[RESENHA]: Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira

Olá, leitor

Espero que esta carta lhe encontre bem. Eu lhe escrevo para contar o que achei do livro Cartas de Amor aos Mortos, escrito por Ava Dellaira e publicado no Brasil pela Editora Seguinte, o selo jovem da Companhia das Letras. Recebi o livro de cortesia e como já tinha vontade de ler o livro, minhas expectativas eram estratosféricas e acredita que elas foram superadas? Isso mesmo, é um livro maravilhoso. 

Ele acompanha a vida de Laurel, uma adolescente que está buscando um novo começo, numa nova escola, em busca de novos amigos. Ela procura um lugar onde seja apenas Laurel, e não a irmã da garota que morreu. Esqueci de falar sobre isso, né? Pois é, Laurel tinha uma irmã chamada May, e infelizmente ela morreu. Essa perda de um ente querido devastou a Laurel, que se isolou cada vez mais, passou a ter dificuldades de desabafar sobre os problemas e acima de tudo, fez com que ela se sentisse culpada, isto é, Laurel se responsabiliza por não ter conseguido salvá-la. 
"Quando uma coisa muito ruim acontece, a segunda pior coisa são as pessoas sentindo pena de você." (p.199)
Não foi só a garota que perdeu a direção e o sentido da vida. Sua mãe não aguentou a dor da perda e fugiu  (talvez por culpa, medo da realidade e de enfrentar a vida sem uma filha), abandonando a filha que permanecia viva e precisava de todo cuidado e atenção. O pai, se fechou numa concha e passou a levar uma vida reclusa e solitária. Por causa disso, Laurel fica uma semana na casa do pai e uma semana na casa da tia, Amy, uma religiosa fervorosa e que teima convencer a menina a aceitar Jesus. 

Você não acha que a situação de Laurel é complicada? Pois é. Perder alguém que amamos dói muito. Nunca estamos preparados para a perda e quando ela nos acomete a gente sofre bastante. A escritora Sálvia Haddad em seu livro, Mel e Fel , escreveu: "O fato é que, quando a gente se quebra, até tenta emendar, mas nunca fica igual. Cada qual vai seguir com aqueles pedaços colados, meio mal-acabados. De longe, talvez nem se note, mas quem chegar perto vai perceber que existe algo ali. Sofrimento não mata, já ouvi muito. E não mata mesmo, eu sei, mas às vezes deveria. Sofrimento não mata, mas aleija." (Leia a resenha completa).
Essa frase representa bem a vida de Laurel: não está morta mas está sofrendo. 
"Quanto mais se ama alguma coisa, mais difícil é perder. [...] Sabe, acho que, quando você perde alguma coisa próxima, é como perder a si mesmo. É por isso que, no final, até escrever é difícil para ela. Ela quase não sabe como fazer. Porque quase não sabe mais quem ela é." (p.19)
Laurel decide começar o Ensino Médio numa nova escola para se livrar desse fantasma de ser a "irmã da garota morta" e nesse nova escola, ela recebe a tarefa numa aula de inglês de escrever uma carta para alguém que já morreu. Laurel escreve para Kurt Cobain, um ídolo que ela e a irmã compartilhavam. Ao fim da carta, a jovem percebeu que aquilo fez bem para ela, ou seja, o que não se conseguia por em palavras faladas podia ser escrito.

Laurel embarca na escrita das cartas e começa a escrever para vários ídolos e personalidades da mídia já falecidas. Geralmente, o destinatário está contextualizado com algo que levou a Laurel a escrever, por exemplo: se ela leu um poema de Elizabeth Bishop, a carta que menciona esse fato é destinada a ela. Se ela recorda do dia em que conheceu a música Rehab de Amy Winehouse, a carta é para essa cantora. 

