[CURIOSIDADES]: Ler um livro pode mudar seu cérebro

Olá, pessoal!
Tudo bem?! Espero que sim!

Sempre que vejo uma matéria interessante acerca do mundo literário, eu tenho o anseio de compartilhar com vocês aqui no GeraçãoLeitura.com 
Recentemente, me deparei com uma matéria super interessante publicada há algum tempinho lá no Guia do Estudante. Vejam o post completo, clicando aqui

"Uma das coisas mais legais de se mergulhar em um livro é a sensação de sair da sua realidade e se colocar no corpo de outra pessoa. Mas isso não acontece só no sentido figurado – pode acontecer num sentido biológico também. Cientistas da Universidade Emory, nos Estados Unidos, descobriram que ler pode afetar nosso cérebro por dias, como se realmente tivéssemos vivenciado os eventos sobre o qual estamos lendo.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram os efeitos da leitura sobre redes cerebrais usando ressonância magnética funcional (fMRI). Até então, os estudos já feitos só focavam os efeitos imediatos da leitura, com voluntários lendo histórias curtas dentro do scanner. Desta vez, foram analisados os efeitos posteriores. Para isso, 21 estudantes da universidade participaram do experimento por 19 dias consecutivos. Todos eles tiveram de ler 'Pompeia', livro de 2003 escrito por Robert Harris e baseado na erupção real do Monte Vesúvio na Itália antiga.

'A história segue um protagonista, que está fora da cidade de Pompéia e percebe vapor e coisas estranhas acontecendo ao redor do vulcão', diz o neurocientista Gregory Berns, principal autor do estudo. 'Ele tenta voltar para lá a tempo de salvar a mulher que ama. Enquanto isso, o vulcão continua e ninguém na cidade reconhece os sinais'. Segundo ele, o livro foi escolhido por ter uma forte linha narrativa e ser emocionante e cheio de suspense, o que era importante para que os leitores pudessem realmente se envolver com a história.

Todas as manhãs, nos cinco primeiros dias, os voluntários tiveram seu cérebro analisado em estado de repouso pelo scanner de ressonância magnética. Depois disso, eles passaram a receber diariamente, por nove dias, uma parte do livro com cerca de 30 páginas cada, sempre para ler à noite. Nas manhãs seguintes, depois de passarem por um teste inicial para garantir que haviam terminado a leitura da noite anterior, eles passavam por outro exame de fMRI. Para completar, os participantes ainda passaram por exames adicionais por mais cinco dias depois de completar todas as nove seções do romance."
RESULTADOS:

"Os pesquisadores descobriram que, nas manhãs seguintes às tarefas de leitura, o cérebro dos voluntários mostraram conectividade elevada no córtex temporal esquerdo, uma área associada à receptividade para a linguagem. 'Mesmo que os participantes não estivessem realmente lendo o romance enquanto estavam no scanner, eles mantiveram essa conectividade elevada. Chamamos isso de ‘atividade sombra’, quase como uma memória muscular', diz Berns.

Outra área que apresentou conectividade intensificada estava próxima do sulco central, uma região sensório-motora primária cujos neurônios são associados à representação das sensações para o corpo – o processo que acontece quando pensamos em correr, por exemplo, e ativamos os neurônios associados ao ato físico de correr. Em outras palavras, o cérebro dos leitores estava funcionando como se eles tivessem realizado uma série de atividades físicas que eles não haviam feito – mas o personagem do seu livro, sim.

'As mudanças neurais que encontramos associadas às sensações físicas e sistemas de movimento sugerem que a leitura de um romance pode transportá-lo para dentro do corpo do protagonista', diz Berns. 'Nós já sabíamos que boas histórias podem colocá-lo no lugar do outro em sentido figurado. Agora estamos vendo que alguma coisa pode estar acontecendo também biologicamente', completa. E é importante notar que essas mudanças neurais não eram apenas reações imediatas já que persistiram não só pela manhã seguinte às leituras, como também durante os cinco dias após os participantes terminarem o romance.

Como o estudo acabou depois desse tempo, não se sabe quanto essas mudanças neurais podem durar. 'Mas o fato de que as detectamos por alguns dias para um romance aleatório que as pessoas tiveram de ler sugere que seus livros favoritos certamente podem ter um efeito maior e mais duradouro sobre a biologia do seu cérebro', conclui Berns.
O estudo foi publicado na revista Brain Conectivity no fim do ano passado."

E aí, pessoal, o que acharam disso? Só tenho duas conclusões: 
1 - Há muita coisa sobre nosso cérebro que os melhores cientistas do mundo ainda desconhecem! É um órgão simplesmente, surpreendente! 
2 - Psicologicamente, sofremos muito com certos personagens. Portanto, essa questão biológica também parece  possível! Fato é que a leitura desperta áreas do cérebro capazes de muita coisa. Enfim, ler é vida <3

Espero que tenham gostado!
Não deixem de comentar e aproveitem o final de semana!

13 comentários:

  1. Oi Adriano, tudo bem?
    Adorei seu post! Achei ele super interessante. O nosso cérebro é algo realmente surpreendente! Acredito muito nos efeitos que as leituras nos causam! Principalmente quando gostamos demais de algum livro!
    Acho que até hoje me recordo dos sentimentos que tive durante a leitura de alguns livros que são meus favoritos.

