[RESENHA]: a cor do leite - nell leyshonr

oi, pessoal, 
tudo bem? espero que sim.

Grupo Editorial Record - SKOOB
a resenha de hoje será escrita toda em letras minúsculas para se assemelhar ao livro resenhado: a cor do leite. o livro foi escrito por nell leyshon e publicado no brasil pelo grupo editorial record, através do selo bertrandbrasil. adquiri o livro após ter visto uma ação promocional da editora; eu fiz parte de outra ação e não recebi esse, mas a premissa me interessou tanto que acabei comprando o livro. 
a cor do leite é um relato impactante sobre a vida de uma jovem numa sociedade exploradora e machista. a protagonista e narradora escreve todo o livro usando letras minúsculas, mostrando que sua escrita e leitura é ainda limitada e restringe-se ao que ela necessita: apenas escrever sua história. 

o livro acompanha o relato da jovem mary. m.a.r.y. 
uma menina que escreve o livro com suas próprias mãos no ano do senhor de mil oitocentos e trinta e tem quinze anos. a menina sofre de um problema de nascença na perna e nasceu com os cabelos brancos como a cor do leite. seria ela albina? não temos certeza. 

mary é de uma família de fazendeiros que vive para o trabalho árduo. seu pai, frustrado por não ter tido filhos homens, desconta nas filhas toda sua sede de lucros. elas nasceram para o trabalho e devem se dedicar exclusivamente a isso. seja na horta, nos acres, na ordenha, na alimentação das galinhas. começavam a trabalhar com o nascer do sol e só descansavam com o fim do dia. essa família vive aos desígnios do patriarca, na figura autoritária que tem esse ar ditatorial. 

seu pai é aquele homem sem amor, sem carinho, que castiga física e psicologicamente as filhas, que impõe desmedida inferioridade em relação a esposa. só ele tem voz na família. ai de quem ousar contrariá-lo. ai de quem ousar ficar doente. ai de quem ousar descansar ou ficar sem fazer algum tipo de trabalho. a autora criou uma família cheia de ranhuras e que vive num estado subjugado de quase-animalidade. eles não têm instrução, não leem, não escrevem, não sabem as horas. de modo geral, vivem como os animais da propriedade.

devido a sua deficiência na perna, seu pai sempre criticou o trabalho de mary como insuficiente e por isso não pensa em fazer um negócio envolvendo a garota dos cabelos da cor do leite. ele negocia a posse da garota. contra sua vontade, ela deveria se mudar para a casa do pastor graham e cuidar da esposa enferma dele. mary nunca foi consultada se gostaria de ir ou o que gostaria de fazer. uma de suas funções é obedecer os caprichos do seu pai que se lucraria do trabalho da filha na casa da família graham. 

por um lado, essa mudança significaria para mary ficar longe do pai e fora do convívio dele, ou seja, sem ordens, sem gritos, agressões físicas intensas e constantes, mas por outro lado, significava o fim da vida na fazenda, com a ordenha matinal e do convívio com o avô deficiente físico. de modo geral, tudo era resultado da imposição daquilo sobre ela, ou seja, apesar de ser bem astuta e impulsiva, mary era obrigada a tudo, sem necessidade de questionamentos.

esse tempo de convívio na casa do pastor e de cuidados da sra. enferma foram muito importantes para possibilitar a mary, o conhecimento minimamente necessário para que ela pudesse contar toda sua história. desde que nasceu, até seus anos de sofrimento na fazenda do pai e das surpresas que a rotina na casa dos patrões lhe proporcionariam. essa vida miserável nos mostra uma realidade nua, crua e dura sobre a vida de uma garota simples, mas forte e decidida. 

nesse um ano no presbitério e casa do pastor, mary aprende ler e escrever, num processo lento e gradual que vai lhe custando traços da sua ingenuidade. mais uma vez, mary é posta como alguém sem decisões sobre a vida; alguém que não tem escolha a não ser, ceder aos interesses de seus opressores. mary tem pressa em nos narrar sua vida e as motivações que fizeram-na tomar tais atitudes.

a autora possui uma voz narrativa muito forte e com isso, cria uma identidade literária muito original. apesar de ser escrito por uma adulta, a impressão do leitor é que a narrativa é biográfica e realmente foi escrita por uma garota de conhecimento limitado e que era analfabeta até pouco tempo. você sente a necessidade de contar os fatos, sem se preocupar com regras estilísticas ou beleza de estrutura. 

o livro é dividido por estações, o que comprova a limitação do conhecimento da mary, que não sabe sobre meses, nem datas e horas. ela se adapta ao espaço de acordo seus conhecimentos de mundo. mary é uma personagem intensa, forte e ágil; que mostra a intensidade e eferverscência de seu relato. confesso que terminei a leitura e continuo a buscar certas conclusões sobre a obra. é uma leitura devastadora.

