[RESENHA]: A Lista de Brett - Lori Nelson Spielman

Oi, pessoal,
Tudo bem?! Espero que sim!!

Quando somos crianças, temos uma visão um pouco mais doce sobre o que é a vida; traçamos sonhos e metas na intenção de realizá-las quando crescermos. O tempo passa, crescemos, amadurecemos e mudamos. Olhamos para aqueles sonhos no passado e às vezes, encontramos um "eu" que não existe mais. Os sonhos são outros, as metas tornam-se mais imediatistas e a vida nos mostra que o tempo bom da infância ficou no passado. Por isso, eu lhes deixo a seguinte reflexão: 
Grupo Editorial Record - SKOOB
"A criança que você era, teria orgulho da pessoa que você é hoje?"
Partindo desse ponto é que a autora Lori Nelson Spielman, narra a história do livro A Lista de Brett, publicado pelo Grupo Editorial Record, através do selo Verus Editora.  
O livro aborda a vida de Brett Bohlinger e sua árdua tarefa de realizar uma série de metas, escrita por uma jovem Brett que, infelizmente não existia mais. Aos 14 anos, a garota sonhadora listou 20 metas e sonhos. Alguns foram realizados, outros descartados e a lista não foi concluída. Ela cresceu, estudou, se tornou uma mulher firme e decidida e as metas que traçou muitos anos antes se tornaram insignificantes para a mulher atual. 

No entanto, Brett tem uma "bomba-relógio" nas mãos graças à sua mãe que lhe foi entregada de mão-beijada pelo destino. Elizabeth, a mãe perfeita, perdeu a longa batalha contra um câncer e como foi dona de uma grande empresa de cosméticos, deixa uma gorda herança para cada um de seus três filhos. Para os dois homens, uma boa quantia financeira, mas para Brett, ela deixou também uma exigência. 

Essa são as dez metas que a Brett deveria realizar para receber
sua herança. 
Para receber a herança, Brett deveria cumprir as dez metas que restavam na lista feita por ela, quando  ainda era uma ingênua adolescente. Algumas daquelas metas não tinham nada a ver com as ambições atuais da protagonista e outras exigiriam dela reinventar toda uma vida. Aos 34 anos, Brett se vê deprimida, enlutada e frustrada pela brincadeira de mal gosto da mãe; que depois de morta, resolveu revirar a vida da filha de cabeça para baixo. 

Brett deveria cumprir as dez metas durante um ano e se não obtivesse êxito, sua herança seria doada para uma instituição filantrópica. B.B (Brett) se vê perdida e desnorteada pelo rumo imprevisível que a sua vida vai tomando. Pouco a pouco, ela busca compreender o que motivou sua mãe a fazer aquilo com ela. Uma mulher tão sábia, culta e elegante, certamente teria um motivo para tomar tal decisão. 

Conforme as metas fossem sendo cumpridas e postas a prova, por um advogado contratado justamente para esse fim, eis que Brett recebia um envelope escrito por sua mãe. Ao cumprir as metas e ler as cartas, percebemos uma ligação muito forte entre mãe e filha. Vemos uma relação verdadeira de amor e como a Elizabeth conhecia sua filha. Há um tipo de diálogo, ao passo em que, a Elizabeth escreve e consegue prever quais seriam as falhas da filha; quais decisões foram certas; quais equívocos foram cometidos e como os fatos vão se desenrolar. Mágico é a palavra que resume esse efeito no texto. 

Aos poucos, Brett vai se questionando e aprendendo mais sobre a vida e sobre si mesmo. Ela vai percebendo como leva uma vida medíocre, de falsas felicidades e encantos. Percebe como o dinheiro não é tão importante quando se falta amor; percebe que uma bolsa cara da Louis Vuitton não traz um sorriso verdadeiro; conclui que uma BMW não traz felicidade. Brett percebe como leva uma vida deslumbrada e de aparências, quando o interior é frágil e arranhado. 
Brett vai amadurecendo aos transcorrer das páginas e se torna uma pessoa mais amorosa e com o coração bom. Uma das protagonistas mais bem construídas que eu já encontrei. 

