[RESENHA]: Fortaleza Negra - Kel Costa

Olá, pessoal, 
Tudo bem?! Espero que sim! 

Existem livros que nos encantam; outros nos ganham por inteiro, mas existe um pequeno grupo de livros capaz de arrebatar seus leitores de um modo tão grande que findar a leitura se torna penoso; falar sobre o livro, gera saudades; recomendar e escrever a resenha é mais difícil do que fazer Adriano olhar para um sapo. Sim, esses livros são os perfeitos e são eles que chamamos de <3 favoritos <3 

Imaginem um mundo onde a raça humana sabe da existência dos vampiros e convive "amigavelmente" com os seres da noite. Um mundo onde as instituições religiosas se extinguiram e o monopólio do poder mundial se concentra na mão de uma Corte Vampírica que habita uma inóspita região da antiga União Soviética. Imaginem um mundo onde seres mitológicos - minotauros e centauros - não aceitam serem subjugados pelos vampiros e por isso, atacam os humanos causando grandes catástrofes.
Esse é o mundo criado pela queen Kel Costa, autora de Fortaleza Negra. Livro de estreia da carioca que foi publicado pelo Grupo Editorial Pensamento, através do selo Jangada. 

O que dizer desse livro? Não consigo falar dele, só sei sentir. Senti várias e tumultuadas emoções. Mesmo doente e com febre eu não consegui largar do livro. E quando larguei para dormir, acabei sonhando com ele!! rs 
Eita, Giovana, o forninho caiu!! rs

Como dizem os virais da internet: "mil forninhos cairão a tua direita, dois mil cairão a tua esquerda mas tu não serás atingido porque você desce, sobe, empina e rebola". E a Kel Costa sambou, lacrou e brilhou nessa estreia literária. Minha resenha não ficou tão boa, aviso-lhes logo, porque quanto mais amo um livro mais escrevo uma resenha insossa sobre ele. Sad, but true story

A primeira aparição pública dos vampiros é datada de meados de 1985, em pleno vigor da Guerra Fria. Eles aparecem, mostram que são reais e não mitos. Com isso, mudam todo o curso da humanidade. Eles decidem instaurar um modo de governo no qual eles são líderes. Presidentes foram depostos e em cada canto do mundo, vampiros de confiança foram colocados para governar. Acima deles e de qualquer outro vampiro há a Realeza Vampírica, composta por cinco Mestres que obedecem uma ordem hierárquica de poder, autoridade e respeito.
Rufem os tambores, toquem as cornetas e curvem-se diante de seus mestres: Klaus, Nikolai, Mikhail, Nadia e Vladimir.

Esses Mestres criaram a Fortaleza Negra, um reduto exclusivo localizado na antiga União Soviética, com um moderno sistema de segurança e sigilo. Só entra na Fortaleza quem for convidado pelos Mestres e para isso, é necessário ter algo que lhes interesse. Nessas terras gélidas da Rússia é que prospera e vigora esse modo de governar o mundo. A Fortaleza é um local tão bem elaborado e construído pela Kel que eu consigo fantasiar e imaginar qualquer local de lá, suas ruas, túneis subterrâneos, lojas e a tão bela Morada dos Mestres.

Cabe salientar que os vampiros desse livro, obedecem aquela criação clássica. Eles são vampiros pálidos, que se queimam ao sol, se alimentam de sangue exclusivamente humano, nem sempre são criaturas amigáveis, ou seja, eles não são Cullens da vida. Já os Mestres são as criações mais perfeitas e imponentes do mundo; poderosos, arrogantes, monumentalmente lindos, fortes, ágeis, dominam os elementos da natureza, exigem respeito e tratamento de realeza, rígidos e calculistas, possuem o próprio código de conduta e de moral e exigem o cumprimento de uma série de protocolos de realeza. (ufa! Perfeitos, só que sim)

Por serem muito poderosos, os Mestres cultivaram alguns inimigos ao longo de seus milênios de vida e por isso, conseguiram uma rixa com os seres mitológicos - centauros e minotauros. Esses mitológicos não aceitam a supremacia vampírica e deixam uma série de mortes e tragédias para manchar o governo dos Mestres. 