a autora usou um recurso de "nem sempre falar tudo que devia ser dito". ela deixa certas coisas pairando no ar e faz com que o leitor tire suas próprias conclusões. debati sobre fatos do livro com a minha amiga blogueira, Lizi, do blog O Maravilhoso Mundo da Leitura, uma vez que a autora não deixa claro se é aquilo de fato; ela nos deu essa liberdade de concluirmos como quisermos a trama. será que pensei correto sobre o desenrolar dos fatos? será que aquelas cenas tem referência a minha teoria? parece até discurso conspiratório ficar instigado a ter respostas.
intenso - forte - ágil - devastador - intrigante. 
de modo geral, eu recomendo a leitura para todos que gostem de relatos fortes e intensos; sobre o poder da autoridade e reflexos dela; a exploração do trabalho rural e as condições medíocres de vida de uma aldeia inglesa em meados do século XIX. 
AVALIAÇÃO GERAL: 

~ espero que tenham gostado da resenha! e não deixem de comentar, falando o que cada um achou sobre o livro e a resenha! ( :

33 comentários:

  1. Oii,

    Eu não curti muito o livro não :(
    Mas eu adoro suas resenhas, são completas e lindas! eu adoro isso.

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Oie!!
    Eu gostei muito desse livro, ele me fez pensar sobre como as mulheres eram tratadas naquela época, nosso como um pai pode tratar os filhos como se eles fosse meros burros de carga, e que dó daquele vô jogado em um canto e a força de mary é algo fora do comum. Um livro que deveria ser leitura obrigatória.
    Adorei a resenha.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Fiquei louca para ler o livro, parece bem intenso, quero ler urgente!
    Sua resenha foi maravilhosa, daquelas que convence bem a pessoa.
    Parabéns!

    Meu blog: http://www.estandybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um bom livro... mas apesar de suas resenhas sempre serem boa e esclarecerem bastante ainda fiquei um pouco na duvida se quero ou não ler esse livro.... porem o recurso de nao dizer o que deveria ser dito foi um dos ponto mais positivo nisso tudo...

    ResponderExcluir
  5. Olá Adriano!
    Fiquei interessada na história, mas me pareceu um livro meio paradinho rsrs mesmo assim vou anotar para ler futuramente. Ótima resenha!

    Bjs
    Jéssica Rodrigues
    http://lilianejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    A capa desse livro é simplesmente linda.

    Num primeiro momento a história me interessou bastante, mas depois parece que foi ficando fraca... Tenho a impressão que não vou gostar muito.
    E sobre não ter letras maiúsculas não dificulta muito a leitura?
    ~ Cantaremverso.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silviane,
      Entendo, uma pena.
      Bom, o fato do livro ser escrito todo com letras minúsculas não prejudica em nada a leitura. Como o livro tem característica de um relato, o leitor se sente dialogando e escutando a narrativa da vida de Mary. É uma peculiaridade do livro que agrega somente questões estilísticas e corrobora a limitação da educação da jovem. :)

      Excluir
  7. Oi Adriano,
    como sempre uma excelente resenha. acredito que além da narração, o livro vale a pena ser lido como contexto histórico, por retratar um período que abraçou muitos problemas antes da ascensão do período mais rico da história humana, o renascimento. o fim da idade média para a idade moderna.
    um abraço.
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, fiquei super interessada na história. Parece ser mesmo intensa e sua resenha mostrou a necessidade que ela tinha de expor seus pensamentos, sobre parecer uma biografia só me chamou mais a atenção.
    Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  9. Eu já havia visto o livro por aí, mas ainda não havia parado para analizar a sua estória e agora ao ler a resenha acho que senti um pouco da aflição presente do livro e um pouco da temática que o livro trata. Fiquei com bastante vontade de lê-lo.

    ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
  10. Nossa Adriano que resenha incrível! Meus parabéns,sobre descrever perfeitamente sobre a obra.Estou admirada com o seu trabalho!
    Sobre o livro: NECESSITO!
    Adoro livros assim que deixam o leitor sem palavras,que mexem com o nosso consciente e nos faz pensar em nossa atualidade,pois ainda persiste muitos pais de família assim.Infelizmente! Pais que tratam seus filhos e esposa como se fossem escravos dele,maltratam sem nenhuma compaixão.
    Ótima dica!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  11. olá

    achei super criativa a forma como desenvolveu a resenha, lembrando e conectando ainda mais os leitores ao conteúdo do livro, parabéns. fiquei bem interessado na história, não lembro de ter lido nada do tipo antes e apesar das letras minúsculas em todos os lugares causarem um estranhamento, eu acho que poderia me acostumar isso conforme a leitura fosse fluindo. já anotei a dica (e estou feliz porque consegui escrever meu comentário todo em letra minúscula sem errar haha)

    abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa que história densa.
    Já admiro a autora pela façanha de escrever um livro todo em letra minúscula e conseguir fazer com que pareça que foi realmente escrito por alguém que conhece pouco as palavras.
    Tenho visto muitas resenhas positivas sobre esse livro nos últimos dias, mas os pontos que você ressaltou aqui me convenceu de que preciso conhecer essa história.
    E quanto a esse final, eu gosto muito e acho válido, porque todo o livro termina e o leitor começa a realmente trabalhar a história.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  13. Oi Adriano, tudo bem?

