[RESENHA]: Se eu ficar - Gayle Forman

Olá, pessoal,
Tudo bem?! Espero que sim.

Deem play na música e após isso, leiam a resenha! Pode ser? Obrigado, de nada! :)
Recentemente, um livro tem ganhado espaço e literalmente, vem aparecendo em 9 a cada 10 blogs literários. Esse livro é Se eu ficar, escrito pela norte-americana Gayle Forman e relançado pela Editora Novo Conceito
SKOOB 
O livro tem passado por um intenso processo de marketing e divulgação e é uma das grandes apostas da editora. A obra, atualmente, é bem superestimada e por conta das altas expectativas dos leitores, vêm deixando alguns bastante decepcionados.

Se eu ficar aborda a vida da adolescente, Mia. Uma garota ingênua, meiga, uma mistura de patricinha com o estilo grunge, super-apegada a sua família perfeita e que possui a peculiaridade de ser apaixonada por música clássica. Isso posto, cabe salientar o talento de Mia na arte de tocar violoncelo, ou seja, uma menina solitária, musicista, com uma melhor amiga de nome Kim e muitos sonhos.

Mia, vem de uma família de músicos punk-rock e por conta disso, sente-se um pouco deslocada. No entanto, sua família sempre apoiou seu talento e aprecia a felicidade que a música clássica proporciona a garota. Além disso, Mia é uma menina que namora o guitarrista, Adam, de uma banda chamada Shooting Star. Apesar dessas diferenças entre eles, o amor impera na relação, seja o amor um pelo outro ou o amor pela música de modo geral.

Certo dia, de intensa nevasca no inverno de Oregon, Mia e sua família decidem fazer um passeio e enquanto dirigem são atingidos por um caminhão. Esse acidente resulta na morte de seu pai, de sua mãe e de seu irmão mais novo. Nesse momento, Mia vê-se confrontada com algo inédito; ela está fora de seu corpo. Ela consegue ver os corpos sem vida de sua família e todos os esforços dos médicos e para-médicos em salvá-la.

Confesso que essa cena do acidente foi descrita minuciosamente e causa certa agonia e pânico no leitor. Imaginar o que se passa na cabeça de uma adolescente ao ver tudo que tinha ser tirado dela com tamanha violência é desesperador. A autora mostra como a vida é efêmera e como caminhamos numa linha tênue entre a vida e a morte. Num momento está tudo bem, mas basta um segundo para que tudo desmorone. E às vezes, essa onda gigante leva tudo mas nos preserva para seguir em frente (ou tentar) e ressurgir diante dos escombros que a vida deixou. Percebemos que morrer é fácil e o difícil é viver.

Mia está num estado de coma induzido entre a vida e a morte. Sua alma permeia fora de seu corpo e ela consegue ver as tentativas de salvá-la. Consegue ver os demais familiares no hospital e as tentativas de sua amiga e de seu namorado em vê-la. Ela consegue enxergá-los e ver o sentimento de abalo que os acometeu, mas eles não a veem. Mia está mais sozinha do que nunca.

O livro se concentra na análise da vida de Mia. Cabe a ela e somente a ela, analisar e decidir se continuará vivendo ou se morrerá. Cabe a ela, a decisão de lutar pela vida ou desistir dela. As vezes, a morte não parece uma opção tão ruim quando tudo a sua volta desmorona e você não tem mais esperança para continuar vivendo. É nesse cenário de tristeza, luto e incertezas que Mia deve se decidir.
"Estou começando a entender agora. Quer dizer, não entendo exatamente tudo. Não funciona como se de alguma forma eu tivesse controle sobre meu corpo, e pudesse romper um vaso sanguíneo dentro de mim para fazê-lo começar a sangrar. Não é como se eu quisesse outra cirurgia. Mas Teddy se foi. Papai e mamãe também. Hoje de manhã, saí com minha família para um passeio de carro. E agora estou aqui, mais sozinha do que nunca. Tenho dezessete anos. As coisas não deveriam ter acontecido dessa forma. Não é isso que deveria ter acontecido com a minha vida." (p.136)
Conheci o livro Se eu ficar, através do trailer da adaptação cinematográfica lançada em 04 de setembro de 2014. O trailer me foi apresentado por minha amiga linda e blogueira talentosa Taty, do A Culpa é dos Leitores e ao assistir apenas o trailer, já derramei lágrimas. Coincidentemente, a Taty me presenteou com o livro e eu li rapidamente. Estava muito ansioso por conferir essa trama e mantinha as expectativas nas alturas. Imaginei que seria um livro para chorar do começo ao fim, porém não é. rs