A trama em si é focada na família Baker, constituída por Johnathan e Irina (os pais), Aleksandra (a protagonista) e Vitor (o ''Adotado'') que recebem a proposta de se mudarem para a Fortaleza Negra, uma vez que as pesquisas do patriarca são de interesse dos Mestres. Eles dão um giro de 360º e no início de 2013 estão de malas prontas, largando os EUA rumo a algum lugar nas planícies gélidas da Rússia. 
Sasha, para os íntimos ou Sashita, para os mais íntimos ainda, deixa sua melhor amiga com o receio de que ela morra pelos ataques cada vez mais frequentes dos mitológicos, no entanto, ela se encontra impotente nessa situação.

Nessa nova vida, Sasha e sua família vão se deparar com uma nova realidade e terão de se adaptar e se enquadras aos rígidos regulamentos e protocolos de realeza. A Sasha é aquela garota ruiva, um pouco v1d4 L0k4 que tem dificuldades em receber ordens sem contestá-las. Ela é muuuuito sarcástica e bem humorada e em várias partes vemos como ela consegue irritar os Mestres com sua falta de submissão. Ela questiona tudo e tem um ímã infalível para atrair problemas. Pensem numa menina com dificuldades para obedecer e cumprir ordens e agora multipliquem por três. Essa é a Aleksandra.

Logo, ela desperta o interesse do terceiro na hierarquia dos Mestres, o sombrio Mikhail (pronuncia-se Mirraíl). Esses dois têm muita química e em suas cenas, soltam faíscas e liberam uma tensão sexual inimaginável. Perceber um mestre milenar tentando conter seus instintos e se encantando por uma corajosa rebelde sem causa é tão apaixonante. Ao mesmo tempo em que ele consegue corresponder as expectativas da Sasha, ele a surpreende e não deixa de lado, sua carranca arrogante, impositiva, superior e típica de quem tem o mundo aos seus pés. 

Sasha percebe que sua mudança para a Fortaleza Negra trouxe também uma série de dúvidas e surpresas. Ela permanece deslumbrada pelo local, pelas novidades e pelas revelações. Ela se vê dividida entre uma vida trivial com seus novos e apaixonantes amigos, Lara e Kurt e uma vida misteriosa e perigosa se envolvendo com um Mestre. Fortaleza Negra é surpreendente em todas as suas páginas. 

A Kel conseguiu brincar com o presente e o passado, o real e o fictício de modo muito palpável. É possível sentir a veracidade em suas páginas e aferir como a estória poderia ser real. Suas cenas contribuem para isso, uma vez que ela retrata cenas normais da vida de qualquer adolescente, com os amigos, escola e família. Muitos poderiam julgar dispensáveis para a trama, mas essas cenas propiciam maior aprofundamento na trama e com isso, sentimos maior proximidade da ambientação.

De modo geral, o livro aborda essa guerra entre os Vampiros e os Mitológicos e como a raça humana corre perigo estando no meio desse embate de proporções épicas. Conhecemos muitos segredos sobre os Mestres e ficamos esperando pelas revelações de outros tantos. O personagem que eu mais gostei foi o Klaus, quero dizer, Mestre Klaus. Ele é o mais poderoso, é enigmático, esconde segredos, arrogante, prepotente e fará de tudo para manter seu poder monopolizado. Acredito que conheceremos mais dele nos próximos livros e eu não vejo a hora de saber quem é o personagem por trás da máscara de sério e malvado.

