrenatural me atrai, e saber que ele é mais maduro, mais sombrio me encanta. Quero ler e parabéns pela resenha.

    Beijos,
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, fico feliz que a resenha tenha lhe dado esse up. sim, o livro é bem maduro e sombrio e por isso, gostei tanto! rs

      Excluir
  11. Oi Adriano, achei super legal saber que a Rocco tem livros de autores nacionais, pra mim isso é estranho kkk. Enfim, não conhecia esse livro e acabei achando muito legal, você sabe que curto muito narrativas com histórias como a que você contou na resenha. Falando em resenha, poxa, gostei muito, ficou bem escrita e instigante, ao ler viajei nos pensamentos e fiquei imaginando as cenas, as imagense ajudou muito. Enfim, fiquei curioso com essa historia...

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ca, que bom que a resenha tenha lhe agradado. O livro é ótimo :D

      Excluir
  12. Olá

    A história do livro parece ser bem interessante, já tinha visto esse livro pelos blogs mas não tinha parado pra ler nenhuma resenha. Achei a capa bem chamativa também, eu certamente leria pois adoro a mitologia dos lobisomens. Ótimo texto o/

    Abraço
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, é bem interessante sim. Se gosta do mito do lobisomem é certeza que gostará de À Sombra da Lua :)

      Excluir
  13. Adriano.
    Eu estou empolgado e surpreso com esse livro. Se foi publicado pela Rocco é certeza de que é ótimo. Eu amei sua resenha e a cada dia você se supera. Fiquei encantado com essa valorização do monstro licantropo; mostrando seu lado de fera em detrimento do humano. Falta isso atualmente. Só vemos lobos e vampiros adolescentes apaixonados. Macabro e sombrio, já quero muito ler esse.
    Vou ver se encontro na Saraiva para comprar e se estiver barato vou seguir sua recomendação e comprar.
    Obrigado pela dica e sucesso ao Marcos.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedro. Obrigado. Esses fatores que você mencionou são os mesmos que me encantaram ao ler o livro :)
      Compre e leia mesmo. rs

      Excluir
  14. Adriano.
    Eu estou empolgado e surpreso com esse livro. Se foi publicado pela Rocco é certeza de que é ótimo. Eu amei sua resenha e a cada dia você se supera. Fiquei encantado com essa valorização do monstro licantropo; mostrando seu lado de fera em detrimento do humano. Falta isso atualmente. Só vemos lobos e vampiros adolescentes apaixonados. Macabro e sombrio, já quero muito ler esse.
    Vou ver se encontro na Saraiva para comprar e se estiver barato vou seguir sua recomendação e comprar.
    Obrigado pela dica e sucesso ao Marcos.

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Adriano.
    Eu estou empolgado e surpreso com esse livro. Se foi publicado pela Rocco é certeza de que é ótimo. Eu amei sua resenha e a cada dia você se supera. Fiquei encantado com essa valorização do monstro licantropo; mostrando seu lado de fera em detrimento do humano. Falta isso atualmente. Só vemos lobos e vampiros adolescentes apaixonados. Macabro e sombrio, já quero muito ler esse.
    Vou ver se encontro na Saraiva para comprar e se estiver barato vou seguir sua recomendação e comprar.
    Obrigado pela dica e sucesso ao Marcos.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Adriano.
    Eu estou empolgado e surpreso com esse livro. Se foi publicado pela Rocco é certeza de que é ótimo. Eu amei sua resenha e a cada dia você se supera. Fiquei encantado com essa valorização do monstro licantropo; mostrando seu lado de fera em detrimento do humano. Falta isso atualmente. Só vemos lobos e vampiros adolescentes apaixonados. Macabro e sombrio, já quero muito ler esse.
    Vou ver se encontro na Saraiva para comprar e se estiver barato vou seguir sua recomendação e comprar.
    Obrigado pela dica e sucesso ao Marcos.