O livro foca em questões familiares, o auto-conhecimento e consequente amor-próprio e pela vida. A busca da felicidade legítima e dos pequenos prazeres inesquecíveis. A Lista de Brett traz uma bagagem emocional intensa e tratada de modo leve e sagaz. O efeito desse último presente de sua mãe é transcendental para a vida de Brett; A partir dele, que a protagonista passa a dar importância ao que realmente importa. A partir desse momento, que a vida começa a fazer sentido para ela. 
A obra nos mostra que não há idade certa, ou um "tarde demais" para dar uma reviravolta positiva e benéfica em sua vida. Seja o escritor da história de sua vida e use seu coração; desfaça-se das convenções sociais. Seja você. Seja feliz. 

A Lista de Brett propicia um aprendizado. É impossível ler este livro e terminar a leitura sem ter absorvido um pouco de seu conhecimento; ao fim da leitura, você se torna outro; alguém mais humano e que enxerga a beleza num pôr-do-sol e no sorriso de um bebê; alguém que consegue ver beleza e felicidade nas coisas simples da vida. 

Em muitos momentos, eu me flagrei com um sorriso bobo na cara que eu desconhecia a existência. Em alguns momentos, me senti tão absorto na realidade da protagonista que senti o baque de "voltei pra realidade", ao fechar o livro. A trama é delicada, ao passo em que trata de luto e superação pela perda de uma mãe e por isso, eu derramei algumas tímidas lágrimas. A ligação entre mãe e filha do livro é tão palpável e encantadora. A leitura do livro corrobora aquele velho pensamento de que não inventaram nada melhor do que colo e abraço de mãe. 

A Lista de Brett parece um pouco com aqueles filmes clássicos da sessão da tarde, que nós assistimos num dia frio e preguiçoso, mesmo sabendo como a trama vai se desenrolar, mas é tão leve, empolgante e encantador que nos recusamos a sair de frente da TV. Esse sentimento nostálgico de fim de tarde me abateu durante a leitura e tornou esse livro, um dos mais lindos que eu já li na vida. 
Apaixonante - Encantador - Surpreendente - Meigo - Sensível - Extraordinário.
A diagramação da Editora Verus é um caso a parte. Ela sempre capricha na perfeição. Essa capa é fofa, linda, verdinha (amo verde) e condiz com toda a trama. A diagramação interna é incrível, com uma fonte confortável para a leitura e quando nos deparávamos com as cartas da mãe de Brett, encontrávamos uma fonte de caráter manual, com aparência de letra cursiva. Deu um charme lindo ao livro. 

A leitura é recomendadíssima para todo tipo de público leitor independente de gênero literário preferido, idade e sexo. Indico para filhos e mães, principalmente! Uma narrativa encantadora e apaixonante será encontrada se vocês derem uma chance ao livro, portanto, não pensem duas vezes ao embarcar em A Lista de Brett.
AVALIAÇÃO GERAL:

Espero que tenham gostado! Não deixem de comentar falando o que vocês acharam do livro e da resenha :) Lembrem-se de que o comentário é muito importante!! rs

30 comentários:

  1. Olááá
    Como vai?
    Ainda não li o livro mas vontade não me falta e ainda mais depois dessa sua resenha com tantos elogios kkk que bom que gostou do livro e espero gostar bastante também.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/10/resenha-segredos-de-familia-varios.html

    ResponderExcluir
  2. Oi, Adriano, adoro leituras que me deixam com um "sorriso bobo" no rosto, sorriso que não planejamos. A Lista de Brett está na minha lista e espero ter essa mesma sensação que você. Refletindo sobre metas traçadas quando era criança, me sinto quase tão frustrada quando Brett, então acho que a leitura seria um estímulo a mais para mim, pois não importa a idade, nem mudanças, somos capazes de buscar a felicidade. Mesmo que tenhamos que resgatar nosso "eu passado". Beijos, adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  3. Oii,
    Aaaah eu me apaixonei pelo livro por causa da sua resenha!!!
    Sério, me encantou, vou adicionar na lista de novas aquisições :)