Quase chorei quando terminei a leitura por uma gama de motivos. Não queria que acabasse; a continuação vai demorar para lançar (previsões para maio/2015); as quatrocentas páginas acabaram rápido e hoje, estou me sentindo órfão. Como calo fofo (apelido carinhoso dos leitores da Kel) eu já sabia que amaria Fortaleza Negra, desde que fiz o post especial, lembram? Porém, não poderia imaginar que iria amar o livro nessas proporções gigantescas. 
Surpreendente - Meticuloso - Incrível - Perfeito - Apaixonante
A Editora Jangada fez um trabalho maravilhoso com diagramação. A capa é linda e ao final do livro, encontramos alguns desenhos perfeitos dos personagens. Além disso, como parceiro, eu ganhei um kit de divulgação do lançamento tão perfeito. <3
O livro é narrado em primeira pessoa pela Sasha, porém há capítulos narrados pelo Mikhail e até a voz narrativa torna-se diferente. Acreditam? A Kel Costa tem uma presença e domínio da trama muito incrível. A impressão é que os próprios personagens que conduziram a trama. Elogios não bastam e nem condizem com a grandiosidade do livro. 

Ao fim da resenha, você deve estar se perguntando:
Leitor pergunta: " - E aí, Adriano, você recomenda a leitura, afinal de contas?"
Adriano responde: "Com toda certeza do mundo que eu recomendo essa leitura. Vocês estão intimados a lerem Fortaleza Negra, correndo o risco de levar uma livrada na cara caso não o façam!! Não, isso não é uma ameaça. Afinal de contas, quem avisa amigo é. Sei que vocês irão amar o livro, portando, considerem isso como um incentivo!"

Sem sombra de dúvidas, Fortaleza Negra compete com Aristóteles e Dante descobrem os Segredos do Universo como uma das minhas melhores leituras, não só de 2014, mas de toda uma vida leitora. Recomendarei essa obra para meus amigos, inimigos, leitores, quem me odeia, minha avó, professores; qualquer pessoa em sã consciência. Desculpem-me pelo termo, mas Fortaleza Negra é foda! 
AVALIAÇÃO GERAL:
Espero que tenham gostado da resenha e do livro. Leiam e comentem, ok? <3
Beijos e Mordidas

31 comentários:

  1. Simplesmente morrendo com os memes que vc colocou. rsrsrsrs
    Eu só ouço falar muito bem do livro, mas sendo vampiro não me interessa. Tenho uma ideia pré-concebida de que não vou gostar tanto, não importa quem escreva. Mas fico contente em ver que uma autora brasileira, acessível e simpática nas redes sociais, conseguiu despertar em vc uma emoção tão grande. Sei que vc é bem criterioso quanto às suas resenhas, e se ficou animado assim é porque o livro é realmente bom. Os fãs do gênero precisam ler pra se empolgar assim também. ;)
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Adriano adoro o mundo dos vampiros pois uma vasta gama de se desenvolver enredos e pelo visto a Kel não deixou a desejar, fiquei apaixonada pela sua resenha e ainda com mais vontade de ler esse livro com mestre e vampiros clássicos . Mais uma autora que se destaca . Louca para ler . abraços

    ResponderExcluir
  3. O livro parece bem legal, dirente dos que costumo ler. Gostei muito da parte gráfica, e ainda mais da sua resenha. Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Okay, paraaaa tudo! /o/ Rapaz, essa é a segunda resenha que leio de Fortaleza Negra e a primeira já me fez adicionar o livro entre os meus TOP DESEJADOS DO MOMENTO. A sua, então, só me faz desejar correr até a livraria mais próxima para comprá-lo o quanto antes! (haha)
    Adorei saber que a Kel Costa estreou em grande estilo! Eu adoro vampiros, sabe? Mas confesso que é difícil encontrar algo inovador com eles. Para quem é fã do gênero, parece que tu-do tem virado um clichê imeeenso. Eu adoro clichês, mas preciso estar pronta para eles. E quando minha esperança já acabava, parece que finalmente algo inédito apareceu! Haha. Estou ansiosa para conferir o talento da autora. Adorei a resenha. ;)