Leitor, as cartas que ela escreve são tão sensíveis. Vemos que a Laurel é uma pessoa delicada e frágil, alguém machucado e com uma fúria interna muito grande. Sua irmã era um modelo para ela e quando a May parte, a Laurel fica sem identidade própria e tenta ser quem a irmã foi. Além da tristeza, a jovem possui raiva: raiva pela irmã que morreu, raiva por não ter ajudado, raiva pela mãe que fugiu, raiva por tudo que está em sua volta. 
"Sabe quando você acha que conhece alguém? Mais do que qualquer um no mundo? Você sabe que entende a pessoa, porque a enxerga de verdade. E então você tenta se aproximar, e ela... desaparece. Você achava que pertenciam uma à outra. Achava que ela era sua, mas não é. Você quer protegê-la, mas não pode". (p.139)
As cartas que ela escreve são regadas de confissões, uma vez que o destinatário está morto. Como ela não será julgada pelo conteúdo do texto, ela escreve tudo de modo livre. Essa é a grande pegada da estória: ela não terá olhares reprovadores e por isso, não precisa ter medo de confessar tudo que circula em sua cabeça. Em algumas cartas você sente a ferida dela latejando e sua vontade é acalentá-la com um abraço.

A autora se preocupou com a identidade de cada personagem do livro. Todos têm fantasmas e dramas internos e o livro mostra a busca por essa força interior capaz de livrar-nos de nossas próprias correntes. Somos apresentados as vidas de cada personalidade real apresentada aqui; fatos da família de Kurt Cobain, os problemas com drogas de Amy Winehouse, a instabilidade da fama e a pressão midiática vivenciada por Judy Garland, a força das músicas de Janis Joplin. De modo geral, vemos as fraquezas de cada um e como atrás dessa aura de sucesso, sempre havia seres humanos inseguros.
"Nirvana significa liberdade. Liberdade do sofrimento. Acho que algumas pessoas diriam que a morte é exatamente isso. Então, parabéns por estar livre, acho. O resto de nós ainda está aqui, agarrado aos cacos".
No começo do livro é um pouco irritante olhar para a Laurel e ver suas tentativas de ser a irmã, uma cópia dela. Mas a irmã era um ponto de referência e por isso, suas atitudes são perdoadas. Pouco a pouco Laurel consegue criar sua identidade e consegue se perdoar por algo que não teve culpa. De modo geral, o livro lida sobre a dor da perda, o luto, a superação, as feridas deixadas em cada um de nós e sobre como é importante falar o que nos aflige; confessar para quem amamos e desabafar é um exercício muito valioso.

Ao fim do livro, passei a olhar para esses artistas de modo diferente. Com um olhar terno, uma vez que passei a vê-los como seres humanos e não como famosos, apenas. Clicando em cada um dos destinatários, vocês poderão conhecer um pouco mais sobre a vida deles. 
- Kurt Cobain, Judy Garland, Elizabeth Bishop, Amelia Earhart, River Phoenix, Janis Joplin, Jim Morrison, Amy Winehouse, Heath Leadger, Allan Lane, E.E. Cummings e John Keats.

A edição da obra está impecável. A capa segue o padrão internacional e é muito mais linda pessoalmente! As páginas são amareladas, a fonte confortável e não encontrei erros ortográficos. 
Eu espero que tenha gostado da minha carta e responda assim que puder, mandando-me notícias. E se tiver oportunidade, leia o livro. Você vai conhecer uma estória sobre força, perda e formação de identidade. 

E você, leitor, se pudesse escrever uma carta para alguém já falecido, para quem seria?
Eu gostaria de escrever para Nelson Mandela, porque é uma pessoa que eu admiro muito! 
AVALIAÇÃO GERAL:
Com carinho,
Adriano. 