Trailer oficial do filme: 

O livro é dividido entre o presente, no qual acompanhamos apenas o dia do acidente e a internação de Mia num leito de hospital e também, entre o passado, no qual acompanhamos uma série de lembranças da vida de Mia e de sua família, namoro, amizade e música. Essas lembranças não seguem uma ordem cronológica mas são importantes para conhecermos a vida da personagem e seu cotidiano. Vemos seus sonhos, suas aspirações, lembranças felizes, situações engraçadas e normais, ou seja, nos deparamos com a vida de Mia e principalmente, suas relações familiares.

Antes de ler o livro, vi umas resenhas falando que o livro é uma lição de vida. Infelizmente, eu tenho de discordar. Não encontrei traços que prove uma lição de vida tal qual ela é. Entendo que é uma narrativa ficcional sobre música, amor, família, perdas e luto. O legado do livro é mostrar como a vida é frágil e como as vezes somos confrontados com situações que exigem toda nossa força. Meu conceito de lição de vida se aplica aos heróis reais que seguem em frente e superam todas as suas adversidades, mas não a esse enredo.

Se eu ficar é narrado em primeira pessoa, ou seja, acompanhamos a trama na perspectiva da própria Mia. O livro tem continuação que será publicada em outubro e se chama Para onde ela foi. Nesse segundo livro, teremos a narração da estória pelo Adam. (Para ler a sinopse, clique sobre a imagem ao lado).

Cabe salientar a diagramação impecável da Novo Conceito. A capa do livro tem cenas do filme e o rosto da atriz queridinha do momento, Chloe Grace Moretz, que interpreta Mia, nos cinemas. O livro tem notas musicais nos cantos e não é dividido por capítulos, mas por cenas rápidas e curtas que misturam passado e presente. Encontrei alguns poucos erros ortográficos mas estes não comprometem o entendimento. Além disso, ao fim da leitura, encontramos um trechinho de Para onde ela foi e entrevistas com os atores Chloe Grace Moretz e Jamie Blackley, que interpreta Adam.

De modo geral, eu recomendo a leitura para apreciadores de drama, romance, música clássica, rock e o poder de seguir em frente quando tudo desmorona. O livro lida com perdas e o luto de modo singular. Leiam! E claro, agradeço a minha amiga Taty pelo mimo <3 Eu amei <3 
AVALIAÇÃO GERAL:

Espero que tenham gostado da resenha e comentem falando o que acharam do livro e da resenha! Saber o que vocês pensam é muito importante! rs

38 comentários:

  1. Oi Dri! Eu também fiquei toda emotiva quando vi o teaser trailer no inicinho do ano, fui pesquisar sobre o livro e soube que o "primeiro volume" havia sido publicado pela Rocco há um tempo, e já estava fora de circulação, fiquei chateada porque isso foi antes da Novo Conceito anunciar o lançamento. Eu queria muito ler. Mas aí veio a NC e o livro estourou, todo mundo estava lendo e eu não estava na vibe de ingressar na moda, então recorri a outras leituras e posterguei "Se eu ficar", mas agora que já lançou o filme e eu quero conferir, espero ler o livro em breve! Adorei a sua resenha, sensata como sempre! Acho que essa questão do livro ser uma "lição de vida" é muito subjetiva, né? Veremos! Beijão, Dri!

    Dany
    A Thousand Lifetimes

    ResponderExcluir
  2. Já li várias resenhas sobre o livro. Quero lê-lo em breve. Quando vi o trailer logo pensei "caramba, preciso ver este filme e ler esse livro logo", sou fiel adorador de livros dramáticos então este é extremamente necessário para minha coleção haha. Adorei a resenha também, li opiniões de outras pessoas que também não gostaram tanto do livro, mas lerei para tirar minhas próprias conclusões. Parabéns pela resenha!

    Abraços
    Teens in Wonderland

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriano, tudo bem?

