[ESPECIAL]: Vai fazer o quê?

Olá, pessoal, 
Tudo bem? Espero que sim!!

O Fantástico, programa da Rede Globo e que vai ao ar nas noites de domingo, possui um quadro com uma abordagem muito interessante, chamado: "Vai fazer o quê?" 
O quadro tem o objetivo de testar as reações das pessoas quando elas se deparam com situações polêmicas ou conflituosas. O quadro retornou recentemente para uma segunda temporada e eu simplesmente, amo. <3

Nos deparamos, acima de tudo, com a gentileza. Vemos brasileiros que são exemplos de respeito e generosidade. Através de situações ficcionais a ferramente confronta o sujeito e pede uma reação dele. Diante disso, você vai fazer o quê? Ficar parado ou agir? Se esquivar ou enfrentar? 

Para quem não acompanha, já houve quadros com as seguintes abordagens: agressões a idosos e mendigos, racismo, homofobia, brigas entre esposa e marido alcoolizado, mãe que humilhava a filha, filho rebelde que dava calundu em shopping, preconceito contra nordestinos. Nessa segunda temporada, o primeiro episódio foi destinado coletar reações dos transeuntes quando estes se deparavam com um animal sendo agredido oralmente e o segundo episódio falou sobre o dilema de um idoso que teve sua vaga preferencial usada por outra pessoa. 
O terceiro episódio foi um dos que mais me emocionou, acima de tudo, porque tocou sobre temas que são meus pontos fracos: crianças mal-tratadas, sozinhas e a busca delas pela leitura. O que lhes faltam em oportunidades, elas compensam em força de vontade. (salvo, as devidas exceções).

Assistam o desenrolar da trama e tirem suas próprias conclusões:
Não consegui incorporar o vídeo do G1 para o blog, portanto basta clicar na imagem que vocês serão redirecionados para o site.
Minha intenção com esse post é fazer um apelo: cultivem sempre a gentileza, meus caros. É uma prática de carinho mútuo. Quem recebe a gentileza se beneficia mas quem a realiza, torna-se nobre em caráter e atitudes. Na correria da rotina passamos com pressa e nem nos importamos com o próximo; viramos o rosto quando uma grávida entra no ônibus e fingimos dormir para não ceder o lugar para um idoso. 
Vamos repensar nossas atitudes e nos tornar pessoas melhores, porque o mundo gira e hoje quem ajuda, pode amanhã ser ajudado. 

Além disso, o vídeo deixou claro que ajudar esse garoto não envolvia necessariamente gastar dinheiro comprando um livro para ele. Muitos gastaram seu tempo lendo para ele e essa é a mágica: ler o livro é mais valioso que ter o livro. No vídeo, outros se preocuparam com a segurança da criança. Isso nos dignifica; nos humaniza. Sejam solidários e gentis, sempre e em todo lugar!
:) QUANDO VOCÊ SORRIR PARA A VIDA; ELA SORRIRÁ EM RETORNO :)
P.S.: leiam para as crianças; primos, filhos de amigos, filhos, irmãos, vizinhos, alunos. Vamos cultivar a gentileza e a leitura! Como blogueiros, temos a responsabilidade de incentivar a leitura! 

Espero que tenham gostado do post e vamos começar a semana em paz e semeando gentileza e muito carinho.

31 comentários:

  1. Oi Adriano, tudo bem?

    Ahhhh eu vi rapidinho esse quadro do fantástico. Com certeza eu iria me assustar inicialmente com um menino me pedindo um livro. Tipo: UM LIVRO? VC QUER UM LIVRO? huahuahua. Depois eu iria perguntar qual que ele iria querer e tal, com certeza compraria. Bem legal o quadro.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adriano eu super curto esse quadro do fantástico, não acredito que perdi justo esse!
    Assisti ao vídeo agora e me emocionei, gente! Eu poderia facilmente ser uma daquelas pessoas que nem sequer ouviu o que o menino disse, ou que se esquivou por medo.. isso é tão comum no centro da cidade.. mas cara, acho que se uma criança me pedisse um livro eu ia na hora! Compraria o livro, leria com ela.. ver essas crianças de rua já me da um nó na garganta, imagina nessa situação.
    Concordo com você, temos que incentivar a leitura.. e isso não vale só para nós não. vale para todos os amantes de literatura =)