    Abraço!
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  2. É de espantar que em pleno século XXI ainda existam pessoas que desvalorizam os livros e preferem cair na bebedeira a ler um belo romance ou uma grande aventura.
    Hoje em dia, livros são testados como cura para várias doenças psicológicas, se chama biblioterapia, fizemos uma postagem sobre isso no nosso blog, capaz de se interessar: http://www.demaeprafilha.com.br/2014/01/biblioterapia.html
    É a primeira vez que entro no seu blog e dou de cara com uma postagem como essa, já estou amando! Te segui e a partir de hoje acompanhando... Te convido a fazer o mesmo.
    Beijos
    http://www.demaeprafilha.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ola Adriano já pensou ler um livro de um maratonista ficarei com as língua nos pés. muito interessante essa pesquisa, certos livros realmente mexem com nossas emoções a ponto de sentirmos junto com nossos personagens, chorar, rir , agora essa da atividade física é muito interessante. Gostei de saber. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Fiquei um pouco perdida em algumas partes, rs, mas quando veio a "tradução" achei o máximo! Que legal isso de parecer que eles estavam fazendo atividades com o corpo que na verdade tinham sido feitas pelos personagens! O cérebro é um órgão realmente surpreendente, e nunca imaginei que nossa interação com um livro pudesse chegar a esse ponto! Obrigada por compartilhar! =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Dri, tudo bem? Muito legal a matéria, realmente o cérebro humano é um órgão incrível e sempre temos algo a descobrir. Bom, se já nos sentimos dentro de uma história quando ela mexe com a gente, agora descobrimos que realmente estamos vivenciando aquilo... é realmente bastante incrível! Adorei a matéria!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  6. Oi Adriano, tudo bem?

    Sinceramente, os beneficios do livro são imensos. Não apenas para o exercício do cérebro, mas também para expandir o nosso vocabulário, melhorar a escrita... me sinto muito bem lendo. O único lado ruim é que eu forço um pouco demais a visão, mas fora isso... poderia passar 24 horas do dia lendo tranquilamente =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Agora será que as pessoas podem acreditar em nós quando dizemos que estamos sofrendo por conta de um livro?! Em reportagens assim entendo a sua vontade de ser médico rs, O nosso cérebro é realmente fascinante.. Acho que nunca vamos conseguir desvendá-lo por completo. Assim como todo o nosso corpo. Vai ser uma maquina perfeita assim lá longe rsrs

    Coontinue trazendo essas reportagens Adriano, são sempre interessantes =D

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Adriano.
    Sabe que eu concordo com esses cientistas, não é todo livro, mas tem história que vivo ela por dias após o fim da leitura. O livro exerce uma influência incrível em nosso ser.
    Mas as leituras que eu faço no período da noite tem mais impacto, já notei isso, acho que por causa da calmaria, do silêncio, a imersão é mais profunda.
    Agora eu fiquei mesmo foi curiosa quanto ao enredo de Pompeia rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Olá Adriano

    Eu já havia lido uma reportagem sobre esta pesquisa, e assim, para nos leitores isso não é novidade. Quando estamos lendo, imersos na estória, vivenciando as cenas é um das melhores sensações e agora está provado que estes benefícios perduram além do momento em que estamos lendo. Muito bom.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Adriano, tudo bem
    É por isso que acho o cérebro fascinante!!!!!!! Eu acredito que isso realmente possa acontecer, pois já sofri muito com alguns livros de chorar de soluçar e não esqueço a história até hoje. Nós sentimos a dor do personagem e um livro bem escrito é muito verdadeiro.
    Adorei esse estudo!!!! Traga mais vezes matérias como essa.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá

    Psicologia é uma das coisas mais legais da vida. A maioria das minhas histórias tem um apelo muito grande a esta ciência e o cérebro é uma das coisas mais surpreendentes e incríveis para se analisar. Sim, tem muita coisa que esses pesquisadores ainda desconhecem, mas o mais legal de tudo é que eles estão desenvolvendo o trabalho deles com muita astúcia. Adorei saber sobre a curiosidade.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  12. Olá....
    Uma pesquisa bem interessante. Acredito que a leitura muda a gente, expande nossos pensamentos e visão de mundo. A muita coisa envolvida e acho que os cientistas nunca vão descobrir tudo sobre nós humanos e como o corpo se comporta. É surpreendente mesmo.
    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Que LOUCO isso, cara! Nosso cérebro é mesmo surpreendente. E com certeza a leitura afeta muito! Eu que o diga, qualquer coisinha que leio já vai direto pros meus sonhos (por isso que evito terror ao máximo). Só sei que ler é bom, bota o cérebro pra se exercitar e nos diverte. Adoro!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir

Olá, leitor

Obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do material do post. Tenha certeza que ele foi preparado com muito carinho na intenção de agradar você, leitor. Sintam-se convidados para compartilhar suas impressões, comentários e opiniões sobre o assunto. É sempre um prazer receber sua visita. Voltem sempre!

- Leio todos os comentários e respondo sempre que tiver tempo!
- Os comentários que não tenham relação com o post NÃO serão retribuídos, isso envolve, convites para promoções, conhecer novos blogs e spams.
- Ao fazer seu comentário, deixe seu link que eu adorarei fazer uma visita ao seu blog.

Obrigado pelo comentário :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...