    Ahhh to doida pra ler esse livro. Mas tenho lido opiniões bem diversas a respeito deles. Muitos falam que o livro é meio frio e outros, como vc, adoraram a leitura. Vamos ver o que eu vou achar da leitura

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Dri, a resenha está impecável!
    Já te falei que quero assistir primeiro ao filme, para depois ler o livro. Acredito que o filme vai ser bem mais emocionante que o livro, pois só de assistir o trailer eu fiquei com lágrimas nos olhos, e acredito tbm que se eu assistir ao filme primeiro, as cenas no livro vão parecer mais emocionantes. Então, por enquanto vou adiando a leitura rsrs

    Adorei a resenha!
    E Dri, fico feliz em ter te apresentando esse filme/ livro, e fico muito feliz em saber que você amou o mimo <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Que resenha perfeita e completa, nossa hahaha adorei
    Eu já li e adorei o livro, não vejo a hora da continuação e de assistir ao filme, ainda não tive oportunidade mas espero que seja tão bom quanto o livro.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/09/resenha-batalha-dos-mortos-rodrigo-de.html

    ResponderExcluir
  6. Adrianooooo... que resenha mais rica menino, fiz da seguinte forma: Coloquei a música e fui lendo a sua resenha, obrigada por me fazer chorar, não sei se por conta da música que é uma de minhas favoritas ou por me colocar no lugar de Mia no momento do acidente onde todo o rumo de sua vida muda. Realmente esse é o livro do momento, esta na minha lista de futuras leituras e sua resenha acabou de confirmar que preciso ler, até porque esse é o mesmo tema da minha série favorita Saving Hope.
    Parabéns pelas palavras claras e perfeitas!
    Bjus
    Juh - http://surtosdajuleka.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha foi a melhor que li até agora, todas as outras colocam esse livro lá nas alturas e foi isso q me fez querer te-lo urgentemente. Só que a sua opinião foi mais realista e sóbria e eu agora já sei que esse livro não é um mega drama que vai me fazer derramar litros de lágrimas e sim refletir sobre a vida.
    Parabéns pela excelente resenha.

    http://morenaemoderna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Eu não tenho muito interesse pela leitura do livro, só em assistir ao filme mesmo. Se eu acabar gostando talvez eu procure ler, mas acho que ficarei só com a adaptação cinematográfica mesmo. A capa do segundo volume ficou bem diferente do estilo da primeira, eu sei que é a capa do filme, mas poderiam ter feito algo parecido. Vou assistir ao filme em breve, pena que muita gente tá indo com as expectativas altas. Confesso que estou muito tranquilo com relação a isso.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Adriano, vou ser sincera, quando o livro foi lançado eu fiquei com bastante vontade de lê-lo, achava a história e enredo perfeitos, mas depois de algum tempo e de ler algumas resenhas desanimadas, fiquei meio que desanimada, com um pé atrás, e o livro acabou virando um outro a Culpa é das Estrelas,kkkk...vou esperar passar essa agitação toda e quem sabe tentar lê-lo.
    Quanto a sua resenha, só tenho a dizer que ficou ótima, detalhou bem a história e colocou bem o seu ponto de vista.

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Realmente é um livro muito comentado nos blogs literário. Não faz meu gênero, mas sua resenha está de parabéns.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Rapaz, que resenha foi essa!? *cho-ca-da*
    Lindo, lindo, lindo. Eu coloquei a música, mas assim que vi qual era – a mesma do trailer – passei a ler a resenha ao mesmo tempo. E me emocionei com sua opinião sincera, com seu jeito de apresentar o enredo ao leitor. Eu ainda não li Se Eu Ficar, mas pretendo fazê-lo antes de assistir ao filme – ou seja, em breve. Sua resenha só veio me dizer: FAÇA ISSO AGORA! (haha) Minha vontade é pegá-lo da prateleira e esquecer do mundo.
    Amei, amei, amei. Linda resenha, viu? Vou partilhar na fanpage do blog.
    Beijos!!!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Conheci o livro através do filme e já me senti emocionada logo de cara! Estou super ansiosa para assistir o filme com as minhas amigas mas também queria que já tivesse sido publicado todos os livros pois morrer de ansiedade ninguém merece!

    E essa musica hahaha gente tocou no meu coração :(

    Essa frase ficara na minha cabeça por longos anos "morrer é fácil e o difícil é viver."

    Grande beijo Adriano :) Blog Sonhos Perdidos

    ResponderExcluir
  13. Olá Adriano,
    Você fez uma excelente resenha do livro. O problema de livros que ganham uma versão cinematográfica é exatamente a expectativa que é criada em torno do mesmo. Muitas vezes o filme não chega nem perto do que é o livro. Raras vezes o livro iguala ou supera o livro. Eu prefiro muitas vezes ler o livro primeiro, para só depois assistir ao filme, mas não é regra.
    um abraço.
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Adriano, sua resenha está incrível e como você pediu, eu a li ouvindo a música, que por sinal, é ótima também.