    Ps: amo verde também


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Adriano, tudo bem?
    Sei que quer ser médico, mas suas análises são ótimas, escreve muito bem. Quem sabe, se torne um escritor??? Porque não escreve um livro, ou conto???
    Esse livro já estava na minha lista, sou simplesmente apaixonada por cartas, todos os livros com cartas eu quero e todos que li até hoje não me decepcionaram.
    E depois de uma resenha como essa também não me decepcionarei dessa vez.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Não conhecia o livro, mas adorei a resenha e com certeza estará na minha lista de leituras. É sempre bom ler algo que nos faz refletir sobre as nossas vidas, como a estamos conduzindo e agindo. Será que era isso que gostaria de se tornar quando era criança?
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Adriano
    Já tinha visto o livro mas não sabia sobre o que se tratava. Eu amei sua resenha e já quero comprar. Adoro esses livros de aprendizado e que possuem essas tramas maravilhosas sobre o poder da mudança, evolução e em si tratando de uma relação entre mãe e filha, acredito que o livro é melhor ainda.
    Obrigado pela dica. Já entrou para a listinha e já comecei pensar se estou mim tornando quem gostaria de ser na infância.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Lembro de ter visto esse livro pela blogosfera e ter me interessado por ele, não é o tipo de leitura que eu costumo fazer mas achei a premissa bem bacana me fazendo um convite a conhecer a Lista de Brett literalmente. Já anotei a dica e pela sua resenha só fiquei mais curioso com o enredo.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  8. Eu achei a premissa desse livro ótima! Gostei bastante da história. Eu adoro livros que nos fazem enxergar as coisas de modo diferente. Adiei essa leitura por muito tempo, tá na hora de começar! Haha
    Parabens pela resenha, Adriano! Linda e detalhada como sempre.
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Adriano, tudo bom?

    "A criança que você era, teria orgulho da pessoa que você é hoje?". A resposta é um sonoro NÃO SEI. Me lembro que desde pequena gostava de fazer listas, mas me lembro mais ainda de não cumpri-las. Achei esse livro sensacional. Parabéns pela resenha, ficou empolgante e convidativa! Adorei.

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  10. Oieee =)
    essa é a primeira resenha que leio desse livro, aliás primeira vez que o vi, e uaauuuu, achei tão lindo e encantador, de uma forma sutil, quero esse livro para mim, e me emocionar com essa estória!


    Beliscões da Máh <3
    Blog | Twitter ||Instagram

    ResponderExcluir
  11. Nossa, me apaixonei pelo livro e nem mesmo o li.
    Adorei a sinopse e adorei mais ainda a resenha, pois ela conseguiu me passar toda a empolgação que você senti. Espero encontra-lo numa livraria de preferência quando estiver com dinheiro.
    Muito obrigada pela dica ^^

    ResponderExcluir
  12. Adriano,
    Como sempre, conferir suas resenhas me faz querer sair correndo para a livraria mais próxima e comprar o livro para ler imediatamente.
    Esse livro já está há tempos em minha lista de desejos e nunca dei tanta atenção. A forma como você descreveu a trama, a mãe e o percurso da filha me hipnotizaram. Quero muito conhecer esse mundo, essa transformação da Brett. Acho que em algum momento de nossas vidas fazemos essa pausa para lembrar de anseios do passado e a realidade em que a vida nos colocou. Vivo evitando fazer esse tipo de constatação para não correr o risco de me decepcionar com as escolhas que fiz.
    Acho que esse livro será um tapa na minha cara, pois sei e não admito que estou completamente no rumo diverso do que imaginei estar, mas isso não quer dizer que estou no lugar errado. Ui, já filosofei com a resenha, imagine com o livro. Isso que dá ler resenhas tão espetaculares!
    Parabéns, você conseguiu me fazer ficar desesperada por um livro! rs
    Beijos
    Chrys Audi
    http://www.todasascoisasdomeumundo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ola Adriano interessante ela cumprir a lista de outra pessoa mesmo que seja a mãe, e ao ler sua resenha ela tirou grandes aprendizados e maturidade em todo esse processo, Fiquei muito curiosa para ler o livro e ver todo esse processo e as mudanças na vida de Brett . Indo já para minha lista . abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joyce.
      Na verdade a Brett não cumpre a lista de metas de outra pessoa, mas a própria lista. Acontece que a Brett escreveu as metas na adolescência e é posta a cumprir as restantes quando tem 34 anos. O livro é repleto de aprendizado sim e a mudança da Brett numa pessoa melhor é incrível! Leia se tiver oportunidade :3

