[RESENHA]: Estudo Independente - Joelle Charbonneau

SKOOB - Editora Única
Olá, pessoal! 
Tudo bem?! Espero que sim!! 

Quem me conhece ou acompanha o blog sabe o quanto amo uma boa distopia! Atualmente, é um gênero que vem sendo aposta de várias editoras e com isso, vem agradando muitas pessoas de várias as idades,inclusive eu, obviamente! A última distopia que conclui a leitura, é o segundo volume da trilogia O Teste, chamado Estudo Independente, escrito pela norte-americana Joelle Charbonneau e publicado no Brasil pela Editora Única. 


Antes de falar sobre Estudo Independente é preciso saber o que acontece no primeiro volume, O Teste.
Você pode ler minha resenha, clicando aqui ou acompanhar meu resumão abaixo:



Este livro inicial, narra a vida da jovem Malencia Vale, moradora de uma colônia administrada por Tosu City, capital da Comunidade das Nações Unidas. Como a trama é ambientada numa America do Norte, pós-apocalíptica devastada por guerras e fenômenos naturais, a administração do local busca reconstruir o mundo e para isso deve contar com profissionais e líderes bem treinados e capazes disso, por isso, a cada ano, os alunos mais brilhantes de cada colônia são escolhidos a participarem do teste. Esse teste é um conjunto de provas classificatórias e eliminatórias, cujo objetivo é selecionar as melhores das melhores mentes para o bem maior do país. Se aprovados, estes serão redirecionados para a faculdade! No entanto, nem tudo é tão simples e o teste se mostra abusivo e autoritário. Torna-se claro que não se pode confiar e não se pode demonstrar fraqueza! Todas suas escolhas são avaliadas e de modo geral, o teste se molda sob a seguinte frase de Augusto dos Anjos: "mão que afaga é a mesma que apedreja".

Estudo Independente começa com a notícia da aprovação de Cia, no Teste! Muitos falharam e não passaram para a Universidade! Esse fato, aliado de uma peculiaridade do livro anterior é determinante para que a Cia, ou Malencia (mas eu a chamo de Melancia) perceba que este sistema de admissão é corruptível e lida com táticas inapropriadas que não respeitam a vida humana. Dito isso, calo-me aqui, mas lembrem-se da frase de Augusto dos Anjos, acima! Apesar de estarem sobre os cuidados da capital, eles poderiam confiar nos organizadores do teste? 

Quem sobreviveu ao "vestibular", foi admitido na universidade e logo, eles iniciam Estudos Preliminares. São aulas dos mais variados conteúdos e disciplinas que os permitem terem conhecimento básico para direcioná-los numa carreira profissional! Percebam como esse sistema é ditatorial: primeiramente, os organizadores escolhem as mentes promissoras, depois os desafiam e ensinam, porém o aluno não pode ao menos escolher qual carreira seguir. Tudo vai depender de seu rendimento noutra prova. Com o resultado em mãos, eles classificam quais alunos se sairiam melhores em quais áreas de atuação, ou seja, não se leva em consideração as escolhas pessoais, mas as áreas que ele seria melhor aproveitado.
Os alunos podem ser direcionados para: Educação, Engenharia Biológica, Engenharia Mecânica, Medicina ou Governo. Tudo que posso dizer é que a Cia não é encaminhada para a área que gostaria e nessa profissão toda sua postura de liderança deverá ser utilizada. 
Estou sendo muito cauteloso para não soltar spoilers e o livro é repleto de novas informações que nos permitem compreender as engrenagens desse sistema opressor. Após esse direcionamento para a área de atuação, cada membro passa por uma Iniciação e mais uma vez são tetados e depois são enviados a Estágios que paralelamente com as aulas prepararão o cada aluno.
FALHAR NÃO É UMA OPÇÃO!
Para aumentar a pressão, Cia começa a ser perseguida e investigada porque ela tem um bom desempenho em todas as provas. Ela se dedica bastante e está disposta a não fracassar e por isso, passa a ser acompanhada de perto, uma vez que os membros mais velhos de Tosu City temem que ela seja uma líder boa demais, mesmo sendo de uma colônia.