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Adriano,

    resenha com memes é o que há HUAHUAHAU morrendo aqui. A Kel estava na Bienal! Era complicado porque várias pessoas falavam: Você viu a Kel? E eu achava que era comigo huahuahua. Enfiiiimmmmmm... Vi o livro dela lá e dei uma folheada. Confesso que não sou muito fã de fantasia. Prefiro apenas as infanto juvenis, maaaaas meu mundo mudou depois de Trono de Vidro e acho que eu daria sim uma chance para Fortaleza Negra. Sua resenha me deixou animada

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ola meu queridooo
    nossa sua empolgação nesta resenha e notoria e olha vou te dizer com essa empolgação ja despertei o intersse pelo livro,mesmo nao curtindo estas historias de vampiros..,,rsrss
    A kel Costa esta sendo bem falada na internet e olha ja vi algumas resenhas sobre esse livro,mais a sua foi bem completa objetiva,vc mostrou de uma maneira interessante a historia sem contar o brilho final..alias vc despertou mais curiosidade em nos em relação ao que vai ser o fim da historia..E algo que gostei e me despertou interesse no livro e saber que existe segredos para seres desvendados,como no caso do segredo que guarda o mestre Klaus..Viajo na resenha e me imagino na historia...
    beijos meu querido vc arrasa..

    ResponderExcluir
  7. Meninooooooooooooooooo, não sou muito de livros com seres mitológicos e vampiros não, vampiros pra mim, só em filmes...mas de um tempo pra cá estou incessantemente atrás de livros com esse tema e já até reservei uma série com o tema pra mim.
    Caracaaa, sua resenha ficou MARAVILHOSA. Como assim insossa?Eu adorei e me deixou com muita vontade de ler o livro, romance vampiresco no meio é bem om em?
    Enfim,de novo adorei a sua resenha, parabéns, espero ler esse em breve.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Caracaaa menino! Que resenha é essa?!
    Super amei e fiquei muito curiosa,não sabia que se tratava de vampiros e tal, mas confesso que já quero. Ainda mais depois das suas indicações rs.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  9. Mano eu ri da sua resenha esses memes <3
    Segunda resenha positiva que vejo do livro e tá assumo necessito
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Como assim sua resenha não ficou tão boa? Acho que quem tá precisando de umas livradas na cara é você :P
    A resenha está linda, divertida, instigante, maravilhosa <3
    Eu sou apaixonada por vampiros, então esse já é um ponto a favor no livro, outra coisa, acho essa capa linda! E depois de tanto você recomendar, falar, elogiar, amar, surtar e me ameaçar não vai me restar outra alternativa a não ser ler! Porque sabe, eu não quero levar livrada na cara kkkkk
    Claro, que Fortaleza Negra foi pra lista de desejados, e espero gostar/amar quanto você :D

    A resenha tá um arraso, e a imagem do forninho: Hilária!
    Beijo, Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Não quero levar uma livrada na cara, por isso vou procurar esse livro agora mesmo ahhaha :)
    parabéns pela resenha Adriano, está ótima como sempre. <3
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Depoiis dessa intimação, com certeza vou ler o livro. Amei a sua resenha, realmente quando gostamos muito de um livro, sentimos uma enorme dificuldade em falar sobre ele, mas você se saiu muito bem.

    A Kel criou mesmo uma estória toda nova para os vampiros, escrever sobre esse tema, com todos os livros, deve ser realmente algo desafiador, em se criar algo diferente, mas pelo que você disse, ela definitivamente conseguiu. Achei a Sasha interessante, mas definitivamente estou mega curiosa em conhecer os "Mestres".

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  13. OLá!
    hahhaha Meus Deussss, até aqui encontro essa Giovana! hahah
    Eu estou com o livro aqui, mas confesso que apesar de ter me interessado pela história quando recebi meu exemplar, acabei ficando com preguiça de ler (vergonhaaaa!). Sua resenha trouxe minha curiosidade de volta!
    Só ao ler sobre local criado pela Kel, todo esse ar sombrio e esse vampiros 'não Cullens da vida', decidi que preciso ler PARA ONTEM!
    Mulher que tem dificuldades em cumprir ordens? Toca aqui, Aleksandra! o/
    Bem, após sua intimação, lerei em breve.