    Enfim, eu também fiz resenha do livro esses dias no blog, e infelizmente, eu acabei não gostando tanto quanto imaginei que fosse gostar. Minha expectativa estava lá nas alturas e acabei me decepcionando, e esse é o problema de criar expectativas.

    Concordo que é realmente difícil para a Mia ter que aceitar que a vida dela mudou completamente, e que em momentos assim, morrer é mais fácil do que lidar com as coisas do modo como ficaram. Entretanto, em diversos momentos eu achei a Mia um pouco fria e egoísta demais, principalmente no passado, certas atitudes dela me irritaram um pouco... sei lá, não consegui me prender a personagem. Aliás, as personagens de modo geral não conseguiram me conquistar, tirando a Kim.

    Gostei muito mais das partes passada no hospital, no presente, do que as partes do passado. Enfim, não consegui me emocionar com o livro.

    Quero muito assistir ao filme, adorei o trailer, e espero que eu goste mais do que gostei do livro.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  15. 9 em cada 10 blogs. rs! O meu entra pras estatísticas semana que vem. hehehe
    Não consegui me apegar tanto ao livro, achei a história meio arrastada. No entanto, o filme ficou lindo e emocionante, conseguiu me passar tudo aquilo que o livro deixou de lado.
    Também não considerei a história uma lição de vida, mas enfim... cada um sente de uma maneira única, e que bom que algumas pessoas foram tocadas a esse ponto.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  16. Dri, parabéns pela resenha.
    Vejo muito falar deste livro e ainda não sei se vou ler. Afinal de contas eu quase nunca leio os livros que todo mundo esta lendo rs.

    Leio muito mais os nacionais, mas espero ver o filme

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Adriano, eu já preparei a resenha desse livro lá no meu blog recentemente(hahaha), olha quando eu comecei a ver o burburinho sobre esse livro na internet a principio eu fiquei com um pé atrás, fiquei traumatizada, porque o pessoal fizeram a mesma coisa com o livro A culpa é das estrelas e o mesmo se tornou uma decepção para mim, e o livro Se eu ficar está tendo a mesma repercussão e então fiquei com medo de alimentar as minhas expectativas e me decepcionar da mesma forma que o livro a culpa é das estrelas, mas não foi bem assim, a pesar de todo o burburinho eu li o livro e me apaixonei pela historia realmente concordo com você não é um livro que nos faça chorar do começo ao fim mas vamos concordar que a historia é realmente comovente, e alguns devaneios de Mia me arrancaram algumas lagrimas. Ainda não vi o filme mas estou pretendendo ver nesse final de semana com a minha mamis, que por sinal também gostou da historia comovente de Mia.




    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Ola Adriano já li e resenhei esse livro e confesso que a emoção tomou conta quando li, são esses fatos simples que Mia vai relembrando que dão ênfase a frase que cada segunda vale a pena e momentos simples são muito importantes ao lado daqueles que amamos. Esse livro se tornou um de meus queridinhos. amei. abraços

    ResponderExcluir
  19. Já li várias resenhas e cada vez mais me apaixono por este livro. Quero muito lê-lo e ver o filme. Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Adriano.
    Ta bom, eu fiz exatamente como você pediu....só que comigo não rola, ou ouço a música ou leio a resenha rsrs...eu me distraí na música, e no final da resenha não tinha a menor noção do que tinha lido, resultado: desliguei o play e li novamente....essa sou eu.
    Vamos ao livro: sim, a autora descreve muito bem a cena do acidente, e é palpável a agonia ao ver toda a família espalhada pelo chão, mas, foram poucas as passagens que conseguiram me emocionar.
    Não consegui criar um vínculo com Mia, e quando eu não tenho uma empatia com a protagonista, dificilmente a história me ganha, e foi o que aconteceu.
    Gostei muito dos personagens secundários, como Adam e Kim, eles sim me cativaram, me comoveram.
    E eu realmente passei bem longe de fazer essa análise sobre que lição o livro traz, e acredito que vou me emocionar muito com o filme.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  21. Oii,

    Aaah eu não consigo ler e ouvir musica SHAUHSUAHSAUHSUAHSU :(
    Eu ainda não li o livro, vejo muitas resenhas positivas e negativas, mas não mudou a minha opinião ou vontade de ler. Quero o livro, não gosto muito da capa, porque sou contra capas de filme. Gostei da sua opinião sobre ele e espero ler em breve :)