44 comentários:

  1. Que resenha incrível!
    Sou suspeita porque adorei esse livro e até ja pensei em imitar a ideia =)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Oi, Adriano, que lindo você escrever a resenha assim, além de ter tudo a ver me deixou com um sentimento agradável, como uma cartinha para mim. Sem deixar de mostrar como foi a sua leitura.
    Acredito que toda vida é importante. E que por detrás de uma celebridade, há sempre um ser humano, mesmo que a imagem passada pareça negativa. A forma como a protagonista lida com a perda parece ser, na verdade, um grande ensinamento de respeito - aos vivos e aos mortos.
    Gostei de saber um pouco mais sobre o livro, que planejo ler.
    Beijos e parabéns pela sensibilidade no texto.

    ResponderExcluir
  3. Hey!! Ah, como eu sou louca pra ler esse livro <3 Pretendo lê-lo em breve!
    Uau, eu adorei essa resenha! Me deixou mais ansiosa ainda pra conhecer a história!

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bom?
    Eu gostei bastante desse livro, mas me irritei muito com a Laurel. O fanatismo que ela tinha com a May me incomodou, mas passei a compreendê-la melhor no decorrer da narrativa. É um lindo livro que fala sobre as perdas.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Adriano

    Primeiramente: Que sensação de déjà vu eu tive agora. Entrei no seu blog, vi a capa do livro como se eu já tivesse feito isso outro dia, mesmo antes de ler a resenha e ver sua nota na minha mente eu pensei que fosse a que realmente deu. Que MEDO! Enfim, eu quero ler esse livro, apesar dos pesares e sua resenha me fez ver algumas outras coisinhas que eu ainda não tinha sobre o que estão falando do livro, como essa construção singular das personagens e também uma carta ao Heath Leadger T-T Pretendo ler o livro assim que eu diminuir minha pilha de não-lidos aqui. Obrigado pela dica!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Adriano, ótima resenha parabéns, é muito bom quando um livro consegue superar todas as nossa expectativas, e tenho que concordar com você a edição desse livro está perfeita!!!

    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/
    http://www.paraisoempapel.com/

    ResponderExcluir
  7. Amo suas resenhas, Adriano! <3333 São lindas demais.
    Sabe que a capa e a sinopse do livro me atraíam, mas não tanto quanto agora? Eu não sabia que o livro possuía tamanha riqueza! Eu me senti com vontade de lê-lo, simplesmente porque sei como é a perda e como é se sentir culpado pelo que não se tem culpa. A morte parecer ter um humor negro… Ela nos amarra mesmo depois de tanto tempo. Eu me senti muito próxima da personagem a partir da sua resenha. Quero muito conhecê-la. Mas talvez me perca um pouco nas suas cartas, haha. Eu não conheço ninguém além do Kurt Cobain. D: O livro permite saber um pouco sobre eles? Se eram atores, músicos…?

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran,
      Muito Obrigado <3 Sim, a perda nos deixa atrelados a uma dor tão latente e as vezes, a uma culpa que na verdade não possuímos.
      Sobre sua dúvida: sim, em suas cartas a Laurel contextualiza o leitor com o destinatário. Conhecemos um pouco da vida de cada um deles e como a Laurel se identifica com eles e como eles eram humanos, apesar de famosos! É muito bacana e eu confesso que a cada nova carta, eu pesquisava um pouquinho sobre eles. São histórias muito interessantes!
      Leitura mega recomendada :D

      Beijos

      Excluir
  8. Oi Adriano. Li esse livro recentemente é concordo com tudo que você escreveu. Eu comerei na leitura porque tive que absorvei tudo que esse livro me causou. Foi uma lição de vida e eu amei a história. Sua resenha está maravilhosa.

