[CURIOSIDADES]: Comparativo sobre a compreensão de quem lê livros eletrônicos e de papel

Olá, pessoal!
Tudo bem?! Espero que sim.

Primeiramente, gostaria de explicar o motivo do meu sumiço. A última postagem foi publicada no dia 16/09 e se resume na minha resenha de Se eu Ficar (não leu ainda? Está esperando o quê?), depois disso acabei apresentando sintomas de gripe alérgica e garganta inflamada, ou seja, essa carga de enfermidade demorou para ir embora, mas, graças a Deus, já estou melhorando. Obrigado pelos votos de "melhoras" e preocupação lá no SKOOB (sim, dois leitores foram perguntar o motivo da ausência de postagem).

Essa semana, eu me deparei com uma reportagem escrita pelo Reinaldo José Lopes, colaborador do jornal Folha de São Paulo que consistia na apresentação dos resultados encontrados num estudo que comparou a compreensão de quem lê livros eletrônicos e de papel. A matéria na íntegra, pode ser encontrada aqui, mas quis trazer o assunto para o blog para que possamos debater e discutir sobre o tema. 
Vamos ler a matéria....

"O hábito de ler em meios digitais ainda é minoritário –menos de 5% dos livros vendidos hoje no Brasil são e-books, enquanto o número nos EUA chega a 25% –, mas cada vez mais pessoas aderem aos livros eletrônicos. Faz alguma diferença, para o bem ou para o mal?
Comparações entre os dois tipos de leitura indicam um empate técnico.
Por um lado, é possível que ler uma narrativa num e-reader (aparelho projetado para a leitura digital) atrapalhe um pouco a percepção que a pessoa tem da estrutura da história, ainda que não interfira em outros aspectos. Por outro, a possibilidade de personalizar detalhes do texto parece ajudar quem tem dificuldades de ler no papel.
A ligeira desvantagem do leitor digital foi identificada num estudo liderado por Anne Mangen, da Universidade de Stavanger, na Noruega.
Ela dividiu 50 estudantes em dois grupos –um tinha de ler a versão em papel de um conto da americana Elizabeth George, enquanto o outro lia o texto num e-reader Kindle. Depois, tinham de responder a perguntas sobre o conto.
A percepção sobre os personagens da narrativa, por exemplo, não variou de forma significativa entre os grupos, e  sobre objetos da história foi até melhor entre quem lia via e-reader, mas os usuários do Kindle sofreram mais para identificar a sequência correta de acontecimentos na trama.



Já a equipe de Matthew Schneps, do departamento de educação científica do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica (EUA), trabalhou com mais de cem adolescentes com dislexia (dificuldade de leitura e escrita). A comparação foi entre ler em papel e em iPods Touch configurados para mostrar de duas a três palavras por linha em letras grandes.
O resultado: os adolescentes com mais dificuldade para captar o som das palavras, bem como os que tinham menos capacidade de atenção visual, tiveram melhora significativa na velocidade de leitura e na compreensão.
A possibilidade de personalizar os aparelhos é um dos trunfos dos e-readers, afirma Carla Viana Coscarelli, especialista em letramento digital da Faculdade de Letras da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
"Do ponto de vista da acessibilidade, isso é um achado. O mesmo vale para a conversão de texto para áudio no caso de leitores com deficiência visual", compara.
No entanto, no caso de leitores sem grandes dificuldades, ela aponta que não há diferença entre os meios. "O trabalho cognitivo de fazer inferências e perceber ideias implícitas é o mesmo", diz.

"A situação ainda é muito fluida, porque os dois tipos de leitura continuam misturados, e essa transição vai ser demorada", diz Ana Elisa Ribeiro, doutora em linguística aplicada e professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
Uma das variáveis que influenciam os hábitos de leitura é a relação da pessoa com cada tipo de livro. E-readers e tablets têm tido impacto grande em quem lê textos acadêmicos –nesse caso, a tendência é trabalhar só com o formato eletrônico.
"Por outro lado, vi um estudo interessante com aqueles romances populares femininos, do tipo 'Júlia' e 'Sabrina'. Nesse caso, as pessoas tendem a comprar em papel uma grande quantidade de títulos, em especial os preferidos delas", diz Ana Elisa.
Também não parece haver diferença no tempo de leitura entre livros digitais e impressos, ou mesmo no nível de concentração.
"Mesmo que você esteja ouvindo música e lendo no tablet ao mesmo tempo, sua atenção só vai ter um único foco", exemplifica Ana Elisa.
'É uma faca de dois gumes. Outros aplicativos podem acabar tirando você do texto, mas você também pode usá-los para procurar uma palavra no dicionário, acessar vídeos ou blogs sobre o tema. A experiência de leitura não necessariamente fica mais dispersa –pode se tornar mais aprofundada'."

