[RESENHA]: O Ratinho do violão - Marta Reis

Lindxs,
Tudo bem?! 

Geração Editorial - SKOOB
Não sei vocês, mas se tem uma coisa que eu amo são os livros infantis e infanto-juvenis. Adoro o modo como as histórias são lúdicas e fazem com que o leitor acredite na fantasia delas. Nestas obras, o subjetivo fala mais alto que a razão e isso me encanta. 
Por conta disso, não medi esforços em solicitar O Ratinho do violão, livro lançado pela Geração Editorial, através do selo Geraçãozinha, escrito por Marta Reis e ilustrado lindamente por Thais Linhares. 

O Ratinho do violão é mais uma obra que cativa o leitor pela sutileza, simplicidade e pela mensagem que carrega. É mais uma daquelas histórias fascinantes que toda criança deveria conhecer para moldar sua essência, a fim de se tornar um adulto mais tolerante com as diferenças e que respeita todos, independente de tudo. Marta Reis, através de uma escrita fluida e melodiosa, conseguiu tocar num assunto sério: bullying

Chiquinho é um bom aluno, bom filho e bom amigo. Porém, ele mancava e essa única diferença bastava para que ele virasse a chacota da escola. Todos o incomodavam por conta dessa peculiaridade (recuso-me a dizer defeito) e isso entristecia o Chiquinho. A única coisa capaz de alegrar seus dias era a música e ele amava tocar seu violão de modo gracioso e envolvente. Ele tocava muito bem e não desgrudava de seu instrumento musical. 

Até que um dia, Chiquinho passou por uma situação traumatizante. Ele precisou de ajuda e todos se recusaram a ajudar; precisou de um amigo e todos se afastaram; precisou de um olhar carinhoso e todos lhe viraram o rosto.. 
Chiquinho se sentiu perdido; devastado. SOZINHO. Alvo de bullying na escola, o garoto deixou de ver importância na sua presença e cada vez mais se sentiu diminuído, menosprezado, inferior. 

Com este tumulto de sentimentos, ele se sentiu tão pequeninho e tão insignificante que misteriosamente tornou-se um ratinho amedrontado; que se escondia no interior do violão. 
Transformado neste animalzinho, sua ausência passou a ser sentida. Seus colegas notavam a ausência de suas músicas no recreio; sua mãe sentia falta do abraço do filho. E com isso, Chiquinho percebeu o seu valor. 

Esta obra tem tudo que uma trama infantil precisa: um fator que gera reflexões e conscientiza o leitor; personagens cativantes e diálogos de fácil compreensão; vocabulário adequado para o público ao qual se destina; ilustrações coloridas, chamativas e maravilhosas; metáforas sobre como uma pessoa vítima de bullying se sente. Por isso, torna-se impossível não se cativar por O Ratinho do violão.
Fica a minha observação: se você está sendo vítima de bullying, procure ajuda. 
Bullying é coisa séria! 

Faço uma série de elogios ao projeto gráfico do livro: impecável!! A Geração Editorial caprichou e eu adorei esta leitura. 
Leitura obrigatória para professores, pedagogos, crianças, jovens e adultos! Apenas, leiam! Tenho certeza que a história de Chiquinho vai te encantar também! 
AVALIAÇÃO GERAL:

Espero que tenham gostado!!
Não deixem de comentar e um excelente final de semana :*

2 comentários:

  1. É tão triste quando eu leio por aí que "no meu tempo não existia bullying, todo mundo brincava junto e ninguém se ofendia". Ah, ingenuidade... acho incrível como algumas pessoas conseguem generalizar sentimentos dessa forma. Só porque você era "zoado" e não se ofendia com isso, não significa que outra pessoa se sentia da mesma forma.
    É um assunto muito sério mesmo e esse tipo de livro deveria ser leitura obrigatória. Fazer redações sobre eles. Provas. Sei lá. Mas a conscientização é extremamente importante.

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  2. Oi, Adriano
    Eu tambem gosto muito desses livros infantis e juvenis que tratam de coisa séria. É um jeito lúdico de conscientizar como voce pontuou e achei muito interessante a relação do bullying e como a pessoa ofendida se sente tão miudinha.
    Amei a sua resenha. Já quero adquirir esta obra e ler para os meus filhos.
    As ilustrações estão belíssimas. Parabéns para a ilustradora!

    Beijinhos, meu querido
    Ju

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...