    Beijos.
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  9. Ola Adriano esta na frente esse livro para ler, confesso que a maioria das resenhas falam sobre o fato dela querer ser a irmã e como você disse irrita, mas vou dar crédito a leitura e sentir as emoções nas cartas que ela escreve . Abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bom?
    vc sabe que bato palmas para suas resenhas,mais quando começei a ler sua resenha fiquei pensando para quem eu mandaria uma cartinha sabia?
    varios momentos emoções vieram minha mente,eu iria contar para meu amigo que se foi tudo que aconteceu,sabe ,nosssa viajei aqui,mais nao mandaria cartinha nao so imaginei rsrsrs
    mais gostei do posto que abordou,penso o mesmo,ela queria um pouco imitar sua irmã pois acho que tinha ela como referencia e ela nao sabia administrar tantos sentimentos ao mesmo tempo ne?
    otima resenha...
    belo livro
    bjs
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  11. Já tinha visto alguns comentários positivos a respeito do livro, até já tinha anotado o título para procurar nas livrarias quando fosse possível, mas ainda não tinha encontrado uma resenha que transparecesse a opinião do blogueiro sem parecer exagerada, ou apenas puxa-saco.
    Se eu tinha alguma dúvida sobre ler a obra, agora estou convicta da minha decisão! kkk

    bjs e obrigada por ser tão transparente!

    ResponderExcluir
  12. Oi Adriano tudo bem, eu li várias resenhas sobre esse livro, e ficou dividido as opiniões muitas pessoas se emocionaram e outras acharam cansativo e sem nexo, bom pela descrição da sua resenha eu curti mesmo sem ter lido ainda, portanto vou dar um voto de confiança! bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  13. Ola Adriano tudo bem?
    Adorei sua resenha em forma carta! Pude realmente sentir suas emoções derramadas ali. O que eu acho legal no livro (apesar de não o ter lido) é esse o fato de abordar como as celebridades são realmente: pessoas.
    Bjus
    http://amorromancesdagih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oii,

    Eu quero muito ler esse livro, queria desde quando lançou, mas no inicio, só pela capa que me apaixonei, mas depois de um tempo, foi pelas resenhas que eu li. A sua resenha está como sempre, incrivel, desperta o interesse na leitura e mostra pontos que eu não tinha lido ainda.
    Quero muito ler, e sentir essa emoção que a autora usa na sua escrita.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Adriano.
    Esse livro é incrível né?! Achei que a autora foi muito feliz na forma como desenvolveu essa história, quando eu percebi a relação das cartas com Laurel e seu drama, passei a ter uma outra visão da narrativa e me encantei.
    E sim, a edição está linda, perfeita.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  16. Olá

    Desde o lançamento estou louco para ler esse livro, pena que ainda não tive oportunidade mas enquanto isso vou me deliciando com as resenhas. Bem, apesar de ser uma leitura envolvente e até densa, com tantas perdas, o que me chamou a atenção que várias cartas são destinadas a artistas que eu admiro. Adorei a resenha.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ponto pra você, Adriano
    Mais uma resenha que me deixa louco de vontade de ler o livro. Super convidativa e intrigante!
    Eu achei interessante a forma de a protagonista desabafar com as cartas para ídolos falecidos e fiquei curiosa em saber como a trama vai se desenvolver, se ela superará a perda e se a dor diminuirá com o tempo. Só mesmo lendo, hem?
    Linda e belíssima resenha, Adriano.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. O livro é lindo e emocionante <3
    E a sua resenha ficou perfeita, parabéns!

    Clã dos Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi Adriano, estou acompanhando resenhas do livro a alguns dias e fiquei indecisa, porque não curto muito essa dinâmica de leitura de livros que contam suas histórias por cartas ou e-mails...maaaas, depois de ler uma resenha ontem e a sua hoje, estou me convencendo a dar uma chance ao livro, ele poderá me surpreender, né?

    Se eu pudesse escrever uma carta para alguém que eu ame muito e que já se foi, eu escreveria para as minhas duas avós, que eram a luz da minha vida, e eu as amava muito.