      Excluir
  14. Oi Adriano

    Eu não conhecia esse livro e simplesmente fiquei apaixonada por ele ao ler a sua resenha.
    A história mostra a evolução e uma viagem ao autoconhecimento de Brett a medida que ela realiza suas metas de adolescente.
    Mostra também que a mãe de Brett a conhece muito bem e deixa um legado maravilhoso que não se resume só a herança.
    Parabéns pela ótima resenha, que foi um prazer ler!

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  15. Dri,
    essa foi uma das resenhas mais lindas que eu já li <3 Estou morrendo de amores, sério, ficou tão perfeita, que eu queria ter o livro agora em mãos e iniciar a leitura, para poder embarcar nessa delícia de livro.
    Essa foi a resenha mais completa e apaixonante que já li de "A Lista de Brett", você como sempre nos deixa louca rsrs Suas palavras tem o poder de nos fazer desejar um livro loucamente!
    Já adicionei no meu Skoob, espero poder ler em breve e me apaixonar e me emocionar com a leitura como você (:

    Amei! Resenha Perfeita <3
    Beijo, Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Fiquei bastante interessado em sentir esse sentimento nostálgico de fim de tarde. Gostei bastante da premissa do livro....

    ResponderExcluir
  17. Oi Adriano, tudo bem?

    Nossa, eu PRECISO ler esse livro. Comprei na Bienal e imagino que a leitura deve ser bem emocionante. Quero me apaixonar por essa leitura assim como você. Os livros da Verus são maravilhosos. Dei uma folheada no livro e vi que a diagramação é mesmo muito caprichada

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá! Tudo bom?
    Já de cara gostei bastante da capa do livro, e com o título acho que vamos ter aquele equilíbrio ótimo de um pouco de tensa, mas com a delicadeza, que tenho certeza que a protagonista possuí, consegue resolver tudo.
    Trágico o fato da mãe ter perdido para a luta contra o câncer, mas fiquei intrigada por ela ter pedido que a filha cumprisse com suas antigas metas, só ela mesma pra entender esse motivo, mas aposto que ela vai tentar cumprir em memória a mãe. O fato de cartas irem aparecendo conforme cada meta é cumprida é lindo, achei bem emocionante, e me lembrou o filme PS. Te amo, não sei se o livro é assim, mas aposto que rendeu muitas lágrimas essas cartas.
    Gostei muito da proposta do livro e estarei indo colocá-lo na minha lista para ler mais tarde!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  19. Eu já tinha lido outras resenhas sobre esse livro, mas nenhuma trouxe a tal lista. A única coisa que consegui pensar foi: que merda a mãe tinha na cabeça pra fazer a filha engravidar em 1 ano? Queria um neto rejeitado, convivendo com uma mãe problemática e talvez até sem pai? o.O Imagino que a mãe tenha motivos pra isso que serão revelados ao longo do livro, mas essa parte em si eu achei meio chocante.
    Desde a primeira vez que li a sinopse desse livro, fiquei interessada nele (fora que a capa é linda e foi amor à primeira vista). Eu prefiro nem fazer esse exercício de pensar o que a Giulia criança acharia da Giulia adulta porque já iria esbarrar na questão profissional, sou algo que eu nunca desejei ser. Mas deve ser um grande incentivo pra refletir sobre nossas escolhas e atitudes e sobre a perda da inocência que o passar dos anos nos causa. Preciso ler esse livro!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giulia,
      Siiiiiim, a própria personagem da Brett passa a questionar esse último desejo de sua mãe e quais seriam as motivações dela para fazer isso, uma vez que isso não faz muito sentido. No entanto, conforme as metas vão sendo cumpridas, vamos percebendo a importância da mãe de Brett e sua lista; e fica evidente como a personagem precisava desse upgrade na vida!! :)
      Leia mesmo! rs

