[RESENHA]: A Cidade Murada - Ryan Graudin

Lindxs, 
Espero que estejam bem! 

Como é bom retornar ao meu cantinho e poder compartilhar com vocês as minhas impressões literárias. Como é bom ter um tempinho para escrever e falar de livros. Como sinto saudades :'(
Enfim, estou um pouco ausente por conta das excessivas demandas da faculdade! Amo o bloguito, mas a minha formação profissional é prioridade! #MedicinaÉMinhaVida <3

Editora Seguinte - SKOOB
Hoje, quero falar com vocês acerca de um livro que me deixou eufórico, atônito, agoniado, angustiado, entusiasmado e terrivelmente envolvido. Estou falando de A Cidade Murada, escrito por Ryan Graudin e publicado pela Editora Seguinte, o selo jovem da Companhia das Letras. Recebi a prova antecipada da obra e conclui a leitura recentemente.

A Cidade Murada nos permite contextualizar o passado e o futuro, o real e o fictício, uma vez que utiliza de um plano de fundo real, como subsídio para compor uma estória. Em outras palavras, este livro apresenta uma cidade chamada Hak Nam, dominada pela pobreza, carência e criminalidade, baseada na cidade murada de Kowloon, em Hong Kong, a maior favela vertical do mundo (demolida em 1990).

A obra possui um viés de representação da cultura oriental e acompanha a vida de Dai, um garoto que está imerso na cidade murada sem poder sair de lá; Jin, uma garota que finge ser menino para sobreviver e poder se embrenhar no sistema corruto do local objetivando encontrar a sua irmã Mei Yee, vendida por seu pai para um bordel. Três personagens fortes, delicados e marcantes. Três histórias que se embrenham umas nas outras e no contexto de Hak Nam.

O caminho de Dai e Jin se cruzam e dali, nasce uma amizade por conveniência que evoluirá para a lealdade entre dois amigos verdadeiros. E essa aproximação faz com que Jin esteja cada vez mais perto de encontrar sua irmã. 
Meus amigos, só posso dizer uma coisa: esta obra é muito envolvente! Desde o começo da trama, eu estava imerso nesses "perrengues pessoais das personagens" e ficava ansioso por encontrar o desenrolar dos fatos. 

Há muita ação, violência, vingança, questões envolvendo o tráfico de drogas e todo um retrato de uma sociedade não muito distante da nossa. Além deste contexto de criminalidade, marginalização e luta para sobreviver, a obra tece alguns comentários ácidos e críticos com o intuito de gerar uma reflexão.
Nesse sentido, cabe salientar a presença de um teor de banditismo social, uma vez que as personagens entram para o mundo do crime por não possuírem oportunidades dignas de sobreviverem neste ambiente e também de determinismo social, no tocante a formação de personalidade dos sujeitos de acordo com o meio em que este está inserido.
Este é um livro juvenil, literário e contextualizado com a atualidade. 

São 400 páginas devoráveis rapidamente! Este é mais uma obra que engrandece o catálogo da Editora Seguinte e este ano de 2015 promete ser de muito sucesso para a Editora. 
Estou mega ansioso por mais livros da Ryan Graudin e espero que eles sejam publicados aqui no Brasil. 
Não avaliarei a diagramação da obra, uma vez que tive contato com a prova antecipada, mas a narração se desenvolve pela ótica dos três personagens e seus relatos são muito instigantes e inquietantes!
AVALIAÇÃO GERAL: 

Espero que esta resenha ainda possua a essência de minha escrita. Confesso que já faz um tempinho que não me dedico a resenhar nenhuma obra e espero que esta trama e obra tenham lhes cativado! :) 
Não deixem de comentar o que acharam! 

12 comentários:

  1. Oii
    parabéns pelo desempenho com o blog mesmo não tendo tanta disponibilidade!
    te desejo muito sucesso na sua formação!
    Bom gostei da resenha, mais por não gostar desse gênero literário não fiquei curiosa para ler.o livro
    Um Abraço
    www.marichic.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Esse livro pelo que li mostra bem a realidade que nós vivemos. Hoje em dia a falta de oportunidade tem aumentado a criminalidade. Não que isso seja desculpa, mas é uma verdade.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Eu já li duas resenhas extremamente positivas para essa obra e não tive oportunidade de ler. Acho que essa obra traz questionamentos para nós. Isso que eu mais gosto em uma obra.

    Te desejo todo sucesso desse mundo para você no seu curso!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Dri, tudo bem?

    Mais uma resenha desse livro: AIMEUDEUS. Eu estou lendo tantas resenhas positivas e comentários de amigos que amaram que estou louca para ler. Sua resenha só me animou mais e espero ler em breve (Se sabe se já lançou?). Enfim, fiquei com gostinho de querer ler agora e parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  5. Oi Adriano, tudo bem?

    Só vejo coisas boas sobre esse livro.
    Ele parece bem interessante com toda uma carga dramática e cheia de realismo.
    Que bom que curtiu a leitura.

    Bjin
    Jéssica Brenda
    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios

    ResponderExcluir
  6. Ei Adriano!
    Gente eu já queria esse livro desde que a Seguinte anunciou o lançamento. Não cheguei a vê-lo ainda porque não tem na livraria daqui, mas não é por falta de vontade. O enredo ácido dele é o que mais me cativa. Gosto de livros que provocam este rebuliço no leitor, faz pensar, retratando a sociedade. Atualmente é um mercado bem em alta, sem duvidas. Já ta na lista de desejados, sem duvidas.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Adriana, já ouvi coisas tão positivas sobre essa história que a cada nova resenha tenho mais vontade de ler. O que mais me chamou atenção foi a inspiração da autora em coisas reais, isso parece trazer mais intensidade do que a autor já se propôs a colocar na narrativa. Está na minha lista de leítura só não faço ideia de quando vou ter a oportunidade de ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops, só depois de enviar vi que errei o o nome, desculpa Adriano :)

      Excluir
  8. Oi Adriano, tudo bem?
    Como eu estava com saudades das suas resenhas!!!! Esse livro eu já desejava desde que li a resenha da Kel. Como disse a ela, o que acabou comigo foi descobrir que essa realidade existiu e ainda existe. Salvo engano, a cidade real foi destruída, mas sabemos que outras são erguidas diariamente no mundo inteiro. Sabe, por acontecimentos recentes no mundo, não sei mais se a minha sensação é a de estar do lado de fora dessas muralhas, ou do lado de dentro. Adorei sua resenha, não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Fui fisgada quando você mencionou o banditismo social e a corrente filosófica do determinismo.
    Já entrou para a lista de desejados.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Cara, quero muito ler esse *-*

    maisumleitor.wordpress.com

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...