[RESENHA]: A Canção de Aquiles - Madeline Miller

Olá, lindxs, 
Tudo bem?! Espero que sim! 

SKOOB - Editora Jangada - Leia o 1º capítulo
Alguém conhece A Ilíada, aquela obra clássica que narra a épica Guerra de Troia, escrita por Homero? Não? Como assim, meu povo? Esta história é um marco para a literatura mundial e serviu de base para a criação de um romance histórico, nomeado A Canção de Aquiles e escrito pela norte-americana Madeline Miller. Seu livro foi publico no Brasil, pelo Grupo Editorial Pensamento, através da Editora Jangada.

Particularmente, eu sou fascinado por obras históricas! Desde que conheci A Canção de Aquiles que cultivo imenso interesse pela leitura e eis que ao recebê-lo através de parceria, tive uma grata surpresa ao constatar que ele é surpreendente em incontáveis maneiras.
A obra é narrada pela perspectiva do jovem príncipe, Pátroclo, uma criança tímida que teve seu exílio declarado após assassinar acidentalmente um garoto. Exilado, passa a viver sobre a proteção do Rei Peleu. No reino de Fítia, Pátroclo terá seu futuro traçado ao lado do poderoso Aquiles

A aproximação de Pátroclo e Aquiles transcorre de maneira sutil e gradual. Com o passar dos dias, nasce um grande e intenso sentimento de amizade, que logo se enraíza nos caminhos do coração. No entanto, os deuses não escreveram um futuro simples para a concretização deste amor. 
Anos antes, Pátroclo assinou um juramento de sangue, colocando sua honra em xeque, caso algo acontecesse com a bela Helena, a mulher mais perfeita de todo o mundo e esposa do Rei Menelau. 
Já Aquiles, filho de um mortal e uma ninfa marinha, desde jovem foi espectador de uma profecia, atestando que ele seria o mais forte de todos os gregos, aquele a quem todos temeriam, o Aristos Achaion.

Com o passar dos anos, Aquiles e Pátroclo vivenciam uma tórrida história de amor, embrenhando-se na arte da guerra e nos conhecimentos da medicina. Inseparáveis, um não consegue viver sem a presença do outro. Eles são tudo aquilo que se espera de seu "true love": companheiro, solidário, amigável, e etc. Não há quem olhe para aqueles dois e não perceba a intensidade e a autenticidade daquele sentimento nascido na infância e cultivado dia após dia. 

Num espetáculo brutal de honra e coragem, Aquiles é solicitado a lutar ao lado dos gregos, ao enfrentar o exército troiano que afrontou toda a nação da Grécia, ao sequestrar a esposa do Rei Menelau, a mais bela das mulheres, a mulher de beleza inconcebível: Helena. Inconformados com tal afronta, os gregos não podem permitir que esse crime fique impune. Eles têm necessidade de rechaçar o ataque, no entanto, a vitória só estará garantida, caso Aquiles lute ao lado deles. 

Aquiles, dividido entre acatar ou não o que diz a profecia de sua vida, depara-se com duas opções: seguir uma vida curta, porém intensa de glórias em defesa da honra grega, ou ter uma vida longa e infeliz? Seguir ou não seguir seu destino? Lutar ou se acovardar? Ser ou não ser o Aristos Achaion daquele povo? Sempre contando com o apoio de seu fiel companheiro, Aquiles opta por seguir seu destino ao lado de Pátroclo e de toda a Grécia. Nasce então, a longa e intensa, Guerra de Troia. 

Este livro é um retrato clássico de uma boa mitologia grega, capaz de encantar os mais céticos. Nesta obra, valores como coragem, honra e sabedoria são constantemente lembrados. Bem como, a presença maciça dos deuses gregos e suas características. Eu gostei muito da composição histórica e da ambientação criada. Impossível não se sentir imerso a todo aquele ambiente hostil e de tensão numa batalha entre duas grandes potências. A rivalidade entre gregos e troianos é muito bem representada. 