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriano. Acabei não vendo o quadro de ontem, mas vou entrar no site para assistir. Vi algumas pessoas comentando sobre essa reportagem. Se ele me pedisse o livro na hora eu comprava, leria e incentivaria o máximo que pudesse. Quando criança eu não tive um incentivo e quem me abriu as portas para o mundo da literatura foi uma professora, então sempre que posso estou incentivando as crianças a lerem e descobrirem o quão mágico é pertencer a esse mundo de amantes de livros.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  4. Emocionante esse quadro

    maisumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Video fantástico, e me parece q se tornou viral, melhor ainda! A reação de algumas pessoas, em simplesmente entrar e comprar o livro, ou até mesmo ler para o menino, gente! <3 E até os outros passantes, oferecendo comida, preocupados com abrigo... Esse tipo de coisa que me faz ter fé na humanidade ainda ahaha! Eu fiquei me colocando na situação, já pensou uma criança me para na rua e me pede um livro? Acho que deixo ele pegar qts quiser, acho que trago ele pra casa e dou uns pra ele! Haha! Já imaginou, ele pedindo um livro??? Hahaha! Adorei o quadro! Sim, gente, por favor, mais amor!

    ResponderExcluir
  6. Ola ..Tudo bom?
    espero que tenha uma semana abençoada..
    Então gostei do tema que escolheu no post de hoje..
    Começar a semana ensinado coisas legais..
    Sabe esse mundo o amor e respeito ao próximo tem se tornado ainda menor
    Nos dia de hoje as pessoas,to falando pela minha cidade se por acaso ver uma criança pedindo um livro jamais iria dar,somente em alguns casos isolados,mais fata muito amor e respeito e ajuda ao próximo..
    Eu acho esse quadro incrivel...
    realmente o fantastico acertou em cheio no tema abordado,ainda existe gente que se preocupa com o outro e que ajuda o outro,,Ainda existe amor ne?
    MIL.. BJS QUERIDA
    WWW.ZILANDRAMAKES.COM.BR

    ResponderExcluir
  7. Pouco vejo tv, mas ja cheguei a assistir a este quadro. Achei muito interessante principalmente pq ele coloca em "CHEK" situações em que costumamos nos afastar. Muito interessante seu post, vou começar a prestar mais atenção :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Adriano, tudo bem? Não conhecia esse quadro, não costumo assistir ao Fantástico, mas vou querer acompanhar a partir de agora. Realmente, fiquei emocionada com o vídeo e é bom ver que ainda tem muita gente boa no mundo. Realmente é verdade, quando a gente faz algo para alguém, ambos os lados saem ganhando e isso é muito gratificante.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  9. Olá

    De vez em quando eu acompanho esse quadro, não sou muito de assistir tv, mas as vezes acabo indo pra frente dela ver algo que me interessa. Confesso que, ontem ao assistir o quadro, me emocionei bastante com a generosidade de algumas pessoas. Achei também bacana aqueles que disseram estar atrasados e acabaram indo ler para o menino. Essa foi uma das melhores abordagens até agora do programa.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Adriano!
    Eu vi essa reportagem no domingo e amei. Fiquei muito satisfeita com as pessoas que pararam e além de se disponibilizarem pra comprar o livro, ainda leram para o menino. Podemos ver que ainda tem gente nesse mundo que pensa no próximo e que acha que a literatura pode mudar a vida de uma pessoa. Confesso que ao ver a reportagem deu vontade de chorar, fiquei muito emocionada.
    Adorei o post.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. OIi,

    Eu não consegui ver a reportagem, estava fora no dia. Estou adiando, mas preciso achar pra ver. Achei um maximo essa ideia, eu ajudaria com certeza, se tivesse dinheiro :)

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Adriano.
    Eu nunca tinha assistido o quadro do Fantástico, não assisto o programa com frequência, minha primeira experiência foi essa abordagem, e foi emocionante, e fiquei muito feliz ao ver que as pessoas paravam pra ouvir e se sensibilizavam com o pedido dele, algumas pareciam nem acreditar no que estavam ouvindo, e principalmente, muitas dedicaram um pouquinho de tempo pra fazer a leitura com a criança.
    E o seu apelo é mais que justo, já que amamos a leitura, então vamos incentivá-la.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  13. Dri, a Taty tinha me falado sobre essa matéria, porém eu ainda não tinha parado para ver. Eu acompanhei esse quadro no fantástico, e inclusive usei a reportagem de maus tratos aos idosos em uma oficina. Para mim o Fantástico se supera.É a melhor revista eletrônica da TV Brasileira.
    Me segurei para não chorar, é realmente perfeito.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ia ficar tão emocionada que acho que iria ate emprestar os meus, sabe... Ia dar um abraço nessa criança!
    Adorei o post!
    xoxo

    wesaysomething.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Adriano, esse quadro mexeu com as minhas emoções no domingo, quando vi o olho já estava cheio de lágrimas ):
    de fato, concordo com você que hoje gentileza está um problema, todo o dia vemos o sinal do egoísmo por todos os lados. Um livro muda muita coisa, sim! Eu dou um incentivada forte pra minha sobrinha, lendo pra ela e comprando livros!