Sim, aqui no livro há o preconceito com estudantes oriundos das colônias por parte dos alunos da capital, que são em sua maioria filhos de pessoas influentes! Meritocracia, certo? Certíssimo! 
Em Estudo Independente, como o nome já diz, é cada um por si e Deus por todos! Evidenciamos como o sistema de admissão entre advindos da colônia e da capital é injusto e desleal, favorecendo sempre aos abastados. Essa discrepância prática e teórica corrobora como alguns são favorecidos e outros são terrivelmente injustiçados. Bem real isso, né? No mundo de hoje já é uma constante, infelizmente!! 

É notável que com tanta injustiça e diferenças sociais, surgisse o sentimento de angústia. Por isso, os mais prejudicados blindam-se desse sentimento de direitos igualitários e surge uma fagulha de revolta. Mais uma vez, percebemos que um fato de O Teste é determinante para sabermos que há rebeldes infiltrados na capital, prontos para a luta e essa questão política de dominador e dominado está prestes a ruir. Cia estaria preparada para lutar ou se subjugaria ao poder de Tosu City?

A maior surpresa do livro acontece nas últimas páginas. A Joelle constrói uma trama nos levando a acreditar que haverá, de fato, um entrave entre poder político da capital versus rebeldes insatisfeitos. No entanto, há algo muito maior envolvido que será solucionado no próximo volume da trilogia. Alianças políticas, traições, insatisfação social são alguns dos temas que será tratado nesse livro!

Cia e Tomas continuam se amando em Estudo Independente, mas detalhes que acontecem em O Teste voltam para testar sua relação. Mais uma vez, a lealdade e a confiança são postos em xeque. 
Surgem novos personagens: alguns legais, outras que são verdadeiras incógnitas, alguns detestáveis e outros surpreendentes! É incrível como a trama está bem costurada nos detalhes do primeiro livro. Ao mesmo tempo que a autora percorre novos caminhos, ela retoma detalhes antigos. 
Incrível - Envolvente - Sensato - Maravilhoso - Surpreendente! 
O livro permanece com o projeto gráfico do primeiro volume, com uma capa incrivelmente linda e que representa os detalhes do livro. Acho que esta capa é a mais bonita da trilogia! A Única fez um trabalho ótimo. Encontrei alguns errinhos de revisão, mas não prejudicam o entendimento da trama! E para finalizar, como todos os livros, a editora nos presenteia com um marcador incluso. 

De modo geral, Estudo Independente é uma continuação que mantém o nível do volume anterior e surpreende o leitor, principalmente no final. A leitura é mega recomendada para quem gosta de distopias e que se sentiu interessado por estas questões políticas! Leiam!! 
O terceiro volume será publicado neste mês de outubro e eu já quero muito embarcar para Comunidade das Nações Unidas para conferir o desfecho dessa trilogia!! 
AVALIAÇÃO GERAL:

Pessoal, espero que tenham gostado! Espero que leiam o livro e aproveitem bastante o final de semana, na companhia de muitos livros!! 

25 comentários:

  1. Olha, depois de ter lido algumas resenhas do primeiro volume que não foram 100% animadoras, meu interesse na trilogia deu uma "sossegada", digamos assim. Claro, continuo interessada, mas com menos expectativas, bem menos. Mas sabe que gostei da sua resenha de Estudo Independente, recuperou um pouco da minha curiosidade/animação inicial com relação à trilogia. Não tenho planos de lê-la agorinha, mas quem sabe num futuro próximo. Pelo que pude perceber, todo o aspecto político da trama não deixou a desejar, e acho que essa característica é o que mais atrai numa distopia; posso dizer que estou bem interessada.

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  2. Oi adriano
    Confesso que não gosto muito desse tipo de leitura que tem um ar politico na trama acho assim um pouco cansativo. porem lendo sua resenha me despertou uma pequena vontade de conhecer mais sobre essa distopia, e com certeza futuramente irei procurar para ler!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriano... Então cara, eu já ouvi falar dessa trilogia, parece ser bem bacana. A primeira distopia que eu li foi jogos vorazes. E pela sua resenha percebi que elas seguem no mesmo rítimo: o segundo livro tem mais ação que o primeiro. Quem sabe um dia eu não leia!? Espero ter oportunidade. Sobre as capas: gostei muito, principalmente de estudo independente - que foi o resenhado.