Eu adorei este livro por uma gama de razões e poderia listar infindáveis elogios para esta obra. No entanto, restrinjo-me a salientar apenas a composição de seus personagens. A Madeline conseguiu criar personagens tão autênticos e verdadeiros que fica difícil não listar seus favoritos. Poupo-me a tecer elogios a Pátroclo e Aquiles. Eles são apaixonantes e toda sua história de amor é belíssima. As cenas finais são agonizantes (a ponto de deixar seus olhos marejados), todavia não poderia haver desfecho mais coerente com a trama! 
Singelo - Perfeito - Apaixonante - Empolgante - Historicamente viciante.
Eu adoro os livros do Grupo Editorial Pensamento, tanto em questão de enredo, quanto em questão de trabalho gráfico e editorial. Não encontrei nenhum erro gramatical, a capa está belíssima e a fonte é bastante confortável para a leitura. 
Após tudo que eu compartilhei com vocês, é notável que irei recomendar esta obra primaz, com a exigência de que a leitura seja feita o mais rápido possível por motivos óbvios. Garanto que vocês não irão se arrepender. 

Fãs de literatura clássica e livros históricos e/ou mitológicos necessitam conferir de perto a grandiosidade de A Canção de Aquiles. Não é à toa que ele ganhou o prêmio Orange de Literatura no ano de 2012 e se destacou entre os Best-Sellers do New York Times.
AVALIAÇÃO GERAL:

Isso é tudo, pessoal! Espero que tenham gostado da resenha e não deixem de comentar (: 

21 comentários:

  1. Adoooorei a resenha, Dri. Fiquei com muita vontade de conhecer a obra. Adoro mitologia grega e tenho uma edição super linda de A Ílíada em casa *-*
    Tenho um certo receio quanto a romances históricos porque sou muito apegada aos fatos reais. São livros difíceis de trabalhar porque você está retratando outra época, costumes, cultura e precisa se desapegar do que é corriqueiro para nós para tentar compreender o que foi aquele momento para eles. É necessário muita pesquisa, estudo, notas e etc etc etc. Pelo menos eu vejo dessa forma.
    A autora parece ter sido muito feliz ao trabalhar esse tema. Vou adiocionar aos meus desejados e procurar saber mais sobre ela ;D

    Beeeeijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Adriano
    Eu já li A Iliada e A Odisseia. Gosto muito da Mitologia Grega e já li este livro. A vida de Pátrocolo permanece no anonimato até a atualidade. Isso é entristecedor e no livro fica claro como ele era importante para Aquiles.
    O romance deles é lindo e sua resenha me deixou in love por este livro mais uma vez. Vontade de reler.
    Adoro a Jangada. Linda resenha. Adorando seus escritos e seu blog

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, porém gostei muito da sua resenha e me deu muita vontade de ler. Eu também gosto muito de obra históricas e mais ainda quando fala sobre a mitologia grega. Esses tipos de leitura é capaz de nos levar para um mundo completamente diferente do nosso.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Heey Parceiro, beleza?

    Eu sou LOUCO nesse livro já faz um bom tempo e agora com a sua resenha estou me segurando pra não pagar 40 reais nele. Espero que baratei logo para que eu possa comprar. Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, não sei o seu caso, mas eu leio no tablet e os livros digitais estão bem mais baratos. E em alguns casos, se fuçar na internet, encontra pra baixar de graça.

      Excluir
  5. Bom dia meus deusinho grego ♥ Que saudade eu estava de passar aqui no seu cantinho... Prometo que irei te visitar com mais frequência :')
    Sobre esse livro, MENINO DO CÉU, preciso dele pra ontem! Eu não o conhecia, mas fiquei encantada com toda a riqueza histórica que essa obra contém! Não sou um poço de conhecimento quando trata-se da Grécia, mas acho que essa leitura seria muito proveitosa ♥
    Mais um dos livros que você resenhou que vai direto para a minha lista de desejados, hehe ♥

    Mil beijos e muita saudade!
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Ola Adriano adorei a resenha, a capa do livro e o tema, amo mitologia, estando no enredo já me deixa muito curiosa. As suas observações com relação ao livro nos convida a ler urgente. A grandeza da história do livro, as decisões dos personagens perfeito. Mais que anotado a dica. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Adriano!!!