    ResponderExcluir
  16. Essa série do Fantástico nos põe para pensar sobre o que fazer, é claro que todos deveriam intervir nesses casos que são mostrados mas para falar a verdade é complicado você se envolver. Nesse caso do menino que pede um livro é fácil pois é só ajudá-lo a comprar e se tiver tempo ler para ele mas em outros casos que beira e violência jamais me envolveria. Sairia de fininho e chamaria a polícia!

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oláaaa!
    Esse quadro do Fantástico nos tira um pouco de nosso lugar de conforto, né?! Nos faz pensar (de verdade) que nossa reação seria super positiva em todos os casos, mas.... será mesmo?! às vezes, ao assistir esse quadro eu fico me perguntando qual seria minha reação e não raras vezes eu preciso repensar meus valores.
    Esse episódio do livro também mexeu bastante comigo, não apenas pelo livro, mas por se tratar de uma criança.... mas, se compararmos com os outros assuntos abordados, apesar de ser inspirador ver uma criança pedindo um livro, é menos grave que os demais episódios, né?!

    Gosto bastante desse quadro.

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Nossa, Adriano. Eu fiquei muito emocionada vendo essa reportagem. Chorei e tudo! Foi uma boa sacada, e adorei a reação de muita gente. Na verdade, achei triste ver como muitas pessoas não reconhecem a importância da leitura, inclusive alguns dos que pararam, falaram que fizeram pq se sentem bem e tal, algo pra si próprio disfarçado de altruísta.
    Por mais reportagens como essa, trazendo a leitura pra boca do povo.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  19. Adriano querido, estou virando fã de carteirinha do seu blog e dos seus escritos! Você, mais uma vez, arrasou ao escolher a temática do post e nos tocou com seu ponto de vista. Não conhecia esse quadro do Fantástico (eu raramente tenho tempo para assistir tv, e quando faço, assisto alguma série, filme ou desenho, hehe). Mas enfim, fiquei um pouco chocada ao pensar nas reações das pessoas no momento em que as 'cenas' são vividas (não sei se minha frase ficou muito clara x-x). Achei bem interessante o tema sobre jovens que querem ler. Estou com um "projeto" de doar alguns livros, espero estar colaborando com o futuro dessa galera!


    PS: Mandei de novo porque a internet ficou louca na hora de enviar o comentário. Se o outro já tiver aparecido, desconsidere esse.

    Mil beijos, Cássia :D
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  20. Oi Adriano,

    Eu assisti a matéria e fiquei tão feliz quando vi as pessoas indo comprar o livro para o garotinho, pois a leitura é a mudança que as crianças e jovens devem ter, pois se não lerem podem ficar alienados nesse governo que só rouba nosso dinheiro, e se colocar um poste de iluminação publica a gene já fica grato e fala que é muito! Daí o garotinho vai lá e pede pras pessoas lerem o livro gente foi uma das melhores cenas e mais lindas que eu já vi, se eu tivesse lá com certeza e se tivesse dinheiro com certeza eu ira com o garotinho na livraria! O Brasil precisa de mais pessoas como essas que os ajudaram.

    Mayla

    ResponderExcluir
  21. Dri, obrigada por me mostrar a reportagem <3
    Não sou de assistir TV, então não acompanho esse quadro do Fantástico, mas quando eu vi o vídeo da reportagem, eu não consegui segurar as lágrimas. Fiquei emocionada pelo o ato de bondade de se comprar, ou até mesmo ler o livro pro garoto. A reportagem me deixou bem feliz, pois nos mostra que ainda tem muitas pessoas que ainda sentem compaixão pelo próximo.
    Amei!!!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  22. Não acompanho o quadro, mas vi o pessoal compartilhando especificamente esse vídeo no face. Achei o máximo, a ideia foi fantástica e foi tudo muito bem executado. Me emocionei com as atitudes de várias pessoas, e realmente as partes em que as pessoas liam para o garoto eram ainda mais legais. E com certeza se todo mundo cultivasse a gentileza o mundo estaria bem melhor.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  23. Oiii
    Quando vi essa reportagem, fiquei mega emocionada! Uma criança pedindo um livro, acho que é muito surpreendente. Com certeza, eu comprava o livro para ele, sem nem pensar duas vezes. Fantástico está de parabéns pela matéria e parabéns para você, pelo post!
    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, Adriano!