    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Adriano, como vai?
    Fofo, que saudades de falar contigo e do blog =/
    Me desculpe o repentino sumiço, vida pessoal bagunçada e o blog não fica legal com você pensando em outra coisa e fazendo postagens né? rs

    Quando saiu O teste eu já tinha ficado interessada, ainda não o li e espero ter a trilogia completa em minha estante rs, realmente os gêneros distopios estão sendo bastante apostados nas editoras e eu amo o/
    Parabéns pela resenha, todas são tão maravilhosas quanto as outras (=

    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
  5. Confesso que li por cima, estou para receber O Teste, então quero surpresas haha
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii,

    Eu gostei muuuito dessa resenha, estou começando a gostar de distopias e essa está me chamando atenção, como ainda não li o primeiro, li em partes, mas gostei bastante do que li e a certeza de que quero ler é maior. Vi que vai sair oou já saiu o terceiro, quero ter todos em breve :)


    Beijinhos.
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Adriano,

    Acho essas capas maravilhosas, elas são muito lindas, e ainda por cima eu amo distopias, então o livro já me ganhou em alguns aspectos não é mesmo, em relação a historia, o livro me lembrou algumas outras distopias, mas o motivo são diferentes, gostei muito da historia! Quero saber como a Cia, vai se sair em seus estudos.

    Mayla

    ResponderExcluir
  8. Oláá, tudo bem?
    Eu já ouvi falar muuuuuito sobre essa trilogia, sou apaixonado por essas capas <3, quando li a sinopse dele não entendi muito pelas pessoas compararem Jogos Vorazes ou Divergente (rs). Ainda estou começando a me interessar por distopias e então essa eu preciso ler logo mais rápido possível, espero gostar da Malencia.
    Ótima resenha!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde,
    Como vai?
    Eu já ouvi falar destas obras mas nunca havia lido uma resenha em si.
    E pensando bem,nunca li uma distopia ainda kkkkk

    Abraços e tenha uma excelente semana

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Eu como fã de distopia e adoradora de O Teste, fui conferir imediatamente esse livro que me surpreendeu pelo fato de manter o mesmo ritmo e qualidade que o primeiro, é perfeito <3
    Agora é esperar A Formatura e fechar essa trilogia.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Adorei saber que mais uma vez a capa representa detalhes do livro, como aconteceu no primeiro volume. E acho o máximo os livros virem com os marcadores, mas nunca tenho coragem de destacá-los... rs... estou super ansiosa para ler este livro, e saber que ele mantém o nível de O Teste e ainda ė capaz de surpreender o leitor me anima ainda mais. Beijo. Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Adriano. Eu li O Teste é curti muito, o segundo chegou aqui pra mim e será uma das minhas próximas leituras. Essa distopia me conquistou muito e estou ansiosa para saber o que vai acontecer com Cia. Espero gostar também.

    Beijos,
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  13. Olá

    Sim, estou notando também que várias editoras têm apostado e muito em livros distópicos. É legal por um lado e por outro não tanto. O bom é saber que este segundo volume manteve um bom ritmo e nível encontrado no primeiro, espero não me decepcionar quando for ler esta trilogia. Rapaz, também acho que essa foi a capa mais bonita, embora ache a primeira tão linda quanto. No geral todas são lindas, pena que tem esses errinhos. Tomara que corrijam em futuras impressões.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Adriano, tudo bem?
    Nossa, quero muito descobrir o que essa organização tem em mente, a cada livro crio mais teorias em minha mente, risos... Não gostei de saber do que eles fazem com as pessoas, primeiros os testes para ver quem sobrevive, depois dão todo o conhecimento e depois mais testes para vê-los aplicando esse conhecimento e da análise deles decidem quem é melhor para o que. Isso me deu a sensação de que eles estão presos em uma experiência, de que são cobaias.
    Não vejo a hora de ler!!!!!! E já saiu o terceiro, olha o desespero, risos...
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ola Adriano!