      Excluir
  20. Amo demais livros que deixam a gente com um sorriso bobo!! E o fato de você ter dito que é um dos livros mais lindos que você já leu na vida me deixou altamente enlouquecida por ele! *-* Ele ter uma bagagem emocional intensa, mas tratá-la de modo leve, me fascinou também. Espero conseguir ler logo!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  21. Não foi um livro que me interessou muito, mesmo tendo um enredo interessante. Não o leira no momento.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Ahhhh como eu quero esse livro! *-*
    Desde o lançamento desse livro eu fiquei interessada em lê-lo, pois a premissa é muuuuuuuuito interessante. Quem nunca lamentou o fato de não ter seguido os mil caminhos que imaginou para si na infância? Eu faço isso algumas vezes por dia, confesso. É uma pena que eu não tenha feito algumas listas...
    É muito legal acompanhar o amadurecimento das personagens, né?! Dá até uma sensação de alívio, de orgulho. rs
    Se eu já estava com vontade de ler, agora quase não me aguento. Suas resenhas positivas são sempre tão entusiasmadas e apaixonadas que sempre me dão o efeito de PRECISO LER ESSE LIVRO PARA ONTEM. Desta vez não foi diferente!

    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Promoção! Promoção! Promoção!
    Ahhh, não resisti, tive que pedir! hahahaha
    A primeira vez que vi esse livro foi ao acaso na livraria, vi e me encantei na hora! Pela capa, pela sinopse, por tudo.. Mas na época acabei não trazendo.. Desde então venho namorando ele <3
    Sua resenha só me deixou com mais certeza de que preciso dele. Alguns itens da lista são bem insanos para se conquistar em um ano. Arg. O que passou na cabeça dessa mãe heein?!

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  24. Pode uma pessoa ficar emocionada com uma resenha? Se não puder, infringi todas as leis.
    Dri eu estava justamente em uma conversa com a Taty sobre as impossibilidades de realizar sonhos e objetivos depois de adultos. E sua resenha, principalmente suas colocações, me deram um banho de água gelada pra me mostrar o quanto sou dura as vezes (na maioria das vezes, ou melhor sempre).
    Resultado: uma Bia precisando desse livro...
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi, Adriano, tudo bem?
    Desde que li a sinopse deste livro eu quis compra-lo. Parece ter uma história incrível, talvez até de superação. Com toda essa recomendação, estou ainda mais apaixonada!
    Se tu estava com um sorriso bobo no rosto sem ao menos imaginar a existência dele, é porque o livro realmente te fez viajar! E eu ADORO livros assim! Gosto de sumir entre as páginas. Esse e outros motivos me fazem querer MUITO esse livro.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá, a capa desse livro é muito linda e ao ler a sinopse
    me encantei pela historia. Ao iniciar a leitura de sua resenha
    fui me apaixonando ainda mais pela narrativa do livro. Preciso
    conferir essa leitura logo, adorei

    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oiii
    Adoro livro que nos ensina algo, que ao final da leitura faz com que sentirmos diferentes. Não sei se a criança que eu era, teria orgulho de mim, mas tento fazer de tudo para que essa resposta seja sim.
    Amei o livro, fiquei com muita vontade de ler, sua resenha cheia de elogios e muito bem escrita me empolgou muito. Espero tê-lo e lê-lo em breve.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Conseguiu despertar minha curiosidade com sua resenha! Anotado!!

    Samara - www.infinitoslivros.com

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...