    Parabéns pela resenha empolgante!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá

    Ri muito com sua resenha. Fiquei interessado logo quando você disse que a autora lacrou e sambou com essa história. Eu particularmente achei bem curioso os vampiros viverem ao lado dos humanos como se tudo fosse normal, também gostei do contexto histórico em que a obra se passa. Enfim, já anotei a dica e com certeza assim que eu conseguir vou ler. Só não curti muito a capa, mas o que vale o conteúdo haha

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  15. Se você não conseguiu largar o livro nem doente e chegou a sonhar com ele deve ter gostado MESMO... rs... te confesso que temho esse livro e ainda não li exatamente pelos vampiros não serem cullens da vida... mas já que você intimou, vou fazer uma tentativa na semana que vem. Beijo! Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. eita que sua resenha me deixou mais animado do que quando li a resenha de Aristóteles e Dante... ( por sinal comprei no mesmo dia em que li) parece que os vampiros estão saindo da dieta "vegetariana". Acho isso muito digno.... resenhas com memes.. amo muito tudo isso.

    ResponderExcluir
  17. Oi Adriano, tudo bem?
    O que dizer dizer depois de uma resenha como essa??? Eu acabei de conhecer o livro no Blog da Paulinha e fiquei super curiosa com essa história, pois adoro vampiros!!!!! Nunca me canso deles. O que mais chamou minha atenção foi esse universo novo que ela criou, fiquei aqui com vontade de percorrer esses túneis subterrâneos, essa Fortaleza deve ser o máximo!!!!!!!
    Uma dúvida que tive e ainda persiste: esses mestres não bebem sangue humano??? Como eles conseguem conviver com os humanos???
    Adorei sua resenha, adorei essa história!!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cila. Obrigado.
      Sim, os Mestres convivem com os humanos e se alimentam deles. Na Fortaleza Negra, há um sistema de doação de sangue. Os humanos são fascinados por eles e por isso, sentem-se bem em doar sangue para eles se alimentarem. Além de serem extremamente fortes, eles não tomam o sangue de alguém a força. Somente se alimentam se a pessoa consentir!! É um universo novo e original.

      Excluir
  18. Oie...
    Resenha "não muito boa"? Onde isso menino?! Amei a resenha, já tinha ouvido falar dele, mas vou a sua paixão em descrever o livro que me convenceu a querer ler. Achei tudo esse mundo criado pela Kel e juro que fiquei imaginando como seria. Parabéns, resenha ótima!
    P.s: Morrendo com os memes em sua resenha... kkkkkkkkkkkk
    Bjus
    Juh - http://surtosdajuleka.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Apesar de não ser meu tipo preferido de leitura sua resenha ficou ótima e o livro parece bom.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oii,

    Não gosto muito desse estilo de livro, mas eu adorei sua resenha hahaha.
    Adorei os memes geeente HAHAHAHA

    Poooxa 2015 só??? Que demora!
    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  21. Eu vi bastante comentário sobre esse livro e o mais bacana é que todos são positivos, esse livro parece realmente ser ótimo, mas confesso que ele não me chama tanto a atenção, primeira coisa que não chama nadinha da minha atenção é a capa, eu muitas vezes julgo pela capa e se visse esse livro em uma livraria, acredito que iria olhar e não levar. Enfim, adorei a sua resenha, mas por enquanto não lerei o livro.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  22. Concordo que quanto mais gostamos de um livro, mais dificuldade temos de resenha-lo.. mas chamar essa resenha de insossa.. Really?! Ela foi tudo, menos sem graça. E você quaaaase me convenceu.
    hahahaha na verdade, fiquei com boas expectativas com a leitura, mas isso de vampiros x seres mitológicos não me agradou. Em compensação, todos os demais elementos da história me agradaram e muito. Curto esses vampiros mais clássicos, e ter uma adolescente sarcástica e indisciplinada se envolvendo com um dos governantes do mundo só pode resultar em coisas boas.
    Vou fazer assim, a dica está anotada e se surgir a oportunidade eu leio o livro =)

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  23. Eita, eita, eita tem como não querer ler o livro depois dessa resenha?
    É escrever resenha de livro que a gente gosta é ruim mesmo, hauhauha
    eu mesma pago pau horrores quando faço e sempre acho que não disse tudo o que quis.
    Adorei, agora quero um pra mim!

    ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
  24. Adriano, você acaba de me fazer comprar esse livro. Sempre que leio algumas resenhas suas, eu fico louco e compro. Meu bolso chora e a fatura do cartão grita de tão alta.
    Vampiros clássicos dominam o mundo e vivem amigavelmente com os humanos que são atacados por mitológicos. PUTAQUEOPARIU
    Estou louco depois disso!! E tem romance aos moldes autoritários de um vampiro milenar! :O
    O livro só me surpreende. A Kel deve ser fodona mesmo.
    Me diverti lendo sua resenha e pude sentir o amor que você tem pelo livro e como ela foi incrível!!
    Assim que chegar meu exemplar, já vou ler logo. hahaha Klaus é lindo. hahahaha
    E os memes?? hahahahahaha
    Quero muito ler!! Chega logo Fortaleza Negra...

    Abraço

    ResponderExcluir
  25. Adriano! *pulinhos enquanto surto!* Essa é a segunda resenha de FN que leio no dia de hoje e MEU DEUS, se eu já tinha certeza de que PRECISAVA conferir essa obra depois da primeira resenha, ao terminar a sua tive mais certeza AINDA! Que livro maravilhoso é esse? E esse enredo, e esse quadro de personagens? Ai, ai dona Kel vai me matar do coração! Tô saindo de uma ressaca, já sei qual livro que vou ler para me recuperar (se você pensou 'Fortaleza Negra', está correto!) e tenho a impressão de que vou entrar em depressão-profunda-literária (pior que uma ressaca - acabei de inventar e sei que ficou uma droga :p). Espero não me arrepender e adorar a obra assim como você!

    Mil beijos e uma maravilhosa semana,
    Cássia :*
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  26. Olá Adriano!
    Essa é a segunda resenha que leio desse livro e os dois ficaram como um livro favorito.
    Eu estou super, hiper, mega curiosa para ler esse livro. Deve ser uma história inovadora.
    Adorei a sua resenha, foi muito bom ver a sua empolgação a falar desse livro.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oiii
    Nossa!!!! Depois dessa resenha, preciso correr para ler esse livro!!!
    Amei sua resenha, achei super engraçada kkkkk e me deixou super curiosa com o livro! Espero lê-lo em breve!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oii
    Como assim a resenha não tá boa?? Bebeu, foi? Ela tá incrível!! Amei! Eu já imaginava que esse livro era bom, mas meu querido, você impregnou-o na minha cabeça, e agora só penso em lê-lo!! Sou extremamente apaixonada por mitologia, então imagine minha alegria em saber que a autora mistura vários seres em um só livro! Queria muito ler, mas agora, o lerei com certeza (não quero levar uma livrada na cara! Kkkkkk)! Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Aiiiiiiiiiiiiiiiiii Dri!!
    Linda resenha! Concordo com vc, e recomendo pra Deus e o Mundo, Amooooooooooooooooo muitoo, estou louca para ler a continuação, a Kel virou uma das minhas autora nacionais preferidas, pq esse livro é muito foda! Todo ele, é demaisssssss, espero que todos leiam e descubram esse tesouro!
    Parabéns pela resenha Amado!
    Beijosssssss

    ResponderExcluir
  30. AH tempos que esse livro está na lista de desejados, só vejo resenhas positivas sobre ele, e sem contar que a história parece ser bem diferente. Adorei sua resenha e me deixou com mais vontade ainda de ler, afinal se é um dos favoritos de uma vida, ele deve ser muito bom.

    Beijo

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...