Tudo bem?! Espero que sim.
Durante a Bienal, a Editora Biruta organizou um concurso cultural, intitulado: "Um futuro sem livros" exclusivamente para blogueiros. Os participantes deveriam escrever textos sobre sobre o tema e submetê-los a avaliação da editora. No final, haveria premiação para o texto ganhador.
Eu não fui à Bienal, porém enviei meu texto por e-mail. Participei e
... GANHEI!! \ô/
Abaixo vocês poderão ler mais um dos meus escritos. Garanto que o Pedro Alex e a Luiz Batista vão adorar o post já que ficam no skoob pedindo para eu publicar meus textos aqui. rs Aproveitem a oportunidade! ( :
Quarta-feira ensolarada, 09 de setembro de 2083 – relato nº 234*
Desde 2040 que não há mais livros impressos. Segundo vovó Eloise, um ditador que governava nosso país recolheu todas as obras de bibliotecas, livrarias e residências. Ele alegava que a leitura era perigosa. Por isso, queimou tudo num grande espetáculo e chamou a atenção sobre os castigos aplicados a quem fosse contra suas ordens. Ter um livro em casa vai contra as normas atuais. Confrontar o sistema e tentar adquirir livros no mercado negro é um caminho tortuoso e arriscado.
A derrubada de quaisquer espécimes vegetais se tornou crime e os infratores são condenados à morte. Já, a partir de 2062, todos os livros eletrônicos foram perdidos pela ação de um poderoso hacker. Nasci em 2067 e nunca aprendi a ler, afinal de contas, pra que saber ler se não há mais livros no mundo? Bem vindo a 2083, esse é o meu mundo. Um mundo onde não há livros e ler é opor-se ao sistema.
Vovó nunca falou comigo sobre o que ela lia e o porquê dela gostar tanto de desvendar aqueles códigos estranhos. Um dia ela desenhou uma frase na areia e a leu pra mim, mas antes que eu pudesse pedir explicações, ela apagou bruscamente com o pé. Um guarda estava vindo em nossa direção.
Em outro momento, perguntei a vovó como era o mundo antes de termos os livros erradicados. Ela me confessou que poderia viajar para qualquer lugar do mundo sem sair da sua poltrona. Imaginei que ela estava caducando, mas quando ela disse que podia imaginar reinos mágicos, fadas, dragões, centauros, bruxas, vampiros e alienígenas, eu tive certeza que o ditador fez certo em proibir os livros. Seria perigoso deixar essas “coisinhas” fazer uma lavagem cerebral na cabeça dos leitores.
Um dia antes de dormir, escutei minha avó rindo sozinha e conversando sobre uma batalha épica entre o bem e o mal. Olhei pelo buraco da fechadura e vi: vovó tinha um grande objeto aberto em seu colo, com páginas amareladas e símbolos amontoados. Ela se divertia com aquilo e eu fiquei curiosa em saber o motivo daquilo.
No outro dia, voltando do treinamento perguntei a vovó o motivo dela esconder o livro. Prometi segredo e ela me confessou: “aquele livro é a única lembrança que me resta de seu avô. Ele me presenteou com aquele exemplar logo que nos conhecemos. Lemos e relemos cada frase daquela estória por muitas noites em nossa vida. Eu e seu avô compartilhamos o gosto pela leitura por décadas, até que ele partiu antes de mim. Hoje, leio sozinha e em segredo, mas continuo partilhando meu amor com ele. O livro nesse tempo sem esperança é como o espírito santo: não podemos ver, não podemos tocar, mas sabemos que ele está sempre ali, em algum lugar bem escondido. O governo pode até nos tirar os livros, porém ele nunca tirará esse livro de mim”.
*O relato número 234 foi coletado pelo agente Moraes através do depoimento de uma jovem analfabeta e pobre de 16 anos.
Pessoal, espero que vocês tenham gostado! Fiquei muito feliz por ter ganhado e agora, por compartilhar um escrito meu com vocês! Digam o que acharam do post, Ok? Ok.