    Infelizmente não assisti a matéria na televisão, mas consegui assistir online e devo confessar que fiquei emocionado. Foi lindo ver pessoas, mesmo sem dinheiro, parando e dedicando um pouco do seu tempo para ler algumas páginas para um "menino de rua". São ações como essas que fazem com que uma pequena esperança de que a humanidade ainda tem jeito brilhe dentro de mim!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Adriano, tu é abençoado mesmo, não sou eu que sou babona não! Jesus que sensibilidade você tem ao descobrir, se sentir tocado com fatos tão nobres e não deixar por isso mesmo, ou seja, guardar só para si!
    Táh, antes de prosseguir deixa eu confessar: só não gostei da parte de eu estar com mil coisas para fazer em uma única tarde e VOCÊ provocar o suor dos meus olhos a ponto de agora eles estarem ardendo... Maldade, hein! :D Brincadeirinha! As melhores lágrimas são as que vertemos por conta da emoção.
    Isso mesmo, quem dera nos deparássemos com esse tipo de pedido! Eles são tão raros num contexto em que comida, casa, carro e todos os outros tipos de "comodidades" existem. Imagina se deparar com um pedido desses partindo de uma criança abandonada! Eu daria quantos livros ela pedisse, só não posso garantir quanto a parte de eu ter que ler para ela, pois além do suor, a tal altura, eu estaria acometida de muito soluço, também!
    Demais! Ver alguém se interessar pela leitura é promessa de muitas fomes saciadas.
    Parabéns pela sabedoria com as palavras! Amo a sua escrita e a forma pela qual ela nos envolve, Adriano!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  26. Oi Dri!
    Grande post! Menino! Gentileza gera gentiliza mesmo! Adorei sua abordagem!
    Eu não assisti todos, só o do cachorrinho, maus tratos, e eu cheguei a chorar vendo, adorei esse do garotinho, eu tinha até visto a chamada, mas não sabia o que ele ia pedir! Ele pediu um livro, nossa!! Que demais, uma pena que eu perdi! Acho que eu ia gostar muito desse! parabéns pela postagem!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/09/extra-extra-novidades-overdose.html

    ResponderExcluir
  27. Eu não vi esse quadro, mas achei ele bem interessante, tento ser o máximo gentil que posso o/ Quanto ao pedido do menino, se ele me pedisse um livro acho que iria pedir outro, porque estou sem grana para comprar até para mim kkkkk Mas falando sério agora, eu acho que iria pedir para ele me encontrar outro dia que eu levaria um livro para ele *-*

    Beijos e adorei o post o/

    ResponderExcluir
  28. Oi
    Me emocionei novamente lendo o post sobre o programa. Eu assisto sempre o Fantástico, para mim, um dos melhores programas, seus quadros são ótimos! <3 Quando assisti no domingo,o "Vai fazer o quê?", chorei. De verdade. Não podia ter me tocado mais! Sei o quanto a leitura é importante. Ela pode mudar vidas. Achei muito lindo ver as pessoas se mobilizarem e fazerem atos de bondade e generosidade!
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. muito linda a reportagem... me emocionou bastante... cara acho que minha reação inicial seria: What? mas depois do susto inicial ficaria bastante derretido e compraria sim o livro....

    ResponderExcluir
  30. Eu assisti, achei, lindo, me emocionei pra caramba.
    E no fundo senti uma pontinha de esperança na humanidade.
    Pelas pessoas que deram o livro a ele, e até outras que tentaram protege-lo de outras formas,
    oferecendo comida e o mandando procurar abrigo, foi uma matéria muito reflexiva.
    ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
  31. Esse quadro sempre me emociona, Adriano. Ver pessoas normais mostrando sua dignidade e gentileza são muito legais. Eu adorei esse episódio e chorei. O que mais me emocionou foi o cara ter se disposto a ler mesmo não tendo o dinheiro para comprar. Isso é o mais importante!
    Adorei o post. Sensível a sua abordagem! Sempre nota 10, Adriano
    Abraços

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...