    Amei a sua resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi Adriano,

    Uma perda é uma dor intensa e junto com ela uma família se desestrutura e ao invés de unirem forças cada um vai para um lado com sua dor, isto é realmente terrível. Que profundo o "quando a gente se quebra até tenta emendar, mas nunca fica igual", isto é a mais pura verdade.
    A sua resenha me conquistou e me mostrou que o livro não é o que eu pensava, aliás fiquei com uma vontade enorme de lê-lo já para decifrar um pouco a Laurel e sua luta.

    beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Também achei as cartas da Laurel muito sensíveis, ela realmente tem muita raiva interna. Achei o máximo a ideia da autora de ela escrever para pessoas famosas já falecidas, isso dá mesmo a ela toda a liberdade do mundo para se expressar como quiser. Amei o livro, como você!

    Se eu fosse escrever para alguém, seria para a minha avó, várias coisas não foram ditas entre nós, mas sei que um dia ainda serão.

    Beijo!

    Ju
    http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi, Adriano!
    Eu já li inúmeras resenhas desse livro. No começo, fiquei bem animada, mas depois, conhecendo detalhes da obra, dei uma murchada. Descobrir que não "conheço" nenhum dos mortos foi uma das razões, tenho muito medo de não me identificar. O que ainda me motiva a ler é tentar empatizar com a personagem e entender todo o drama que vive. Como a sua, vi outras opiniões bastante positivas, mas também li algumas que aumentaram meu temor.
    Respondendo a sua pergunta, se eu escrevesse não seria pra famosos, mas sim pro meu avô, do qual eu morro de saudades.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Dri, tudo bem? Como sempre, suas resenhas são incríveis, e gostei dessa em forma de carta. Bom, comecei a ler o livro anteontem pois vai ter o encontro de fãs da Seguinte no sábado aqui no Rio e não queria ir e ficar boiando. Estou lendo o livro, mas confesso, não tenho ainda uma opção formada, se por um lado eu gosto da narrativa ágil e fluida da Ava, e por entender os sentimentos da Laurel, por outro, eu não me identifico tanto por não conhecer a maioria das pessoas para quem ela escreve, e as vezes eu sinto um pouco de raiva da personagem, por querer ser que nem a May e por essa necessidade de querer agradar aos outros, e ser quem ela não é... tudo bem, que ela sofreu a perda de uma pessoa que amava e que era uma referência na vida dela, mas sei lá, as vezes simplesmente não entendo o porque de tantas e tantas cartas. Enfim, vou continuar lendo e espero gostar mais.

    Bom, sinceramente eu não sei para quem escreveria. Vi que várias pessoas responderam aos avós, mas mesmo eu tendo amado minha avó materna, a paterna eu não conheci, eu não tive muito contato com ela. E pessoa famosa, sei lá, não imagino ninguém no momento.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  24. Oi, Dri!
    Desde o lançamento do livro eu tenho vontade de lê-lo, e cada resenha lida a vontade aumenta mais.
    A sua resenha está maravilhosa (como sempre!), me deixou mega envolvida, e os trechos escolhidos? Lindos!

    Você perguntou para que falecido eu escreveria uma carta, pois bem, eu não escreveria para nenhum famoso, eu escreveria para o meu Avô, que me faz tanta falta e que eu morro de saudade :'(

    AMEI DEMAIS sua Resenha/Carta! Tá muito linda!

    beijos!

    ResponderExcluir
  25. Oi,

    Eu sou completamente apaixonada por essa capa. Eu ainda não consegui comprar esse livro, mas está na minha listinha!

    Eu acho que se fosse escrever uma carta para alguém falecido, com certeza seria para meu avô, para ele saber que tudo está bem por aqui! rs

    Mil beijos
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  26. Eu já tinha lido uma resenha desse livro, mas não tinha me sentido tão tocada pela história como fiquei ao ler a sua resenha. Esse livro parece ser simplesmente maravilhoso, fico imaginando o quanto deve ser difícil para a protagonista perder a irmã que tanto admirava e amava, o quanto deve ser horrível ser abandonada pela mãe em um momento tão difícil como o que ela tava passando e como deve ser triste recomeçar a vida totalmente perdida e sem ninguém para ajudá-la :/ Ahcie muito bacana a ideia dela escrever cartas, realmente às vezes conseguimos expressar por meio do papel todo o nosso sofrimento e isso nos alivia, imagino que as cartas dela devem ser bem sensíveis e triste, eu acho que abriria o bocão para chorar, sério kkkk Enfim, a sua resenha ficou completamente incrível e se eu fosse escrever uma carta para alguém morto, eu não saberia quem kkkkk