    Desde o lançamento de O Teste que estou bem curiosa sobre a leitura. Ainda não li nenhuma distopia e sempre fico curiosa sobre o tema. Parece bem interessante e acho que vou gostar de ler.Além das capas, uma mais bonita que a outra. :)

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu não sou de ler muito esse gênero de livro, mas acredito que é bacana, tanto que muitas distopias estão fazendo sucesso, né? O/ Quanto a esse livro, a capa é realmente linda, tanto a desse volume quanto as outras, mas eu acho a terceira mais bacana, acho que por conta da cor chamativa. Enfim, eu não lerei essa distopia por enquanto, mas deixarei marcadinha a dica, pois acredito ser uma ótima série *-*

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá! Tudo bom?
    Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros da saga O Teste, mas terei uma noção através da sua resenha, espero ainda conseguir entender um pouco, sendo que esse é o segundo. Sempre podemos esperar algo de errado vindo desse governo que resolveu reconstruir uma nova vida. Fico tentando imaginar como o Teste é. Imagino algo muito macabro e que poucos saem vivos, fico até arrepiada.
    Esse livro parece ser o ponto alto da trilogia. Contando o que acontece após o teste, o que cada um vai fazer, agora meu medo sumiu com relação ao livro. Sua resenha mudou minha perspectiva sobre a trilogia e estou indo marcar, na primeira oportunidade, o livro vem comigo pra casa!

    Beijos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  18. Suspenses acontecendo nas últimas páginas é maldade no coração desses autores.. Sorte a nossa que a Única foi diva e publicou tudo rapidinho <3
    Mas calma, do que eu to falando? Eu ainda nem li os livros hahaha
    Mas eu quero muuuuuito e estou rezando para sair aquele combo mega bom na submarino *-*
    Difícil falar de um ponto que tenha me atraído mais.. a história toda parece bem real, bem a cara da nossa realidade. E tem coisa melhor do que se identificar assim?!

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi Dri, tudo bem? Ahh, já quero ler essa trilogia, amo distopias e tenho muita vontade de ler essa. Nossa, esses governos ditatoriais e opressores que não levam em conta os desejos pessoas das pessoas, é realmente bem complicado. Achei interessante essa ideia do teste e tudo o mais que o envolve e nossa, é interessante demais quando as personagens começam a perceber a corrupção por trás disso... nossa, agora que você falou que o final desse segundo volume trás uma reviravolta, tenho ainda mais vontade de ler... e bem, espero que o último volume seja muito bom também (depois de ler Convergente, meio que fiquei com traumas de últimos volumes de distopias). Sua resenha, como sempre, muita boa!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  20. Ola Adriano tudo bem , confesso que ainda não li O Teste por fata de tempo pois gosto muito de distopias, pela resenha me interessou bastante estudar no que melhor for aprovado, esses testes me chamaram bem atenção. Espero que nossa protagonista seja daquelas guerreiras . abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  21. Aaaaaaaaai, Adriano! Eu vou te matar! Tô cheia de livro pra ler, esse tá lá na minha mesa me esperando, e vc me vem com uma resenha dessas? Socorro!!!
    Eu quero muito ler (até mesmo pra pedir A Formatura logo kkkkkkk) e descobrir como ficou a MELANCIA (também leio assim rsrs) nessa nova fase e como ela lida com o romance. O Teste acabou daquele jeito arrebatador, já estou me preparando para fortes emoções. Tomara que eu goste tanto quanto você.
    E boa formatura. ;)
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Adriano. Aiii vc só me fazendo #EVEJA. Nossa, preciso muito ler essa série. Falam tão bem dela que é impossível não sentir vontade de ler. E eu que já neeeem curto uma distopia... =P. Bom saber que a série se mantem no mesmo ritmo, né? Porque nada pior que ir esfriando ao longo dos volumes!!! Espero que o meu livro chegue logo para eu poder ler

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá Adriano tudo bem ?
    Bom eu sou fissurado em distopias e gostei muito da sinopse dessa, porém ainda não li o primeiro livro e como tenho conhecimento sobre, sei que esse é o segundo livro, por isso me limitei a ler a resenha. Mas assim que ler venho aqui dividir, minha opinião com você.
    Abraços, Carlos,

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Esta é uma das séries que foram lançadas a pouco tempo que mais quero ler. Muito bom saber que o volume mantém o nível do volume anterior.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  25. OI, Adriano
    Uma série que tem capas lindas e adorei essa série de criticas sociais que o livro possui. Gosto bastante quando há essas criticas e é bem legal saber como funciona o sistema de admissão nesse governo autoritário e distópico.
    Mais uma vez, sua resenha esta linda!

    Beijos

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...