    Nossa, que resenha incrível, e gostei do modo como você a escreveu, para combinar com o livro, acho que cria um vínculo ainda maior com a história. Enfim, fiquei com muita vontade de ler esse livro, no início da resenha realmente cheguei a pensar que era uma obra biográfica realmente. Nossa, a autora deve ter escrito muito bem para mostrar toda essa sociedade patriarcal, os abusos que a Mary passou, a falta de conhecimento dela, as dificuldades pela qual passou... realmente deve ser um livro bem intenso mesmo.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  14. Olha, gosto de relatos fortes e intensos, mas fiquei um pouco com o pé atrás por causa dessa liberdade que a autora dá ao leitor de concluir como quiser a trama... odeio quando isso acontece. Eu gosto de ficar pensando sobre um livro, mas não curto não saber o que rolou de verdade. Achei lindo isso do livro ser dividido por estações, pra combinar com o conhecimento da personagem, mas realmente não sei se leria, mesmo que teu tenha adorado quase tudo que você disse sobre ele.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi Adriano, tudo bem?

    Achei linda a sua resenha, você conseguiu transpassar todo o sentimento que teve ao ler o livro. Mas sinceramente, acho que o livro não é para mim porque normalmente não gosto de ter que "concluir" as coisas que os autores deixam meio que implícitos, sabe? Gosto de tudo bem claro =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  16. OIa, Adriano, como vai?
    Olho a capa do livro e não consigo me interessar, mas leio sua resenha e mudo completamente meu ponto de vista. Suas resenhas tem o poder de definir o que preciso e não preciso ler. Você sabe que eu confio totalmente na sua opinião e ainda não me decepcionei. Suas resenhas são perfeitas, lindas e incríveis. Essa resenha me deixou afoito, porque quero descobrir mais da vida de mary e os desafios de sua vida sofrida. Além disso, a autora deve ter tido muito sucesso em escrever em letras minúsculas e conseguir criar uma identidade literária de uma garota de conhecimento limitado. Gosto tambem desses livros que deixam subjetividade no ar para concluirmos!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Nossa Adriano, se fiquei completamente envolvida por sua resenha, você conseguiu me passar todos os seus sentimento no decorrer de sua leitura, imagino lendo o livro. Parece uma história surpreendente e bem intensa, não sei se vou gostar de um final que eu tenha que concluir, mas vale a experiência.
    Parabéns!
    Bjus
    Juh

    ResponderExcluir
  18. OIa, Adriano, como vai?
    Olho a capa do livro e não consigo me interessar, mas leio sua resenha e mudo completamente meu ponto de vista. Suas resenhas tem o poder de definir o que preciso e não preciso ler. Você sabe que eu confio totalmente na sua opinião e ainda não me decepcionei. Suas resenhas são perfeitas, lindas e incríveis. Essa resenha me deixou afoito, porque quero descobrir mais da vida de mary e os desafios de sua vida sofrida. Além disso, a autora deve ter tido muito sucesso em escrever em letras minúsculas e conseguir criar uma identidade literária de uma garota de conhecimento limitado. Gosto tambem desses livros que deixam subjetividade no ar para concluirmos!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. OIa, Adriano, como vai?
    Olho a capa do livro e não consigo me interessar, mas leio sua resenha e mudo completamente meu ponto de vista. Suas resenhas tem o poder de definir o que preciso e não preciso ler. Você sabe que eu confio totalmente na sua opinião e ainda não me decepcionei. Suas resenhas são perfeitas, lindas e incríveis. Essa resenha me deixou afoito, porque quero descobrir mais da vida de mary e os desafios de sua vida sofrida. Além disso, a autora deve ter tido muito sucesso em escrever em letras minúsculas e conseguir criar uma identidade literária de uma garota de conhecimento limitado. Gosto tambem desses livros que deixam subjetividade no ar para concluirmos!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  20. OIa, Adriano, como vai?
    Olho a capa do livro e não consigo me interessar, mas leio sua resenha e mudo completamente meu ponto de vista. Suas resenhas tem o poder de definir o que preciso e não preciso ler. Você sabe que eu confio totalmente na sua opinião e ainda não me decepcionei. Suas resenhas são perfeitas, lindas e incríveis. Essa resenha me deixou afoito, porque quero descobrir mais da vida de mary e os desafios de sua vida sofrida. Além disso, a autora deve ter tido muito sucesso em escrever em letras minúsculas e conseguir criar uma identidade literária de uma garota de conhecimento limitado. Gosto tambem desses livros que deixam subjetividade no ar para concluirmos!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Oi Adriano,