E aí, o que acharam desse comparativo? Como sempre digo e repito e vocês já estão cansados de ler eu dizendo isso: o importante é ler! Ler o que se gosta na ferramenta que lhe faz bem; seja ela, eletrônica, de madeira, papel ou papiro.
Como os especialistas confirmaram: em nível de compreensão dos textos, tanto os eletrônicos quanto os físicos encontram-se num empate técnico.

Eu, particularmente, leio tudo em livro físico e ainda não encontrei nenhum meio eletrônico que mudasse minha opinião. Porém, digo isso com o caráter subjetivo de liberdade de escolha. 
Mas agora, eu quero saber: E você aí, prefere ler o livro eletrônico ou em papel? Vamos conversar!! (: 

28 comentários:

  1. Oi Adriano, tudo bom?

    Eu tenho apenas o e-reader no notebook, mas ainda prefiro os de papel para poder carregá-los comigo para onde quiser. Tenho alguns problemas quando vou ler no e-reader, porque me distraio muito abrindo redes sociais, etc. Gosto muito de ambos, mas demoro mais para concluir a leitura no e-reader. Adorei as curiosidades! Parabéns!!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Com certeza minha leitura em papel flui muito mais.... naõ sinto um felling em lr digitalmente... ate tenho um E-reader no meu notebook,,, vez ou outra faço uma visita na amazon... mas sempre me canso rapidamente quando estou lendo sem ser no fisico...

    ResponderExcluir
  3. Oi Dri... matéria interessante... mas sinceramente apesar de ler alguns livros em e-book eu prefiro os livros físicos... eu gosto do cheiro, te tocar... senti-los sabe... não existe sensação melhor que isso... eu leio geralmente livros que talvez eu não compre físico ou que estou muito curiosa pela leitura e sem dinheiro no momento pra comprar o físico.... só que ai para aquelas pessoas que não pretendem fazer coleção o e-book é a melhor pedida... pra mim os dois traz uma leitura boa e fluida... mas nada se compara ao livro físico.... Xero!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Adriano, acho que realmente é algo muito particular e, de hábito também.
    Bom, eu tenho um Kobo Glo, mas confesso que, mesmo o achando MARAVILHOSO, não me adaptei como achava :( Eu demoro séculos para ler um e-book completamente, minha atenção se desprende do e-reader. Incrível, e olha que leio relativamente rápido, uma média de 130 livros variados ao ano.
    O e-reader é leve, prático, e os e-books didáticos bem mais em conta. Pois é, acabo lendo no Kobo livros da faculdade, pois livros de Psicologia são caros.
    Já quando o e-book encontra-se só na amazon leio no tablet e detesto. Então leio só contos, desses gratuitos e importante para prosseguir com a saga.
    Resumindo: Prefiro mil vezes livo impresso, mas na hora de sair com eles, saio com os leves (em viagem por exemplo). E nunca saio com o e-reader, morro de medo de ser assaltada (se levam celular velho, imagina e-reader?).
    Leio e-book no e-reader apenas em último caso.
    Adorei saber que a qualidade da leitura e interpretação / absorção da trama ocorre da mesma forma em ambos os meio, praticamente. E melhor ainda saber que dislexia pode ser superada com o apoio dos e-readers.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. pessoal, eu recomendo acessarem o flixbook.com.br que é tipo um netflix só que de livros, é melhor que a a amazon e vc paga uma taxa mensal muito barata (2 reais) para ter acesso a 17 mil livros, e o mehor de tudo ele funciona tanto no computador, quanto no tablet, e-reader e celular, vale a pena a idéia é inovadora...

    ResponderExcluir
  6. Oi Dri. Mto legal a matéria. Eu não tenho preconceito, acredito que vale é ler, independente se em papel ou e-book.
    Prefiro os livros físicos por questão de "colecionadora" rsrsrs. Amo ter minha estante, porém só guardo os que tenho intenção de reler.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Adriano, tudo bem? Gostei bastante da matéria, é interessante trazer esses tópicos para discussão. Como foi dito, um empate técnico, acho que as vezes a pessoa tem mais dificuldade em ler em um ou outro formato, mas isso não diz respeito necessariamente à compreensão do texto.

    Bom, eu tenho um Kobo, comprei no início do ano e li pouquíssimos livros nele (aliás, preciso ler mais nele, até porque eu gastei dinheiro não foi para deixá-lo de lado). Eu particularmente prefiro livro impresso, não sei porque, acho que é mais costume. Conheço todas as funcionalidades de um e-reader, mas continuo preferindo os físicos.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?