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Adriano,
    Vi o preço na saraiva e já adquiri meu exemplar. Vou ler assim que chegar e eu te dou um feedback no skoob ou aqui mesmo.
    E aê a galera q tiver interessada. O livro ta por 29,90.
    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/5357852

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah, Pedro. Sério? hahahaha Fico muito feliz que minha opinião tenha lhe feito adquirir o livro! Isso é muito gratificante. Espero que goste da leitura. Me conte o que achou! :)

      Excluir
  18. Adriano,
    Vi o preço na saraiva e já adquiri meu exemplar. Vou ler assim que chegar e eu te dou um feedback no skoob ou aqui mesmo.
    E aê a galera q tiver interessada. O livro ta por 29,90.
    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/5357852

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, e obrigada pela recomendação. Se não fosse por você e sua resenha, dificilmente eu adquiriria o livro.
      Até mais

      Excluir
    2. Disponha, Pedro :)
      Boa leitura!

      Excluir
  19. Já sabe o que aconteceu né? Adicionei o livro nas minhas duas listas de desejados (depois eu te explico melhor esse lance de duas listas).
    Dri, que enredo!!
    Eu não sabia que se tratava de um autor nacional.
    Louca por ele!!!
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, fico feliz que tenha gostado! Se comprar, me avisa :) rs

      Excluir
  20. Olá, nunca vi esse livro e fico imaginando que estou perdendo
    uma boa leitura, agosto muito do gênero e do tema sobrenatural.
    Pela sua resenha, pode perceber que a narrativa é bem interessante,
    fiquei curiosa pra saber mais

    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sol, se gosta do gênero, certamente vai adorar À Sombra da Lua. Está perdendo a leitura de um livro incrível.

      Excluir
  21. Mayla, o livro foca muito no lobo em si, suas entrelinhas e mistérios. Caso se interesse pelo mito licantropo, leia :)

    ResponderExcluir
  22. Oi Adriano,

    A sua resenha realmente cativa os amantes do gênero, como sou medrosa assumida não gosto de terror e sobrenatural, pois fico assustada e impressionada, uma pena mas sou assim.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tania, entendo. Uma pena, pois é um livro grandioso!

      Excluir
  23. Olá Adriano!
    Você escreveu a resenha com tanta empolgação que me convenceu a ler o livro. Parece ser uma história muito boa que prende o leitor do começo ao fim.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suelen, sim, são tantas reviravoltas que o leitor mergulha na trama. Obrigado. Leia mesmo :)

      Excluir
  24. Adriano. Primeiro parabéns por acertar em cheio. Não é sempre que pegamos um livro assim e ele superar todas as expectativas.
    Vou ser sincera, de lobisomem pra mim só o Lupe. E essas fotos eram mesmo necessárias?! haha
    Mas sério, acho um bicho realmente assustador.. Daqueles de abitam os pesadelos.
    Mas voltando. Curti pelo autor ter estudado a lenda e feito algo único. Ele já merece todo o sucesso por causa disso!
    E vamos torcer para ele lançar novos livros e por favor, vamos falar de vampiros! hahaha

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dreeh, entendo sua aversão aos lobisomens, no entanto, é sempre bom ler um novo contexto. Convenhamos que os vampiros já estão saturados. E sim, as fotos são necessárias para ilustrar o mito.

      Excluir
  25. Eu tenho pânico de terror e de coisas assustadoras, rs, então o livro com certeza não é pra mim. Mas que legal que o autor se preocupou em pesquisar bastante antes de escrever. Acho que o ser deprimido quando a lua se vai até me interessaria, mas toda a monstruosidade que acontece durante a lua cheia não me permite ler. A capa, apesar de me aterrorizar, ficou perfeita para atrair os admiradores do gênero, e com certeza ter sido publicado pela Rocco e indicado ao Jabuti são referências que não podemos desconsiderar. Que bom que gostou tanto da leitura!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, se o gênero não lhe agrada eu não vou lhe recomendar a leitura. A trama é muito bem costurada mas leitores que não gostem do gênero podem achar algumas cenas pesadas e com isso, ter repúdio ao livro. Obrigado pela sinceridade.