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Adriano,
    olha eu não li muitas resenhas positivas, a maioria falava que o livro não é assim aquela coisa que tantos falavam. E que o filme é mil vezes melhor.
    Bom e pelo que li de sua resenha, realmente ela não se enquadra na minha expectativa. Sendo que, assim como você, eu fiquei desesperada pela leitura quando assisti ao trailer. Mas hoje depois de sua resenha e outras, eu decidi que não quero não ler ao livro, e sim assistir ao filme.
    E sobre o valor que o livro trás, nos mostrando perdas, dor e sofrimento é valido, e mais valido quando se fala de musica, rock. hahahaha
    Adorei sua resenha e a sua sinceridade com a mesma.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  23. hahaha meu blog não está nessa estatística ai não, mas vai entrar! To adiando a publicação da resenha desde o inicio do mês hahahaha
    Enfim. Antes de tudo vai uma dica a você: se você gostou assim o livro, leve um lencinho para o cinema. Você vai precisar MUITO dele =)
    O filme é lindo e intenso, tudo que o livro não foi pra mim.. achei a Mia uma chata e estou dando graças a Deus que a continuação será narrada pelo Adam. O primeiro capitulo, disponível no final deste livro, já foi bem legal!!
    Mas que bom que você gostou do livro.. para alguém ele tinha que ser tudo aquilo que a divulgação estava mostrando né..

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  24. Oi Dri!
    Sua resenha está ótima! Eu li esse livro também depois de ver o trailer que eu chorei horrores vendo, ainda não fui ver o filme, achei a história, emocionante, durante a leitura eu me emocionei bastante, triste também, mostra como devemos dar valor as pessoas que amamos, e como acidentes acontecem, para mim é um livro tocante, espero logo o segundo para ler!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/09/extra-extra-novidades-overdose.html

    ResponderExcluir
  25. Imagino que você quisesse que eu escutasse a música durante a leitura da resenha, né? desculpa, dei o play, mas não consegui cumprir essa missão, ou eu leio, ou escuto... hahaha....

    Realmente a cena do acidente é de cortar o coração. Não imaginei que fosse um livro pra chorar o tempo todo não, fiquei engasgada várias vezes mas acabei chorando bem pouco, agora no filme, eu me acabei, chorei mais ou menos a metade do tempo! Entendo você ter derramado lágrimas no trailer!

    Também não chamaria o livro de lição de vida, ele me provocou reflexões, sim, mas acho que chamar de lição de vida é um pouco de exagero, apesar dele realmente fazer a gente pensar sobre como a vida pode acabar de repente e sobre como não devemos adiar sonhos e sentimentos.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  26. Essa segunda edição do livro, pela Novo Conceito, com a capa do filme ficou muito boa. Meu interesse pelo livro era zero quando a capa era a da Rocco, agora consigo me interessar com mais facilidade, mesmo não sendo muito fã do gênero.
    Não lerei o livro por enquanto, vou me conter com a adaptação cinematográfica; mas, se gostar, lerei o livro com certeza!
    Parabéns pela resenha (e pela escolha da música da Christina Aguilera, li o post ouvindo).

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  27. Oi Adriano. Eu li Se eu ficar é gostei, mas não alcançou todas as minhas expectativas. Ficou a desejar em alguns pontos, eu criei muitas expectativas e acabou que não foram supridas. Já assisti ao filme é gostei muito, achei melhor que o livro. E tudo que eu não senti com o livro senti com o filme.

    Beijos,
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  28. Oi Dri, tudo bem???
    Você está melhor... espero que sim...
    Saudades demais de você... do tempo que a gente sempre conversava, mas agora o tempo anda tão curto rsrs.
    Querido sua resenha está perfeita... gostei de tudo que eu li... eu ainda não li o livro, mas ele está aqui esperando ser lido rs. Mas confesso que não resisti e já assisti o file e chorei horrores rsrsrsrrsrs. Só não concordei com o estilo dela meio patricinha... porque não considerei assim, mas ai é a minha visão através do filme. Eu gostei de cada detalhe do filme... só não curti o final, me senti frustrada... mas ai já sabendo que teremos o próximo e ainda sob o ponto de vista do mocinho a coisa muda de figura e eu me animo cada vez mais.... Xero!!!