    ResponderExcluir
  8. Olá Dri
    É uma matéria bem interessante, eu leio tanto ebook, como físico, mas prefiro o físico mesmo. No caso de quem tem problema de dislexia o ereader é excelente, deu pra notar na matéria como ajudou. Eu amo meu kindle, queria ter lido a metade de tudo que tá lá, mas está tão difícil.
    Excelente post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adriano,
    muito interessante essa comparação entre o tradicional e o novo, eu já utilizei de ambos e posso dizer que pra mim, pelo menos, não há diferença, dá pra ler tranquilo. Se por um lado o livro físico tem todas aquelas qualidades, manuseio, cheiro, o e-reader tem a vantagem de ser uma pequena biblioteca manual, que vc pode levar a qualquer lugar.
    muito boa essa matéria.
    um abraço.

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olha, ainda prefiro os livros físicos, mas essa possibilidade de personalizar o texto me conquistou, quando pego um livro pra ler com letrinhas minúsculas e folhas brancas penso logo: por que não comprei o e-book? rs... Que legal que essa possibilidade ajudou portadores de dislexia na leitura!

    Achei curiosa essa questão dos que leram e-books terem mais dificuldade para se lembrar da ordem dos acontecimentos. Mas ainda foi uma amostragem pequena, né? 50 estudantes... tomara que alguém repita a experiência com um grupo maior.

    Adorei a postagem!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Uma postagem interessante e até um pouco polêmica, rsrs! e-book vs livro físico.
    Eu PARTICULARMENTE prefiro o físico... É bem melhor!
    Gostei muito da ideia central do post, abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Dri.

    Sua postagem é super interesse e é algo que está em contante discussão.
    Eu ainda só tenho o pc mesmo e por isso tenho muitas dificuldades em ler nele.
    Espero comprar um aparelho desses e me acostumar a ler nele, mas ainda prefiro os livros impressos. Ainda mais porque se nesses aparelhos tiverem acessos a redes sociais, lascou-se rsrsr

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  13. Olá

    Com certeza o importante é ler. Eu tive dor de cabeça esses dias por passar o dia lendo um e-book no tablet. Era o único jeito ou eu não conseguiria ler o livro. Ainda não tenho um leitor digital e espero poder comprar o meu kindle assim que possível. Por enquanto ainda sou muito conservador com relação a livros físicos u_u enfim, acho que ainda vai demorar um pouquinho pra eu me acostumar com os e-books, mas sobre o entendimento, eu acho que consegui captar quase tudo que o autor quis passar com a obra. Curti a matéria!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  14. Adriano que bom que você melhorou. Blogueiros de qualidade sempre fazem falta =)
    E ficar doente é muito ruim mesmo.. além de não conseguir produzir nada, tudo que queremos é dormir e dormir.
    Agora vamos ao seu post. Achei bem interessante a matéria e realmente é um assunto a ser discutido. A personalização das letras é algo excelente. Eu sempre aumento as letras quando estou lendo no metrô, pois assim não fico com dor de cabeça. E se isso está ajudando as pessoas que tem dificuldade é melhor ainda! Assim proliferamos ainda mais esse hábito.
    Vou te dizer, eu sempre fui terminantemente contra os e-reader, mas agora que tenho o meu, não abro mão. E olha que o meu nem tem aquela luz diva que te permite ler em qualquer lugar. É pratico e nos permite economizar bastante - tanto dinheiro, quando espaço na estante. Mas não deixo os físicos de lado. Com eles o amor é eterno <3
    Sempre que leio um ebook que gosto muito eu ponho o físico na lista de compras, porque vou querer tê-lo para mim. E em casa eu prefiro ler no físico.. gosto da sensação de segurar o bichinho rsrs

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi Adriano. Espero que hoje você esteja muito melhor.
    Você como sempre trazendo boas questões para serem discutidas e comentadas.
    Eu adorei quando vi o assunto da postagem.
    Eu nunca gostei de ler livros digitais, sempre fui apaixonada por livros físicos, de pegar e cheirar, e continuo sendo mesmo após adquirir um e-reader.
    O e-reader facilita minha vida e após a aquisição minhas leituras aumentaram porque com ele leio em qualquer hora e em qualquer lugar, é leve e fácil de transportar, e nele carrego inúmeros livros.
    Eu posso dizer a você que eu mudei de opinião, enxergo os livros digitais com outros olhos, e tenho tanto amor pelo meu e-reader quanto pelos meus livros físicos, afinal ambos me proporcionam o prazer de ler <3

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  16. Oi Adriano,

    Eu não leio muito e-book e os que eu leio é mais para trabalhos da escola e sinto que não consigo me aproximar da historia não comreendo muita coisa, eu prefiro mil vezes, um milhão de vezes a leitura com o livro físico, eu me sinto dentro da historia e é uma coisa tão boa! Acho que não vou me adaptar aos e-books, mas vou tentar né!

    Mayla

    ResponderExcluir
  17. Oi Adriano!
    Adorei a postagem, a pesquisa é realmente bem interessante, mas embora eu leia muitos livros digitais (principalmente quando estou sem muita grana) continuo com certeza preferindo em papel, pelo menos a minha compreensão flui bem melhor, sou daquelas que se distrai fácil quando lê livros digitais haha.
    Adorei a matéria!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Hey, Adriano!

