[CURIOSIDADES]: Você sabia que adquire as características dos personagens que lê mesmo sem querer?

Oi Gente,

Visitando alguns blogs e sites literários, encontrei uma postagem bem interessante! Pesquisando sobre o assunto, encontrei um estudo Via Galileu, publicado no BoddyOdd que fala sobre adquirir as características dos personagens que lê mesmo sem querer!

Confiram: 
Sabe quando você se identifica muito com o personagem de um livro, seja por suas atitudes ou até mesmo por sua personalidade? Estudos apontam que quando isso acontece, você esta propenso a adquirir as características desse tal personagem!
A pesquisa é da Universidade Estadual de Ohio, e ela afirma que você pode obter características como emoções, pensamentos e crenças de um personagem, num processo que eles chamam de “tomada de experiência”.
Isso acontece porque ao se identificar com o personagem, você se imaginará no lugar dele durante a leitura e isso pode surtir efeitos na vida real. Ou seja: você vai começar a pensar e agir da mesma forma que o personagem os faria!
O pesquisador responsável acredita que esse efeito apenas exista em obras escritas, pois em um filme somos espectadores e fica difícil nos imaginarmos como o personagem como acontece nos livros.
Esse impacto pode ser duradouro ou não, conforme a intensidade da ligação que você tiver com o personagem. Então não se assuste caso se sinta mais determinado e observador ao ler um livro policial do Harlan Coben ou mais romântico do que o normal ao ler algo do Nicholas Sparks.
O estudo diz que você pode incorporar não apenas as características positivas. Ao se identificar com um serial killer, por exemplo, você pode começar a querer entender e justificar as ações do personagem. Que vamos combinar, se tratando de um serial killer não são nada corretas.
- E qual o personagem que vocês mais se identificam?! Não deixem de comentar!

20 comentários:

  1. Eita Adriano!!!! Que bacana! Adorei o post e vou começar a prestar mais atenção se fico mais determinada após Coben ou mais romântica após Sparks. hahahaha

    Meu envolvimento com os personagens é enorme, então acredito que isso seja mesmo possível. :)

    Abraços, boas leituras!

    Escrev'Arte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadja,
      Concordo contigo, sou muito apegado a meus queridos personagens e acho isso bem provável :P

      Beijos

      Excluir
  2. Que demais isso! Até imaginava que esse tipo de coisa poderia acontecer, mas é muito mais legal saber disso a partir de uma pesquisa e/ou estudo sobre o assunto. Espero que algum dia eu fiquei tão corajoso quanto meus heróis distópicos.

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca havia parado para pensar, mas agora acho que é provável! rs
      Aah, nem fala.. um pouquinho de coragem deles em mim, seria ótimo :P

      Abraço

      Excluir
  3. Que legal! Sabe que eu já tinha uma ideia de que isso poderia acontecer? Dependendo do livro que leio mudo muito meu comportamento ahahha'
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu nunca tinha parado para pensar antes desse post, mas faz tofo sentido *-*

      Beijos

      Excluir
  4. Ah muito legal saber disso, acho que é por isso que ando muito emotiva e confusa... Talvez porque me identifiquei demais com os problemas de Ethan em Dezoito Luas rsrsrsrs ele anda tão confuso com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo que eu estou assim... acho que até o cansaço dele pegou em mim kkkkk. Adorei essa curiosidade Dri... E saiba que o carinho que sinto por você é igual... senti uma afinidade imensa contigo desde o dia em que conversamos pela primeira vez no face lembra??? Pois quero que saiba que sempre que precisar de mim pode gritar, se estiver ao meu alcance irei te ajudar com certeza... Para qualquer momento em, desde os mais felizes aos mais ou menos... Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah, sério? Depois me conte o que vc acha dessa série, viu?! É uma das muitas que tenho vontade de assistir e não tive oportunidade ainda! rs

      Aah Dih, como fico feliz em saber disso! Lembro sim e saiba que tudo que você disse é reciproco! Muito Obrigado por tudo e conte comigo sempre também *-*

      Beijos

      Excluir
  5. nunca tinha percebido isso dri, mais acho q é verdade. Quando livro Querido John eu fiquei super emotiva e todas as minhas ações eram parecidas com as ação dela no livro.

    post bem legal
    bjinhs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, então com certeza faz sentido!! Muitos comentários evidenciaram isso *-*

      Beijos

      Excluir
  6. Oi Adriano,
    Gostei da curiosidade , nunca havia mim tocado sobre isso, mais parece ser verdade!

    E a novidade? Ansioso para que você publique!
    até amanha
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro,
      Haha também não, mas agora vejo que faz muito sentido *-*
      Bom, a novidade já foi ao ar!! SUPER LEGAL ! HAHAHAHA

      Abraços

      Excluir
  7. Caraca meu, não sabia disso. Mas se pararmos um minuto e analizar faz todo sentido. Nosso comportamento é influenciado sim, pelos nossos personagens favoritos!

    Abração

    ResponderExcluir
  8. Muito legal esse post! Eu já tinha reparado nisso, mas não sabia que era verdade. Mas eu não sei se isso acontece só com livros. Consigo pensar em exemplos (beeeeeem mais simples) com vídeos. Tipo o cara que assiste anime: ele fala "chan", "kun" e sei lá mais o que porque o personagem fala, as vezes começa a falar sem querer até . Não sei, mas acho que conta. ^_^

    Seguidora nova (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josy, verdade, viu! Gostei demais da sua analogia e faz todo sentido!! haha

      Beijos

      Excluir
  9. Que loucura isso.
    Já pensou... nós devemos ter um distúrbio de múltiplas personalidades por causa de todos os livros que a gente leu.
    Droga é muito tarde, preciso procurar um psicólogo.

    Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, é tipo isso amigo! :P
      Tô precisando de um psicólogo também!

      abraço

      Excluir
  10. Maluco, muito doido essa matéria e creio ser verdade, já fiquei com inclinação a fazer o que alguns personagens faziam depois de ler alguns livros, acho que isso é normal no meu caso não é duradouro por que leio demais rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Eu nem tinha notado isso.... Se bem que em Stone eu fiquei tentando justificar as atitudes do personagem por ter sequestrado a garota, tentei pensar em uma forma para que ele não saisse como o malvada da estória e mesmo eu enxergando isto, ainda sim no fundo eu sabia que o que ele tinha feito era errado. O mesmo aconteceu com a personagem.
    Adorei essa matéria, eu nunca havia parado para pensar nisso. Agora eu estou vendo que adquiro alguns hábitos de alguns personagens auhsuahsuah principalmente os malvados, eu sempre me apaixono por eles e sempre tento torna-los melhor que os mocinhos aushahsau

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...