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi Adriano,

    Não consegui gostar desse livro. A Laurel é MUITO chata, sempre querendo ser igual a irmã dela, fala sério. E essa ideia de escrever cartas para pessoas mortas? Okay, entendo. Mas precisa contar a história da personalidade antes? Nem curtia as pessoas para quem ela escrevia. Achei que isso era muita enrolação antes de entrar de uma vez no assunto do livro.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi, rapaz.

    Sua resenha, em forma de carta ficou perfeita.
    Eu, que já não tinha tanto interesse assim por esse livro, fiquei na vontade de lê-lo e saber um pouco mais sobre a personagem principal que deve carregar os seus receios e dores dentro de si. Mas ao mesmo tempo fiquei ainda com um pé atrás. Enfim... acho que como ela, também escreveria para o Kurt Cobain, que é alguém, morto, que admiro muito.

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Adriano, tudo bem?
    Super criativa a resenha ser em forma de carta. Você já deve saber, mas sempre fui apaixonada por cartas. Então, esse livro chamou minha atenção logo de início só por causa delas. Fiquei toda arrepiada com uma citação que você fez no meio da resenha sobre a perda. Eu concordo totalmente com o que essa autora falou, nós podemos até colar os cacos, mas nada será como antes, o conjunto se perde, não se encaixa novamente.
    Fiquei muito triste com a atitude dos pais, eles perderam uma filha e por conta disso abandonaram a outra. Que criança suportaria isso???
    acho que vou chorar e chorar com esse livro.
    Adorei sua resenha, super sensível como a história deve ser.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá Adriano,
    bom, você é o primeiro que fala muito bem sobre a leitura deste livro. Outras resenhas que li, falaram não ser muita coisa. Porem na sua resenha eu vejo um lado, aquele que eu não entendia, o motivo dela fazer e escrever estas cartas. E isso você soube captar e mostrar na resenha, e por este motivo eu vou dar sim uma chance ao livro.
    Confesso, eu não queria ele nem pintado de ouro, mas depois de sua reflexão sobre a obra, me senti necessitada em saber mais sobre esta garota que perdeu sua irmã, e de como ela começou a escrever aos mortos. O por que na verdade.
    Mas o ponto mais importante de toda a resenha que você a tratou como uma carta, iniciou assim e terminou, achei criativo e muito inovador de sua parte. Levou um pouco do livro para a resenha e ela ficou incrível.
    Parabéns pela resenha maravilhosa. Você conseguiu fazer com que minha opinião mudasse. E a capa deste livro é realmente muito linda.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  31. Olá Adriano,
    Excelente sua resenha. as cartas sempre foram e ainda são uma forma mais íntima de a gente se expor, e no caso da protagonista do livro a melhor maneira de se expor, colocar aquilo que a está despedaçando para fora. Achei o livro muito interessante e gostaria de ler, fiquei curioso.
    um abraço.

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Ual mais que resenha! Nossa Adriano mais que dom que Deus te deu para poder compartilhar suas observações de um livro \o/ Meus parabéns! Não tem como não passar aqui no seu blog e ler suas resenhas na integra.É incrível como você consegue persuadir o leitor.
    Anotado aqui esse livro,já quero lê-lo \o/
    Beijosss

