[RESENHA]: Poliana - Eleonor H. Porter

Olá leitores, como vocês estão?

Nesta segunda-feira venho resenhar para vocês um clássico da literatura aclamado por leitores de todas as idades e nacionalidades. Estou falando de “Poliana” escrito por Eleonor Hodgman Porter; tal obra já foi publicada por inúmeras editoras, no entanto a edição que possuo foi publicada pela Editora Saraiva em parceria com a Editora Nova Fronteira. Assim sendo, meu primeiro contato com a obra veio através de um sebo e logo em seguida, numa conversa, minha mãe falou muito bem da obra, com isso comprei o livro, li e fiquei maravilhado em como um pequeno livro pode ensinar tanto.

O livro narra a história de Poliana, uma pequena garota de dez anos que se tornou órfã de pai e mãe e, por conta disso, foi morar com sua rica tia Paulina em outra cidade. Assim que chega de sua viagem, Poliana é recebida na estação por Nancy, uma bondosa empregada, que fica maravilhada com a beleza e alegria da pequena e desafortunada criança.

Após chegar à grande mansão de sua tia Paulina Harrington, Poliana fica surpresa ao se deparar com a frieza da tia que será, de agora em diante, sua figura parental mais próxima. Dessa forma, a pequena criança desloca-se da primeira impressão da tia e se força a ficar contente, pois ganhará um quarto novo no belo casarão. Em seguida Poliana é apresentada aos seus aposentos (que parecem mais uma prisão, em vista do seu pequeno tamanho e humildade decorativa) ao lado da tia Paulina que fica surpresa ao se deparar com a reação eufórica e alegre da sobrinha mediante o ganho de um quarto velho.

Com o passar do tempo, Poliana, tem contatos, em suma, formais com sua tia que a delega uma série de deveres diários na tentativa de conter e educar o estranho perfil psicológico da sobrinha (vale salientar que Paulina achava, extremamente, estranho o jeito contente da garota). Desse modo, vê-se que Poliana tem como amiga apenas Nancy, que por sua vez, num dia triste é apresentada ao jogo do contente. Poliana explica que seu pai, um reverendo, a ensinou essa prática que consiste em encontrar felicidade em qualquer momento da vida independente do que esteja havendo.

Ao desenrolar da narrativa a pequena e cativante garota conhece outras figuras na nova cidade e, sutilmente, mostra a todos os tristes e sem esperança que a vida é bela, feliz e espetacular. Percebe-se que Nancy foi apenas a primeira aluna de Poliana que transforma-se num verdadeiro anjo que muda a vida de uma cidade inteira e por fim faz com que sua tia Paulina sorria e ame a vida mais uma vez apenas jogando com a felicidade.

Por fim, percebe-se que Poliana é um dos maiores personagens já criados, visto que a garota é um verdadeiro ícone de otimismo que por meio de sua inocência e pureza ensina a todos que a vida pode ser feliz e alegre se apenas tentarmos encontrar uma pequena luz em meio à escuridão dos acontecimentos. Com isso, o livro finaliza-se como uma grande obra da literatura mundial, pois além de reunir mistérios do passado, reflexões valiosas e momentos divertidos, demonstra com simplicidade e com uma escrita ímpar o poder majestático que os livros podem exercer para os ledores. Vale esboçar que o livro já ganhou uma adaptação cinematográfica, também clássica que garantiu prêmios para os atores.

A edição da Saraiva faz parte da iniciativa do Grupo Saraiva e da Editora Nova Fronteira conhecida como “Saraiva de Bolso” que se propõe a tornar acessível a todos, literatura de qualidade por um preço baixo; dessa maneira o livro conta com uma tradução excelente, capa (sem orelhas) em um ótimo material e texto bem diagramado em margens espaçosas e impresso em pólen amarelo. Como um todo o livro é um bom exemplar, sobretudo se comparado aos demais livros de bolso, e é bem pequeno em tamanho e espessura.

-Recomendo o livro a todos os leitores sem exceção. Esse livro é um dos meus favoritos. Leiam esse livro! Agora de preferência!


AVALIAÇÃO GERAL:


Beijos e um forte abraço a todos. Comentem o que acharam da resenha e se pretendem ler o livro de Eleonor Porter.

2 comentários:

  1. OOoi John!!!

    Eu li uma resenha desse livro faz um tempinho e fiquei bem interessada, gostei da construção da personagem, as vezes esses livros traz aquilo que nós precisamos para a nossa vida. Só não curti a capa.
    Vou procurar essa edição de bolso da Saraiva :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Olá John!!!
    A história desse livro parece ser muito emocionante. Só uma coisa não me agradou por ser livro de bolso. Detesto esse tipo de livro. Mas deve ter outras versões. A sua resenha está muito boa e nos faz querer ler a história e sentir a mesma coisa que você sentiu ao ler.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...