    Eu não conhecia essa obra e estou na lista dos que não conhecia A Ilíada.
    É que não sou a maior fã de literatura clássica e mitologia. Na verdade até leio e gosto, mas não costumo comprar esse tipo de livro.
    O que me deixou mais curiosa foi saber que a autora trabalhou super bem e os personagens são super cativantes.
    A resenha está maravilhosa como sempre!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. Dri <3

    Ainda não conhecia essa obra, mas gosto de mitologias, então sem dúvida os meus olhos brilharam por ele. Só pela riqueza de detalhes que você descreveu já entrou para a lista de desejados. Espero sair logo da Rehab Literária para poder comprá-lo. Por enquanto estou só colocando na lista mesmo. Parabéns pela resenha <3

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. cara pensa em uma pessoa maluca por mitologia grega, essa sou eu <3
    sabia que eu nem conhecia esse livro? eu sei é um insulto haha, mas vou consertar esse erro em breve *---*
    fiquei apaixonada por ele.
    gostei da resenha!!

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  10. Oiee, tudo bem?

    também adoro obras históricas e também gosto muito de mitologia grega, apesar de ter lido pouco sobre o assunto. O livro parece ser interessante. Curti

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Dri, tudo bem?

    Uau. Que resenha hein? Você faz a gente querer um livro desesperadamente. E conheço a história, mas não sou aprofundada nela. Fiquei bastante interessada na leitura e também conhecer profundamente. Eu gosto de mitologia, mas não sei muito. Já coloquei o livro nos desejados e agora é comprar :D

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  12. Adoro história, adoro obras histórias e trabalho com isso, pesquiso na área de História da Educação Matemática. O livro chamou muito minha atenção, adoro mitologia e não conheci o livro. Adorei a dica.
    Beijos
    Porão da Liesel
    Fan page

    ResponderExcluir
  13. Oi, Adriano!
    Li A Ilíada numa versão para jovens quando estava na 8ª série e amei! Depois disso, não me lembro de ter lido nenhum outro livro de mitologia, nem mesmo PJ. Este que vc apresentou me conquistou já no primeiro parágrafo só por saber que tem relação com Aquiles. E depois com tudo que vc falou só me deu mais certeza.
    Acho que não li nada da Jangada, então já fiquei contente em saber da qualidade deles.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazemechamolivro.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Dri, tudo bem?
    Eu descobri A ilíada na faculdade e me apaixonei. Além do romances épicos/históricos serem meus preferidos, eu adoro mitologia também. Do Aquiles, eu só vi algumas versões de filmes da Guera de Troia, nunca cheguei a ler nenhum livro que contasse a vida dele. Então, quando vi que a resenha era sobre ele fiquei encantada!!! Depois de uma resenha como essa e de um livro que fala por si só, não tem como não querer ler o que acredito ser uma obra prima. Adorei!!!!!
    beijinhos.
    cila,
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Me interesso bastante por mitologia, mas ainda não conheço quase nada. Então, gostei da dica do livro. Não tinha a menor noção do enredo antes de ler sua resenha. Um livro que relembra sempre valores como honra, coragem e sabedoria com certeza merece ser lido, e esse de quebra ainda tem personagens autênticos, verdadeiros e apaixonantes... se tiver a oportunidade vou ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi Adriano, não curto muito livros do gênero, então não me interessei. Mas que bom que a leitura funcionou para você.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Dri, tudo bem??
    Bom a sua resenha é mais que perfeita... você sabe que sempre te falo que é o dom. Porém eu não me interessei pela leitura... a temática não me chamou muito atenção... dependendo do enredo não me interesso muito por esse tipo de leitura, mas acredito que para quem gosta da temática e gosta muito de mitologia deve ser um prato cheio... Xero!!!

    ResponderExcluir
  18. Olá Adriano,
    eu sou completamente apaixonada pela história de Aquiles, não conheço a fundo, mas o pouco já me fez se encantar. Não conhecia esta obra, mas agora que li sua resenha, que acabei de descobrir uma historia intensa, no amor e na guerra, fica impossível não desejar o livro para iniciar a leitura já.
    Acredito que este tipo de leitura ira agradar a todos os apaixonados de plantão, pode ser um clássico da mitologia, mas é grande na sua historia, que chega a ser palpável.
    Parabéns pela resenha incrível, como sempre suas palavras nos conquistam a desejar de uma forma exagerada o livro. rs

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  19. Eu quero esse livro *O*

    maisumleitor.wordpress.com

    ResponderExcluir
  20. Olá tudo bem?
    Bom, eu vou ser sincero que não gosto nem um pouco de romances históricos, me interesso pela mitologia na qual o livro foi baseado e qu eme parece ser fantástica, mas esse livro em si não me atrai quanto.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...