[RESENHA]: O Legado - Katherine Webb

Olá, pessoal! 
Tudo bem?! Espero que sim!

Em mais de um ano como blogueiro, essa é a primeira vez que publicarei uma resenha de um livro abandonado. Não me orgulho disso e confesso que tomei essa decisão após pensar muito. Eu sempre defendo o lema de que devemos ir tentando ler mesmo que não seja tão agradável, porque somente ao final da leitura é que podemos defender uma opinião com embasamento coerente. No entanto, há livros que a leitura se torna impossível, pesarosa e enfadonha. 

O LEGADO - KATHERINE WEBB
DUAS IRMÃS, UM SEGREDO E UM PASSADO QUE NÃO PODE SER ESQUECIDO

Após a morte da avó, Erica Calcott e a irmã Beth retornam à sua casa no sudoeste da Inglaterra, uma propriedade imponente onde as duas passavam as férias de verão na infância. 
Quando Erica começa a mexer nas coisas da avó, é tomada por lembranças do passado e de seu primo Henry, que desapareceu misteriosamente quando criança. Intrigada, ela resolve tentar descobrir o que aconteceu com o primo. 
Aos poucos, à medida que Erica vasculha os registros fotográficos da avó, um segredo de família vem à tona: algo que tem sua origem no século passado e na história de uma bela herdeira da alta sociedade norte-americana, numa terra selvagem e assombrada.
Quando passado e presente são colocados frente a frente, Erica e Beth são obrigadas a enfrentar a realidade de duas traições terríveis e a lidar com o legado desolador que ficou para trás.



O Legado tem uma premissa incrível e eu fiquei atônito quando a li. Fiz a solicitação para a leitura e resenha e passei a manter altas expectativas sobre a obra. Eu adoro livros que possuem um segredo, que se revelado irá trazer uma série de reviravoltas para a vida familiar. Adoro livros que possuem essa ligação constante entre o passado e o presente e por isso, imaginei que iria amar a leitura. Porém, isso não aconteceu.

O fator principal que me motivou a desistir desse livro foi a escrita da autora. O desenvolvimento da história é muito lento e eu me peguei bocejando várias vezes. Além disso, ela possui uma escrita muito doce, "açucarada" e por vezes, enjoativa. Ela não conseguiu me deixar preso na trama e eu me senti lendo um livro do Nicholas Sparks. Perdoe-me quem gosta dos livros dele. Reconheço o talento do autor, a paixão que ele devota em seus livros e o carinho dos seus leitores, no entanto, nas vezes que tentei ler seus livros, eu não consegui prosseguir. Não me identifiquei com seus escritos.  

E em O Legado, aconteceu a mesma coisa, eu não consegui me identificar com a obra e seus encantos, não senti a curiosidade que me foi despertada na sinopse e não consegui me afeiçoar às irmãs e nem ao local. Eu me sinto mal fazendo uma crítica negativa a uma obra, porque talvez o problema tenha sido "eu" e não o livro. Muita gente que leia romances pode amar o livro da Katherine. 

Para quem está acostumado a ler quase 60 páginas por dia, se flagrar lendo apenas 3 páginas e se sentir  constantemente arredio para retomar a leitura, é bem deprimente! Conversei com alguns leitores para saber se valeria a pena continuar e muitos me disseram que também abandonaram e/ou fizeram uma leitura arrastada e demorada. Hoje, eu abandonei O Legado, porém espero conseguir findar a leitura em algum momento e mudar minha opinião sobre a obra. Ainda mantenho curiosidades sobre esse segredo desolador e esse passado que não pode ser esquecido. 

Não avaliarei a obra, porque eu não concluí a leitura! E mais uma vez, devo chamar a atenção sobre a diagramação, revisão e projeto gráfico do Grupo Editorial Record. Atualmente, esta é uma das editoras com um maior cuidado em seus livros. A impressão, apesar de simples, está belíssima. A capa é ainda mais bonita ao vivo e o título e nome da autora estão em auto-relevo. Um livro lindo para enfeitar a estante! 

Minha opinião e recomendação final é: Se surgiu o interesse pela leitura, LEIA! Se gostou da premissa, LEIA! Se lê Nicholas Sparks e gosta de seus livros, DÊ UMA CHANCE A O LEGADO
A experiência literária é única e intransferível. Eu escolhi abandonar a obra nesse momento, mas isso não impede que você faça a leitura e o ame! Se não der uma chance ao livro, nunca saberá se estará no time do "ame" ou no time do "odeie".

Espero que tenham gostado! E digam aí nos comentários o que acharam e se dariam uma chance a obra! Se já leu, comente conosco o que achou! 

15 comentários:

  1. Oi, Adriano
    Saudades de você, meu querido. Seu blog é excelente e me sinto aconchegado aqui.
    Eu levo sua opinião muito a serio e você sabe disso porque eu sempre peço suas recomendações ou sigo suas resenhas, porém mesmo que você tenha largado o livro, eu fiquei tentada a lê-lo. Gostei muito desse segredo que a família esconde e como leio Sparks, acho que posso gostar e só saberei se der uma chance ne?
    Farei isso.
    E querido, como podes numa crítica negativa ser tão belo em suas colocações? És sincero, és objetivo e nos brinda com uma leitura muito agradável. Em momento algum foi desrespeitoso com a obra e a culpa não é sua. Nem todo livro é feito para nós!
    Adoro você :)
    Linda resenha e até logo.

    ResponderExcluir
  2. Te entendo perfeitamente!!! A sinopse tbm me deixou bem curiosa, mas creio que não iria curti. Ta certo que um livro não te prende e não a leitura andar, melhor coisa é pausar a leitura
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Hey Adriano, tudo bom?