    Eu nunca fui adepto aos novos meios de leitura. Sim, confesso que já li livros até mesmo pelo iBooks, mas senti que não foi uma leitura que rendeu. Em pouco tempo já não me lembrava de detalhes básicos da trama, nem mesmo do nome de alguns personagens. Digo e afirmo: para mim, livro é um conjunto de folhas de papel... um e-reader é apenas algo mais portátil, mas sem o aproveitamento que se há em contato com celulose!

    Até mais,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Adriano!
    Eu não gosto muito de ler e-book. Eu tenho o Kindle, mas se leio um livro por mês nele é muito. Eu gosto de pegar no livro ver a diagramação, todo tabalho que foi feito nele e além disso ver a minha estante cheia. kkkkkkk
    Adorei o post.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oiee, primeiramente Parabéns pela postagem!!! Agora a minha opinião: Eu AMO livros físicos, de coração <3 <3 Mas ultimamente venho enfrentando um problema sério: A falta de tempo. Posso explicar: minha faculdade é integral e ela integra não só o meu tempo e sim minha energia vital física e mental kkkkk, quando estou dentro do busão eu não pego o livro para ler mesmo se ele estiver na mochila, na maioria das vezes pela falta de espaço dentro do mesmo kkkk, acho que com um leitor digital eu leria mais, em qualquer lugar eu poderia pegar e ler, sei que com o livro isso tbem é possível, mas acho que com o leitor digital isso é melhor. Mas vem outro problema, encontrarei os livros que tenho que ler em ebook? a maioria são livros de editoras, e as mesmas disponibilizarão os livros digitais? entende, é um pouco complicado kkkk. Ainda tenho que pensar mais sobre o assunto kkk, mas adorei sua postagem. Abraços e melhoras na saúde.

    ResponderExcluir
  21. Que bom que você tá melhor.
    Mas o que eu achei entranho em relação a esse estudo foi ele avaliar a compreensão, porque não acho que essa se deva a maneira que o livro é impresso, e sim ao preparo do leitor em si.
    Eu mesmo, não curto ebooks, salvo em raras exceções.
    Esse é um estudo que salvarei pra ler depois com mais tempo...
    ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
  22. Olá, acho que esse debate vai durar por um bom tempo. Eu particularmente
    adoro livro físico e não vou deixa-lo por nada. Já tentei ler ebooks e não consegui,
    é muito estranho e não é a mesma coisa de você está com várias folhas em sua mão e
    o cheirinho de livro. Espero que com esse mundo moderno vindo a todo vapor os livros
    físicos não sumam de vez, adorei a postagem, muito informativa com esses dados

    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi,
    Essa é um batalha que sempre ouvimos ambos os lados, com seus prós e contras...
    Eu particularmente prefiro o livro físico, o contato com a história pra mim é maior, tentei ler via e-read mas não funcionou muito bem, talvez eu até tente mais algumas vezes pela facilidade de ter um aparelho com vários livros...
    Gostei do post achei bem interessante a pesquisa citada.
    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Adriano.
    Duelo e debate legal. Eu tenho KOBO e leio muito pouco. Comprei e não achei que valia tanto. Não é a mesma coisa que o livro físico e quem diz isso, certamente está mentindo. É bom sim, mas só isso. nada de muito surpreendente como dizem!
    Livro físico é muito melhor!
    O bom é que nao existe diferença de compreensão da trama e que os livros eletrônicos ajudam pessoas com dislexicas! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, e já está melhor mesmo né? Eu já tinha desejado melhoras no skoob :9 kkkkkk

      Excluir
  25. Oii
    Que bom que está melhor, Adriano! Então eu sou apaixonada pelos livros físicos, meu acesso à leitura começou muito cedo e dessa forma. Tem algo mágico em ler no papel, é mais real pra mim. Mas reconheço também, a praticidade de ler e-books, e leio bastante ultimamente. Num momento inesperado ou numa viagem que não levei livros, ou os que levei acabou, os e-books salvam minha vida. Acho prático em inúmeros sentidos! Mas se posso escolher, escolho o físico, sempre!
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi Dri
    Post super interessante, eu leio das duas formas, acho que eu leio mais rápido em formato digital, é a impressão que eu tenho, mas ainda prefiro ler em papel, de qualquer forma concordo com vc, o importante é ler. Achei muiito bom a pesquisa sobre a dislexia.
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá Adriano, tudo bem?

    Eu, particularmente, prefiro os livros físicos. Já tentei ler por diversas vezes os ebooks, mas me canso rapidamente. Pelo tablet, celular e computador, atrapalha a vista pra caramba :/

    Beijos

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...