    Bom não conhecia o livro, e depois da sua resenha fiquei bem curiosa com a historia, não faz muito o meu gênero e por isso fiquei com muita vontade de conhecer o livro, até porque o jeito de escrever a resenha me deixou imaginando o livro, e que livro deve ser ele! Depois da sua resenha quero conhecer a historia de mary <3

    Mayla

    ResponderExcluir
  22. A primeira vez que li sobre esse livro foi no blog da Tati, e já ali fiquei muito curiosa sobre a história. Agora lendo a sua resenha, meu interesse aumentou por saber que o final não te dá respostas completas, mas o livro todo deixa dicas do que aconteceu. Adoro discutir livros assim com outros colegas que também leram (se prepara que quando eu comprar e ler você será meu alvo. rs).
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  23. Curiosidade me define depois dessa sua resenha. Você conseguiu imprimir muito bem na sua resenha a trama e a carga emocional que o livro parece ter. Parece ser daquelas leituras que vão me emocionar e fazer refletir.
    Só duas coisinhas.. essas letras minusculas devem me incomodar no inicio da leitura, mas é coisa de costume. e esse final em aberto. Não sou muito fã haha Odeio não ter quem responda minhas perguntas!

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  24. Olá Adriano,
    lendo a sua resenha eu pensei em se tratar de uma biografia, mas logo depois você explica que não é, apenas uma semelhança que lembra. Pois é narrado de forma como se ela tivesse mesmo sofrido e estaria contando a todos o que aconteceu.
    Uma forma engenhosa por assim dizer da autora, mas o que me intrigou foi o que você disse no final, sobre a autora deixar com que os leitores concluam por si próprios o desfecho de situações. Pode parecer confuso para quem nunca leu algo parecido, mas para quem já leu - como eu -, é mais uma forma de nos fazer querer ler o quanto antes para ter a opinião e tirar conclusões.
    Gostei muito da proposta da leitura deste livro, já o marque aqui e espero muito em breve ler.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  25. Ola Adriano a capa do livro é linda e a forma como foi escrito é totalmente diferente , Estou bem curiosa com esse livro havia lido outra resenha tecendo elogios a este livro. O fato de deixar algumas coisa no ar me deixou assim com pé atrás . Mas mesmo assim irei ler para tirar minhas conclusões . beijos

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Adorei a resenha.
    Ainda não tinha lido nada sobre esse livro, e confesso que fiquei mega curioso para saber mais sobre a garota "albina" e como a autora irá tratar esse e os outros assuntos na trama, já que ela não deixa tudo explicito.

    Att,
    decaranasletras.blospot.com

    ResponderExcluir
  27. Olá Dri
    Não conhecia o livro, mas achei a proposta bem interrsante. Não lembro de ter visto algum livro escrito com letras minúsculas, achei bem interessante.
    Só uma coisa que me incomodou um.pouco, que é deixar algumas coisas no ar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  28. Oi Adrianoo!
    Então, tua resenha está ótima e o livro parece interessante.
    Mas não sei se leria, não faz muito meu estilo, confesso porém que fiquei curiosa para saber mais sobre a protagonista.

    Beijokas
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  29. oii
    parabéns, por escolher escrever sua resenha assim, foi tocante (veja que estou fazendo o mesmo). esse livro está na minha lista desde o seu lançamento, toda a sua premissa me instiga e me deixa curiosa. acho a capa linda e bem relacionada com o enredo. amei sua resenha, foi bem detalhista e as imagens escolhidas foram lindas! lerei com certeza!
    beijos

    ResponderExcluir
  30. Oi Adriano, tudo bem?

    Já ia te bater por ter escrito tudo em letra minúscula. Ainda bem que parei pra ler com atenção hahaha.
    Sabe que esse negócio de escrita em minúsculas me lembrou Will & Will? Não consigo gostar não. Só por isso eu já abandonava dhashduiasd :/

    Beijo

    ResponderExcluir
  31. Olá Adriano!
    O livro me pareceu muito bom. Eu não o conhecia.
    Ele deve ser muito emocionante. Não entendi muito esse negócio de escrita em minúsculo. Acho que vou ter que ler o livro para entender.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi Driiiiiiiiiiiii!
    Seu fofo, como sempre arrasando nas resenhas, primeiro eu acho esse livro com uma capa lindaaaaaaaaa demais, depois sua resenha, amo livros intensos e fortes e ainda pra minha alegria é de época! Foi para a minha lista!
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...