    ResponderExcluir
  29. Oiii
    Eu acabei de receber Se eu ficar e estou louca para lê-lo! Tudo nele me inspira a querê-lo! Capa, premissa,a música, o filme... Sei que vou chorar tanto com o livro quanto com o filme! Falar sobre vida e morte, é sempre algo complexo, é onde mais vive nossas duvidas e receios. Quero me inspirar com a leitura. E sempre encho meus olhos de lágrimas quando assisto o trailer e no final toca Say Something, amo de morrer essa música, ela é muito tocante! Arrasou colocando ela aí, para ouvirmos. Emoção pura!
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Oi Adriano, tudo bem?
    Nossa, sua resenha arrasou!!!!!!! Está muito bem escrita!!!!!
    Eu me identifiquei um pouco com a sua história. Eu também conheci essa história a partir do trailer, eu também chorei ao ver aquelas imagens, eu fiquei simplesmente toda arrepiada e na hora eu soube: eu tinha que ler esse livro e ver esse filme.
    Eu também ganhei o livro, mas foi no sorteio do blog da Ju.
    Eu só ainda não consegui ler, infelizmente.
    Quanto as expectativas, elas realmente não me atrapalham, porque quando eu consigo ler o livro, já passou tanto tempo, que simplesmente abro o livro e deixo que ele me toque, me envolva e me leve. E sempre deu certo, raras exceções.
    Então, acho que é isso, se as pessoas lessem sem esperar nada, seriam surpreendidas. Eu sempre sou!!!!
    O que faz diferença, no meu entender, é que cada pessoa carrega sua própria história, podendo se identificar na hora com o livro ou não.
    Então, como sou super sensível, uma chorona, tenho certeza de que irei amar o livro e o filme também!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Eu ainda estou naquela indecisão se me interesso ou não por esse livro... e vai sempre mudando... acho que ele mexeria com feridas que consigo manter cicatrizadas com muita força... mas que podem voltar a sangrar a qualquer momento... esse é meu dilema nesse livro...

    ResponderExcluir
  32. Olá, Adriano
    Tudo bem?
    Quero muito ver o filme e principalmente, ler o livro rsrs sério. Adorei a tua resenha, calou todas as minhas dúvidas sobre ler ou não. Preciso urgentemente!!
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  33. Adriano, tudo bem?
    Quando comecei 'Se eu ficar', estava repleta de expectativas e ansiosa por uma leitura que me fizesse chorar do inicio ao fim. Infelizmente, o livro não me tocou da maneira esperada. Mas não foi uma leitura ruim, porque eu consegui enxergar pontos sentimentais, o romance, a entrega da autora na criação dos personagens, as dúvidas de Mia, o poder do amor, e várias coisas assim... Acredito que EU não o li no momento certo, mas estou aguardando 'Para onde ela foi', porque quero saber o desenrolar dessa trama; e também estou ansiosa para assistir a adaptação.

    Mil beijos, Cássia :D
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  34. Olá Adriano, tudo bem?

    Li Se eu ficar porque queria assisti-lo no cinema. Só que no final das contas, achei ele fraco demais. Perdi totalmente o tesão para vê-lo. Não vou gastar dinheiro do cinema e vou acabar assistindo online mesmo. Agora é esperar pela continuação e ver no que vai dar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Olá, estou doida para ler esse livro, pois necessito assistir ao filme. O enredo é muito legal, e estou super curiosa para saber qual será a escolha dela.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  36. Adorei a resenha, apesar que quero ler o livro, mas tô com mais vontade de ver o filme pela Chloe.
    A Editora realmente tem feito um grande trabalho de divulgação da obra.
    Mas o pior é que é isso que acaba me afastando, não curto muito ler os livros que tão na moda, prefiro manter-me a margem.
    Beijos ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Eu lembro que essa editora fez uma divulgação de Bruxos e Bruxas e decepcionou todo mundo. Sempre que ela faz isso, não vale a pena! kkk irônico -'-
    Eu gostei do enredo, Dri, mas eu me decepcionaria. Veja bem, se o livro trama de perdas e um assunto tão pesado quanto esse, a autora deveria expor mais sensibilidade para fazer as pessoas chorarem. Pelo menos é o que se espera.
    Ainda não li, mas a sua resenha está perfeita e me deixou louco de vontade de ler o livro! Sempre me deixa empolgado! hahahahahaha
    Vou ver o filme no final de semana que vem. E estou curioso para saber se a Mia morre ou vive.
    Abraço

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...