Um bom sábado a todos e aproveitem o final de semana! <3
Parabéns Adriano por ter ganho o concurso... um texto muito bom.. realmente merecia....
ResponderExcluirNossa!! Parabens! seu texto é fantastico!! Parabens!!
ResponderExcluirAdriano, parabéns pelo seu texto e pelo seu prêmio. o texto realmente é muito bom.
ResponderExcluirwww.navioerrante.blogspot.com.br
Parabéns, Adriano, por ganhar!! Adorei seu texto, com certeza foi super merecido. A história possui sensibilidade e o tema de perdermos os livros é assustador!
ResponderExcluirBeijos.
Nossa, muito bom o texto. Simples e ainda sim muito completo e cheio de emoção. Mereceu o prêmio que recebeu. Agora fiquei com vontade de ler mais textos seus .-.
ResponderExcluirParabéns, Adriano! Não há nada melhor no mundo de quem lê e escreve do que o reconhecimento de uma produção sua! Lendo o seu texto me lembrei de Fahrenheit 451. Um texto com características distópicas, oxalá isso jamais venha acontecer!
ResponderExcluirPois já nos bastam as patologias advindas da cultura supérflua a que tantos vivem entregues, se aos poucos que dos livros absorvem essências vitais forem tolhido tal direito o mundo será insuportável!
Parabéns pela sabia abordagem!
Abraço!
MEUDEUS que deeemais!!!
ResponderExcluirEu vi esse concurso mas acabei não participando. Fiquei feliz que tenha sido você o ganhador!!
Parabéns pelo texto que, claro, está incrivel!
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Que lindo <3 Parabéns!!
ResponderExcluirBeijos!
http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/
Adorei seu conto Adriano! Parabéns, você mereceu ganhar :D
ResponderExcluirMas olha, tomara que esse mundo nunca vire realidade!
Mais uma vez, parabéns!
wesaysomething.blogspot.com
Oi Adriano, parabéns! Não é fácil ganhar um concurso, certamente tiveram outros textos muito bons mas o seu foi o melhor! Mas, você merece, realmente escreve bem, tem uma boa imaginação como foi comprovado no texto. Como te falei, gostei muito da sua ideia de como retratar os livros no futuro, ao ler sua peque história veio em minha mente cena do filme A menina que roubava livros, algumas cenas distópicas, sei lá, gostei mesmo. Bom, espero que isso não aconteça e que daqui a alguns anos as pessoas estejam lendo ainda mais kkk. Ah, estou esperando a resenha do livro ein rapaz! Fiquei curioso agora.
ResponderExcluirAbraços
www.entrepaginasdelivros.com
Adriano!!!
ResponderExcluirQue texto maravilhoso, você mereceu ganhar! Fiquei muito feliz por você ter partilhado essa preciosidade com a gente! E fiquei chocada com a possível realidade que o mundo poderá enfrentar daqui alguns anos (o que é bem triste). Não consigo pensar em uma maneira melhor para descrever o tema proposto. Um milhão de parabéns!
Beijinhos e uma maravilhosa semana, Cássia :D
Blog Procurei em Sonhos
Adriano parabéns , o texto ficou maravilhoso. Agora fico apavorada em pensar em um mundo sem livros, seria um caos , afinal nossos amados livros são parte de nossos dia a dia. abraços
ResponderExcluirOi Adriano. Parabéns, você mereceu. O texto ficou muito bom. Eu vi esse concurso em blogs, mas não consegui participar. Você ganhou o livro que quero muito, tô interessada nele desde a resenha do Matheus (blog UMO) e adorei a premissa do livro. Espero resenha dele por aqui.
ResponderExcluirBeijos,
www.leitorasempre.com
Nossa que texto incrível. E espero nunca ficar sem os livros.
ResponderExcluirSe alguém fizer isso do seu texto estaremos perdidos rs
E parabéns por ter ganho.
Beijos
http://www.amorliterario.com
Olá Adriano
ResponderExcluirCurti muito seu texto, já li o livro e é muito cativante principalmente por conta das várias referências que aparecem pelo caminho. Fiquei muito feliz com essa ação da editora e também muito feliz por ter ganho. Espero que goste do livro tanto quanto eu gostei!