      Excluir
  26. Oi Adriano, tudo bem?
    Nossa, me identifiquei muito com o seu relato, pois foi exatamente assim que aconteceu comigo. Eu também li a resenha da Paulinha e me apaixonei pela história. Também entrei em contato com o autor e já tenho o livro aqui comigo. É um dos próximos a serem resenhados.
    Sua resenha ficou ótima, me fez lembrar porque gostei tanto dessa história. Não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cila, que legal!! A Paula nos instigou com a resenha e o Marcos com a grandiosidade do livro!
      Aguardo sua resenha :)

      Excluir
  27. Oi Dri! Resenha linda! Eu concordo 100% com ela! O autor é um dos meus preferidos também, me encantei com esse livro, ele despertou reações bizarras até em mim, o que foi muito legal! Indico para todo mundo por ai que quer ler um bom livro sobrenatural! Adorei ser citada! <3 Obrigada! E parabéns pela resenha! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, obrigado! Sim, o Marcos foi feliz na construção do livro e eu estou super animado para ler novas obras dele.

      Excluir
  28. Dri,
    Não gosto muito de livros macabros ou pesados, mais esse livro tem um diferencial que nao tem os clichês de livros sobrenaturais hoje.
    Teria medo ao ler mais fiquei curiosa. Gosto mais de romance e dramas adolescentes, por isso, acho que não ia gostar da leitura.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, o livro contém essa peculiaridade, mas conhecendo um pouco do seu gosto literário, posso dizer que você não gostaria do livro. O romance que você tanto ama não é o foco da trame e há cenas de suspense, mistério e terror que não lhe agradariam. Se um dia, curtir uma vibe literária sobrenatural e macabro: ESSE É O LIVRO.
      Beijo

      Excluir
  29. Que interessante, cara!!!

    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro. Atualmente estou com o Sangue de Lobo me esperando aqui na estante (de autoras brasileiras) e tenho vários outros na lista de desejados pra adquirir, inclusive Frostbite; Fúria Lupina e Lobo Alpha, os dois últimos de autores brasileiros.

    A temática do lobisomem sempre me chamou a atenção. Sempre gostei, joguei RPG's com esse tema e no meu livro de fantasia medieval vai ter também, além de outras criaturas fantásticas num mundo antigo e sombrio!

    Esse livro já entrou na minha lista de desejados, e assim que adquiri-lo, leio e posto minhas impressões sobre ele no meu blog.


    Parabéns pelo blog!
    Sempre que der dou uma passadinha aqui pra conferir mais!


    Fabiano Lobo
    http://reminiscencialobo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Respostas
    1. Ronaldo, agradeço o contato e acho enobrecedora a sua atitude de divulgá-los. Saiba que faço e continuarei sempre fazendo o mesmo, independente de parcerias e ganhos pessoais.
      Quanto a sua opinião, aceito-a e a respeito, no entanto, ouso afirmar que fugiu ao bom-senso, tornando-se pejorativa ao denegrir a imagem de uma obra com tamanho valor! Entendo que o gostar ou não de um livro é algo subjetivo e extremamente pessoal, porém expor a opinião com tamanha acidez sem reconhecer ao menos um ponto positivo é um pouco radical demais.
      Não discutirei o mérito de suas afirmações. No entanto, peço que por favor, não cogite pensar que o fato de eu ter firmado parceria com o autor implicaria na suavização de minhas impressões sobre sua obra. Saiba que todas as minhas resenhas expressam opiniões sinceras acerca da obra, independente do modo pelo qual adquiri o livro. Meu trabalho e compromisso são com os meus leitores. Minha opinião visa discorrer com franqueza sobre o potencial narrativo e sobre a obra. Em momento algum tento acariciar o ego dos autores. Diferentemente de você, me deliciei com a leitura de À Sombra da Lua. Me entusiasmei com com a narrativa do autor e espero que o mesmo publique mais livros! Uma pena que a leitura não tenha sido proveitosa para você e que sua opinião seja tão intransigente!

      Atenciosamente,
      Adriano Gutemberg

      Excluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...