    ResponderExcluir
  33. Adriano você descreveu tudo que eu senti ao ler esse livro!
    A irritação com a Laurel no inicio, a forma como ela amadurece ao longo das páginas, a empatia com os famosos falecidos ao final do livro. A autora foi muito feliz com a ideia que teve - apesar de achar que ela deu uma exagerada no final - e na forma como trouxe isso aos leitores.
    Sua carta-resenha ficou linda =)
    Fez jus a obrar.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  34. Adriano, posso te falar uma coisa?
    Embora não sejamos amigos virtuais, pois o conheço a pouco tempo através do grupo do face e aqui do blog eu acho incrível o modo como você escreve suas resenhas. Sério, você me passa um amadurecimento que não condiz com sua pouca idade, não que eu esteja julgando sua inteligência e capacidade, não é isso, é que hoje em dia os jovens estão tão sem paciência, querendo tudo da forma mais rápida e mais fácil. E venho aqui e vejo essa resenha linda e sensível. Você escreveu a resenha de forma tão sutil e bela que quase nem senti necessidade do livro, acredite. Amei...amei!!!
    Mas sim, eu preciso desse livro e isso é cupa sua...rs
    Obrigada, continue sempre assim, lendo muito e com essa alma doce.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  35. Pelo que li na sua resenha acho que esse livro deve ser um daqueles que nos deixa a beira de lágrimas,profundo,intenso e mais que emocionate,fico imaginando a dor de Laurel e tudo pelo que ela teve que passar.

    Linda resenha,emocionante e me deixou louca pelo livro.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Esse livro é do tipo, as pessoas amam ou odeiam. Eu já li resenhas negativas e positivas como a sua. Mas até agora nenhuma me convenceu a ler o livro. Não gostei da história. Acho que se parace pra ler, demomaria séculos e não gosto de livros assim.
    Sua resenha está muito boa.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Juro que achei chato este livro? Acho meio estranho o jeito do enredo, tipo ela falando sobre seus sentimentos e os mortos que já morreram, Laurel é uma protagonista que não me conquistou, ela reconta coisas das vidas dos mortos, achei desnecessário sabe.. quando vi a capa, achei que seria uma coisa, e no final era outra, e a história não conseguiu me prender o suficiente.
    Não há ninguém morto ainda para que eu escreva uma carta, mas com certeza iria querer escrever se eles fossem ler kkkkkkkkkk!
    Abraços Adriano,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  38. Que perfeito. Eu sou completamente apaixonada por esse livro. Comecei ele faz poucos dias e já amei de primeira. O livro é muito fof, sem falar na capa que é ainda mais linda.
    Amei sua resenha ;)

    ResponderExcluir

  39. Acho que de todos os lançamentos desses últimos meses, o que eu tenho mais vontade de ler é "Cartas de Amor aos Mortos". Eu amo esse tipo de livro carregado de drama, que toca e emociona. Vejo tanta gente falando bem dele que isso só faz aumentar minha curiosidade. Inclusive, nunca li nenhuma resenha negativa desse livro e isso é um ótimo sinal.

    ResponderExcluir
  40. Olá, Adriano!

    Esse livro parece ser fantástico, moço. Gostei da premissa, da personagem escrever cartas para personalidades já mortas. Ganhei meu exemplar em uma promoção, espero que ele chegue logo!

    Até breve,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Esse é outro livro que desejo muito, parece ser um livro pra refletir muito, com certeza é dificil quando perdemos alguém, mas tem que continuar né...
    Eu escreveria uma carta para Agatha Christie, sou apaixonado por Agatha ♥

    ResponderExcluir
  42. Oi Adriano!!! Essa é a segunda resenha que leio do livro e posso dizer que adorei a premissa do livro! Eu ganhei o livro da Natii do blog Paixonites Literárias, mas só vou ler no ano que vem, ainda estou tentando bater a meta desse ano!! Sua resenha ficou ótima e nela da para notar o quanto você gostou do livro!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  43. No primeiro momento, eu tinha achado meio piegas e não me dei ao trabalho de me informar mais sobre o livro. Mas lendo resenhas como esta, é impossível não querer devorar o livro e descobrir cada mistério!

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...