    Eu tenho uma relação de amor/ódio com Nicholas Sparks, mas acredito que daria uma chance para o livro. Espero que não desista no meio do caminho, porque né... HAHAHAH. A nota dele no Skoob não passou das três estrelas, mas teve apenas três leitores até agora então fica difícil avaliá-lo mesmo. Marquei como desejado, mas vamos ver... Espero que conclua a sua leitura em breve!

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  4. Oi Adriano. Já percebi que esse livro poderia me agradar. Eu sou do time que ama Sparks, daquelas que ama todos os livros dele (menos Diário de uma paixão.. Hahaha)
    , amo a forma como ele conduz as histórias. Cada livro dele me ensina algo, alguns não levam 5 estrelas mas me ensinam valores e conceitos. Por isso, O Legado eu poderia gostar.

    É péssimo quando não conseguimos nos interagir com o livro. Quem sabe futuramente você possa tentar de novo.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  5. Ola Adriano uma pena que a leitura não fluiu, livros estilo no Nickolas sempre vem carregado de muita emoção ao leitor, e pelo visto no skoob a avaliação do livro não está muito bem , confesso que a premissa do livro não me chamou atenção mesmo sempre sendo entre passado e presente que se juntas e legam as duas irmãs ao legado repleto de segredos. Dessa vez irei deixar passar a leitura. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Adriano, tudo bem?
    Acho que realmente não vale a pena continuar uma leitura que está tão desagradável e que não te desperta interesse. Acho que é melhor mesmo colocar o livro de lado e quem sabe futuramente dar uma chance a ele, em outro momento pode até ser que você se agrade mais.
    Não conhecia esse livro, mas ele tem realmente uma premissa muito interessante e como eu adoro os livros do Nicholas Sparks talvez eu até dê uma chance para ele.

    Abraço!
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Oii Adri!!!

    Tudo beem?

    Faz tempo que eu não abandono uma leitura, só fiz isso duas vezes (O Mundo de Sofia e Um Dia) vou ser bem sincera, tenho uma opinião igual a sua sobre o Nicholas, não consigo ler as obras dele, me sentia estranha até ver que não sou a unica...
    Não sei se leria essa obra...

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. Que misto de emoções sua resenha me causou! Quando vi que era uma resenha de O Legado, livro que tanto me interessou em seu lançamento, fiquei mega feliz, quando você disse que o abandonou, jogou um balde a água fria em mim, mas quando comparou a escrita ao de Nicholas Sparks, me deixou pulando de emoção novamente hahaha Eu amo os escrito do autor <3
    Poucas vezes abandonei um livro na vida e a sensação é péssima. mas quando a leitura não está agradando, o melhor é parar mesmo.. continuar pode lhe trazer uma impressão ainda pior da história.
    Espero que um dia você consiga finalizar =D

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  9. Bom, eu gosto dos livros do Nicholas Sparks, então acho que tenho chances de gostar desse, escrita açucarada não me incomoda nem um pouco. Também não costumo ter problemas com desenvolvimento lento não, desde que acabe chegando a algum lugar. Pena que a leitura foi tão difícil para você, o que te fez até abandonar o livro, mas eu daria uma chance a ele mesmo assim.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Ola, apesar de ser romântica e falar de romances no meu blog, não gosto do NS, acho os livros dramáticos. Já teve um livro assim que abandonei, por conta do quão dramático é...
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto do Nicholas Sparks, então acredito que talvez irei gostar desse livro, a leitura não funcionou contigo, isso é normal, mas é deprimente para nós mesmo, é horrível fazer uma crítica negativa, né? Mas é ótimo quando o blogueiro é sincero e você foi, espero que consiga retornar a leitura do livro algum dia e que ela seja mais prazerosa do que foi dessa vez :/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Adriano,

    Nunca tinha viso alguém escrever resenha de um livro abandonado, eu amei a capa do livro, achei a premissa interessante, gosto muito de segredos, e gosto muito dos livros do Nicholas, então tem tudo para eu gostar do livro, mas vou esperar saber mais sobre a obra e depois realmente ler o livro.

    Mayla

    ResponderExcluir
  13. Oi, Adriano! Sei como é manter uma leitura arrastada, eu tô vivendo isso. Ainda não desisti, mas a vontade já bateu várias vezes, estou insistindo apenas pra ver se a história melhora. É muito ruim quando o livro frustra totalmente a nossa expectativa, eu me sinto péssima quando acontece. Mas é sempre melhor ser sincero quanto às suas percepções e alertar outros leitores sobre a subjetividade da leitura. Parabéns por isso!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Dri!
    Acompanhei um pouquinho da sua leitura de O Legado, e super te entendo por ter abandonado a leitura. Eu leio livros do Tio Nicholas, apesar de achar eles mega previsíveis rsrs Não sei se leria O Legado, tenho medo de ficar com sono que nem você :P
    Enfim, mesmo sendo uma resenha de abandono, está perfeita!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá Adriano,
    penso o mesmo que você, não sou de abandonar uma leitura. Não gosto de fazer isso, mesmo a leitura sendo arrastada tendo ir ate o fim, mas assim como você, eu acabei abandonando um livro, um livro somente ate hoje depois de tantos anos de leitura.
    Já este livro tem aquele quesito de mistério que me intriga e me leva muito a querer saber mais e ler. Porem quando você mencionou a enrolação, me senti arredia sobre ele. Não gosto de leituras que se enrolem, ainda ela contendo mistérios. Não li nenhum livro do Nicholas, então não sei se vou gostar da leitura.
    Espero que um dia você retorne a leitura, assim como eu espero retornar a minha.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...