Abraço!
www.umomt.com
Que máximo que você ganhou! Parabéns!!! Confesso que não tive ânimo de participar não... rs...
ResponderExcluirAchei muito linda a história que você escreveu, muito legal ela ter um motivo emocional tão forte para quebrar as regras, não consigo nem imaginar um mundo sem livros.
Beijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Oi Dri!
ResponderExcluirMerecido ganhar! Muito foda seu texto! Me arrepiou! Imaginar uma realidade assim sem livros, que as crianças não sabiam como era a sensação, o prazer, a viagem que a literatura causa!
Espero que NUNCA aconteça algo do tipo!
Beijos
Oi Adriano
ResponderExcluirParabéns por ter ganho o concurso. Você realmente mereceu porque seu texto consegue mexer muito com o leitor e nos faz imaginar quanto seria ruim um mundo sem livros!
Super bjos
http://www.i-likemovies.com/
Você sabe que sou super orgulhosa de você, né? Pois então, só tenho que te parabenizar por todo esse talento com as palavras!
ResponderExcluirAdoro tudo o que você escreve (mesmo quando você escreve sobre a extinção dos livros kkkk), você tem o dom, e tenho certeza que você ainda vai longe rsrs
Parabéns, Parabéns!
Mega Beijos :*
oiiii,parabéns por ter ganhado o concurso....seu texto ficou muito bom, já pensou em fazer um livro de contos?Eu leria...
ResponderExcluirbjs
Oiii
ResponderExcluirParabéns, seu texto ficou muito bom, merecia com certeza ganhar! Tem que escrever mais :D
Beijinhos
http://www.sacudindoaspalavras.com.br/
Oi Adriano,
ResponderExcluirParabéns por ter ganhado, amei o seu texto, faz bem as pessoas te motivarem a escrever mais e postar no blog! Não se esconda, mostre seus talentos pra todos. (frase meia clichê, mas tá valendo)
Mayla
Oi Adriano!
ResponderExcluirCaraca, parabéns por ter ganhado! Nunca consigo dar essas sortes huahuahuahua. Seu relato ficou lindo e bem inspirador.
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Adriano. adorei o seu texto! Parabéns mesmo =)
ResponderExcluirEu ia participar, mais ainda bem que nem perdi meu tempo.. eu não teria ganho de você rsrs
Beeeijinhos ;*
Andressa - Mais que Livros
Parabéns!! Eu acabei nem enviando meu texto pro concurso, fiquei protelando, protelando, e nem fiz, haha. Adorei seu texto, mereceu o prêmio.
ResponderExcluirBeijo
Oi Adrianooo
ResponderExcluirParabénssssss!
Que texto mais lindo, fiquei arrepiada e emocionada, foi merecido!
Escreva mais para nós =)
Um beijão
Lara - Magia Literária
http://www.magialiteraria.com/
OMG
ResponderExcluirADRIANO! QUE FODA! kkkkk Desculpe a palavra, mas amo distopias e essa pegada distópica no seu texto me deixou louca! kkk Parabéns pelo texto, é realmente bom! Deveria parar de duvidar do seu talento. O texto é muito lindo, mereceu ter ganhado!
Beijos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns por ganhar a promoção e os meninos estão certos você deveria publicar mais seus textos por aqui, você escreve muito bem. Beijooos
ResponderExcluir♫ Conversas de Alcova ♫
Só tive tempo de ficar comentar agora, Adriano
ResponderExcluirOlha só: sou seu fã. Você é um excelente escritor, sensível e domina as palavras, um excelente blogueiro e formador de opinião. O interessante é sua modéstia e timidez em ficar escondendo o ouro, tendo mais do que mostrar!
Eu amei esse texto e sua vitória foi mais do que prova do seu talento. Merecido! Eu adorei a sensibilidade em que você falou do livro e tomara que isso nunca se torne realidade. rsrsrs
Publica maaaais, Adriano!!!!